Esporte Clube Tarumã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tarumã
ECTaruma.png
Nome Esporte Clube Tarumã
Alcunhas Lobo do Norte
Rubro-Negro
Torcedor/Adepto Tarumense
Rubro-Negro
Mascote Lobo
Fundação 03 de março de 1974 (45 anos)
Localização Bandeira de Manaus.svgManaus, AmazonasAM, Brasil Brasil
Presidente Brasil Antônio Policarpo Rios
Treinador Portugal Fernando Lage
Material (d)esportivo Amazonas SJ Sport
Competição Amazonas Campeonato Amazonense
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual
editar

O Esporte Clube Tarumã é um clube de futebol brasileiro da cidade de Manaus. Fundado em 3 de março de 1974, suas cores são o vermelho e o preto. O clube foi fundado na avenida Tarumã, Zona Norte de Manaus, e possui sua sede social na rua Jurupari, Conjunto Beija-Flor 2, Flores.

História[editar | editar código-fonte]

O clube é tradicional nos campeonatos de categorias de base do Campeonato Amazonense, sendo que tem participado frequentemente da Copa Rio de Futebol Juvenil. No ano de 2007, o Tarumã foi 4º melhor clube do Brasil na categoria Juvenil, tendo perdido na semifinal do Campeonato Brasileiro de Futebol Juvenil para o Fluminense Football Club. Em 2008 participou pela primeira vez do Campeonato de Profissionais da Segunda Divisão tendo ficado em 5º lugar entre 7 clubes.

Disputou a Série B do Campeonato Amazonense até o ano de 2011, pois em 2012 a competição foi suspensa, e o Tarumã foi automaticamente promovido à elite do futebol estadual em 2013, juntamente com o Sul América. Para a disputa do Campeonato, o clube firmou uma parceria com a prefeitura de Borba (já havia tentado formalizar parcerias com as prefeituras de Anori, Nova Olinda do Norte e Iranduba, sem sucesso).

O clube tem bastante repercussão nos campeonatos das categorias de base do Brasil, figurando sempre entre os melhores. Porém, é um time pequeno comparado a outros da cidade, como o Nacional ou Rio Negro, com torcida praticamente inexistente e sempre figurando nos últimos lugares dos campeonatos profissionais.

Ficou de fora de competições profissionais em 2015 e em 2016 (neste último tentando inscrever-se além da data limite, e foi recusado pela FAF).[1] Voltará a disputar um campeonato profissional em 2017, quando participará da Série B do Amazonense.[2]

No dia 21 de dezembro, anunciou o técnico Fernando Lage e comunicou que o elenco todo está fechado para a temporada.[3]

Futebol Americano[editar | editar código-fonte]

No segundo semestre de 2016 o Tarumã anunciou uma parceria com o Manaus Broncos para a disputa do Campeonato Amazonense de Futebol Americano. A parceria rendeu ao Broncos o vice-campeonato do Manaus Bowl de 2016 e ao Tarumã o projeto de construção de um estádio próprio para as duas modalidades.[4]

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Nome[editar | editar código-fonte]

O nome do clube nada tem relacionado ao bairro do Tarumã em Manaus. O clube foi fundado no bairro da Praça 14, na avenida Tarumã, Zona Sul da cidade. Em 2011 o clube tentou mudar seu nome para "Zona Norte" buscando criar identificação com a população da região (a sede social do clube fica no bairro Flores, nessa Zona), porém sem sucesso.

Mascote[editar | editar código-fonte]

O Tarumã usa como mascote o Lobo, conhecido como "Rwar".

Cores[editar | editar código-fonte]

As cores oficiais do Tarumã são o vermelho e o preto, dando-lhe a alcunha de rubro negro do Amazonas. O branco também está presente no escudo, porém não é considerado uma cor oficial.

Escudo[editar | editar código-fonte]

O escudo do clube é circular, dividido por uma faixa onde está inserido seu nome, na parte superior a cor vermelha, na inferior a preta.

Hino[editar | editar código-fonte]

O autor do hino do Tarumã é Daniel Sales


Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Goleiros
N.º Jogador
' '
Defensores
N.º Jogador Pos.
' ' Z
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
' ' M
Atacantes
N.º Jogador
7 Brasil Fabinho F7 AT
Comissão técnica
Nome Pos.
Portugal Fernando Lage T
Brasil Diego Maquiné PF
Brasil Ivanilson TG

[5]

Retrospecto[editar | editar código-fonte]

Clube profissionalizou-se em 2007.

Amazonas Campeonato Amazonense de Futebol
Ano 2013
Pos. 10º


Amazonas Campeonato Amazonense de Futebol - Segunda Divisão
Ano 2010 2011 2017 2017.2 2018 2019
Pos.


Títulos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Dantas, Marcos (16 de junho de 2016). «Sulão e Tarumã tentam inscrição no Barezão após prazo, mas FAF rejeita». Globo Esporte AM. Consultado em 21 de junho de 2016 
  2. Dantas, Marcos (10 de novembro de 2016). «A um dia de fim do prazo, só 3 clubes oficializam interesse na Série B do AM». Globo Esporte AM. Consultado em 10 de dezembro de 2016 
  3. Tarumã confirma Fernando Lage para Série B
  4. Rocha, Diogo (24 de dezembro de 2016). «No AM, futebol americano cresce e se alia a times de futebol de campo». D24. Consultado em 9 de janeiro de 2017. Arquivado do original em 10 de janeiro de 2017 
  5. Tarumã confirma Fernando Lage para Série B; elenco é anunciado em janeiro