Rede Mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Rede Mundial (desambiguação).
Rede Mundial
Interteve Serviços Ltda[1]
Tipo Rede de televisão aberta religiosa
País  Brasil
Fundação 27 de abril de 2006 (16 anos)[2]
por Valdemiro Santiago de Oliveira
Pertence a Igreja Mundial do Poder de Deus
Proprietário Valdemiro Santiago de Oliveira
Presidente Valdemiro Santiago
Cidade de origem São Paulo São Paulo, SP
Sede São Paulo City flag.svg São Paulo, SP
Estúdios São Paulo
Slogan Rede que ultrapassa fronteiras
Formato de vídeo
Canais irmãos Rádio Mundial
Cobertura Grande São Paulo e mais 44 municípios no Brasil
Emissoras próprias Paraná Rede Mundial Curitiba (Curitiba)
Emissoras afiliadas ver lista completa
Página oficial Rede Mundial
Disponibilidade aberta e gratuita
Digital
Disponibilidade por cabo
RCA
RioCable
Canal 22 (São João Nepomuceno)
MasterCabo
Canal 58 (Lavras)

Rede Mundial (também chamada a TV Mundial[3] ou TV IMPD) é uma emissora de televisão brasileira, instalada na cidade de São Paulo. Sua programação é formada quase que totalmente por cultos evangélicos realizados pela Igreja Mundial do Poder de Deus, proprietária da emissora. Os cultos são exibidos ao vivo, sendo reprisados durante a madrugada. A maioria dos mesmos é ministrada pelo apóstolo Valdemiro Santiago, fundador da igreja. Sua programação é transmitida em emissoras que a Igreja arrendou o espaço.

História[editar | editar código-fonte]

A emissora foi inaugurada em 2006, através da transmissão apenas na TV a cabo[2] e também via Internet.

Em novembro de 2008, a igreja inaugurou a Cidade Mundial: A Mão de Deus Está Aqui, um complexo de estúdios de televisão de 400 . O complexo possui diversos cenários para gravações e uma área para apresentador e convidados, painéis com o logotipo da igreja e imagens de animais e réplica de uma montanha.[4]

Em 11 de dezembro de 2008, passou ser transmitida em UHF na Grande São Paulo e em sinal aberto nas parabólicas pela Rede 21.[5]

Em 15 de dezembro, 4 dias depois de inauguração, dirigentes da TV IMPD conseguem que a emissora tenha a transmissão em rede nacional: a Rede 21, por 22 horas.[6]

Em 2009, ganha primeiras afiliadas e retransmissoras no Brasil: Boas Novas (Amazonas e Capitais), TV Brasil Oeste (Mato Grosso), TV Alagoas (Alagoas) [7] e o canal 19 UHF (Grande Teresina).[8]

No dia 15 de setembro de 2009, a TV Mundial passou a ter seu sinal retransmitido pela TV Alagoas. Quando o canal resolveu trocar o SBT pela TV Mundial, surpreendeu até mesmo Silvio Santos e aos telespectadores da emissora, que não foram informados previamente da mudança.[9] A emissora foi duramente criticada pela atitude sem prévio aviso e até acusada de transformar a televisão em local de telecultos de igreja evangélica, a desrespeito da maioria católica da população do Estado O valor do contrato foi revelado: a igreja pagava a emissora R$ 650.000 reais dos R$ 1.000.000 de reais que a igreja arrecada por mês dos pouquíssimos fiéis da igreja em Alagoas. A emissora se arrependeu do acordo e por conta dos atrasos no pagamento de aluguel, pressão dos telespectadores e baixíssimos índices de audiência, resolveu voltar à transmitir desde do dia 31 de maio de 2010 o sinal do SBT.[10]

Em fevereiro de 2011, a emissora passa ter sinal em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, através do canal 46 UHF, que até então retransmitia a RedeTV!. Valdemiro não renova com a Boas Novas e desde o dia 30 de junho de 2011, o sinal de sua emissora não é mais transmitido, para Norte do Brasil.[11] Em janeiro de 2014, a Boas Novas voltou a transmitir o sinal da emissora.[12]

Em 16 de junho de 2012, às 00:00, o sinal da emissora chega no Rio de Janeiro através da TV Passaponte canal 32 UHF, no lugar da SescTV.[13]

Em julho de 2012, a TVCi corta a parceria com o canal Esporte Interativo, para transmitir a emissora de Valdemiro Santiago no estado do Paraná.[14][15] No dia 19 de março de 2017, a RCI volta a transmitir a Rede Mundial.

No fim de setembro alugou um canal inteiro na NET, o custo mensal da ocupação do canal na TV por assinatura, custa aproximadamente 500 mil reais, o mesmo preço da Rede 21.[16] Santiago poderia desistir da programação do canal 21, mas agora o contrato foi renovado até 2015.[17] Os arredamentos custam 18 milhões de reais mensais, para Igreja Mundial do Poder de Deus[18] isso tudo somando rádio e emissoras de TV pequenas espalhada pelo Brasil. Recentemente o apóstolo estava devendo a Rede Bandeirantes, proprietária da Rede 21, mas o religioso já pagou a dívida, colocando um imóvel em Santo Amaro como garantia, além disso ele vendeu uma de suas fazendas para ajudar no quitamento do débito que tinha.[19]

Em novembro de 2013, a Mundial perde a Rede 21 para a sua principal concorrente, a Igreja Universal do Reino de Deus do Bispo Edir Macedo. Foi alegado que a Mundial atrasou o pagamento ao Grupo Bandeirantes, com isso, perdeu tanto a Rede 21 quanto as madrugadas da Rede Bandeirantes.[20]

No dia 1º de dezembro de 2013, a TV Mundial abre o seu sinal para o satélite Star One C2 com novo nome IMPD TV, numa frequência pertencente a RedeTV!.[21][22] Em 25 de julho de 2014 deixou de ser transmitida esse frequência, voltando a ser ocupada pela RedeTV!.[23]

Em junho de 2015, a TV Mundial perde a TVCi como uma de suas afiliadas.[24] Em julho de 2016, o canal deixa de ser transmitido pela NET por descumprimento de contrato e falta de pagamento por parte da igreja à operadora.[25]

Em 25 de maio de 2018, a Rede Mundial volta a ter o seu sinal analógico transmitido pelo satélite Star One C2, em uma nova frequência, onde permaneceu ate 29 de junho de 2019.

Em 26 de novembro de 2021, a Rede Mundial volta a assumir 22 horas de programação do canal 32 de São Paulo (antigo canal Loading), o valor do contrato não foi revelado.[26]

Programação[editar | editar código-fonte]

A programação da emissora é integralmente formada por cultos e programas religiosos, exibidos ao vivo durante o dia e reprisados pela madrugada, mas que atualmente está restrito por falta de pagamento.[27] A audiência gira em torno de 0,5, o recorde de pontuação da emissora foi de 1,5 dando mais audiência conseguindo superar o Primeiro Jornal, da Band, por exemplo.[28][29][30]

Nas outras emissoras[editar | editar código-fonte]

  • A Igreja adquiriu 22 horas diárias de programação da Rede 21 e possui programas de 2 a 4 horas na RedeTV! e TV Alagoas (manhã), na CNT (manhã e noite), na Boas Novas (manhã e noite), e na Rede Gênesis (manhã, tarde e noite).
  • Também comprou 22 horas diárias de programação da Rede Mercosul no Paraná.[31]
  • Também adquiriu 22 horas diárias de programação da TV Médio Norte (atual TV Brasil Oeste), que também se afiliou à Rede 21.
  • Desde maio de 2009, tem 24 horas de programação diária do canal 2 VHF na cidade de Palmas, Estado do Tocantins, assim inaugurando a TV Igreja Mundial.
  • Em Salvador aluga horários pela parte da manhã da TV Aratu, afiliada do SBT, e na CNT Bahia de manhã e de tarde.
  • Em setembro de 2009, aluga quase integralmente a programação da TV Alagoas, até então afiliada ao SBT em Maceió. A grade da emissora fica restrita a apenas dois programas locais, o restante é preenchido pelos cultos e programas religiosos da Igreja. Em junho, a TV Alagoas volta a transmitir a programação do SBT, por conta de atrasos no pagamento do aluguel do sinal da emissora alagoana por parte da Igreja Mundial.
  • Também desde setembro de 2009, a programação da TV Mundial entrou no ar através do canal 38 UHF em Porto Alegre e Região Metropolitana transmitida 24 horas por dia. Depois de Porto Alegre e Palmas, vieram as retransmissoras em Salvador (nos canais 26 e 39, pela Rede 21 no canal 48) e Fortaleza no canal 54, até então era RIT por quase 7 anos.
  • Em 29 de março de 2010, a TV Verde Azul tornou-se afiliada através do canal 57 UHF no Rio de Janeiro.
  • Em abril, a emissora inaugura retransmissora em São José (Grande Florianópolis), pelo canal 50.[32]
  • Logo após, inicia parceria com a TV Nova Nordeste, que também possui programas próprios e também retransmite a Rede Gênesis.[33]
  • Em outubro de 2010, a Igreja assina contrato com a TV Miramar, para transmissão Integral da emissora em João Pessoa pelo canal 4 substituindo então à TV Brasil na Capital Paraibana.[34]
  • Em agosto de 2011, a Igreja assina contrato com a Rede Bandeirantes, para transmissão de cerca de quatro horas de conteúdo da emissora durante a madrugada, a partir de outubro, substituindo o Espaço Vida Vitoriosa, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo.[35]
  • Em março de 2012, Valdemiro pagou 1 milhão e 200 mil reais para arrendar 11 horas da programação da Mix TV,[36] porém 5 meses depois, por motivos desconhecidos a emissora jovem voltou a transmitir sua programação normal.
  • Desde abril de 2012 a emissora tem 24 horas de programação diária do canal 38 UHF na cidade de Palmas, Estado do Tocantins.
  • Em maio, a TV Mundial entra no ar na Capital Paraibana no canal 50 UHF que deverá ser retransmitida apenas por esse canal.[34]
  • Em dezembro de 2013, a RBTV alugou os horários para a TV IMPD na programação.
  • Em Rondonópolis mesmo com o fim do acordo entre a CNT e a Rede Mundial, o seu sinal continua sendo retransmitido junto com a IURD TV e CNT.
  • Em 2014, o Novo Canal passa a retransmitir a programação da Igreja Mundial, no dia 9 de março de 2015 deixou de retransmitir a programação da igreja.
  • Em julho de 2014, a Ideal TV passou retransmitir a programação da TV Mundial. Em 21 de março de 2017, a emissora deixa de retransmitir a Rede Mundial e passa retransmitir a TV Universal. A parir do dia 14 de outubro de 2018 voltou a retransmitir a programação, que havia exibido a programação da Rede Mundial de 2014 a 2017.
  • No dia 28 de fevereiro de 2016, a RBI passa a retransmitir a programação TV Mundial, mas no dia 13 de março, a RBI TV deixa de retransmitir a Rede Mundial e volta a retransmitir a TV Plenitude. Em julho de 2018, a emissora volta retransmitir a programação da Rede Mundial. Mas em setembro de 2018, a emissora deixa a programação da igreja novamente.
  • A emissora possuia diversos horários alugados na TV Brasília afiliada da RedeTV! no Distrito Federal entre 2015 e 2019.
  • Em dezembro de 2020, a Rede Brasil passou arrendar 12 horas de sua programação para a Igreja Mundial.[37]
  • Em agosto de 2021, a TV Walter Abrahão, arrendou 6 horas de sua programação para a Rede Mundial, mantendo ainda seu espaço na Rede Brasil.
  • Ainda em agosto de 2021, a Rede Mundial ganha espaço na TV8 SP.
  • Em 28 de novembro de 2021, volta ao sinal principal da Ideal TV, substituindo a Loading provisoriamente, após o projeto da mesmo fracassar.
  • No dia 08 de dezembro ela deixa a programação da Rede Brasil, passando assim apenas operar novamente apenas na Ideal TV.

Emissoras[editar | editar código-fonte]

Geradora[editar | editar código-fonte]

Emissora Cidade, UF Canal Prefixo
Rede Mundial Curitiba Curitiba, Paraná 21 (22) ZYB 418

Afiliadas[editar | editar código-fonte]

Grupo Emissora Cidade, UF Canal Prefixo
Spring Comunicação Ideal TV[nota 1] São Paulo, São Paulo 1140H StarOne C2 Analógico
IdealTV[nota 2] São Paulo, São Paulo 32 (31) ZYB 875
Grupo Farol de Comunicação TV Farol Maceió, Alagoas 16 (17) ZYA 225
Grupo Marajoara de Comunicação TV Marajoara Ananindeua, Pará 50 (51)
Rede Pronto de Comunicação Ltda. TV+ Belém Belém, Pará 9 (38)

Retransmissoras[editar | editar código-fonte]

Alagoas[editar | editar código-fonte]

Cidade Canal Analógico Canal Digital
Arapiraca 3 (33 UHF)
Palmeira dos Índios 14 UHF 20 (36 UHF)
Teotônio Vilela 16 UHF
Retransmissora da TV Farol
Cidade Canal
Ibateguara 9 VHF

Ceará[editar | editar código-fonte]

Cidade Canal
Trairi 51 UHF

Espírito Santo[editar | editar código-fonte]

Cidade Canal
Vitória 13 (43 UHF)

Goiás[editar | editar código-fonte]

Cidade Canal Analógico Canal Digital
Chapadão do Céu 20 UHF
Goiânia 43 UHF

Maranhão[editar | editar código-fonte]

Cidade Canal
São Luís 39 (40 UHF)

Mato Grosso[editar | editar código-fonte]

Cidade Canal
Primavera do Leste 31 UHF

Mato Grosso do Sul[editar | editar código-fonte]

Cidade Canal
Indaiá do Sul 20 UHF

Minas Gerais[editar | editar código-fonte]

Cidade Canal Analógico Canal Digital
Alfenas 17 UHF
Araxá 34 UHF
Barra Longa 26 UHF
Belo Horizonte 10 (9 VHF)
Campo Belo 45 UHF
Diamantina 29 UHF
Governador Valadares 14 (34 UHF)
Juiz de Fora 54 (46 UHF)
Muriaé 20 UHF
Ouro Preto 28 UHF
Ponte Nova 26 UHF
Tiradentes 23 UHF
Varginha 46 UHF

Pará[editar | editar código-fonte]

Cidade Canal
Redenção 17 UHF
Retransmissora da TV Marajoara
Cidade Canal
Castanhal 46 UHF

Paraíba[editar | editar código-fonte]

Cidade Canal Analógico Canal Digital
Campina Grande 51 UHF
João Pessoa 27 UHF
Sousa 39 UHF

Paraná[editar | editar código-fonte]

Pernambuco[editar | editar código-fonte]

Cidade Canal
Petrolina 38 UHF

Rio de Janeiro[editar | editar código-fonte]

Cidade Canal
Campos dos Goytacazes 45 (47 UHF)

Rondônia[editar | editar código-fonte]

Cidade Canal
Ouro Preto do Oeste 26 UHF
Porto Velho 6 (28 UHF)
Rolim de Moura 44 UHF
Vilhena 51 UHF

Sergipe[editar | editar código-fonte]

Cidade Canal analógico Cana digital
Aracaju 10 (18 UHF)
Simão Dias 16 UHF

Tocantins[editar | editar código-fonte]

Cidade Canal Analógico Canal Digital
Araguaína 2 VHF 2 (44 UHF)
Arapoema 8 VHF
Cariri do Tocantins 3 VHF
Caseara 11 VHF
Chapada de Areia 8 VHF
Colinas do Tocantins 4 VHF
Couto de Magalhães 8 VHF
Formoso do Araguaia 7 VHF 43 UHF (em implantação)
Gurupi 3 VHF
Miracema do Tocantins 13 VHF
Monte do Carmo 6 VHF
Monte Santo do Tocantins 8 VHF
Nova Olinda 7 VHF
Nova Rosalândia 4 VHF
Palmas 14 UHF
Palmeirante 7 VHF
Paraíso do Tocantins 6 VHF 6 (32 UHF)
Pium 9 VHF
Porto Nacional 12 (34 UHF)
Pugmil 8 VHF
Rio dos Bois 13 VHF
Santa Rita do Tocantins 4 VHF
Tocantínia 13 VHF
Tocantinópolis 11 VHF 42 UHF (em implantação)

Antigas emissoras[editar | editar código-fonte]

Emissora Cidade UF Canal Afiliação/situação atual Período de afiliação
TV Jornal Teresina PI 20 TV Cultura 2013-2018; 2022
ZTV São Paulo SP 47 Hoje emissora independente 2020-2021
TV Walter Abrahão São Paulo SP Hoje emissora independente 2021
TV Alternativa São Luís / Paço do Lumiar MA 19 TV Gazeta 2020-2021
Rede 10 São Paulo SP 57 Extinta 2020-2021
TV Maranhense São Luís MA 17 RBTV 2020-2021
TV Centro Minas Pedro Leopoldo MG 59 Rede América 2018-2020
RCI Paranaguá PR 7 TV Pai Eterno 2014-2015; 2017-2019
TV Athenas São Luís MA 39 Independente 2013-2014; 2017-2019
STN TV Santana AP 46 Extinta 2015-2018
RBI TV São Paulo SP 14 Independente 2016; 2018
ETV Centro Minas Sete Lagoas MG 58 98 Live 2016-2017
TV8 São Paulo SP 55 Hoje emissora independente ????-2016
Canal 54 Fortaleza Fortaleza CE 54 Hoje TV Capital, afiliada à TV Universal 2013-2014; 2015-2016
TV Urbana Porto Alegre RS 55 Hoje emissora independente 2014-2016
TV Cidade Macapá AP 2 / 46 Hoje TV Eldorado, afiliada à TV Gazeta 2015-2016
NITV Santarém PA 20 RBTV 2015-2016
TV Passaponte São Gonçalo RJ 32 Hoje TV Universo, afiliada à TV Cultura 2013-2014
TV Brasil Oeste Cuiabá MT 8 RBTV 2009-2013
TV Nova Nordeste Recife PE 22 Hoje TV Nova, afiliada à TV Cultura 2010-2013
Rede 21 São Paulo SP 21 TV Universal 2008-2013
TV Lajeado Palmas TO 2 Extinta 2009-2013
TV Miramar João Pessoa PB 4 TV Cultura 2010-2012
TV Alagoas Maceió AL 5 Hoje TV Ponta Verde, afiliada ao SBT 2009-2010
TV Verde Azul Niterói RJ 57 Extinta 2009-2010

Tentativa de compra de emissoras[editar | editar código-fonte]

RedeTV![editar | editar código-fonte]

Valdemiro tentou aproveitar da crise da RedeTV! para comprá-la, mas foi informado do rombo financeiro que a emissora possui e resolveu se afastar das negociações.[38]

CNT[editar | editar código-fonte]

A CNT foi a segunda opção já que a Rede TV! tem um divida imensa, e os donos da emissoras já estão a fim de vender por um preço justo e bom. Lembrando que a emissora tem sede em Curitiba onde a TV Igreja Mundial já transmite seu sinal pela TVCi no Canal 14 UHF.[39][40] Em março de 2012 o Jornal O Dia publicou uma nota dizendo que Valdemiro Santiago estava com as negociações avançadas para a compra da CNT e que já havia combinado que parte da programação a ser exibida já estava fechada, ou seja a partir de abril de 2013 seriam 12 horas de programação da Igreja Mundial do Poder de Deus.[41] Em fevereiro de 2013 havia anunciado que CNT foi vendida para o apóstolo Valdemiro Santiago com o valor R$ 500.000,00 com 7 prestações.[42][43][44] No mês seguinte foi desmentido pela Família Martinez e garantiu que a emissora não foi vendida para o apóstolo.[45] Em setembro de 2013, A Família Martinez, dona da CNT, está se preparando para uma possível venda do canal, que deve ocorrer nos próximos meses. Segundo o jornalista Flávio Ricco, a emissora contratou uma empresa especializada em fusões de empresas e em vendas de marcas, para que ela trate de possíveis acordos para potenciais compradores. No mês passado, o apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus tentou comprar a CNT, mas as conversas não foram para a frente, devido à falta de garantias financeiras do religioso. O fato é que os donos da emissora querem se livrar dela o quanto antes, já que só traz prejuízos. Atualmente, a CNT está com a grande maioria dos seus horários vendidos para terceiros, como igrejas evangélicas e católicas. Em maio de 2014, a emissora vendeu sua grade de 22 horas para a Igreja Universal do Reino de Deus. Em 9 de junho, a CNT passou a retransmitir a TV Universal.

MTV[editar | editar código-fonte]

Em Meados de abril de 2012, o português Ongoing e o americano News Corporation (Fox) e o apóstolo Valdemiro Santiago, ficaram interessados em comprar a MTV Brasil, emissora jovem e musical. Porém as negociações cessaram e a MTV tem contrato até 2018, com o grupo americano Viacom.[46] Em outubro de 2013, a MTV passou a ser o canal de TV por assinatura agora operada pela Viacom, o canal da TV aberta operada pelo Grupo Abril que anteriormente transmitia a MTV que tinha contrato com a Viacom passou a se chamar Ideal TV umas das propriedades do grupo. Em julho de 2014, a Ideal passou a retransmitir a programação da Rede Mundial, em agosto a igreja passa ter a grade de 22 horas diárias de programação. Em 21 de março de 2017, passou retransmitir a TV Universal na grade.

Rede 21[editar | editar código-fonte]

Valdemiro Santiago estaria negociando a compra da Rede 21, apesar do arrendamento ter sido renovado. Os envolvidos nas negociações não anunciaram e nem se pronunciaram oficialmente sobre as informações. Em 8 de novembro de 2013, a emissora passa a retransmitir a programação da TV Universal.

Emissora nos Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Segundo Portal F5, Valdemiro tentou a compra de um canal à cabo 24 horas voltado aos brasileiros e hispânicos residentes. O canal de Santiago deveria ficar sediado na Flórida, mas nada foi concretizado[47]

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Crises em 2009 e 2010[editar | editar código-fonte]

Após uma crise na igreja (por conta das reformas na igreja), atualmente a TV Mundial perdeu a sua programação e por isso o Canal 21 está transmitindo outros programas no lugar dos programas da igreja. Mas as crises passaram e atualmente a rede está com sua programação normal. A TV Mundial também anda devendo cerca de R$ 6 e R$ 10 milhões para Rede TV!, há meses que a emissora não cumpre com seus compromissos.[48]

Atrasos de Pagamento e Perda de Afiliadas[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2008, pouco depois da decisão da Anatel de acabar com as emissoras que tinham sua programação baseada em vendas, a Rede Mercosul arrenda a emissora para o pastor Valdemiro Santiago, o dono da Igreja Mundial do Poder de Deus, sendo alugadas cerca de 18 horas diárias na programação, mesmo assim, ainda há alguma programação local. Em novembro de 2012, foi anunciado pela própria emissora que ela deixaria de transmitir a TV Mundial para ser afiliada da Record News no Paraná.[49]

Em 2011, o apóstolo Valdemiro Santiago comprou, por um valor não revelado, a programação das madrugadas da Band. Mas, segundo o jornalista Lauro Jardim, da revista “Veja”, o apóstolo não tem mais dinheiro para honrar os compromissos estabelecidos com a emissora.

Segundo anunciou a coluna Radar On Line, Johnny Saad, dono do grupo Band, já estaria incomodado desde março com atrasos no pagamento não apenas dos programas na Band, mas também os do Canal 21, pertencente ao mesmo grupo.

Por isso, Valdemiro estaria sondando locatários de televisão para repassar os espaços adquiridos, sem maiores prejuízos. Estima-se que a IMPD gaste mais de R$ 200 milhões por ano com mídia.

Em outubro de 2011 a Igreja Mundial do Poder de Deus "IMPD" assina contrato com a TV Miramar, para transmissão Integral da emissora em João Pessoa pelo canal 4, substituindo então a TV Brasil na Capital Paraibana. Porém, um ano depois, a TV Miramar continua com a transmissão integral da TV da Igreja Mundial do Poder de Deus "IMPD" e ainda não retornou com a grade de programação local. A Igreja Mundial do Poder de Deus "IMPD" passou a ser também retransmitida em João Pessoa no Canal 50 UHF. Em 17 de dezembro de 2012 a TV Miramar deixa de retransmitir a Igreja Mundial do Poder de Deus "IMPD" e passa a retransmitir integralmente o sinal da TV Cultura.

A emissora fechou o contrato com a TV Verde Azul para transmitir a TV Mundial, mas devido a desentendimentos com a alta cúpula da emissora do Apóstolo Valdemiro Santiago, por atrasar o pagamento para manter a emissora no ar, no dia 15 de julho de 2010, a TV Verde Azul rompe o contrato com a TV Mundial.

Na manhã do dia 14 de setembro de 2009, a TV Alagoas deixa de exibir a programação do SBT e passa a transmitir a programação da TV Mundial, ligada à Igreja Mundial do Poder de Deus, para a qual vendeu 22 horas de sua programação.

As reações pela troca da programação do SBT pela pregação de pastores da Igreja Mundial do Poder de Deus em todo o Estado do Alagoas foram imediatas. A mudança repentina da programação do SBT pela igreja irritou os telespectadores alagoanos, que reclamaram por inúmeros telefonemas e e-mails à emissora através de diversos sites, nos dias seguintes. No site de relacionamentos Orkut, a comunidade oficial da TV Alagoas foi diariamente atacada com mensagens de protestos dos telespectadores contra a programação da Igreja Mundial do Poder de Deus, com duras críticas, inclusive com palavras de baixo calão contra os proprietários da emissora e a igreja.

Em novembro, a Conferência Estadual de Comunicação divulgou uma dura nota criticando a emissora por exibir exorcismo nas pessoas durante sessões de descarrego, alegando que veículos de comunicações são concessões públicas e deve ser utilizado por todos os povos brasileiros. No 12 de maio de 2010, a TV Alagoas volta a transmitir a programação do SBT, mas igreja é transmitida somente 2 (duas) horas de aluguel da programação da emissora.

Em 20 de setembro de 2009, sem aviso prévio aos telespectadores, o Canal 19 troca a RedeTV! pela Rede 21 com parceria Igreja Mundial do Poder de Deus que tem 22 horas da programação. A parceria do “contrato de aluguel” entre a emissora com a Rede 21 e a TV Mundial que durava 3 anos e 3 meses, chega ao fim em 9 de fevereiro de 2013. Segundo o Portal 180 Graus, ao entrar em contato com Grupo Meio Norte, confirmou o fim de contrato e que os pastores dessa igreja não tem mais interesse em renová-lo, o que levou fim do contrato. No dia 1º de abril, a emissora voltou a retransmitir o sinal da TV Mundial.

Perda do espaços da CNT e Rede 21[editar | editar código-fonte]

No dia 28 de maio de 2013, Rede CNT deixa de transmitir sinal da TV Mundial, que detinha 12 horas da programação diária da emissora. Com isso, a CNT deixa de retransmitir a programação da Igreja Mundial para investir em programação própria.[50]

Segundo informações dadas pelo Ricardo Feltrin do Universo Online (UOL) em sua coluna, a IMPD perderá seu espaço para Igreja Universal do Reino de Deus a partir do dia 21 de outubro de 2013.[51] Ainda noticiado pela imprensa, Valdemiro estaria devendo cerca de treze a vinte e um milhões a emissora por falta de pagamento.[52]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

Notas

  1. A afiliação continuará via parabólica
  2. Transmissão provisória até que sejam resolvidas as questões judiciais com relação as concessões do canal 32 UHF de São Paulo

Referências

  1. «INTERTEVE SERVICOS LTDA». Controladoria-Geral da União. Consultado em 25 de outubro de 2021 
  2. a b Rodrigo Cardoso e João Cardoso, Loes.«O homem que multiplica fiéis,». www.istoe.com.br  IstoÉ, nº 2151, fevereiro de 2010
  3. Ricardo Feltrin (8 de dezembro de 2021). «Funcionários de TV de Valdemiro ameaçam iniciar nova greve». SPLASH uol. Consultado em 11 de fevereiro de 2022 
  4. FOLHA ONLINE (19 de novembro de 2008). «Igreja Mundial inaugura estúdio com réplica de montanha». Folha de S.Paulo. ilustrada. Consultado em 29 de abril de 2022. Cópia arquivada em 29 de abril de 2022 
  5. FOLHA ONLINE (11 de dezembro de 2008). «Igreja compra espaço na Band e trava "guerra" na CNT, diz coluna». Folha de S.Paulo. Consultado em 28 de janeiro de 2022 
  6. Jonas Valente (15 de dezembro de 2008). «Arrendamento de espaço de programação evidencia uso indevido de outorgas de TV». FNDC. Consultado em 28 de janeiro de 2022 
  7. «TV Alagoas troca SBT por canal da Igreja Mundial.» 
  8. «Igreja Mundial tira mais uma TV do ar». Porta Fiel 
  9. «Após oito meses, TV Alagoas volta para o SBT». Ricardo Feltrin, Colunista do UOL 
  10. «Afiliada volta a exibir sinal do SBT em Alagoas». Site oficial do SBT 
  11. «AIgreja Mundial aparecerá menos na TV após o Apóstolo Valdemiro Santiago não renovar contrato». Gospel Mais 
  12. «A nova é boa? O apóstolo Valdemiro está de volta». Revista Época. 13 de janeiro de 2014. Cópia arquivada em 2 de abril de 2022 
  13. «TV Passaponte passa a retransmitir o sinal da TV Igreja Mundial» 
  14. «Esporte Interativo deixa de ser transmitido em Curitiba» 
  15. «Página de Fábio "Kbrall" Medeiros, diretor de conteúdo, no Facebook, falando sobre a TVCi» 
  16. «Com espaço na Net, Igreja Mundial pode deixar Rede 21». Coluna Outro Canal - Folha de S.Paulo 
  17. «Igreja Mundial faz acordo com Band e fica no canal 21 até 2015». Consultado em 11 de outubro de 2012. Arquivado do original em 6 de maio de 2016 
  18. «Haja dízimo por, Lauro Jardim, Radar on-line, Revista Veja» 
  19. Ricardo Feltrin (2 de outubro de 2012). «Igreja Mundial faz acordo com Band e fica no canal 21 até 2015». UOL TV e Famosos. Consultado em 9 de agosto de 2021 
  20. DANIEL CASTRO (27 de outubro de 2013). «Em guerra com Edir Macedo, Valdemiro se despede da Band». Notícias da TV. Consultado em 19 de janeiro de 2022 
  21. «A RedeTV! está fora do ar na sua parabólica? Saiba como resolver». Consultado em 4 de outubro de 2015. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  22. «RedeTV! muda de frequência na parabólica analógica; confira a nova». Consultado em 4 de outubro de 2015 
  23. Daniel Castro (25 de julho de 2014). «Em crise, Valdemiro Santiago atrasa pagamento e deixa Rede TV!». Notícias da TV. Consultado em 10 de julho de 2016 
  24. Lopes, Wallace (6 de abril de 2015). «TVCi deixa de retransmitir a programação da Igreja Mundial». TVs do RJ. Consultado em 5 de junho de 2015 
  25. Ricardo Feltrin (7 de julho de 2016). «Por falta de pagamento, Net tira do ar canal da Igreja Mundial». UOL. Consultado em 10 de julho de 2014 
  26. GABRIEL VAQUER, colunista (26 de novembro de 2021). «Loading morre seis meses após demissões, e canal fica com pastor Valdemiro». Notícias da TV. Consultado em 3 de janeiro de 2022 
  27. «TV Igreja Mundial lança seu canal aberto em João Pessoa». 5 de junho de 2012 
  28. «Igreja Mundial e o Sucesso de Valdomiro Santiago na Mídia». Baú Gospel 
  29. «Igreja Mundial do Poder de Deus ganha do "Primeiro Jornal".». Baú Gospel 
  30. «Cinco atrações da Band amargam 1 ponto; "Primeiro Jornal" zera». Na Telinha - UOl. 27 de março de 2012 
  31. «Comunicação em nome do pai». Epocaestado Brasil. 5 de junho de 2009 
  32. «IMPD em Florianópolis». De Olho na Capital. 7 de agosto de 2009 
  33. «A TV Nova Nordeste agora retransmite a programação da TV Igreja Mundial,da IMPD». Link de Pernambuco 
  34. a b «Com chegada da TV Mundial, TV Miramar pode passar a transmitir TV Cultura». Televisão na Paraíba. 6 de junho de 2012 
  35. «Silas Malafaia: Valdemiro Santiago é um traíra». Tela Crente. 13 de agosto de 2011 
  36. «Igreja tenta comprar mais 11 horas em canal jovem». Portal F5 - Folha de S.Paulo. 12 de março de 2012 
  37. de Olivera, Gabriel (1 de dezembro de 2020). «Em ofensiva contra a Universal, Valdemiro Santiago volta a investir na TV aberta». TV História. Consultado em 29 de março de 2021 
  38. «Valdemiro tenta comprar Rede TV!». 18 de abril de 2012 
  39. «Valdemiro Santiago negocia compra da CNT!». 7 de abril de 2012 
  40. «Valdemiro Santiago tentou comprar a Rede TV! e agora parte para a CNT». TV Foco. 18 de abril de 2012 
  41. «Em abril, CNT vai ter 12 horas de programação evangélica». Coluna do Léo Dias (Jornal O Dia). 22 de março de 2013 
  42. «Valdemiro Santiago compra a Rede CNT». RD1. 6 de fevereiro de 2013 
  43. «Valdemiro compra a CNT». Revista Veja - Coluna Radar-Online por Lauro Jardim. 6 de fevereiro de 2013. Consultado em 20 de abril de 2013. Arquivado do original em 8 de fevereiro de 2013 
  44. «Valdemiro Santiago compra a CNT, será?». TVs do RJ. 8 de fevereiro de 2013 
  45. «Rede CNT garante que não foi vendida ao pastor Valdemiro Santiago». NaTelinha. 22 de março de 2013 
  46. «Apóstolo milionário, Fox e portugueses tentam comprar MTV». Blog Daniel Castro - R7. 13 de abril de 2012 
  47. «Igreja Mundial oferece US$ 14 milhões por canal nos EUA». Portal F5, Coluna do Ricardo Feltrin. 1 de setembro de 2011 
  48. «Rede TV! agora é que sofre calote de R$ 10 mi de pastor». Meionorte.com. 27 de setembro de 2012 
  49. Joelson Silva (12 de novembro 2012). «Rede Mercosul se afiliará à Record News». www.sulbrtv.com. Consultado em 1 de fevereiro de 2022 
  50. Fabrício Falcheti (28 de maio de 2013). «CNT rompe com igreja de Valdemiro Santiago e investirá na programação». NaTelinha. Consultado em 1 de fevereiro de 2022 
  51. Feltrin, Ricardo (21 de outubro de 2013). «Universal derruba e tira Igreja Mundial da Band e do canal 21». Universo Online. Consultado em 27 de outubro de 2013 
  52. Castro, Daniel (27 de outubro de 2013). «Em guerra com Edir Macedo, Valdemiro se despede da Band». Notícias da TV. Consultado em 27 de outubro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]