Red Bull

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde julho de 2013). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Red Bull (desambiguação).
Red Bull
Lata com a logomarca da Red Bull.
Tipo Energético
Fabricante Red Bull GmbH
Distribuidor Red Bull GmbH
Origem Áustria
Introduzida 1987
Cor Âmbar
Website http://www.redbull.com

Red Bull é uma bebida energética vendida pela companhia austríaca Red Bull GmbH. O Red Bull foi introduzido no mercado em 1987 e desde então, vende mais de 5 bilhões de latas anualmente em mais de 140 países. Isso tornou o dono da empresa, Dietrich Mateschitz, um bilionário.

A marca é conhecida por seu marketing, baseado no slogan "Red Bull te dá asas" e no patrocínio de esportes radicais e automobilismo.

História[editar | editar código-fonte]

A inspiração para a bebida veio de uma viagem de negócios do empresário Dietrich Mateschitz à Tailândia em 1982, onde experimentou, para resolver seu jet lag, a Krating Daeng (em Tailandês: กระทิงแดง), uma bebida criada por Chaleo Yoovidhy seis anos antes que continha, entre outras substâncias estimulantes, inositol, cafeína e taurina. Mateschitz decidiu, dois anos depois, fazer parceria com Yoovidhy para criar uma versão da Krating Daeng visando ao público da Europa.[1] Em meados dos anos 1980, começou a árdua tarefa de conseguir a aprovação para comercializar o conteúdo da bebida, pois tratava-se de um produto desconhecido e com uma dose de cafeína três vezes maior do que um refrigerante comum. Mateschitz teve de esperar três anos para obter a licença para a fabricação do produto na Áustria. Os possíveis efeitos negativos sobre a atividade física e mental, obrigaram o empresário a ter de esperar alguns anos até conseguir a aprovação para venda, em diferentes países. Ainda hoje, muita gente não sabe o que é a taurina e que efeitos podem advir de tanta cafeína.[2]

Em 1987, a Red Bull foi, finalmente, lançada no mercado austríaco. Uma lata de 250 mililitros contém 20 gramas de açúcar, 1000 mg de taurina, 600 mg de glucuronolactona, 80 mg de cafeína e vitaminas do complexo B. A receptividade por parte dos consumidores foi um sucesso progressivo. Atualmente, a Red Bull é comercializada em mais de 140 países, e o faturamento anual da corporação ascende aos 21 bilhões de euros, com a venda anual de mais de 3 bilhões de latas.

Marketing[editar | editar código-fonte]

A maior parte do sucesso da Red Bull vem de estratégias agressivas em publicidade. É estimado que a empresa reserva cerca de 35% de seu faturamento para investimentos em marketing, o qual se caracteriza por ser muito "inovador, criativo e agressivo". A marca do logotipo do touro vermelho, surgiu com o posicionamento "Red Bull revitaliza o corpo e a mente" e o famoso slogan "Red Bull dá-te asaaaas!". Os jovens e o esporte foram os símbolos eleitos pela marca para caracterizar a sua imagem e veiculá-la em campanhas de marketing. Como nesses dois grandes universos se encontram perfis diferentes de consumidores, os assessores de marketing de Mateschitz sugeriram-lhe concentrar-se nos esportes radicais e nos jovens que se identificam com riscos e desafios. A ideia demonstrou ser uma combinação perfeita, pois a marca transmite um estilo de vida.[3]

Design do produto[editar | editar código-fonte]

Mateschitz concebeu o produto com a ideia de que sua embalagem o diferenciaria de outras bebidas. Para tal, contratou uma empresa de alumínio para fabricar latas de um tamanho pequeno mas especial, com um rótulo de duas cores (azul e prateado), fácil de identificar entre outras latas.

Desportos[editar | editar código-fonte]

Robô feito de latas de Red Bull no Campus Party Brasil.

A Red Bull apoia e investe em vários tipos de desportos. Esportes radicais são destaque, com modalidades como o Downhill - onde a empresa patrocina eventos como o Red Bull Rampage, Red Bull Empire Of Dirt e Red Bull Elevation.


No futebol, a Red Bull possui cinco equipes. Uma na Áustria, o Red Bull Salzburg. Uma nos Estados Unidos, o Red Bull New York. Mais recentemente, criou, na cidade de Campinas, o Red Bull Brasil, que participa atualmente do Campeonato Paulista de Futebol e que manda seus jogos no estádio Moisés Lucarelli (pertencente à Ponte Preta). Em Julho de 2009, foi criado um 4º clube da marca de bebidas energéticas, desta feita na Alemanha, com o nome de RB Leipzig, clube este que irá participar em 2009 da NOFV-Oberliga Süd, 5ª Divisão Alemã. Também foi criado, em 2010, o 5º time da empresaː o time de Gana Red Bull Ghana.

Também investe na Fórmula 1, competição automobilística na qual possui duas equipes: a Toro Rosso e a Red Bull Racing (campeã da Fórmula 1, tendo quatro títulos de equipe (2010, 2011, 2012 e 2013) e de pilotos pelo piloto alemão Sebastian Vettel. Antes de se tornar dona de escuderia, a Red Bull patrocinou as equipes Jordan Grand Prix e Jaguar Racing, com a segunda sendo base da atual RBR após a companhia comprá-la da Ford Motor Company - dona da montadora Jaguar - em 2004.[4] Tem, também, as corridas de pequenos aviões: a Red Bull Air Race. E a Red Bull Soapbox, corrida de carros de rolimã fantasiados. Além de todas as equipas que tem, também patrocina outros desportos, como o B-Boy, tendo já realizado vários torneios a nível mundial.

Também já patrocinou uma equipe na IndyCar Series chamada Cheever Racing que durou por dois anos, dirigida pelo piloto e chefe de equipe Eddie Cheever Jr. No Brasil, a marca realiza a Red Bull Desafio no Morro, que sempre tem, como pista, as escadarias do Morro Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro. A prova, realizada no Brasil, é semelhante ao Lisboa Dowtown, realizado em Portugal.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Red Bull (bebida)
Ícone de esboço Este artigo sobre bebidas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.