Juacas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Juacas
Logotipo da série
Informação geral
Formato Série
Gênero
Duração 25 minutos
Criador(es) Carina Schulze
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Juliana Vonlanten
Distribuída por Disney Channel
Elenco
Tema de abertura "Dropo o Mundo", Supercombo
Empresa(s) de produção Cinefilm
Chatrone
Exibição
Emissora de televisão original Disney Channel
Formato de exibição 1080p (HDTV)
Transmissão original 3 de julho de 2017 – presente
N.º de temporadas 1 (2ª confirmada)
N.º de episódios 26 (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados Soy Luna

Juacas[1] é a uma série de televisão juvenil brasileira produzida pelo Disney Channel Brasil, com colaboração do Disney Channel América Latina, Cinefilm e Chatrone. É a segunda série original nacional produzida pelo Disney Channel no Brasil, após Que Talento! – e depois de Quando Toca o Sino, versão de As the Bell Rings. A história combina comédia, ação e romance.[2]

A série estreou no dia 3 de julho de 2017[3] na América Latina e Itália, pelos canais fechados no Disney Channel e Disney XD. A série foi exibida de 21 de outubro de 2017 a 14 de janeiro de 2018[4], no bloco do Mundo Disney no SBT. Em Portugal, estreou no dia 14 de maio de 2018[5] pelo canal fechado SIC K.

Pouco depois do término da série, ela foi disponibilizada no serviço da Claro e da Net, Now. No dia 4 de agosto de 2018, a série foi disponibilizada no serviço de streaming Netflix.

A série é protagonizada por André Lamoglia, Bruno Astuti e Marino Canguçú, e antagonizada por Eike Duarte e Juan Ciancio. Conta ainda com Larissa Murai, Eduardo Gil, Mari Azevedo, Isabela Souza, Rafael Castro, Clara Caldas e Nuno Leal Maia nos demais papéis centrais da trama.

Produção[editar | editar código-fonte]

A produção se iniciou em março de 2016 nas praias de Itacaré, no estado da Bahia, no Brasil, a série tem como foco o tema do surf. "Juacas traz a história de superação, da relação entre pais e filhos, dos conflitos pessoais e dos amores. A série reforça também os valores, como trabalho em equipe e hábitos de vida saudável de uma forma simples e divertida através da prática de esporte e o contato com a natureza.[6] Estamos orgulhosos de mais uma aposta regional com talentos locais e de um conteúdo que certamente vai encantar a todos, e com certeza vai gerar uma forte conexão emocional com a audiência", afirmou Cecília Mendonça, vice-presidente e gerente geral do Disney Channel Latin America.[7] "O personagem do Nuno Leal Maia é o mestre com experiência e sabedoria, que volta para cuidar da equipe, ensinando a paciência de esperar a onda certa, a disciplina do treinamento. E Dona Juma é a mãezona da galera; ela conhece todo mundo, sabe tudo o que está acontecendo; ela é muito sábia, sabe o que falar, e tem sua força feminina intuitiva", comenta a showrunner e criadora da série Carina Schulze.[7]

A equipe de produção e o elenco ficou cerca de 6 meses em Itacaré, na Bahia, para concluir as gravações da série.[8] Em janeiro de 2018 a série foi renovada para uma segunda temporada. Esta segunda temporada está programada para estrear em abril de 2019, e Carina Schulze, a criadora da série, não terá envolvimento nela.[9]

Em fevereiro de 2018 foi revelado que a telenovela Soy Luna e Juacas compartilham o mesmo universo e têm conexão, com os antagonistas Gary López (recorrente em Juacas; regular na terceira temporada de Soy Luna) e Sebastián (regular em Juacas; participação na terceira temporada de Soy Luna). Ainda em 2018 vazaram fotos de que Ámbar Smith (antagonista principal de Soy Luna) participaria na segunda temporada de Juacas. Esta segunda temporada teve a saída de Isabela Souza e Eike Duarte, Brida e Marcelo, respectivamente, do elenco principal da série. Ambos envolvidos em outras produções, Eike como um dos personagens principais de Malhaçãoː Vidas Brasileiras, e Isabela como a protagonista da nova produção do Disney Channel América Latina, BIA.

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

"Fui convidado a fazer a série por causa de Top Model. O Juaca é meio que um Gaspar envelhecido, peguei coisas do outro personagem para compor este. Mas, apesar do surfe, os dois têm histórias muito diferentes: o Gaspar tinha cinco filhos, era um cara muito família; o Juaca perdeu um filho no mar e se culpa pela morte dele, então se isola do mundo"

Nuno Leal Maia sobre seu personagem.

Juacas traz no elenco principal os atores André Lamoglia, Marino Canguçú, e Bruno Astuti no time dos Juacas, Eike Duarte, Juan Ciancio e Rafael Castro, no time dos Red Sharks, e as atrizes Larissa Murai, Isabela Souza e Mariana Azevedo, como as Sirenas. Entre as participações especiais, estão Suzy Rêgo, que interpreta Dona Juma, mãe de Brida, está sempre pronta para curar os males, Nuno Leal Maia, no papel do Professor Juaca, responsável pela formação dos maiores surfistas das últimas gerações e Clara Caldas como neta do Juaca e melhor amiga do Rafa Smor.[8] Ainda interpretando na série o ator Guilherme Seta como Toco, um garoto sapeca e muito extrovertido que ama o surf. Junto com Mateus Mahmoud, como o Guga, uma inteligente criança.

Mineirinho e Filipinho foram convidados para participações especiais. Enquanto Filipe é convocado pela equipe Red Sharks para ajudá-los a vencer o concurso de popularidade promovido pela revista que cobre o campeonato, a Drop News, Mineirinho é um convidado VIP da abertura de uma exposição para autografar o Wetsuit Dourado – uma obra de arte, o wetsuit dos campeões.[8] Além desses dois grandes nomes do surfe nacional, Juacas tem também Teco Padaratz que, além de consultor de surfe da série, é Cezinha, ex-surfista da lendária equipe Juacas, locutor do campeonato e da Radio Maral (rádio local de Itacaré na série), e Marina Werneck, que interpreta Luara, a chefe da tribo dos Furiosos que vive isolada em uma ilha, e também ataca como dublê da personagem Brida, da equipe Sirenas.[8]

Para completar o time de dublês, Juacas contou com Picuruta Salazar como dublê do personagem Professor Juaca, interpretado por Nuno Leal Maia, Matheus Navarro como dublê do personagem principal, o Rafa Smor, João Luccas como dublê do personagem Billy, Pedro Norberto como dublê do personagem Jojó Mineiro, Niccolas Padaratz como dublê do antagonista Marcelo Mahla, Iago Silva como dublê do personagem Sebastian, Yagê Araújo como dublê do personagem Minhoca, Marina Rezende como dublê da personagem Leilane, e Jéssica Bianca como dublê da personagem Vivi. O surfista e shaper Guga Arruda, de Florianópolis, foi o responsável pelo treinamento do elenco antes das gravações.[8]

Música[editar | editar código-fonte]

Grande parte das músicas da trilha sonora são constituídas por canções da banda capixaba Supercombo. Além de interpretarem o tema de abertura, "Dropo o Mundo", a banda ainda colabora com cerca de 6 músicas para a trilha sonora da série. Sendo elas: "Amianto", "Sol da Manhã", "Dois na Estrada", "Não da Certo", "Chuva de Granito" e "Se eu Quiser".[10]

Segunda Temporada[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2018 o Disney Channel Brasil e Disney Channel América Latina anunciaram a segunda temporada da série.[11]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A série retrata o universo do surf, tendo como ponto central os meses da temporada do CAOSS (Campeonatos Anuais Ondas Super Surfe) realizada anualmente em Itacaré, onde equipes de várias partes do mundo disputam intensamente o título, uma vez que é a principal porta de entrada brasileira para os maiores campeonatos internacionais profissionais. No passado, os Juacas, comandado pelo veterano Juaca (Nuno Leal Maia), se tornaram fenômeno ao vencerem a competição diversas vezes entre 1985 e 2000, quando uma tragédia colocou fim na equipe – o filho do professor morreu durante uma tempestade no campeonato. Dezessete anos após o acontecido, Rafa (André Lamoglia) chega ao campeonato para mostrar o seu talento e, após não conseguir entrar em nenhuma das equipes, decide formar a sua própria com o genial Billy (Bruno Astuti) e o mineiro Jojô (Marino Canguçú), que, apesar de ter um jeito atrapalhado pelo pouco contato com o mar, se mostra um grande surfista quando concentrado.

Fanáticos pelo legado dos Juacas no passado, os três rapazes conseguem descobrir o paradeiro de Juaca e o convencem a reativar a equipe com eles e treiná-los, colocando-os como foco do interesse público. Mesmo sem patrocinadores ou dinheiro para investir em uma super produção, a equipe conta com o talento bruto dos três rapazes. Os novos Juacas, porém, tem que lidar com duas equipes que disputam acirradamente o título anualmente e não estão dispostos a perder o favoritismo. O Red Sharks é formado pelos mau-caráteres Marcelo (Eike Duarte), Seba (Juan Ciancio) e Minhoca (Rafael Castro), sendo uma equipe high-tech com todo investimento em equipamentos de última geração e a gana de vencer custe o que custar, ainda que precisem usar de manobras sujas. Já a Sirenas é a primeira equipe formada apenas por garotas, Leilane (Larissa Murai), Vivi (Mari Azevedo) e Brida (Isabela Souza), que lutam para provar o valor das mulheres no esporte e que são muito mais que um rosto bonito, sendo o oposto dos rivais e se tornando boas amigas dos Juacas.

Com muita aventura, comédia e emoção, veremos os Juacas lidando com as dificuldades do campeonato e da adolescência. Mas, no final, todos amadurecem com o surf e terminarão o campeonato muito diferentes de quando começaram.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Temporadas

2017

2019
André Lamoglia Rafael Santos Moreira (Rafa Smor)
Bruno Astuti Bernardo de Souza (Billy)
Marino Canguçú João Joilton Mineiro (Jojó)
Eike Duarte Marcelo Mahla
Juan Ciancio Sebastián López (Seba)
Rafael Castro Mario de Lima (Minhoca)
Larissa Murai Leilane Villanova
Mari Azevedo Viviane Leme (Vivi)
Nuno Leal Maia Treinador Augusto Juaca
Eduardo Gil Treinador Pigmeu
Suzy Rêgo Janice Januário (Juma)
Teco Padaratz Cézar Maral (Cezinha)
Clara Caldas Kátia Kameha Juaca (Kika)
Isabela Souza Brida part.
Carolina Oliveira Nanda
Gabriel Falcão Enzo
João Lucas Fernandes Alex Gazin
Gabriel Chadan Marcelo Mahla
Branca Previliato Giuliana

Recorrente[editar | editar código-fonte]


Ator Personagem Temporadas

2017

2019
Joaquín Berthold Gary López
Fernando Vieira Marco Santos Moreira
Guilherme Seta Toco Maral
Mateus Mahmoud Gustavo (Guga)
Kiko Pissolato Bruno Fagundes
Ágata Dias Lurdes Maria (Lurdinha)
Iran Malfitano Kaike Gazin
Gabriella Saraivah Mel

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Valentina Zenere Ambar Smith

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Brasil Exibição original
Estreia Final
1 26 3 de julho de 2017 4 de agosto de 2017
2 25 22 de abril de 2019

Exibição[editar | editar código-fonte]

Disney Channel[editar | editar código-fonte]

País Canal Estreia Final Título Ref.
 Brasil Disney Channel Brasil 9 de junho de 2017 (espiadinha)
3 de julho de 2017 (estreia)
4 de agosto de 2017 Juacas [12]
Disney XD Brasil
 Argentina
 Bolívia
 Chile
 Colômbia
Costa Rica
 Cuba
El Salvador
Equador
 Guatemala
Honduras
 México
Nicarágua
 Panamá
 Paraguai
 Peru
República Dominicana
Uruguai
 Venezuela
Disney Channel América Latina [13]
Disney XD América Latina
 Itália Disney Channel Itália 3 de julho de 2017 Juacas - I ragazzi del surf [14]

Outras emissoras[editar | editar código-fonte]

País Canal Estreia Final Título Ref.
 Brasil SBT 21 de outubro de 2017 14 de janeiro de 2018 Juacas [15]
 Angola DStv Kids 18 de dezembro de 2017 A ser anunciado [16]
 Moçambique A ser anunciado
Portugal Portugal SIC K 14 de maio de 2018 1 de junho de 2018 [17]

Referências

  1. Eliana Moyano (26 de abril de 2017). «Conocé la nueva serie de Disney Channel: Juacas» (em espanhol). estrelladastv.com.ar. Consultado em 9 de junho de 2017 
  2. Agência Estado (16 de maio de 2017). «Disney vai estrear a sua segunda série brasileira». diariodaregiao.com.br. Consultado em 9 de junho de 2016 
  3. Vitor Cayres (8 de junho de 2016). «Gravada em Itacaré, na Bahia, série Juacas estreia em julho no Disney Channel». nerdsite.com.br. Consultado em 9 de junho de 2017 
  4. «Série inédita e nacional 'Juacas' estreia na faixa Mundo Disney deste sábado; confira todos os detalhes da atração». www.sbtpedia.com.br. Consultado em 21 de outubro de 2017 
  5. «JUACAS». SIC. Consultado em 11 de maio de 2018 
  6. Redacão (1 de abril de 2016). «Começam as gravações de 'Juacas' nova serie que será exibida no Disney XD». tommo.com.br. Consultado em 9 de junho de 2017 
  7. a b Vitor Cayres (8 de junho de 2017). «Gravada em Itacaré, na Bahia, série Juacas estreia em julho no Disney Channel». Nerd Site. Consultado em 15 de junho de 2017 
  8. a b c d e Gaby Nunes (3 de julho de 2017). «SAIBA MAIS SOBRE A NOVA SÉRIE DO DISNEY CHANNEL, GRAVADA NO BRASIL, QUE ESTREIA HOJE!». Nerd Site. Consultado em 4 de julho de 2017 
  9. Stycer, Clarissa. «Investimento pesado | Lauro Jardim - O Globo». Lauro Jardim - O Globo. Consultado em 21 de fevereiro de 2018 
  10. Stycer, Clarissa. «Investimento pesado | Lauro Jardim - O Globo». Lauro Jardim - O Globo. Consultado em 21 de fevereiro de 2018 
  11. «Disney Channel anuncia 2ª temporada de Juacas». www.allpopstuff.com. 1 de fevereiro de 2018. Consultado em 19 de outubro de 2018 
  12. «Hoje na TV: Disney Channel estreia 'Juacas', produção brasileira sobre competição de surfe na Bahia». Folha de S.Paulo. 3 de julho de 2017. Consultado em 18 de maio de 2018 
  13. «Disney Channel estrena Juacas, serie repleta de aventuras de surf» (em espanhol). E-consulta. 4 de julho de 2017. Consultado em 18 de maio de 2018 
  14. «Juacas - I ragazzi del Surf dal 3 luglio alle 20:10» 
  15. «SBT estreia neste sábado "Juacas", série original da Disney no Brasil». NaTelinha. 20 de outubro de 2017. Consultado em 18 de maio de 2018 
  16. «Não percam a grande estreia hoje de Juacas!!!». [Kids]. 18 de dezembro de 2017. Consultado em 9 de junho de 2018 
  17. «NOVIDADES DE MAIO» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Juacas (em inglês) no Internet Movie Database