Campeonato Rondoniense de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Campeonato Rondoniense
Campeonato Estadual de Rondônia
Bandeira de Rondônia.svg
Dados gerais
Organização FFER
Edições 1945 (77 anos)
Local de disputa Rondônia, Brasil
Número de equipes 6
Sistema Misto (turno e returno classificatório)
Divisões
Série A2ª Divisão
Soccerball current event.svg Edição atual
editar

O Campeonato Rondoniense de Futebol é a uma competição de futebol organizada pela Federação de Futebol do Estado de Rondônia para apontar o campeão estadual masculino entre os clubes de Rondônia. Realizado desde 1945, o torneio desde 1991 passou a ter caráter profissional. Através deste o estado indica seus representantes nas competições abertas do futebol brasileiro: Campeonato Brasileiro de Futebol - Série D, Copa do Brasil e Copa Verde.

Equipes participantes

Clubes participantes da edição atual do Campeonato Rondoniense de Futebol: 2022.

Equipe Cidade Em 2021 Estádio[3] (Mando)[4] Capacidade Títulos (Último) Part.
Gênus Porto Velho 8º (Série A)/ 2 º (Segunda Divisão) Aluizão 5.000 1 (em: 2015) 26
Pimentense Pimenta Bueno Não disputou / 1º (Segunda Divisão) Cassolão[5] 4.000 0 (não possui) 3
Porto Velho EC Porto Velho 1º (Série A) Aluizão 5.000 2 (em: 2021) 3
Real Ariquemes Ariquemes 2º (Série A) Valerião 2.500 2 (último em: 2018) 6
Rondoniense Porto Velho 6º (Série A) Aluizão 5.000 1 (em: 2016) 6
União Cacoalense Cacoal 3º (Série A) Aglair Tonelli 4.000 2 (último em: 2004) 20
Localização da sede dos clubes no estado.

História

Assim como nos grandes centros do país, é comum que o futebol tenha tido seus primeiros passos através de um torneio citadino da capital do referente estado e como nos primeiros anos do século XX a cidade de Porto Velho era apenas um distante interior do estado do Amazonas, esta passou a realizar o próprio torneio municipal, assim como em Manaus já era disputado o Campeonato da Cidade que mais tarde foi oficializado como parte do Campeonato Amazonense de Futebol. O primeiro torneio realizado em território rondoniense foi o Campeonato da cidade[6] que foi organizado nos primórdios da fundação do município de Porto Velho no início do Século XX. As primeiras referências a este Campeonato em Porto Velho remetem ao ano de 1923[7] sendo organizado pela Liga Desportiva Porto-Velhense (LDP). Os clubes desse início do futebol organizado na capital eram Brazil Sport Club, Noroeste Sport Club, União Sportiva Porto-Velhense, o Porto Velho Football Club e o Ypiranga Sport Club(este o único remanescente para as fases seguintes).[8]. Vale ressaltar que naquela altura Porto Velho fazia parte do Amazonas e ele era o único resquício do que hoje é o estado de Rondônia, por este motivo essa fase, com informações ainda incompletas, não é enquadrada na lista de campeões.

Ano Final
Campeão Vice
1923 Flag porto velho.svg União Sportiva Flag porto velho.svg Ypiranga
1925 Flag porto velho.svg Ypiranga Flag porto velho.svg União Sportiva
1926 Flag porto velho.svgUnião Sportiva[9] Flag porto velho.svgYpiranga

Esses títulos não se enquadram no levantamento geral por constarem de uma época onde a região ainda não possuia nenhum nível de autonomia

Primeiros Clubes

O primeiro clube fundado em Porto Velho de que se tem conhecimento é o União Sportiva, fundado em 11 de Junho de 1916. Naquela altura, dois meses mais tarde, foi fundado o Porto Velho Foot-ball Club que disputou uma série de partidas amistosas contra a União Sportiva a partir de 1916. Depois nasceu o Ypiranga Sport Club em 13 de Abril de 1919. Em 1º de Janeiro de 1923 foi fundado o Noroeste Sport Club, que também fez grande parte na história desses primeiros passos do futebol em Rondônia. O primeiro estádio de futebol fundado foi o Stadium Leão Saldanha, posse do Ypiranga[10], foi inaugurado em 1925 com realização de matches dos clubes locais contra o Nacional de Manaus. [11]

Campeonato Porto-velhense de Futebol

No advento da criação do Território Federal do Guaporé em 1943, não demorou para que o novo território federal passasse a ter sua própria federação esportiva e foi assim que em 1944 foi fundada a entidade que depois mudou seu nome para Federação de Futebol de Rondônia e depois para Federação de Futebol do Estado de Rondônia(FFER)[12]. Já em 1945 foi organizado o primeiro campeonato estadual de Rondônia(à época, campeonato territorial), dois anos depois da criação da nova unidade federal, apenas com clubes de Porto Velho, por estes serem os únicos no estado com regularização perante a entidade.

Durante sua fase amadora, o torneio teve muitas nomenclaturas, sendo mais conhecido amplamente como Campeonato Porto-velhense de Futebol[13]. Este foi o primeiro torneio entre clubes organizado pela federação reconhecida pela extinta-Confederação Brasileira de Desportos no estado, sendo que, por isso, só partir de então os campeões passaram a contar como os atuais campeões estaduais.

Sobre o contexto que tornou o Campeonato de Porto Velho a parte histórica correspondente à fase amadora do Campeonato Rondoniense de Futebol, podemos analisar o seguinte texto veiculado pelo jornal Alto Madeira na sua edição de 23 de Dezembro de 1987:

"Este ano o campeonato oficial de Rondônia foi disputado em Porto Velho, capital do estado tendo como campeão o Ferroviário, uma vez que desde que foi criada a Federação de Futebol nenhuma liga havia demonstrado interesse em se filiar, assim como aconteceu quando existia a extinta Federação de Desportos de Rondônia".

Ou seja, desde a criação da Federação de Desportos de Rondônia, em 1945, nenhuma liga do interior se interessou por fazer parte da federação e assim estando inaptas de disputar um torneio estadual. Deste modo, apenas Porto Velho havia se regularizado perante a entidade, sendo assim, o torneio municipal passou a ser então o "Campeonato Oficial de Rondônia". Ainda na mesma página do jornal(a oitava), numa coluna assinada por Carlos Neves, o mesmo menciona o torneio como estadual:

"A disputa do Campeonato Rondoniense de 1987 não foi das melhores, houve vários problemas. No entanto, não se pode contestar o título conquistado pelo Ferroviário"

Em outro trecho ele diz:

"Os jogadores, comissão técnica e dirigentes ficaram decepcionados com o que viram após a conquista do bicampeonato do estado"

Ou seja: a partir da criação da FDR em 1945, quando a mesma passou a ter sob sua autoridade o Campeonato de Porto Velho, este passou a ter um status oficial reconhecido popularmente e nos veículos de imprensa do estado como "Campeonato estadual". Isso se deu simplesmente pelo fato do interior do estado até então não ter interesse pelo futebol regulamentado pela entidade responsável. Começando da década de 60 até a de 80, a Federação de Futebol de Rondônia(antes FDR) já havia tentado integrar os clubes do interior formulando torneios com seus clubes de status "não-filiados", ainda assim a ideia de integração não durou muito e só passou a acontecer após a profissionalização em 1991. Enquanto isso, o Campeonato estadual era o Campeonato de Porto Velho.[14]

A Revista Placar, a revista esportiva de maior circulação do país, divulgava os resultados da fase amadora como "Campeonato Rondoniense" no famoso "Tabelão da Placar"[15]. Na edição lançada em 11 de Novembro de 1977, na seção "Tabelão", que trabalhava com um representante em solo rondoniense, a revista apresenta o ficha da decisão entre Moto Clube e Ypiranga, vencida pelo clube alvirrubro pelo placar de 1x0 e diz que "com este resultado o Moto Clube sagrou-se tricampeão rondoniense"[16].

O historiador esportivo Celso Unzelte em seu livro Grandes clubes brasileiros menciona a realização do Campeonato Rondoniense desde 1945, quando o estado ainda era o Território do Guaporé, e menciona o trio Ferroviário, Moto Clube e Flamengo como os maiores campeões estaduais[17].

Torneio Estadual de Rondônia e Campeonato Estadual de Rondônia

Em 1982 a Federação de Desportos de Rondônia organizou o Torneio Estadual convidando clubes campeões das ligas municipais [18]. Esse torneio era disputado de forma eliminatória (o que popularmente chamamos de Copa). A partir de 1983 começou a organizar o primeiro torneio de futebol em Rondônia com o nome de Campeonato Estadual. [19] [20]

Outros torneios

Torneio Territorial de Rondônia

Posteriormente, nos anos 1960 visando uma maior integração do até então Território Federal, passou a ser realizado um torneio entre os campeões citadinos de Guajará-Mirim e de Porto Velho (até ali os únicos municípios do território) chamado de Torneio Territorial de Rondônia, há registros que em 1967 o mesmo já era disputado[21]. A Federação de Futebol do Estado de Rondônia reluta em reconhecer oficialmente estes torneios como Campeonato Rondoniense. [22]

Ano Final
Campeão Vice
1967 Flag rondonia guajaramirim.svg América Flag porto velho.svg Ypiranga
1974 Flag rondonia guajaramirim.svg Marechal Rondon Flag porto velho.svg Botafogo

O Flamengo conquistou o título do Torneio Territorial de Rondônia. Mas os resultados e o ano de conquista são desconhecidos até a presente data.[23]. Em 1965 estava previsto mais uma edição do Torneio Territorial de Rondônia. O Ypiranga campeão de Porto Velho enfrentaria o América que era o atual campeão de Guajará-Mirim. Mas os resultados e o clube campeão são desconhecidos até a presente data.[24] Em 1981 não foi disputado o Torneio Territorial de Rondônia. A Federação de Desportos de Rondônia planejou a realização do campeonato territorial reunindo os campeões das ligas municipais, mas o campeonato a nível Território Federal de Rondônia não foi realizado.[25]

Taça Cidade de Porto Velho

Em 1983 o Campeonato Estadual de Rondônia teve uma fórmula de disputa onde foram realizadas as Taças Citadinas nos municípios, as mesmas já eram correspondente às chaves da primeira fase do Campeonato Estadual de Rondônia. Os vencedores e melhores classificados de cada Taça Citadina das ligas municipais, se classificavam à segunda fase do Campeonato Estadual de Rondônia. O São Domingos sagrou-se campeão da Taça Cidade de Porto Velho, que correspondia à Chave E da primeira fase do Campeonato Estadual de Rondônia de 1983. Assim classificou-se à segunda fase do Campeonato Estadual de Rondônia daquela temporada, além de outros clubes de Porto Velho.[26] [27] [28]

Ano Final
Campeão Vice
1983 Flag porto velho.svg São Domingos[29] Flag porto velho.svg Flamengo

Outros Torneios efêmeros

Em 1975 o Ypiranga de Porto Velho e o Marechal Rondon de Guajará-Mirim se enfrentaram pela Copa Ministro Arnaldo Prieto. A competição decidiu a segunda vaga de Rondônia no II Torneio Integração da Amazônia conhecido como "Copão da Amazônia". Com o resultado de 1 a 1 no jogo da volta realizado em Porto Velho, o Marechal Rondon sagrou-se campeão e consequentemente a vaga na competição regional.[30]

A Profissionalização

Em 1990 foi realizado o último torneio em caráter amador no estado, vencido pelo Ferroviário. A partir de então o futebol oficioso do estado passaria a ser profissional, onde os clubes passariam a ter a oportunidade de disputar torneios nacionais, como a Copa do Brasil de Futebol, que fora criada dois anos antes (1989). Desde então, o futebol que era enfocado na capital, passou a ser mais interiorizado, sendo Rondônia o estado onde os clubes do interior tem maior representatividade em comparação à capital no que diz respeito à contagem de títulos estaduais em sua fase profissional. A partir da profissionalização, a Federação do estado passou a se chamar Federação de Futebol do Estado de Rondônia.

Campeões

Fase amadora

Fontes: [31][32][33][34][35][36][37][38][39][40][41][42][43][44][45][46][47][48]
Ano Liga Final
Campeão Vice
1945 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ypiranga (1) Flag of None.svg desconhecido
1946 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ferroviário (1) Flag of None.svg desconhecido
1947 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ferroviário (2) Flag of None.svg desconhecido
1948 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ferroviário (3) Flag of None.svg desconhecido
1949 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ferroviário (4) Flag of None.svg desconhecido
1950 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ferroviário (5)
1951 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ferroviário (6) Flag porto velho.svg Ypiranga[49]
1952 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ferroviário (7) Flag of None.svg desconhecido
1953 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ypiranga (2) Flag of None.svg desconhecido
1954 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Moto Clube (1) Flag of None.svg desconhecido
1955 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ferroviário (8) Flag of None.svg desconhecido
1956 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Flamengo (1) Flag of None.svg desconhecido
1957 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ferroviário (9) Flag of None.svg desconhecido
1958 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ferroviário (10) Flag of None.svg desconhecido
1959 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ypiranga (3) Flag of None.svg desconhecido
1960 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Flamengo (2) Flag of None.svg desconhecido
1961 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Flamengo (3) Flag of None.svg desconhecido
1962 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Flamengo (4) Flag of None.svg desconhecido
1963 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ferroviário (11) Flag of None.svg desconhecido
1964 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ypiranga (4) Flag of None.svg desconhecido
1965 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Flamengo (5) Flag of None.svg desconhecido
1966 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Flamengo (6) Flag of None.svg desconhecido
1967 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Flamengo (7) Flag porto velho.svg Ypiranga
1968 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Moto Clube (2) Flag porto velho.svg Ypiranga
1969 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Moto Clube (3) Flag of None.svg desconhecido
1970 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ferroviário (12) Flag of None.svg desconhecido'
1971 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Moto Clube (4) Flag porto velho.svg São Domingos
1972 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Moto Clube (5) Flag of None.svg desconhecido
1973 C.M.P.V. Flag porto velho.svgSão Domingos (1) Flag porto velho.svgMoto Clube
1974 C.M.P.V. Flag porto velho.svgBotafogo (1) Flag of None.svg desconhecido
1975 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Moto Clube (6) Flag porto velho.svg Flamengo
1976 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Moto Clube (7) Flag porto velho.svg Ypiranga
1977 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Moto Clube (8) Flag porto velho.svg Ypiranga[50]
1978 C.M.P.V. Flag porto velho.svgFerroviário (13) Flag of None.svg desconhecido
1979 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ferroviário (14) Flag of None.svg desconhecido
1980 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Moto Clube (9) Flag of None.svg desconhecido
1981 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Moto Clube (10) Flag porto velho.svg Flamengo
1982 C.M.P.V. Flag porto velho.svgYpiranga
Flag porto velho.svgFlamengo
Flag of None.svg desconhecido
1982 T.E.R. Flag porto velho.svg Flamengo (8) Flag porto velho.svg Ferroviário
1983 C.E.R. Flag porto velho.svg Flamengo (9) Flag porto velho.svg Municipal
1984 C.M.P.V. Flag porto velho.svgYpiranga Flag of None.svg desconhecido
1984 C.E.R. Flag porto velho.svg Ypiranga(5) Ariquemes bandeira.jpg Rio Branco
1985 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Mixto Flag porto velho.svg Vasco da Gama[51]
1985 C.E.R. Flag porto velho.svg Flamengo (10) Flag of None.svg desconhecido
1986 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ferroviário (15) Flag porto velho.svg Flamengo
1987 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ferroviário (16) Flag porto velho.svg São Domingos[52]
1988 Não houve campeonato
1989 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ferroviário (17) Flag of None.svg desconhecido
1990 C.M.P.V. Flag porto velho.svg Ferroviário (18) Flag of None.svg desconhecido

Legenda

  • C.M.P.V. - campeonatos com o nome de Campeonato Municipal de Porto Velho
  • T.E.R. - Torneio Estadual de Rondônia
  • C.E.R. - Campeonato Estadual de Rondônia

Observações:

  • O título do Campeonato de 1982 teria sido dividido entre Flamengo e Ypiranga.
  • Nos anos em que foram realizados o Torneio Estadual de Rondônia e o Campeonato Estadual de Rondônia, estes foram considerados os torneios oficiais da temporada.
  • Em 1986, 1987 e 1989 não foi realizado o Campeonato Estadual de Rondônia.[53][54][55]

Fase profissional

Ed. Ano Classificação
Campeão Final Vice Terceiro Quarto
1991
Detalhes [56]
Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná (1)
1 – 0
2 – 2
Flag porto velho.svg
Ferroviário
Ariquemes bandeira.jpg
Rio Branco
Bandeira de colorado do oeste.svg
Operário
1992
Detalhes
Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná (2)
5 – 0
2 – 1
Bandeira-espigaodoeste-ro.png
Grêmio
Flag rondonia vilhena.svg
Vilhena
Flag porto velho.svg
Flamengo
1993
Detalhes
Ariquemes bandeira.jpg
SE Ariquemes (1)
Não houve Flag porto velho.svg
Porto Velho FC
Bandeira OuroPretodoOeste Rondônia Brasil.png
Ouro Preto
Flag rondonia pimenta bueno.svg
Pimentense
1994
Detalhes[57]
Ariquemes bandeira.jpg
SE Ariquemes (2)
Não houve Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná
Flag porto velho.svg
Flamengo
Flag rondonia pimenta bueno.svg
Pimentense
1995
Detalhes[58]
Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná (3)
Pontos Bandeira RolimdeMoura Rondonia Brasil.svg
Pinheiros
Ariquemes bandeira.jpg
SE Ariquemes
Bandeira-jaru-ro.gif
Jaru
1996
Detalhes[59]
Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná (4)
Pontos Flag porto velho.svg
Cruzeiro
Bandeira-espigaodoeste-ro.png
Grêmio
Ariquemes bandeira.jpg
SE Ariquemes
1997
Detalhes
Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná (5)
0 – 0
2 – 2
Bandeira OuroPretodoOeste Rondônia Brasil.png
Ouro Preto
Flag ji-paraná.svg
Vila Nova
Flag rondonia vilhena.svg
Vilhena
1998
Detalhes
Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná (6)
Pontos Flag porto velho.svg
Cruzeiro
Flag rondonia guajaramirim.svg
Guajará
Flag porto velho.svg
Genus
1999
Detalhes
Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná (7)
0 – 0
2 – 2
Bandeira RolimdeMoura Rondonia Brasil.svg
Pinheiros
Flag porto velho.svg
Genus
Flag porto velho.svg
Cruzeiro
10ª 2000
Detalhes
Flag rondonia guajaramirim.svg
Guajará (1)
3 – 2
1 – 0
Flag porto velho.svg
Genus
Bandeira RolimdeMoura Rondonia Brasil.svg
Pinheiros
Bandeira Cacoal.png
União Cacoalense
11ª 2001
Detalhes
Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná (8)
1 – 1
1 – 1
(P 4 – 2)
Bandeira Cacoal.png
União Cacoalense
Flag porto velho.svg
Genus
Flag porto velho.svg
Shallon
12ª 2002
Detalhes
Flag porto velho.svg
CFA (1)
1 – 1
2 – 1
Bandeira Cacoal.png
União Cacoalense
Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná
Flag porto velho.svg
Cruzeiro
13ª 2003
Detalhes
Bandeira Cacoal.png
União Cacoalense (1)
1 – 1
3 – 2
Flag porto velho.svg
CFA
Flag rondonia guajaramirim.svg
Guajará
Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná
14ª 2004
Detalhes
Bandeira Cacoal.png
União Cacoalense (2)
2 – 2
2 – 1
Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná
Flag porto velho.svg
Cruzeiro
Flag porto velho.svg
Genus
15ª 2005
Detalhes
Flag rondonia vilhena.svg
Vilhena (1)
1 – 2
4 – 2
Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná
Bandeira Cacoal.png
União Cacoalense
Flag porto velho.svg
Genus
16ª 2006
Detalhes
Flag ji-paraná.svg
Ulbra (1)
1 – 0
0 – 1
Flag rondonia vilhena.svg
Vilhena
Bandeira Cacoal.png
União Cacoalense
Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná
17ª 2007
Detalhes
Flag ji-paraná.svg
Ulbra (2)
0 – 1
5 – 3
Bandeira-jaru-ro.gif
Jaruense
Flag rondonia vilhena.svg
Vilhena
Flag porto velho.svg
Genus
18ª 2008
Detalhes
Flag ji-paraná.svg
Ulbra (3)
5 – 1
0 – 2
Flag rondonia vilhena.svg
Vilhena
Bandeira-jaru-ro.gif
Jaruense
Bandeira RolimdeMoura Rondonia Brasil.svg
Rolim de Moura
19ª 2009
Detalhes
Flag rondonia vilhena.svg
Vilhena (2)
1 – 2
4 – 1
Flag porto velho.svg
Genus
Ariquemes bandeira.jpg
Ariquemes FC
Bandeira RolimdeMoura Rondonia Brasil.svg
Rolim de Moura
20ª 2010
Detalhes
Flag rondonia vilhena.svg
Vilhena (3)
2 – 1
3 – 3
Ariquemes bandeira.jpg
Ariquemes FC
Bandeira RolimdeMoura Rondonia Brasil.svg
Rolim de Moura
Bandeira-espigaodoeste-ro.png
Espigão
21ª 2011
Detalhes
Bandeira-espigaodoeste-ro.png
Espigão (1)
1 – 2
4 – 1
(P 6 – 5)
Ariquemes bandeira.jpg
Ariquemes FC
Flag rondonia vilhena.svg
Vilhena
Flag porto velho.svg
Genus
22ª 2012
Detalhes
Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná (9)
2 – 2
4 – 2
Bandeira-espigaodoeste-ro.png
Espigão
Flag rondonia vilhena.svg
Vilhena
Ariquemes bandeira.jpg
Ariquemes FC
23ª 2013
Detalhes
Flag rondonia vilhena.svg
Vilhena (4)
5 – 0
1 – 3
Flag rondonia pimenta bueno.svg
Pimentense
Flag porto velho.svg
Genus
Ariquemes bandeira.jpg
Ariquemes FC
24ª 2014
Detalhes
Flag rondonia vilhena.svg
Vilhena (5)
0 – 0
1 – 0
Ariquemes bandeira.jpg
Ariquemes FC
Flag rondonia pimenta bueno.svg
Pimentense
Bandeira RolimdeMoura Rondonia Brasil.svg
Rolim de Moura
25ª 2015
Detalhes
Flag porto velho.svg
Genus (1)
2 – 1
4 – 3
Flag rondonia vilhena.svg
Vilhena
Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná
Ariquemes bandeira.jpg
Ariquemes FC
26ª 2016
Detalhes
Flag porto velho.svg
Rondoniense (1)
Não houve Flag porto velho.svg
Genus
Ariquemes bandeira.jpg
Real Desportivo
Flag rondonia guajaramirim.svg
Guajará
27ª 2017
Detalhes
Ariquemes bandeira.jpg
Real Ariquemes (1)
0 – 0
1 – 0
Flag rondonia vilhena.svg
Barcelona-RO
Flag rondonia vilhena.svg
Vilhena
Flag porto velho.svg
Genus
28ª 2018
Detalhes
Ariquemes bandeira.jpg
Real Ariquemes (2)
1 – 1
1 – 0
Flag rondonia vilhena.svg
Barcelona-RO
Flag porto velho.svg
Rondoniense
Flag rondonia vilhena.svg
Vilhenense
29ª 2019
Detalhes[60]
Flag rondonia vilhena.svg
Vilhenense (1)
1 – 0
1 – 1
Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná
Ariquemes bandeira.jpg
Real Ariquemes
Flag porto velho.svg
Porto Velho EC
30ª 2020
Detalhes
Bandeira de Porto Velho.svg
Porto Velho EC (1)
2 – 1
1 – 0
Ariquemes bandeira.jpg
Real Ariquemes
Bandeira de Cacoal.png
União Cacoealense
Flag ji-paraná.svg
Ji-Paraná
31ª 2021
Detalhes
Bandeira de Porto Velho.svg
Porto Velho EC (2)
1 – 1
1 – 1

(P 5 – 3)

Ariquemes bandeira.jpg
Real Ariquemes
Bandeira RolimdeMoura Rondonia Brasil.svg
Guaporé
Bandeira de Cacoal.png
União Cacoalense
32ª 2022
Detalhes
Ariquemes bandeira.jpg
Real Ariquemes (3)
1 – 0
1 – 1
Bandeira de Cacoal.png
União Cacoealense
Bandeira de Porto Velho.svg
Porto Velho EC
Flag porto velho.svg
Genus

Títulos

[61][62][63]

Clube Campeão Anos do Títulos Vice Anos dos Vices
Flag porto velho.svgFerroviário(Porto Velho) 18 1946, 1947, 1948, 1949, 1950, 1951, 1952, 1955, 1957, 1958, 1963, 1970, 1978, 1979, 1986, 1987, 1989, 1990 1 1991
Flag porto velho.svgMoto Clube(Porto Velho) 10 1954, 1968, 1969, 1971, 1972, 1975, 1976, 1977, 1980, 1981 ?
Flag porto velho.svgFlamengo(Porto Velho) 10 1956, 1960, 1961, 1962, 1965, 1966, 1967, 1982, 1983, 1985 ?
Flag ji-paraná.svg Ji-Paraná (Ji-Paraná) 9 1991, 1992, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2001, 2012 4 1994, 2004, 2005, 2019
Flag porto velho.svgYpiranga(Porto Velho) 5 1945, 1953, 1959, 1964, 1984
Flag rondonia vilhena.svg Vilhena (Vilhena) 5 2005, 2009, 2010, 2013, 2014 3 2006, 2008, 2015
Ariquemes bandeira.jpg Real Ariquemes (Ariquemes) 3 2017, 2018, 2022 2 2020, 2021
Flag ji-paraná.svg Ulbra-RO (Ji-Paraná) 3 2006, 2007, 2008 0
Bandeira Cacoal.png União Cacoalense (Cacoal) 2 2003, 2004 3 2001, 2002, 2022
Flag porto velho.svg Porto Velho EC (Porto Velho) 2 2020, 2021 0
Ariquemes bandeira.jpg SE Ariquemes (Ariquemes) 2 1993, 1994 0
Flag porto velho.svg Genus (Porto Velho) 1 2015 3 2000, 2009, 2016
Bandeira-espigaodoeste-ro.png Espigão (Espigão do Oeste) 1 2011 1 2012
Flag porto velho.svg CFA (Porto Velho) 1 2002 1 2003
Flag porto velho.svgSão Domingos(Porto Velho) 1 1973 ?
Flag porto velho.svgBotafogo(Porto Velho) 1 1974 ?
Flag rondonia vilhena.svg Vilhenense (Vilhena) 1 2019 0
Flag porto velho.svg Rondoniense (Porto Velho) 1 2016 0
Flag rondonia guajaramirim.svg Guajará (Guajará-Mirim) 1 2000 0
Ariquemes bandeira.jpg Ariquemes FC (Ariquemes) 0 3 2010, 2011, 2014
Flag porto velho.svg Cruzeiro (Porto Velho) 0 2 1996, 1998
Bandeira RolimdeMoura Rondonia Brasil.svg Pinheiros (Rolim de Moura) 0 2 1995, 1999
Flag rondonia vilhena.svg Barcelona-RO (Vilhena) 0 2 2017, 2018
Bandeira-espigaodoeste-ro.png Grêmio (Espigão do Oeste) 0 1 1992
Flag porto velho.svg Porto Velho FC (Porto Velho) 0 1 1993
Bandeira OuroPretodoOeste Rondônia Brasil.png Ouro Preto (Ouro Preto do Oeste) 0 1 1997
Bandeira-jaru-ro.gif Jaruense (Jaru) 0 1 2007
Flag rondonia pimenta bueno.svg Pimentense (Pimenta Bueno) 0 1 2013

Títulos por cidade

Cidade Títulos
Flag porto velho.svg Porto Velho 50
Flag ji-paraná.svg Ji-Paraná 12
Flag rondonia vilhena.svg Vilhena 6
Ariquemes bandeira.jpg Ariquemes 5
Bandeira Cacoal.png Cacoal 2
Bandeira-espigaodoeste-ro.png Espigão d'Oeste 1
Flag rondonia guajaramirim.svg Guajará-Mirim 1

Campeões consecutivos

Heptacampeonatos
Pentacampeonatos
Tricampeonatos
Bicampeonatos

Artilheiros

Ano Artilheiro Clube Gols
1945 a 1974 desconhecido
1975 Fiapo Flamengo (Porto Velho) 15
1976 Faztudo Moto Clube (Porto Velho) 16
1977 Fiapo Ferroviário (Porto Velho) 8
1978 a 1990 desconhecido
1991 Itamar Ji-Paraná (Ji-Paraná) 8
1992 Ademir Ji-Paraná (Ji-Paraná) 16
1993 Charles Ouro Preto (Ouro Preto d'Oeste) 14
1994 Fabinho SE Ariquemes (Ariquemes) 12
1995 Wendel Ji-Paraná (Ji-Paraná) 9
Paulinho SE Ariquemes (Ariquemes)
1996 Reginaldo Cruzeiro (Porto Velho) 5
Ocian Cruzeiro (Porto Velho)
1997 Rogerinho Vila Nova (Ji-Paraná) 7
1998 Nildo Cruzeiro (Porto Velho) 10
1999 Sidney Genus (Porto Velho) 7
2000 Juliano César Genus (Porto Velho) 15
2001 Juliano César Genus (Porto Velho) 13
2002 Paty CFA (Porto Velho) 13
2003 Marcelo Souza CFA (Porto Velho) 13
2004 Jorge Efraim Ji-Paraná (Ji-Paraná) 12
2005 Cézar Ji-Paraná (Ji-Paraná) 20
2006 Cézar Ulbra Ji-Paraná (Ji-Paraná) 16
2007 Marcelo Cabrita Jaruense (Jaru) 16
2008 Rogério Tarauacá Ulbra (Ji-Paraná) 9
Souza Vilhena (Vilhena)
2009 Saulo Ariquemes FC (Ariquemes) 12
Marcos Canhoto Genus (Porto Velho)
2010 Aderlan Espigão (Espigão do Oeste) 12
Abílio Moto Clube (Porto Velho)
2011 Kastor Genus Rondoniense (Porto Velho) 8
Rob Espigão (Espigão do Oeste)
Thiago Henrique
2012 Téo Espigão (Espigão do Oeste) 10
2013 Dudu Lima Pimentense (Pimenta Bueno) 9
2014 Souza Ariquemes FC (Ariquemes) 9
2015 Cabixi Vilhena (Vilhena) 9
2016 Marco Aurélio Rondoniense (Porto Velho) 12
2017 Marco Aurélio Real Ariquemes (Ariquemes) 9
Edilsinho Barcelona (Vilhena)
Cabixi
2018 Valtinho Real Ariquemes (Ariquemes) 8
2019 Rodrigão Guaporé (Rolim de Moura) 6
Leleco Real Ariquemes (Ariquemes)
2020 Ariel Vilhenense (Vilhena) 4
Watthimem Ji-Paraná (Ji-Paraná)
2021 Wilker Ji-Paraná (Ji-Paraná) 4
Douglas União Cacoalense (Cacoal)
2022 Léo Mineiro Real Ariquemes (Ariquemes) 5[64]

Ver também

Referências

  1. Juan Rodrigues (15 de maio de 2022). «Real Ariquemes é tricampeão rondoniense com empate diante do União Cacoalense». Globo Esporte. Consultado em 17 de maio de 2022 
  2. «Campeonato Rondoniense». Bola na Área. Consultado em 17 de maio de 2022 
  3. «Rondônia Dinâmica:Estádios prometem ser uma novela no Rondoniense 2020». 20 de setembro de 2019. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  4. «Futebol do Norte:Comitiva da FFER Acompanha Andamento das Obras em Estádios» 
  5. https://ge.globo.com/ro/futebol/times/pimentense/noticia/cap-escolhe-cassolao-como-sede-para-jogos-em-casa-no-estadual.ghtml
  6. «Taça Therizita, União x Ypiranga». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 8 de agosto de 1926. Consultado em 17 de Maio de 2022 
  7. https://historiadofutebol.com/blog/?p=120714
  8. «Notas e Informações». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 22 de julho de 1917. Consultado em 17 de maio de 2022 
  9. https://historiadofutebol.com/blog/?p=121184
  10. «A vinda do Nacional F.C. Porto Velho». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 20 de setembro de 1925. Consultado em 17 de maio de 2022 
  11. «O Nacional F.C. virá a Porto Velho». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 13 de setembro de 1925. Consultado em 17 de maio de 2022 
  12. «A FFER». FFER. Consultado em 17 de maio de 2022 
  13. «FDR reconhece Flamengo campeão». Alto Madeira. Porto Velho. 25 de janeiro de 1976. Consultado em 15 de maio de 2022 
  14. «Estadual de Futebol poderá voltar a ser disputado em 88». Jornal Alto Madeira. 23 de Dezembro de 1987. Consultado em 18 de maio de 2022 
  15. «Campeonato Rondoniense». Revista Placar. 7 de outubro de 1977. Consultado em 19 de maio de 2022 
  16. «Tabelão». Revista Placar. 11 de novembro de 1977. Consultado em 19 de maio de 2022 
  17. Migueres, M., Unzelte, C. D. (2004). Grandes clubes brasileiros. [S.l.]: Viana & Mosley. pp. 177 a 179. 9788588721180, 858872118X 
  18. «Diretoria tricolor reconhece fracasso». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 9 de dezembro de 1982. Consultado em 14 de maio de 2022 
  19. «Campeonato Estadual começa em Março». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 9 de janeiro de 1983. Consultado em 14 de maio de 2022 
  20. «Chave "E" do Estadual confirmada com 5 clubes». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 9 de março de 1983. Consultado em 13 de maio de 2022 
  21. «Gainete, dado como acabado, ressurge para ser campeão». Alto Madeira. Porto Velho, Território Federal de Rondônia. 15 de maio de 1976. Consultado em 12 de maio de 2022 
  22. «Galeria de Campeões». Consultado em 12 de maio de 2022 
  23. Tavares, João (5 de setembro de 1986). «Falando de Esporte». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. Consultado em 13 de maio de 2022 
  24. «Sairá o Torneio dos Campeões». Alto Madeira. Porto Velho, Território Federal de Rondônia. 29 de julho de 1965. Consultado em 13 de maio de 2022 
  25. «Caculakis admite uma falha no campeonato regional de clubes». Alto Madeira. Porto Velho, Território Federal de Rondônia. 29 de dezembro de 1981. Consultado em 13 de maio de 2022 
  26. «Presidente da FDR garante a Taça Cidade de Porto Velho». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 22 de fevereiro de 1983. Consultado em 12 de maio de 2022 
  27. «Decisão da Taça. Times prometem grandes surpresas». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 2 de outubro de 1983. Consultado em 12 de maio de 2022 
  28. «São Domingos campeão da Taça Porto Velho». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 4 de outubro de 1983. Consultado em 12 de maio de 2022 
  29. https://historiadofutebol.com/blog/?p=110345
  30. «Marechal o segundo do Território no Copão». Alto Madeira. Porto Velho. 4 de maio de 1975. Consultado em 15 de maio de 2022 
  31. «Ipiranga vê com otimismo choque com o Marechal de G. Mirim. Marechal, grande adversário». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 20 de abril de 1976. Consultado em 13 de maio de 2022 
  32. «Os Campeonatos de Porto Velho. Ferroviário recordista de títulos - Flamengo em segundo». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 14 de janeiro de 1976. Consultado em 12 de maio de 2022 
  33. «Ferro X Moto vai balançar o Aluizão». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 12 de maio de 1981. Consultado em 12 de maio de 2022 
  34. «Moto é o campeão de 81». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 1 e 2 de janeiro de 1982. Consultado em 12 de maio de 2022  Verifique data em: |data= (ajuda)
  35. «FDR vai proclamar Flamengo e Ipiranga campeões de 82». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 26 de fevereiro de 1983. Consultado em 13 de maio de 2022 
  36. «Flamengo fica com o 1º Estadual». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 21 de dezembro de 1982. Consultado em 13 de maio de 2022 
  37. «Resultados equilibrou o segundo turno». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 7 de junho de 1983. Consultado em 13 de maio de 2022 
  38. «Municipal caiu de 4 e Fla é bi estadual». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 21 de fevereiro de 1984. Consultado em 13 de maio de 2022 
  39. «Nogueira: Campeonato local começa dia 23». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 8 de maio de 1984. Consultado em 12 de maio de 2022 
  40. «Golaço de Gilson dá título ao Ipiranga». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 2 de outubro de 1984. Consultado em 12 de maio de 2022 
  41. «Ipiranga elege hoje novo presidente. Lapa e o único candidato». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 22 de dezembro de 1984. Consultado em 12 de maio de 2022 
  42. «Empate justo, mas o título é do Ipiranga». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 22 de janeiro de 1985. Consultado em 13 de maio de 2022 
  43. «Mixto é campeão da Capital». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 6 e 7 de outubro de 1985. Consultado em 12 de maio de 2022  Verifique data em: |data= (ajuda)
  44. «Título do Fla confirmado no tapetão». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 7 de novembro de 1985. Consultado em 13 de maio de 2022 
  45. «Ferroviário é campeão de Porto Velho». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 23 de dezembro de 1986. Consultado em 12 de maio de 2022 
  46. «Ferroviário também é bi no júnior». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 23 de dezembro de 1987. Consultado em 12 de maio de 2022 
  47. «Nogueira convoca eleições para dia 30». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 20 de dezembro de 1987. Consultado em 12 de maio de 2022 
  48. O Estadão, Rondônia, 1990.
  49. https://historiadofutebol.com/blog/?p=121145
  50. https://historiadofutebol.com/blog/?p=4495
  51. «Mixto é campeão». Jornal Alto Madeira. Consultado em 18 de maio de 2022 
  52. Carlos Neves (23 de dezembro de 1987). «Injustiça da Torcida». Jornal Alto Madeira. Consultado em 18 de maio de 2022 
  53. «Esporte. Um ano sem muitos destaques». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 31 de dezembro de 1986. Consultado em 13 de maio de 2022 
  54. «Estadual de futebol poderá voltar a ser disputado em 88». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 23 de Dezembro de 1987. Consultado em 13 de maio de 2022 
  55. «Tribuna Esportiva. LDC: sucesso em dois anos». Tribuna Popular. Cacoal, Rondônia. 17 de fevereiro de 1990. Consultado em 13 de maio de 2022 
  56. «Campeonato Rondoniense de Futebol de 1991» 
  57. «Campeonato Rondoniense de Futebol de 1994» 
  58. «Campeonato Rondoniense de Futebol de 1995» 
  59. «Campeonato Rondoniense de Futebol de 1996» 
  60. «Futebol do Norte:Real Ariquemes e VEC dividem hegemonia da década» 
  61. Bola na Área. «Campeonato Rondoniense de Futebol». Consultado em 5 de maio de 2022 
  62. Globo Esporte de Rondônia (30 de setembro de 2021). «TBT de aniversário, Relembre a história e rivalidade do Ypiranga e Ferroviário no futebol rondoniense». Consultado em 5 de maio de 2022 
  63. Quadro de Medalhas. «Campeonato Rondoniense de Futebol». Consultado em 5 de maio de 2022 
  64. Futebol do Norte (17 de maio de 2022). «Léo Mineiro fica com a artilharia do Rondoniense-2022». Consultado em 18 de maio de 2022