Predefinição Discussão:Televisão no Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Tópico de discussão não intitulado[editar código-fonte]

Refiz esta predefinição, expandindo a seção de TV aberta e limitando os canais da seção de TV por assinatura apenas aos canais originalmente nacionais. Se necessário, posso adicionar os canais por assinatura internacionais com transmissão para o Brasil. --Nerdbus 06:02, 14 Abril 2007 (UTC)

Gostei, ficou bem mais limpo. --Henrique 19:12, 14 Abril 2007 (UTC)
Ficou esquisito demais. Acho que tem que deixar apenas as Redes Nacionais de televisão já que tem outras predefinições para os canais regionais. Rafael Max 16:11, 15 Abril 2007 (UTC)
Minha idéia original para os canais regionais é o de apenas listar os canais não afiliados a nenhuma rede nacional. Fato que atualmente ocorre com a Ulbra TV, TV Guaíba (por enquanto) e TV Diário CE. Desconhecia que a tv cearense tb estava em rede. Com o fim ininente da TV Guaíba, talvez seja mais prático eliminar esta seção, e utilizar uma predefinição apenas para os canais regionais, ou uma predefinição para cada rede, listando suas afiliadas. Por fim, manter todo o resto, pois oferece um panorama amplo da Televisão no Brasil, não apenas com as redes nacionais, mas também com os canais segmentados disponíveis em UHF e/ou satélite, os canais governamentais e educativos, além dos canais por assinatura gerados no Brasil. --201.69.30.220 19:14, 15 Abril 2007 (UTC)

Cadê as Televisões por assinatura[editar código-fonte]

Cadê os canais de Tv por assinatura? Tiraram por que? Essa Predefinição é usada também por esses canais. Rafael Max 13:20, 25 Abril 2007 (UTC)

Recoloquei as tvs por assiantura. Não faz sentido ter uma predefinição só para esses canais. Rafael Max 14:47, 14 Maio 2007 (UTC)

Proposta de divisão[editar código-fonte]

Atualmente a navecaixa é uma monstruosidade em tamanho. Assim, infringe WP:AN e WP:Navecaixa. Por isso, proponho a seguinte divisão em navecaixas menores.

Sobre a da televisão por assinatura, ainda ficaria grande. Então uma solução é deixar somente para aqueles canais existentes somente nessa modalidade, sem transmissão por sinal aberto ou satélite.

Vale lembrar que a última navecaixa tem sentido geral e não está restrita ao Brasil, o que comprova o inchaço em que se encontra atualmente a navecaixa proposta para divisão. --Luan (discussão) 21h22min de 7 de janeiro de 2018 (UTC)

@Luan: Eu até concordo com a divisão, mas faria de forma diferente. A primeira organizaria da maneira representada abaixo, fundindo-a com {{Prêmios de televisão do Brasil}}. Ela também pode abrigar outros artigos relacionados com a TV do Brasil que não foram considerados, mas que foram incluídos na sua categoria.
As outras continuam como estão, mas excluiria a "Plataforma de distribuição OTT", já que boa parte dos artigos estão disponíveis em {{Plataformas de distribuição digital}}. As informações sobre TV everywhere poderiam ser englobadas na navecaixa sobre os canais pagos e os canais que não são exclusivamente pagos, como sugeriu, poderiam ser removidos. Ainda sobre os canais pagos, uma forma de suprimir a predefinição acerca deles seria dividi-los em predefinições que agrupem os principais gêneros televisivos, tal com acontece na en.wiki em en:Template:Sports television in the United States e en:Template:Television news in the United States. Elas não abrigam apenas artigos relacionados aos canais, mas aos gêneros como um todo. Outros poderiam ser movidos para predefinições especificas com o tema principal do canal (por exemplo, {{Educação no Brasil}}), se for possível. Gabriel (discussãocontribs) 01h32min de 8 de janeiro de 2018 (UTC)
@Gabriel dos Santos: ótimas contribuições tu trouxe. Para não ficar inundando de navecaixas esta discussão, considerei melhor deixar para aplicar as propostas em Predefinição:Televisão no Brasil/Testes. Adicionei as hiperligações sobre televisão OTT que faltavam à navecaixa que mencionou 50965743]. E o único artigo real sobre um caso de everywhere TV é WatchESPN, os demais são apenas máscaras, sendo que o artigo nem sempre traz informação verificável sobre esse serviço. Por isso, acho desnecessário que essa parte sobreviva de alguma forma. Noutra parte, absorvi as contribuições que deu para a nova predef:Televisão no Brasil, veja lá na página de teste da predef. Sobre a parte da televisão por assinatura, cogitei a possibilidade de fundir com Predefinição:Programadoras de TV no Brasil, mas não sei se o tamanho resultante seria diferente, ainda que as programadoras de único canal fossem reunidas ao fim em grupo único. E se bem entendi tua ideia que citou navecaixas da en.wp, não há tantos artigos para essa segmentação temática que propôs. Fora que seria hiperfragmentação, não acha? --Luan (discussão) 19h00min de 8 de janeiro de 2018 (UTC)
@Luan: Foi só uma sugestão. Vejo a possibilidade de artigos adicionais serem criados ao menos para se criar uma sobre telejornalismo (por exemplo, a seção "Jornalismo" do artigo do SBT, tal como tantas outras, tá muito grande e poderia ser separada) e uma outra sobre teledramaturgia (há artigos como telenovela brasileira, novela das seis, etc, além de um grande número de listas sobre o tópico). Uma outra possibilidade de diminuir o tamanho da predefinição seria considerar apenas os canais disponíveis no DTH, devido a natureza de operação dessas operadoras: como usam o satélite, têm cobertura nacional, logo, há de se pensar que canais que estão numa DTH são aqueles mais relevantes para seus assinantes em todo o país. Gabriel (discussãocontribs) 19h27min de 8 de janeiro de 2018 (UTC)
@Gabriel dos Santos: ainda que essas faixas horárias de telenovelas são quase exclusivas da TV Globo, as adicionei à navecaixa. Sobre a cogitação de artigos que podem ser criados, também cogitei vários (Televisão universitária no Brasil, Televisão comunitária no Brasil, Telejornalismo no Brasil, Televangelismo no Brasil, Televendas no Brasil, Humor na televisão do Brasil, Transição para a televisão em cores no Brasil, Associação Brasileira de Rádio e Televisão, etc.), mas o que de fato vai ser criado com conteúdo enciclopédico e notório só o tempo responderá. Fiz novas mudanças na navecaixa, confere lá. --Luan (discussão) 21h56min de 8 de janeiro de 2018 (UTC)
@Luan: Acho que não ficou bom aglutinar os canais de tal maneira. Se for em relação a propriedade comum, tornaria-se muito complexo, tendo em vista que a Globo tem mais de 60 canais no seu portfólio, e diferença para a segunda maior programadora (Time Warner) é mínima. [1] Fora que com a possível fusão Fox-Disney fará com que a última se torne a terceira maior programadora do país, com 25 canais. Não vejo também nenhuma relação entre eles em questão de programação, apesar de terem um gênero em comum (como os canais da Discovery). Talvez isso faça mais sentido nos canais que têm filhotes (como SporTV, Esporte Interativo e Telecine). Gabriel (discussãocontribs) 17h34min de 9 de janeiro de 2018 (UTC)
@Gabriel dos Santos: eu já tinha descartada a ideia de fusão com Predefinição:Programadoras de TV no Brasil, pelos motivos que falou e pela repetição que seria com as navecaixas de empresas. Mas, pelo visto, o resto estamos de acordo. Dentre em breve, não havendo mais comentários (objeções), executarei a divisão proposta. --Luan (discussão) 21h23min de 9 de janeiro de 2018 (UTC)

──────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────── @Luan: Sendo assim, estou de acordo. Gabriel (discussãocontribs) 23h11min de 9 de janeiro de 2018 (UTC)

Feito. --Luan (discussão) 23h02min de 15 de janeiro de 2018 (UTC)