National Sports Channel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o canal por assinatura. Para a rede de televisão afiliada à Rede Globo em Santa Catarina, veja NSC TV.
National Sports Channel
.
País  Brasil
Fundação janeiro de 2004
Pertence a Octávio Muniz e Ana Christina Wense
Sede São Paulo, SP
Slogan Isto é Esporte!
Cobertura Brasil

National Sports Channel, mais conhecido pela sigla NSC, é um canal esportivo brasileiro de televisão por assinatura lançado em janeiro de 2004. Seu estilo diferenciado, apoia majoritariamente os esportes no Brasil, com brasileiros e para brasileiros. [1] Como programador de conteúdo esportivo, mas não só, seus produtos hoje estão distribuídos em várias plataformas e emissoras pelo Brasil, à saber; Programa "NA FAIXA", veiculado no Canal de São Paulo (operadora Vivo, só SP/Capital, canais 19 cabo e 26 fibra), segunda à sexta-feira, das 19h às 20h com reprises. Veiculado também na ComBrasil TV (operadoras Sky e Oi canal 28, Claro TV e Embratel canal 3, Vivo DHT e GVT canal 239, Nossa TV Canal 20) segunda à sexta-feira, das 15h às 16h com reprises, além de eventos ao vivo de muitos esportes. Para mais informações, visite o site; https://www.nationalsportschannel.com.br/

História[editar | editar código-fonte]

Foi o primeiro e único canal de TV por assinatura, até hoje, a disponibilizar na internet, o mesmo sinal que mantinha no satélite e de forma gratuita, possibilitando assim a todos assistirem, assinantes ou não. Foi também o primeiro a ter seu sinal para o "mobile" . Entre os grandes eventos foram mostrados a transmissão na íntegra das Mil Milhas Brasileiras de 2005, tendo 18 horas de transmissão ao vivo, sem interrupção com 4 locutores, 6 comentaristas e 5 repórteres, cobertura completa, ao vivo e na íntegra do Brasileiro de Motovelocidade (todas as categorias) e do Brasileiro de Motocross (todas as categorias) também ao vivo. No Futebol, a emissora mostrou o Campeonato Brasileiro da Série C, ao vivo e na íntegra, durante 4 temporadas. Também mostrou diversos torneios regionais como: Campeonato Baiano, Campeonato Pernambucano, Campeonato Alagoano, Campeonato Cearense, Campeonato Paraibano, Campeonato Sergipano, Campeonato Goiano, Campeonato Catarinense, Campeonato Paranaense, Campeonato Gaúcho, Campeonato Mineiro, Campeonato Brasiliense e o Campeonato Paulista das divisões A2/A3/B/SUB-15, 17 e 20, em exibição nacional, entre outros. Atualmente o canal realiza a cobertura de toda velocidade brasileira (4 ou 2 rodas), mais os campeonatos internacionais como ADAC GT MASTERS, F4 Italiana, F-Renault Eurocup e F3 Regional Eurocup (estes 4 com exclusividade para o Brasil, em TV por assinatura e em língua portuguesa).

Outros eventos[editar | editar código-fonte]

O NSC também fez cobertura jornalística dos Jogos Paralímpicos de Verão de 2004, na Grécia, e da Copa 2006, na Alemanha, com os gols exibidos antes de qualquer outra emissora (exceção à emissora dona dos direitos de transmissão em todo Brasil).

Slogan[editar | editar código-fonte]

O slogan do canal, desde a sua fundação, é; NSC - National Sports Channel, Isto é Esporte!

Proprietários[editar | editar código-fonte]

Os proprietários do canal são os jornalistas Octávio Muniz e Ana Christina Wense.

Polêmica[editar | editar código-fonte]

Em 16 de maio de 2017, o Grupo NC escolheu seu nome para a afiliada da Rede Globo em Santa Catarina. O nome escolhido foi a NSC (Nossa Santa Catarina). Em razão disso, Octávio Muniz, proprietário do canal esportivo de mesmo nome, entrou com recurso junto ao INPI para manter o direito de propriedade sobre o nome da emissora que é seu desde o início dos anos 2000 - o site www.nsctv.com.br foi criado em 2003, e reestilizado em 2016 - além de, via site da Receita Federal do Brasil, numa simples consulta de CNPJ, pode-se encontrar o nome NSC.[2] O Grupo NC pleiteia a propriedade do nome junto ao INPI e o NSC contesta, sem decisão final do órgão proferida sobre o nome principal.

Referências

  1. Vaquer, Gabriel (20 de junho de 2016). «"Cópia do PSN" surgiu na TV paga em 2003 após falência da emissora». NaTelinha. Consultado em 28 de agosto de 2017 
  2. Vaquer, Gabriel (5 de maio de 2017). «Possível novo nome da afiliada da Globo em Santa Catarina já foi usado por canal esportivo». TV História. Consultado em 16 de maio de 2017 


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.