National Sports Channel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o canal por assinatura. Para a rede de televisão afiliada à Rede Globo em Santa Catarina, veja NSC TV.
Emblem-scales.svg
A neutralidade deste(a) artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde agosto de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
National Sports Channel
National Sports Channel-Canal Esportivo Ltda.
País  Brasil
Fundação janeiro de 2003
Pertence a Octávio Muniz e Ana C. A. Wense
Sede São Paulo, SP
Slogan Isto é Esporte! 100% Brasil
Cobertura Brasil

National Sports Channel, mais conhecido pela sigla NSC, foi um canal esportivo brasileiro de televisão por assinatura lançado em janeiro de 2003. Seu estilo diferenciado, apoiava estritamente os esportes no Brasil, com brasileiros e para brasileiros, portanto totalmente diferente dos outros canais esportivos. Momentaneamente não pertence a nenhum line-up de qualquer operadora de cabo/DTH.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Foi o primeiro e único canal de TV por assinatura, até hoje, a emitir na internet o mesmo sinal que mantinha no satélite e de forma gratuita, possibilitando assim a todos assistirem, assinantes ou não. Foi também o primeiro a ter seu sinal para o "mobile" em parceria com a dinamarquesa Responsfabrikken. Entre os grandes eventos do NSC, foram mostrados a transmissão na íntegra das Mil Milhas Brasileiras de 2005, tendo 18 horas de transmissão ao vivo, sem interrupção com 4 locutores, 6 comentaristas e 5 repórteres, cobertura completa, ao vivo e na íntegra do Brasileiro de Motovelocidade (todas as categorias) e do Brasileiro de Motocross(todas as categorias). No Futebol, a emissora mostrou o Campeonato Brasileiro da Série C, ao vivo e na íntegra, durante 4 temporadas. Também mostrou diversos torneios regionais como: Campeonato Baiano, Campeonato Pernambucano, Campeonato Alagoano, Campeonato Cearense, Campeonato Paraibano, Campeonato Sergipano, Campeonato Goiano, Campeonato Catarinense, Campeonato Paranaense, Campeonato Gaúcho, Campeonato Mineiro, Campeonato Brasiliense e o Campeonato Paulista das divisões A2/A3/B/SUB-15, 17 e 20, em exibição nacional, entre outros.

Outros eventos[editar | editar código-fonte]

O NSC também fez cobertura jornalística dos Jogos Paralímpicos de Verão de 2004, na Grécia, e da Copa 2006, na Alemanha, com os gols exibidos antes de qualquer outra emissora (exceção à emissora dona dos direitos) e todo automobilismo nacional.

Slogan[editar | editar código-fonte]

O slogan do canal desde a sua fundação até o fim era: NSC - National Sports Channel, Isto é Esporte! 100% Brasil.

Proprietários[editar | editar código-fonte]

Os proprietários do canal são os jornalistas Octávio Muniz e Ana Christina Wense. Ambos continuam trabalhando no meio esportivo.

Polêmica[editar | editar código-fonte]

Em 16 de maio de 2017, o Grupo RBS escolheu seu nome para a afiliada da Rede Globo em Santa Catarina. O nome escolhido foi a NSC TV (Nossa Santa Catarina). Em razão disso, Octávio Muniz, proprietário do canal esportivo de mesmo nome, entrou com recurso junto ao INPI para manter o direito de propriedade sobre o nome da emissora que é seu desde o início dos anos 2000, como se pode comprovar no site da Receita Federal do Brasil, numa simples consulta de CNPJ.[2] O Grupo NC pleiteia a propriedade do nome junto ao INPI e o NSC contesta, sem decisão do órgão proferida.

Referências

  1. Vaquer, Gabriel (20 de junho de 2016). «"Cópia do PSN" surgiu na TV paga em 2003 após falência da emissora». NaTelinha. Consultado em 28 de agosto de 2017 
  2. Vaquer, Gabriel (5 de maio de 2017). «Possível novo nome da afiliada da Globo em Santa Catarina já foi usado por canal esportivo». TV História. Consultado em 16 de maio de 2017 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.