Copa Amazonas de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Copa Amazonas de Futebol
Copa Amazonas
Copa Amazônica
Bandeira do Amazonas
Dados gerais
Organização FAF
Edições 1
Local de disputa  Amazonas,  Brasil
Número de equipes 5
Sistema Pontos e Final
Divisões
Única
Soccerball current event.svg Edição atual
editar

A Copa Amazonas de Futebol (ou Copa Amazônica) é foi um torneio de futebol criado em 2015 pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) com a ideia inicial de substituir a extinta Segunda Divisão Estadual. Porém, com o desinteresse da maioria dos clubes em participar do competição, ela foi relegada a ser um torneio qualificatório para indicar o segundo representante do estado na Copa Verde de 2016. Após o termino da primeira edição, vencida pelo Fast Clube, a federação extinguiu a competição.[1]

A primeira edição teria início em 10 de outubro,[2] porém, com dois jogos da Seleção Brasileira Olímpica na cidade, a abertura foi adiada para o dia 14 de Outubro.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Um torneio profissional disputado no segundo semestre no Amazonas se tornou desejado desde a extinção momentânea da Série B do Estadual. Em 2014 surgiram os primeiros fortes rumores de um torneio no segundo semestre.

Começou a ser discutida após a ACPEA (Associação dos Clubes Profissionais do Estado do Amazonas) apresentar a proposta de uma disputa para o segundo semestre de cada ano, por conta do desgaste dos clubes (a maioria dos clubes do Amazonas disputam competições profissionais apenas no primeiro semestre). Em Agosto de 2015 foi anunciada por definitivo,[4] com cinco clubes.

O fato do torneio ser uma seletiva para a Copa Verde, tirou o atual bicampeão amazonense Nacional do torneio. Outros clubes importantes do cenário atual também declinaram de participar do torneio, como o finalista dos últimos três campeonatos amazonenses Princesa e o Penarol que sempre esteve entre os quatro melhores desde 2010. Com a pouca importância dada pela maioria dos clubes em participar do torneio, a ideia inicial de tornar a Copa Amazonas uma fase preliminar do Campeonato Amazonense de Futebol foi abandonada.

Os participantes da primeira edição, foram:

Lista de Campeões[editar | editar código-fonte]

Ano Final Semifinalistas Participantes
Campeão Placar Vice 3º lugar 4º lugar
2015
Detalhes
Bandeira de Manaus.svg
Fast Clube
5 – 2 Bandeira de Manaus.svg
Manaus
Rio Preto da Eva.gif
Holanda
Borba.png
Nacional Borbense
5

Títulos por clube[editar | editar código-fonte]

Clube Títulos Vices
Fast Clube 1 0
Manaus 0 1

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências