Rondoniense Social Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rondoniense
Nome Rondoniense Social Clube
Alcunhas Periquito da Zona Leste
Mascote Periquito
Fundação 2007 (17 anos)
Estádio Aluízio Ferreira
Capacidade 7.000 espectadores[1]
Localização Porto Velho, RO, Brasil
Presidente Ailton Arthur
Treinador(a) Luciano Mattos[2]
Material (d)esportivo JLobo
Competição Rondoniense - Série B
Website rondoniensesc.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Rondoniense Social Clube é uma agremiação esportiva sediada na cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, que se profissionalizou em 1 de março de 2010.

O clube foi fundado por Antônio Tadeu de Oliveira com o intuito de ser um importante projeto social, criado com o objetivo de utilizar o esporte para a promoção da inclusão e da integração social de crianças e adolescentes. As cores tradicionais da equipe são as cores predominantes na bandeira do estado de Rondônia, o verde, o amarelo e o azul, sendo também o periquito como seu mascote.

História[editar | editar código-fonte]

O projeto social dedicado à inclusão e à integração social surgiu em meados de 2007 sendo idealizado por Antônio Tadeu de Oliveira. Um sítio que era usado para o lazer pela família de Tadeu foi transformado em um CT composto por três campos oficiais e outros equipamentos esportivos. O projeto inicial visava apenas a promoção da inclusão e bem-estar social, porém o projeto se modernizou e passou a contar com uma metodologia de iniciação e formação de atletas visando a questão social.

Nos oito primeiros anos de atividades, mais de 2.000 crianças e adolescentes tiveram suas vidas de alguma maneira transformadas pelo esporte. Mais de 40 jovens atletas tiveram a oportunidade de fazerem testes em grandes clubes de diversos estados brasileiros, com destaque para o atleta Gabriel Vasconcelos, que aos 12 anos passou pelo projeto do Rondoniense SC, vestindo a camisa do Corinthians, da Seleção Brasileira (base) e atualmente no Joinville Esporte Clube..

Profissionalismo[editar | editar código-fonte]

Nos últimos anos o Rondoniense Social Clube iniciou um importante processo de crescimento profissional. O clube iniciou essa nova era filiando-se à FFER podendo assim disputar os principais torneios e campeonatos de Categorias de Base.[3]

O planejamento e a dedicação fora importantes para que a equipe conquistasse muitos títulos no âmbito juvenil, tornando-se o maior campeão de Divisões de Base de Porto Velho. No ano de 2016 a equipe fez sua estreia no futebol profissional adulto, disputando assim sua primeira partida oficial diante o Guajará, na cidade de Guajará-Mirim, partida essa que ficou empatada em 1-1,[4] marcando assim o início do futebol profissional da equipe de Porto Velho. Conquistou seu primeiro título profissional, ganhado o Primeiro Turno do estadual nos pênalti contra o Genus atual campeão estadual.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Futebol[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Rondoniense 1 2016

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2023
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Rondônia Campeonato Rondoniense 8 Campeão (2016) 2016 2023 1
Segunda Divisão 1 3º colocado (2023) 2023
Copa Verde 1 Semifinal (2017) 2017
Brasil Série D 1 46º colocado (2016) 2016
Copa do Brasil 1 1ª fase (2017) 2017

Temporadas[editar | editar código-fonte]

Brasil Brasil Norte Rondônia Rondônia
Ano Campeonato Brasileiro Copa do Brasil Copa Verde Campeonato Rondoniense
Div. Pos. Pts J V E D GP GC Fase Máxima Fase Máxima Div. Pos.
2016 D 46º 7 6 2 1 3 8 14 1D
2017 D Desistência 1F SF 1D
2018 D Não classificado 1D
2019 D Não classificado 1D
2020 D Não classificado 1D Ad


Legenda:
     Campeão.
     Vice-campeão.
     Eliminado na semifinal.
     Classificado à Copa Libertadores da América pela campanha no Campeonato Brasileiro.
     Classificado à Copa Libertadores da América pelo título da Copa do Brasil ou Copa Libertadores.
     Classificado à Copa Sul-Americana.
     Rebaixado à divisão inferior.
     Campeão e promovido à divisão superior.
     Promovido à divisão superior.

Retrospecto em competições oficiais[editar | editar código-fonte]

Última atualização: Série D de 2016.

Competição Temporadas Títulos Pts. J V E D GP GC
Brasil Série D 1 7 6 2 1 3 8 14

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Escudo utilizado entre 2015 e 2017.

Escudo[editar | editar código-fonte]

O escudo do Rondoniense SC leva as cores da bandeira do estado de Rondônia, o verde, o amarelo, o azul e o branco. O escudo é constituído por três faixas curvas nas cores amarelo, verde e azul do sentido inferior esquerdo para o superior direito; contém também uma estrela na cor branca sendo esta ligada a três faixas no lado direito nas cores verde e dois tons de amarelo; ao centro da estrela está presente uma bola de futebol; finalmente na área predominante azul do escudo está presente a abreviação e nomenclatura da equipe. Além do escudo apresentado, existe também uma variação do escudo da equipe, que se assemelha bastante ao brasão da CBF, porém com o desenho de um tucunaré à frente do brasão e a nomenclatura da equipe.

Mascote[editar | editar código-fonte]

A equipe do Rondoniense possui um mascote, o primeiro adotado foi o tucunaré que é o mascote do estatuto oficial da equipe presente no Capítulo II Art. 9º. Porém foi substituído pelo Periquito na Gestão do presidente Ailton Arthur.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

O Rondoniense é o único clube de Porto Velho a possuir um Centro de Treinamentos. Trata-se de uma área de 47.500 metros quadrados tendo à disposição três campos de futebol. Nos próximos 4 anos, serão investidos mais de dois milhões de reais para a modernização do Centro de Treinamentos.

Diretoria[editar | editar código-fonte]

Gestão 2015/2018[editar | editar código-fonte]

  • Presidente: Ailton Arthur
  • Vice Presidente: Antônio Tadeu de Oliveira
  • Diretores financeiros: Rainier Carvalho da SIlva e Clayton Luiz Miranda
  • Diretor Administrativo: Robério Gomes

Conselho Fiscal[editar | editar código-fonte]

  • Presidente: José Jovial Pascoal da Silva;
  • Diretor Conselheiro: José Maria Nogueira Paiva;
  • Conselheira: Angela Oliveira Hernandes Miranda
Departamento de Futebol[editar | editar código-fonte]
  • Diretor de Futebol: Antonio Tadeu de Oliveira;
  • Gerente de Futebol Parma de Oliveira;
  • Técnicos:

- Ariel Mamede Sousa - Higo Magalhães - Ricardo da Rocha

Categorias de Base[editar | editar código-fonte]

O Rondoniense ficou conhecido como o maior clube formador de Rondônia. Titulo este conquistado pela dedicação e pela luta de oportunizar a crianças e adolescentes um futuro e uma melhor qualidade de vida através do esporte. Esse continuará sendo o grande objetivo do Rondoniense, só que de forma planejada e organizada.

Para isso, o Rondoniense esta buscando o Certificado de Clube Formador junto a CBF através da FFER. Mais do que isso, o Rondoniense, em 2013, protocolou um projeto no Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte ao qual esta em analise técnica neste órgão. O projeto, orçado em mais de R$ 1 milhão, objetiva disponibilizar as crianças e adolescentes em formação todo suporte técnico, educacional, social e financeiro para uma formação mais adequada e com qualidade.

Em 2016 a Categoria Sub-17 se tornou Campeão Sub-17, e no ano de 2017 se tornou bicampeão estadual, sobe o comando de Parma de Oliveira,que fez um trabalho que colheu muitos frutos, disputando campeonato estadual Sub-17, atuando com time com atletas sub-16, se tornando campeão de forma honrosa, além ser campeão na aquele ano obteve melhor ataque do campeonato e artilheiro que Foi zagueiro Gabriel Leandro, pelo estadual no primeiro jogo a equipe do RSC enfrentou a equipe do Avaí empatou em 1 a 1, com gol vicente depois enfrentou a equipe do Genus e empatou em 2 a 2 com dois gol de Yago, já no segundo turno venceu a equipe do Avaí de virada por 3 a 2 gol de joão, Lorival, boca, venceu a equipe do Genus por 5 a 1, garantindo melhor campanha do campeonato, além da vaga a final, no primeiro jogo da final perdeu de 3 a 1 x Real Ariquemes, em Ariquemes, já no jogo da volt, realizado com mando Rondoniense, venceu a equipe do Real por 2 a 0 , levando jogo para os pênaltis evencendo por 4 a 2, sagrando-se bicampeão estadual 2017.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Rondoniense Social Clube