SporTV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de SporTV 2)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde setembro de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde setembro de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelos canais de Portugal, veja Sport TV.
SporTV
Globosat Programadora Ltda
Tipo Rede de televisão por assinatura
País  Brasil
Fundação SporTV:
19 de outubro de 1991 (26 anos)
SporTV 2:
dezembro de 2003 (14 anos)
SporTV 3:
1 de outubro de 2011 (7 anos)

por Grupo Globo
Pertence a Globosat
Proprietário Grupo Globo
Presidente Roberto Irineu Marinho
Cidade de origem Rio de Janeiro Rio de Janeiro, RJ
Sede Bandeira da cidade do Rio de Janeiro.svg Rio de Janeiro, RJ
Rua Professor Maurice Assuf, 1650 - Barra da Tijuca
MAPA
Slogan Somos todos campeões!
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
2160p (4K)
Cobertura Nacional
Nome(s) anterior(es) Top Sport (1991–1994)
Página oficial Site do canal
Disponibilidade por satélite
Algar TV
Claro TV
Oi TV
Sky
Vivo TV
Disponibilidade por cabo
NET
Vivo TV
Disponibilidade digital
Globosat Play
Assistir SporTV ao vivo
Assistir SporTV 2 ao vivo
Assistir SporTV 3 ao vivo

O SporTV é um canal de televisão por assinatura brasileiro. Foi lançado em 19 de outubro de 1991 sob o nome de Top Sport, alterado para o atual em 1994.[1] Em seu gênero, no Brasil, o SporTV foi pioneiro e também um dos primeiros canais da Globosat. Nos meses das Olimpíadas de 2012, a rede pode contar com mais um canal, o SporTV 3, que foi extinto logo após o final dos jogos, mas que, posteriormente, voltou à atividade.

Transmite, juntos de seus canais "irmãos" SporTV 2 e SporTV 3, atualmente mais de 2.000 eventos esportivos por ano.[2]

É a líder de audiência entre os canais esportivos do Brasil ficando a frente dos canais ESPN Brasil, Fox Sports, BandSports e Esporte Interativo.[3]

História[editar | editar código-fonte]

O Top Sport foi lançado em 19 de outubro de 1991 junto com a Globosat e seus três canais irmãos, Telecine, GNT (Globosat News Television) e Multishow. O canal atuava como o principal interlocutor de programas da rede de canais dos Estados Unidos, Prime Network, pertencente a Liberty Media.[4]

No ano seguinte houve a estreia do primeiro programa original do canal, 360° apresentado por Glenda Kozlowski com duração de 40 minutos. "A princípio, a ideia da Globosat é elaborar um programa que trate de esporte em geral. Mas isso ainda não foi decidido." (sic), disse. Também, estrearam nesta mesma semana duas entrevistas, uma com Dora Bria e a outra com Luísa Parente.[5]

Em outubro de 1993 foi anunciada uma parceria com a TV Globo, Rede Bandeirantes e Globosat para criar o canal Esporte Brasil que tinha lançamento previsto para 1 de janeiro de 1994. Com isso, ele teria transmissão 24 horas por dia, com jornalistas e técnicos de ambas emissoras abertas para reforçar o casting do novo canal. Ela seguiu o exemplo, principalmente da ESPN, que apenas fazia a cobertura de eventos esportivos.[6] Portanto, a ESPN transmitia apenas eventos internacionais, vindos de seu canal-mãe dos Estados Unidos. O diferencial neste caso, seria que o canal recém criado transmitiria competições feitas no Brasil, com os dois canais da TV aberta que detinham grande parte das transmissões esportivas transmitidas no Brasil. Também ficou acordado que o canal seria chamado de SporTV, e não mais Esporte Brasil.[7] Logo depois, a Band saiu do negócio devido a falta de orçamento.[8]

Em 2017, foi anunciado que o SporTV passaria a transmitir apenas futebol. Com isso, o SporTV News passou para o SporTV 2. Isso ocorreu com o objetivo de aumentar a audiência do SporTV 2 e 3.

Em 1 de agosto o SporTV renova seu pacote gráfico e estreia um novo logotipo.

Em 15 de fevereiro de 2018, o SporTV anuncia a contratação do narrador Gustavo Villani, que estava no Fox Sports.[9]

Em 1 de março o SporTV estreou sua programação para o ano de 2018, incluindo a estreia do Baú do Esporte, trocas no comando do Redação SporTV e Seleção SporTV, além de estrear um novo cenário para seus programas.[10]

Canais secundários[editar | editar código-fonte]

SporTV 2[editar | editar código-fonte]

Logo do SporTV 2, usado desde 2017.

O SporTV 2 foi lançado em dezembro de 2003.[11] O segundo canal SporTV reexibe os eventos de futebol transmitidos pelo canal principal, além de transmitir competições simultâneas ao vivo, com foco nos chamados "Outros esportes" (Automobilismo, Basquetebol, desportos aquáticos, Motovelocidade e Voleibol, entre outros).

Também reapresenta os programas do SporTV, além de retransmitir os programas esportivos da Rede Globo, no caso, o Globo Esporte do Rio de Janeiro e de São Paulo, o Auto Esporte e o Esporte Espetacular (reapresentado em "drops" do bloco "#VcCurte no SporTV").

SporTV 3[editar | editar código-fonte]

Logo do SporTV 3, usado desde 2017.

O SporTV 3 foi lançado no segundo semestre de 2012, sendo o terceiro canal SporTV, com o intuito ampliar os eventos e as modalidades para o assinante de televisão por assinatura.[12] O canal iniciou as transmissões em 1 de outubro de 2012. O terceiro canal SporTV exibe eventos ao vivo, além de reapresentar o mesmo conteúdo dos seus canais-irmãos e também passas jogos.

O canal tem como principal destaque as competições de Tênis.

Em 7 de janeiro de 2015 estreou a versão HD do canal pela Sky, seguida pela NET em 30 de janeiro.[13]

Eventos transmitidos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Sobre o SporTV». Globo.com. Consultado em 11 de maio de 2015. 
  2. «Canais SporTV, o melhor do esporte mundial» 
  3. http://www.portalmidiaesporte.com/2015/05/fox-sports-assume-vice-lideranca-entre.html Fox Sports assume vice-liderança entre canais esportivos na TV paga]
  4. «Globosat é lançada com 4 canais exclusivos». 21 de dezembro de 2010. Consultado em 3 de setembro de 2012. 
  5. «Globosat abre canais durante o feriadão». O Globo. 15 de abril de 1992. Consultado em 3 de setembro de 2012. 
  6. «Globo, Bandeirantes e Globosat lançam canal esportivo». Folha de S.Paulo. 21 de outubro de 1993. Consultado em 27 de maio de 2017. 
  7. «Globo, Bandeirantes e Globosat lançam SporTV dia 1º de janeiro». Folha de S.Paulo. 26 de dezembro de 1993. Consultado em 27 de maio de 2017. 
  8. Feltrin, Ricardo (19 de outubro de 2016). «Globosat completa 25 anos como "case" de sucesso e com receita bilionária». TV e Famosos. Univeso Online. Consultado em 10 de setembro de 2017. 
  9. SporTV contrata narrador Gustavo Villani que estava no FOX Sports
  10. Nova programação do SporTV terá 'Baú do Esporte'; conheça todas as mudanças
  11. M&M On line. «Globosat lança Sportv 2 em dezembro». 08/10/2003. Consultado em 29 de outubro de 2011. 
  12. AdNews. «SporTV 3 será lançado no segundo semestre». 08 de junho de 2011. Consultado em 21 de julho de 2011. 
  13. «1a. Mão: NET também inclui SPORTV 3 HD na programação». TV Magazine. 09 de janeiro de 2015. Consultado em 10 de janeiro de 2015.  Verifique data em: |data= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]