Discussão:Campeonato Rondoniense de Futebol

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ao contrário do que se pensa ao estar no domínio principal, o que se tem neste "artigo" é uma lista. Se não for adicionado conteúdo enciclopédico, irei mover para o domínio Anexo. Alguém tem motivo válido para ser contra a moção?

André Koehne (discussão) 16h58min de 15 de março de 2012 (UTC)[responder]

Sobre a organização[editar código-fonte]

Há "editores" que atuam como "vigilantes" do verbete que, sempre que alguém tenta organizar as informações, voltam aqui e desfazem tudo novamente. Como por exemplo: a contagem geral de títulos. No âmbito do futebol, é conhecida uma listagem de campeões estaduais de Rondônia que considera a fase amadora(apesar de desconsiderar, não sei por quais motivos ainda, algumas edições). Essa listagem é utilizada nacionalmente pelos veículos de imprensa pra apontar, por exemplo, o Ferroviário como maior campeão do estado, mesmo que tenha deixado o futebol federado ainda na primeira edição do profissionalismo. Mas, há uma editor, que insistentemente, vem aqui, adiciona repetidamente as mesmas informações, que em nada elucidam qualquer duvida sobre a oficialidade destes títulos. O mesmo, só se atenta em informar que a atual federação, fundada junto com o profissionalismo do estado, só considera oficiais os torneios que a mesma realizou. Porém, não deve-se ignorar o fato de que os torneios anteriores à FFER eram organizados por uma entidade reconhecida pela CBF, que inclusive realizava um torneio regional entre as federações estaduais com status ainda amador: a Torneio Integração da Amazônia(Copão). Eram os torneios realizados pela FDR que indicavam os representantes ao Copão. Há muitos indícios da subordinação da FDR à CBF(outrora CBD) e também de que seus torneios eram oficiais e que são reconhecidos majoritariamente pelos desportistas do referido estado. Há vasto número de edições da Revista Placar no Google Books com informações dos torneios pré-profissionalismo como Campeonato estadual de Rondônia.

Chamo atenção também para a forma da referência adicionada para tais informações do referido editor, dificilmente checáveis haja vista o difícil acesso a tais materiais e também a forma repetitiva que são utilizados. Os artigos de campeonatos estaduais são muito procurados, inclusive pela imprensa especializada. Peço encarecidamente que façam algo pra proteger o artigo dessas edições "revolucionárias" que tentam mudar informações de conhecimento geral, para opiniões pessoais de como o que deve e o que não deve ser considerado. LasMatos (discussão) 09h52min de 5 de maio de 2022 (UTC)[responder]

Também as fontes utilizadas são locais de Rondônia e não estão difícil acesso. Para ver como está muito mal informado. No site da Hemeroteca Nacional tem edições do Jornal Alto Madeira de Porto Velho - Rondônia. Também a Federação de Futebol do Estado de Rondônia possui site oficial. Esse argumento de difícil acesso aos materiais é totalmente errado!

Cadsfranco (discussão) 00h23min de 11 de maio de 2022 (UTC)[responder]

Sobre os campeões do Campeonato Rondoniense[editar código-fonte]

Boa tarde tudo bem? Eu gostaria de informar que não concordo com a mudança na listagem dos títulos do Campeonato Rondoniense. Se você ler fontes confiáveis e locais de Rondônia, afirma que era Campeonato Municipal de Porto Velho, e não Campeonato Rondoniense. Não quer dizer que mídias nacionais "consideram como Campeonato Rondoniense", que está correto. Só ler documentos oficiais da antiga Federação de Desportos de Rondônia e da Federação de Futebol do Estado de Rondônia. Afirma que Campeonato Rondoniense é exclusivamente desde 1991. Só verificar no site oficial da FFER. Por favor, volte a corrigir a página como estava antes. O Ferroviário de Porto Velho não é o maior campeão Rondoniense, é o Ji-Paraná Futebol Clube. Cadsfranco (discussão) 19h02min de 10 de maio de 2022 (UTC)[responder]

Se sua fonte está na hemeroteca, faça a referência corretamente. Sua afirmação "O Ferroviário de Porto Velho não é o maior campeão Rondoniense, é o Ji-Paraná Futebol Clube" já demonstra a conotação de suas edições, que agora sim, parecem ser meramente clubisticas. Inseri uma referência do Globo Esporte local de Rondônia que menciona o Ferroviário como "maior campeão de Rondônia". Suas edições não apresentam referências e sua argumentação não tem embasamento. Não há documento da FFER de acesso público que fale sobre os títulos da FDR, e duvido que exista. No site há apenas uma lista de títulos dos torneios realizados pela mesma e nenhuma informação maior, dando nota da desorganização e amadorismo da mesma. LasMatos (discussão) 10h43min de 11 de maio de 2022 (UTC)[responder]
Caro usuário, Cadsfranco, você novamente dividiu a seção de "campeões" em muitos grupos(o que creio ser desnecessário). Acredito que, se seu ponto de vista é que Campeonato Rondoniense e fase amadora são coisas distintas, não haveria validade ter dados sobre o amadorismo neste verbete, já que o mesmo se destina ao Campeonato Rondoniense de Futebol. A partir do momento que você considera o período amador como coisa descartável na história do Campeonato Estadual, então não há espaço para ele aqui. Você insere muitas informações da fase de amadorismo(não vi nada em suas edições sobre a fase profissional), e depois você diz que não é considerado parte do estadual, ou seja: você mesmo diz que as informações que você insere ali são desnecessárias. Das duas uma: ou você admite que a fase de amadorismo é sim estadual(o que é apontado por diversas fontes), e para de fazer edições contrárias a esse argumento ou continua na sua premissa e torna todo o conteúdo referente a antes de 1991 removível. Do contrário fica imensamente contraditório e gera desinformação, uma vez que traz ao leitor do verbete uma grande duvida. LasMatos (discussão) 07h56min de 17 de maio de 2022 (UTC)[responder]

Boa tarde tudo bem?

Eu gostaria de esclarecer que coloco as informações que estão em publicações oficiais da Federação de Desportos de Rondônia - FDR e da Federação de Futebol do Estado de Rondônia - FFER. Eu não entendo o porque negam às devidas correções. Então quer dizer que outras fontes e referências tem mais validade, reconhecimento, credibilidade e confiabilidade, à que as publicações da FDR e FFER e que inclusive obtém as assinaturas dos presidentes das mesmas?

Ignoram o que é publicado oficialmente pela FDR e FFER. Quais são os argumentos e provas que essas fontes que eu apresento estão em "Falsidade na criação de artigos ou inserção de informações."?

Estão cometendo um erro. Então quer dizer que é correto ficar retransmitindo informações distorcidas, erradas, controversas e desatualizadas?

Até agora o usuário "LasMatos" não apresentou nenhuma fonte e referência da da Federação de Desportos de Rondônia - FDR e Federação de Futebol do Estado de Rondônia - FFER que reconheça oficialmente de fato os campeonatos realizados na era amadora de 1945 até 1990 como sendo "Campeonato Rondoniense" e faça parte do atual Campeonato Rondoniense de Futebol Profissional iniciado em 1991.

Na portaria nº008 de 24 de janeiro de 1976 da Federação de Desportos de Rondônia cita-se "campeonato da referida Cidade" e "Campeão Portovelhense de Futebol de 1975".

Se segundo o usuário "LasMatos" da página Campeonato Rondoniense de Futebol, o conteúdo no qual ele faz as postagens são corretos.

1- ) Então por que no site da mentora do futebol de Rondônia que organiza as competições dessa modalidade esportiva, não menciona nenhum clube campeão dos campeonatos realizados antes de 1991?

2- ) Por que a Federação de Futebol do Estado de Rondônia coloca o número da edição e a palavra "Profissional" na nomenclatura do Campeonato em suas publicações oficiais?

3- ) Por que em matérias jornalísticas do Estado de Rondônia após 1991 como no Correio Popular (Ji-Paraná) e Tribuna Popular (Cacoal), os mesmos citam o número da edição e a palavra "Profissional" na nomenclatura do Campeonato?

4- ) Por que na publicação sobre o regulamento do "Campeonato Rondoniense GAZIN de Futebol Profissional Primeira Divisão 2015" está escrito que é "XXV Campeonato Rondoniense 2015" e não a edição de "LXX"?

5- ) Por que nas matérias do jornal Tribuna Popular (Cacoal) noticia que em 1989 não foi realizado o "Campeonato Estadual" e no ano de 1990 divulga-se algumas notícias sobre a realização do "Campeonato Estadual" de futebol de 1990 (inclusive com a participação de clubes de Cacoal e de outras cidades rondonienses)?

6- ) Por que nas matérias sobre a final do Campeonato Rondoniense de 1991 do jornal Correio Popular (Ji-Paraná), não menciona a tentativa do bicampeonato rondoniense ao Ferroviário Atlético Clube de Porto Velho?

7- ) Por que nas Edições dos Campeões da revista Placar anos de 1980 até 1987, 1989 e 1990, e Almanaque dos Campeões Estaduais de 1988 não têm os pôsteres e informações dos clubes campeões do campeonato rondoniense?

8- ) Por que na edição Especial Guia 2001 da revista Placar sobre os Campeonatos Estaduais daquela temporada, não cita os campeões do futebol rondoniense antes de 1991?

9- ) O usuário possui fontes da revista Placar com publicações das notícias sobre o "Torneio Territorial", "Torneio Estadual" e "Campeonato Estadual" realizados antes de 1991 em Rondônia?

10- ) Por que no "Tabelão" da revista Placar tem publicações sobre Rondônia como "Campeonato Regional"?

11- ) Qual é a fonte utilizada pelo o usuário da página do Campeonato Rondoniense de Futebol que a Associação Atlética Municipal é sediada em Porto Velho?

12- ) Por que num artigo da revista Placar está escrito o seguinte?

"Não é à toa que o Ji-Paraná é o Campeão de Rondônia. Dono de três títulos estaduais dos cincos disputados até hoje, o time tem costas largas." «CENTRO AVANTE + QUE PREFEITO». São Paulo: Revista Placar. Editora Abril. Abril de 1996. MENSAL. Consultado em 22 de maio de 2022

13- ) Por que nesses jornais rondonienses noticiam os seguintes trechos?

"a equipe do Ji-Paraná Esporte Clube sagrou-se heptacampeão do torneio, isto, conquistando o título máximo do Campeonato Profissional de Futebol de Rondônia por sete vezes, valendo a penas frisas que isto em apenas nove competições oficiais disputadas até hoje, o que lhe garante um recorde histórico a nível nacional". «Ji-Paraná é heptacampeão». Correio Popular. Ji-Paraná. 2 de novembro de 1999. Consultado em 20 de maio de 2022

"Nesta partida, os dois times detentores dos quatro títulos estaduais até aqui disputados," «Campeonato Estadual. Ji-Paraná vence o Ariquemes e fica a um passo da classificação». Correio Popular. Ji-Paraná. 10 de novembro de 1995. Consultado em 18 de maio de 2022

"Título inédito de tri-campeão rondoniense de futebol" .«Crise financeira no futebol de Rondônia marca o ano de 1995. Ji-Paraná». Correio Popular. Ji-Paraná. 30 de dezembro de 1995 Consultado em 18 de maio de 2022

"10ºCampeonato Estadual de futebol Profissional de Rondônia" "Dos nove campeonatos já realizados em Rondônia, o Ji-Paraná venceu sete e foi vice nos outros dois, que foram vencidos pela extinta Sociedade Esportiva Ariquemes." «Estadual começa domingo sem o Ji-Paraná. Correio Popular. Ji-Paraná». 4 de maio de 2000. Consultado em 19 de maio de 2022

Fazendo o favor eu gostaria de uma solução. A Wikipédia é um site colaborativo entre pessoas e não um site particular de uma pessoa.

Muito obrigado

Fontes e referências

«A A S Paulo goleia Surui: Estadual». Tribuna Popular. Cacoal. 19 de Setembro de 1990. Consultado em 23 de maio de 2022

«Almanaque dos Campeões». São Paulo: Revista Placar, 20 de janeiro de 1989. Editora Abril. SEMANAL. Consultado em 22 de maio de 2022

«Campeões 90. Documento Histórico». São Paulo: Revista Placar, nº 1055. Editora Abril. SEMANAL. Consultado em 22 de maio de 2022

«É Campeão. Edição Histórica». São Paulo: Revista Placar, 12 de dezembro de 1980. Editora Abril. SEMANAL. Consultado em 22 de maio de 2022

«É Campeão. Edição Histórica». São Paulo: Revista Placar, 18 de dezembro de 1981. Editora Abril. SEMANAL. Consultado em 22 de maio de 2022

«Edição dos Campeões. Documento Histórico». São Paulo: Revista Placar, 24 de dezembro de 1982. Editora Abril. SEMANAL. Consultado em 22 de maio de 2022

«Edição dos Campeões. Documento Histórico». São Paulo: Revista Placar, 1º de janeiro de 1986. Editora Abril. SEMANAL. Consultado em 22 de maio de 2022

«Edição dos Campeões. Documento Histórico». São Paulo: Revista Placar, 12 de setembro de 1986. Editora Abril. SEMANAL. Consultado em 22 de maio de 2022

«Edição dos Campeões. Documento Histórico». São Paulo: Revista Placar, 14 de setembro de 1987. Editora Abril. SEMANAL. Consultado em 22 de maio de 2022

«Edição dos Campeões. Documento». São Paulo: Revista Placar, 29 de dezembro de 1989. Editora Abril. SEMANAL. Consultado em 22 de maio de 2022

«Esportes. É campeão». Correio Popular. Ji-Paraná. 24 de dezembro de 1991. Consultado em 19 de maio de 2022

«FDR reconhece Flamengo campeão». Alto Madeira. Porto Velho. 25 de janeiro de 1976. Consultado em 15 de maio de 2022

«FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DE RONDÔNIA». Regulamento específico do Campeonato Rondoniense GAZIN de Futebol Profissional Primeira Divisão 2015. Porto Velho: Federação de Futebol do Estado de Rondônia, 20 jan. 2015. Acesso em: 17 abr. 2022.

«FFER. Galeria de Campeões». Consultado em 12 de maio de 2022

«FFER. Campeões Estaduais». Consultado em 19 de maio de 2002

«Especial Guia 2001». São Paulo: Revista Placar, fevereiro de 2001. Editora Abril. MENSAL. Consultado em 22 de maio de 2022

«Ji e Ferro empatam e levam a decisão para Porto Velho». Correio Popular. Ji-Paraná. 14 de dezembro de 1991. Consultado em 19 de maio de 2022

«Ji-Paraná e ferro decidem o campeonato». Correio Popular. Ji-Paraná. 7 de dezembro de 1991. Consultado em 19 de maio de 2022

«Ji-Paraná F. C. é o primeiro tri-campeão de Rondônia». Correio Popular, Ji-Paraná. 23 de dezembro de 1995. Consultado em 18 de maio de 2022

«O Melhor Presente do Mundo Ser Campeão. Documento Histórico». São Paulo: Revista Placar, 30 de dezembro de 1983. Editora Abril. SEMANAL. Consultado em 22 de maio de 2022

«TABELÃO». São Paulo: Revista Placar, 28 de maio de 1976. Editora Abril. SEMANAL. Consultado em 22 de maio de 2022

«TABELÃO». São Paulo: Revista Placar, 26 de agosto de 1977. Editora Abril. SEMANAL. Consultado em 22 de maio de 2022

«Todos os Campeões do Brasil». São Paulo: Revista Placar, 28 de dezembro de 1984. Editora Abril. SEMANAL. Consultado em 22 de maio de 2022

«Tribuna Esportiva. LDC: sucesso em dois anos». Tribuna Popular. Cacoal. 17 de fevereiro de 1990. Consultado em 13 de maio de 2022

«Tribuna Esportiva. Vitória simples leva União para prorrogação». Tribuna Popular. Cacoal. 14 de agosto de 1992. Consultado em 23 de maio de 2022

PS: Por favor se for necessário colocar os links, me solicitem que será publicado.

Cadsfranco (discussão) 21h16min de 23 de maio de 2022 (UTC)[responder]

Você lê qualquer informação e interpreta como quer, depois e corre pra cá pra alterar informações apenas com base no seu entendimento. E sinceramente, não vou me desgastar corrigindo tudo!
Vou citar como exemplo o verbete sobre o Moto Esporte Clube, da cidade de Porto Velho. Você postou uma matéria como referência onde diz que o clube MOTO E.C. criou dois setores jurídicos, um pra cuidar do seu setor social(Moto Clube Social) e outro do esporte(Moto Clube Esporte), sendo que, apesar dessa divisão CONTINUAVA SENDO APENAS O MOTO CLUBE. Mas... Na sua interpretação não foi isso, você entendeu que eram clubes diferentes, e ainda utilizou do setor jurídico errado(Moto Clube Social) pra colocar no verbete sobre a agremiação, removendo informações reais de anos que estavam lá.
Observei inúmeras edições suas com problemas deste tipo, sobre o que era e o que não era considerado, em inúmeros verbetes de estaduais de futebol e clubes, e quase sempre alguém revertia ou editava. Eu tentei fazer esse trabalho nesse verbete, que parece que é de interesse central seu. Eu tenho contato com ex-jogadores, cidadãos comuns e dirigentes do futebol rondoniense e sei que o que tenho colocado aqui tem amparo. Não tô falando de nomenclatura e sim do contexto geral(coisa que você reluta em entender e se atenta apenas em nomes). Não vou me dar ao trabalho de ficar pesquisando referência pra ficar refutando as suas de uma por uma, porque tenho mais coisas pra me dedicar. LasMatos (discussão) 22h59min de 23 de maio de 2022 (UTC)[responder]

Bom dia tudo bem?

Então em qual fonte e referência o Globo Esporte Rondônia se basea? Esse argumento de "clubístico" é falho. Há sim um documento oficial que é a portaria nº008 de 24 de janeiro de 1976 da Federação de Desportos de Rondônia assinada pelo seu presidente Pedro Tavares Batalha, que cita-se "campeonato da referida Cidade" e "Campeão Portovelhense de Futebol de 1975". Pode ser acessado pelo site da Hemeroteca Nacional no jornal Alto Madeira de Porto Velho.

Quem deve admitir se a era amadora do futebol de Rondônia faz parte do atual Campeonato Rondoniense de Futebol Profissional organizado desde 1991 é a Federação de Futebol do Estado de Rondônia. No qual até agora você não apresentou nenhuma referência e fonte oficial da FDR e FFER que comprove isso.

Não quer dizer que no Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e outros estados que reconhecem oficialmente o seu campeonato citadino da capital e até do interior como no Piauí com o campeonato da cidade de Parnaíba, que outros estados e Rondônia fazem o mesmo. As federações possuem autonomia, decidem, reconhecem e oficializam o que melhor lhe convém para o futebol de sua localidade. Não é algo homogêneo. Cometem um grande erro nos Campeonatos Estaduais em querer ficar generalizando de um modo total. Em Goiás a Federação Goiana de Futebol não reconhece oficialmente o Campeonato Citadino de Goiânia como sendo "Campeonato Goiano". Se for retirado as informações do futebol amador de Rondônia nesse verbete como ficará essa outra página? Por que já escutei muitas reclamações que pessoas criam novas páginas no Wikipédia e alguém vai lá e às exclui.

Se para você a FFER não tem um documento oficial de acesso público dos reconhecimentos dos títulos da FDR, então porque você fica retransmitindo o que sites, blogs, livros e falas de jornalistas que dizem que os Campeonatos realizados em Rondônia antes de 1991 são "Campeonato Rondoniense"?

Eu fiz 13 perguntas e até agora você não respondeu e nem mostrou nenhuma das referências para apresentar os seus argumentos.

Eu não leio as informações e interpreto como quero.

Segundo Vilmar Martins vice presidente do Moto Clube.

"- Existem duas instituições do Moto. Temos a detentora do patrimônio, que é o Moto Clube Social, fundado na década de 1952, e o Moto Clube Esporte, criado em 2006 – explicou Vilmar."

"- O Moto Clube Esporte é outra modalidade jurídica. A sua criação divide força com o Social – comentou, demonstrando que a instituição como um todo está rachada."

"- Estamos fazendo um movimento de reunificar as duas entidades, para consertar este erro que foi feito. Pretendemos desativar o Esporte e unir força para o Social. Também queremos reorganizar politicamente, estatutariamente e administrativamente a entidade, para que em 2015, possamos voltar com um time estruturado ao Campeonato Rondoniense. "

Referências

Disponível em: http://ge.globo.com/ro/futebol/times/moto-clube-ro/noticia/2013/12/moto-clube-social-ou-moto-clube-esporte-saiba-razao-dos-nomes.html

O que você me diz dessa consulta do CNPJ que foi feita no site oficial da Receita Federal?

https://historiadofutebol.com/blog/?p=55169

Deixa bem claro que são sim 2 clubes diferentes, Moto Clube e Moto Clube Esporte. Para ver que eu não tenho problema em interpretação da língua portuguesa do Brasil.

MOTO CLUBE – CNPJ 05.918.008/0001-55 Data de abertura 26/11/1970

MOTO ESPORTE CLUBE – CNPJ 07.959.692/0001-49 Data de abertura 24/04/2006

Disponível em: http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp

Se está no site da FFER somente os campeões do Campeonato Rondoniense após 1991, óbvio que essa informação é oficial e reconhecida pela FFER. Se a listagem antes de 1991 é de "contexto geral", o porque a FFER não publica em seu site oficial?

Se você tem contato com dirigentes do futebol rondoniense, então faz o favor de mostrar um documento oficial da FDR e FFER que reconheça oficialmente os Campeonatos Portovelhenses de 1945 até 1990 como sendo parte do atual Campeonato Rondoniense de Futebol Profissional organizado desde 1991.

Já pensou que esse "contexto geral" pode estar errado, equivocado e desatualizado? Você dá mais preferência para sites com fontes duvidosas na internet como um "Bola na Área", blogs, livros e falas de jornalistas. Até na revista Placar a mesma se contradiz e passa informações erradas sobre o futebol de Rondônia.

Cadsfranco (discussão) 14h46min de 24 de maio de 2022 (UTC)[responder]

1 - Essa portaria que você vive replicando em todo comentário só podemos observar uma nomenclatura, quantas vezes terei que repetir isso? No corpo do verbete eu coloquei uma referência do próprio Alto Madeira explicando o porque do torneio citadino de Porto Velho ser o estadual, apesar de chamar de "Campeonato de Porto Velho". O Jornal do Alto Madeira só tem validade se condizer com o que você diz? O texto ali inserido não quer dizer nada? Você só ignorou mesmo? É assim então, ignora e pronto? As coisas não funcionam assim!
2 - Que fonte você apresenta de que a FFER considera ou não algo? Você só faz desqualificar as referências colocadas aqui. O problema aqui é que você quer o verbete do seu jeito e ponto. Aí pega uma lista que não tira a duvida de ninguém. Há algo ali que diga o que vale ou não? Tá explicito isso? Eu vi apenas uma lista, nada mais!
3 - Então no seu entender, os clubes que agora estão criando SAFs e fazendo separação jurídica são entidades diferentes? O Botafogo FR que foi bicampeão brasileiro não é o mesmo da SAF? Eu tenho mesmo que te explicar isso?
4 - Reforçando por conta do seu texto: Todo mundo está errado pra você, só você está certo, pelo visto! Fala de documento assinado, e me aparece com uma portaria onde a única coisa que tem validade é uma nomenclatura.
Na década de 40 todos os então territórios fundaram Federações locais(Roraima, Rondônia, Amapá, Acre) e por volta de 1945 todos esses territórios passaram a organizar torneios locais que são considerados estaduais. Depois a CBD criou um torneio REGIONAL com os campeões desses torneios territoriais. Coincidência, né? O mais interessante é que você não se tocou ainda que quando o futebol rondoniense foi profissionalizado, automaticamente o Campeonato de Porto Velho deixou de existir. É muita coincidência, não acha? LasMatos (discussão) 17h18min de 24 de maio de 2022 (UTC)[responder]

A portaria nº008 de 24 de janeiro de 1976 da Federação de Desportos de Rondônia assinada pelo seu presidente Pedro Tavares Batalha, que cita-se "campeonato da referida Cidade" e "Campeão Portovelhense de Futebol de 1975".

«FDR reconhece Flamengo campeão» Alto Madeira. Porto Velho. 25 de janeiro de 1976. Consultado em 15 de maio de 2022

Disponível: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&pesq=%22FDR%20reconhece%22 >

Cadsfranco (discussão) 15h07min de 24 de maio de 2022 (UTC)[responder]
Como pode você ter uma interpretação nesse nível? LasMatos (discussão) 17h00min de 24 de maio de 2022 (UTC)[responder]

Bom dia tudo bem?

Na portaria da FDR nº008 de 24 de janeiro de 1976 da Federação de Desportos de Rondônia deixa bem claro, cita-se "campeonato da referida Cidade" e "Campeão Portovelhense de Futebol de 1975". Ou seja o Campeonato é de Porto Velho e não Campeonato Rondoniense. Segundo quem é Carlos Neves? É um jornalista editor de esportes do Jornal Alto Madeira de Porto Velho. Você dá mais preferência, reconhecimento e validade ao que um jornalista diz, em vez do que é publicado oficialmente pela FDR e FFER? O que vale é o que está escrito no CNPJ, você está negando uma informação publicada por uma fonte oficial e inclusive do governo como a Receita Federal. Onde está a notícia que houve a fusão do Moto Clube e Moto Esporte Clube? Vice presidente Vilmar Martins estava tentando, mas ele conseguiu? Cadê a fonte e referência? Eu retransmiti o que a FDR, FFER, Receita Federal e vice presidente do Moto Clube divulgam oficialmente. Por favor apresente as suas fontes e referências oficiais. O Campeonato Portovelhense classificava para o Campeonato Estadual de Rondônia na era amadora e o Torneio Territorial reunia os campeões de Guajará-Mirim e Porto Velho. Essas competições não são a nível territorial e estadual? As mesmas não entram na lista dos Campeões do Campeonato Rondoniense de Futebol que você postou nessa página?

Ao mesmo tempo que você retransmite que em 1987 houve Campeonato Rondoniense de Futebol em Rondônia. Tem outra fonte do mesmo ano do jornal Alto Madeira que diz.

"Em 88, poderá voltar acontecer os Campeonatos Municipais e o Campeonato Estadual de Futebol. Esta é a previsão do presidente da FFER, Antônio Nogueira, tendo em vista aos pedidos de filiação de diversas ligas do interior do Estado".

«Estadual de futebol poderá voltar a ser disputado em 88». Alto Madeira. Porto Velho. 23 de Dezembro de 1987. Consultado em 13 de maio de 2022

Disponível: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&pasta=ano%20198&pesq=%22Estadual%20de%20futebol%20poder%C3%A1%20voltar%22 >

"05-Conseguimos uma vaga para o torneio pré-copão da Amazônia em 89, onde fomos representados pelo Londrina F.C., não houve campeonato Estadual por problemas internos na Federação."

«Tribuna Esportiva. LDC: sucesso em dois anos». Tribuna Popular. Cacoal, Rondônia. 17 de fevereiro de 1990. Consultado em 13 de maio de 2022

Disponível: < http://nimpi.ifro.edu.br/documents/27/previsualizar >

Tanto em ambos jornais noticiam que em Rondônia não foi realizado o Campeonato Estadual de Futebol em 1987 e 1989.

Se no site oficial da FFER em Galeria de Campeões e Campeões Estaduais só tem a listagem dos campeões desde 1991, então porque não há publicação dos campeonatos anteriores de 1991?

Por que na publicação sobre o regulamento do "Campeonato Rondoniense GAZIN de Futebol Profissional Primeira Divisão 2015" está escrito que é "XXV Campeonato Rondoniense 2015" e não a edição de "LXX"?

«FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DE RONDÔNIA». Regulamento específico do Campeonato Rondoniense GAZIN de Futebol Profissional Primeira Divisão 2015. Porto Velho: Federação de Futebol do Estado de Rondônia, 20 jan. 2015. Acesso em: 17 abr. 2022.

Cadsfranco (discussão) 14h44min de 25 de maio de 2022 (UTC)[responder]
Ah cara, meu Deus. Não é possível não, viu! Tenho mais o que fazer que me dedicar a discutir Campeonato rondoniense contigo. LasMatos (discussão) 21h56min de 25 de maio de 2022 (UTC)[responder]

Boa noite tudo bem?

Esses trechos das matérias do jornal Alto Madeira confirma que havia o Campeonato Portovelhense e o mesmo não era considerado oficialmente como Campeonato Rondoniense. Essas informações são dos dirigentes da FDR e FFER.

Na publicação do jornal Alto Madeira deixa bem claro que em 1981 não foi realizado o Campeonato Territorial de futebol em Rondônia.

"Segundo Wilson Calculakis, a única meta que ele não conseguiu cumprir mesmo foi a realização do Campeonato Regional de Clubes Campeões, que deveria ocorrer com as agremiações vencedoras dos certames de seus municípios, devido s irregularidades ocorridas no campeonato da cidade, principalmente do seu segundo turno para o final."

"Até a metade do campeonato, Calculakis ainda tinha a esperança de reunir, numa só competição, a todos os clubes vencedores dos campeonatos municipais, a que talvez, posteriormente, viesse a ser um campeonato estadual."

«Caculakis admite uma falha no campeonato regional de clubes». Alto Madeira. Porto Velho, Território Federal de Rondônia. 29 de dezembro de 1981. Consultado em 13 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&pasta=ano%20198&pesq=%22Caculakis%20admite%20uma%22 >


Noticia-se que não foi realizado o Campeonato Portovelhense de Futebol de 1988.

"- Para completar só deixamos de competir em 88, que não apresentou campeonato em Porto Velho,"

«Nogueira convoca eleições para dia 30». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 20 de dezembro de 1988. Consultado em 12 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&pasta=ano%20198&pesq=%22Nogueira%20convoca%20elei%C3%A7%C3%B5es%22 >

Segundo Cícero Ora, interventor da Federação de Futebol do Estado de Rondônia.

"Discutiremos juntos o que fazer para que possamos realizar o campeonato estadual este ano. A princípio sou contra o campeonato municipal em Porto Velho. A Federação tem de fazer o estadual. O municipal é das ligas interioranas".

«Aluizão será reaberto dia 19 de março». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 4 de fevereiro de 1989. Consultado em 25 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Aluiz%c3%a3o%20ser%c3%a1%20reaberto%20dia%2019%22 >

Segundo Cícero Ora, interventor da Federação de Futebol do Estado de Rondônia.

""Todos nós sabemos que há clubes em Porto Velho que não possuem estrutura suficiente para disputar uma competição de tamanha envergadura. Portanto, a melhor saída é a divisão em duas categorias. Apesar de defender a idéia, Cícero Ora não quis revelar quais são os clubes que não apresentam a condição de participar da 1ª divisão. "Os próprios dirigentes têm conhecimento disso, e na certa, vão apoiar a proposta, porque é para o bem do futebol de Porto Velho, que não anda bem. No calendário que montou, Cícero ora reservou espaço para arealização do Campeonato Municipal, equivalente a 2ª divisão.""

«Futebol de Porto Velho poderá ter duas divisões este ano». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 11 de fevereiro de 1989. Consultado em 25 maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Porto%20Velho%20poder%c3%a1%20ter%20duas%20divis%c3%b5es%20este%20ano%22 >

""Carlos Henrique Alves, o Linguiça foi taxativo ao ser indagado sobre a disputa do campeonato da cidade."Quem deve tratar desse assunto é o novo presidente da Federação, que será eleito pelos filiados. Não pretendo alongar-me no cargo. Quero apenas cumprir o que solicitar a CBF porque vejo que a função de interventou é resolver a parte administrativa. O laudo futebolístico deve ficar para os novos dirigentes e os filiados da entidade", comentou"".

«Carlos Henrique assume a FFR com mudanças de propostas». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 4 de março de 1989. Consultado em 25 maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Carlos%20Henrique%20assume%20a%20FFR%22 >

Segundo o presidente da Federação Antônio Nogueira "Não podemos garantir se haverá campeonato municipal, o estadual e outros eventos. Tudo depende da liberação do estádio. Sem ele, fica difícil afirmar alguma coisa."

«Calendário só será oficializado após a liberação do Aluizão». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 10 e 11 de janeiro de 1988. Consultado em 25 de maio de 2022.

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Calend%c3%a1rio%20s%c3%b3%20ser%c3%a1%20oficializado%22 >

Segundo o presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia, Antônio Nogueira "Por isso é que não sabemos se ainda haverá a inclusão de alguma equipe da capital. É que o interior fez seu campeonato. A capital, não. Tudo será esclarecido na reunião que acontecerá em breve".

«Nogueira confirma Estadual e volta dizer que não haverá intervenção». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 14 de abril de 1988. Consultado em 25 de maio de 2022.

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Nogueira%20confirma%20Estadual%20e%20volta%20dizer%20que%20n%c3%a3o%20haver%c3%a1%20interven%c3%a7%c3%a3o%22 >

"Antônio Nogueira, em entrevista ao ALTO MADEIRA, disse ontem até o momento não promoveu nenhum campeonato a nível de Porto Velho, porque o estádio Aluízio Ferreira (único atualmente em condições de se cobrar ingresso) passa por reformas, ""mas há filiados em condições de disputar competições. Daí reafirmar que não acabei com o futebol da capital do Estado."

«Faltou estádio para promover campeonatos, diz Nogueira». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 8 de julho de 1988. Consultado em 25 de maio de 2022.

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Faltou%20est%c3%a1dio%20para%20promover%20campeonatos%22 >

O interventor da Federação de Futebol do Estado de Rondônia Cícero Ora realizou uma reunião e um dos assuntos tratados foram, "A 2º - tratar do calendário de 89; Campeonato Estadual e Municipal e até das cadeiras que foram colocadas no estádio aluízio Ferreira."

«Futebol de Rondônia continua indefinido». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 19 e 30 de fevereiro 1 de 1989. Consultado em 25 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Futebol%20de%20Rond%c3%b4nia%20continua%20indefinido%22 > Cadsfranco (discussão) 22h46min de 25 de maio de 2022 (UTC)[responder]

Você só está falando de nomenclaturas aí, meu caro. Nada mais que isso. Você coloca inúmeras referências que evidenciam apenas o nome da competição, só isso. É como se alguém fosse no verbete do Campeonato Brasileiro e dissesse que a Taça Brasil não é reconhecível porque no jornal de 1965 ela era chamada de Taça Brasil. LasMatos (discussão) 23h21min de 25 de maio de 2022 (UTC)[responder]

Boa noite tudo bem?

Eu discordo, uma situação é a CBF reconhecer oficialmente a Taça Brasil como fazendo parte do Campeonato Brasileiro. Mesmo tendo outra denominação e fórmula de disputa quando foi realizado de 1959 até 1968. Das outras edições do Campeonato Brasileiro organizados desde 1971. Essa informação é atualizada e o que vale oficialmente. Se não me falha a memória esse reconhecimento foi em 2010. Outra situação muito diferente é colocar uma fonte que diz "Campeonato Rondoniennse" de 1987 e "confirmar" que o campeonato foi reconhecido de fato como "Campeonato rondoniense". Baseando-se numa fala de um jornalista. Cadê um documento oficial da Federação de Futebol do Estado de Rondônia que oficializou em 1987 que os campeonatos portovelhenses foram reconhecidos como Campeonato Rondoniense? Até agora você não mostrou nenhuma fonte e referência oficial da FDR e FFER. Citei as nomenclaturas para você ver que está tendo contradições nas matérias do Jornal Alto Madeira e Tribuna Popular, em relação as suas postagens que você afirma que é Campeonato Rondoniense. O Tribuna Popular de Cacoal de 1990 noticia que houve problemas internos na federação e não foi realizado o "Campeonato Estadual" de futebol em 1989. Como que você afirma que o Ferroviário Atlético Clube de Porto Velho é o Campeonato do Campeonato Rondoniense de 1989? Fica muito confuso e contraditório. Ainda lendo as matérias do jornal Alto Madeira fica muito claro que havia o campeonato municipal (Campeonato Portovelhense) e o Estadual. São 2 campeonatos diferentes. Como na última citação que eu coloquei. Tem que ter 5 verbetes diferentes:

1- Os campeões do Campeonato Portovelhense (era amadora de 1945 até 1990).

2- Os campeões do Campeonato Portovelhense da Segunda Divisão (era amadora de 1945 até 1990).

3- Competições Estaduais e Territoriais (era amadora de 1945 até 1990).

4- Campeonato Rondoniense de Futebol Profissional desde 1991.

5 - Campeonato Rondoniense da Segunda Divisão de Futebol Profissional desde 2005. Cadsfranco (discussão) 03h08min de 26 de maio de 2022 (UTC)[responder]

Ao mesmo tempo que você dá referência há um artigo de um jornalista e considera o Campeonato Portovelhense passou a ser oficializado como Campeonato Rondoniense no ano de 1987. Você esquece de outros títulos conquistados, o Torneio Estadual (1982) e Campeonato Estadual de Rondônia (1983 até 1985) conquistados pelo Flamengo em 1982, 1983 e 1985. O Ypiranga em 1984, não estão sendo contados na sua listagem, como que fica isso? Nessas temporadas houveram 2 competições diferentes, o Campeonato Portovelhense (exceção de 1983) e o Campeonato Estadual. Na sua listagem o Flamengo tem 10 títulos, o de 1982 só está contando 1 campeonato. E o outro campeonato? Você considera o Campeonato Portovelhense ou Torneio Estadual de 1982? Cadê o título do Ypiranga campeão porto-velhense de 1982 que dividiu o título com o Flamengo? O Ypiranga tem 5 títulos na sua listagem, e o outro título de 1984? Você considera o título do Campeonato Portovelhense ou Campeonato Estadual? Se na sua postagem o campeonato municipal de Porto Velho foi considerado campeonato Rondoniense, então porque na sua listagem não tem o título do Mixto de 1985?

As informações e postagens que você coloca ficam confusas, distorcidas e não se condizem. Cadsfranco (discussão) 03h40min de 26 de maio de 2022 (UTC)[responder]

Não sei se você conseguiu ler a nota abaixo da lista de campeões que diz que, no ano que o campeonato estadual foi realizado, este indicou o campeão oficial da temporada. LasMatos (discussão) 23h57min de 26 de maio de 2022 (UTC)[responder]

Boa noite tudo bem?

Essas informações estão controversas, no mesmo ano de 1987 quando a federação divulga o calendário de competições, tem o campeonato municipal no caso o Porto-velhense. Em outras matérias cita "campeonato municipal", "campeonato da cidade" e "campeonato portovelhense". Se realmente a federação oficializou o Campeonato Portovelhense como sendo Campeonato Rondoniense como você colocou no verbete, então porque ainda tem citações de "Campeonato da Cidade", "Campeonato Municipal" e "Campeonato Portovelhense" nas matérias jornalísticas de 1987 e 1989?

Deixa bem claro nas publicações dos jornais que não havia e não foi realizado o Campeonato Estadual de Rondônia durante esse período de 1987 e 1989.

As informações que você posta não se integram entre si. Estão contraditórias e não se condizem.

"O calendário é o seguinte de 08 março a 03 de maio, campeonato juvenil (14 a 17 nos); de 08 de março a 03 maio, Taça Federação de Rondônia: de 10 de maio a 15 de novembro, campeonato municipal de Júniors e Adulto;de 07 a 12 de outubro, Torneio Integração (Copão) da Amazônia; de 16 a 25 de outubro, campeonato regional (interior); de 1º de novembro a10 de dezembro, campeonato interligas (interior), 1º de novembro a10 de dezembro, campeonato brasileiro de Juniors, e de 15 de novembroa15 de dezembro, Torneio dos campeões (clubes sediados em Porto Velho)."

«Federação define calendário de 87. Calendário». Alto Madeira. Porto Velho. 24 de janeiro de 1987. Consultado em 26 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&pasta=ano%20198&pesq=%22Federa%C3%A7%C3%A3o%20define%20calend%C3%A1rio%20de%2087%22 >

"No momento tudo está indefinido, mas o São Domingos não será um mero participante do Campeonato. A base de 86 da equipe será mantida, pelo menos no Torneio Federação de Futebol Brasil é o novo vice do São Domingos. O futebol tem prioridade. Para o campeonato da cidade ainda não posso falar nada," finalizou Almir Brasil.

«Brasil é o novo vice do São Domingos. O futebol tem prioridade». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 20 de fevereiro de 1987. Consultado em 26 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=&Pesq=%22Brasil%20%c3%a9%20o%20novo%20vice%20do%20S%c3%a3o%20Domingos%22 >

"Ferroviário, Mixto, Botafogo, Moto Clube e São Domingos são os clubes que vão participar do Torneio Federação de Futebol, que serve de preparativo para o Campeonato da Cidade."

«Só disputam Torneio da Federação». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 8 e 9 de março de 1987. Consultado em 27 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=&Pesq=%22v%c3%a3o%20participar%20do%20Torneio%20Federa%c3%a7%c3%a3o%22 >

"O Moto Clube vai participar do Torneio da Federação e do Campeonato de Porto Velho com uma equipe capaz de levantar títulos."

"Nossa preocupação é em formar uma excelente equipe para brigar pelos títulos do Torneio Federação de Futebol e Campeonato da Cidade". Disse diretor de futebol Hélio Fonseca.

«Moto monta time para ser campeão». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 8 e 9 de março de 1987. Consultado em 27 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=&Pesq=%22Moto%20monta%20time%20para%20ser%20campe%c3%a3o%22 >

"o campeão porto-velhense só vai disputar o Campeonato da cidade depois que o estatuto da FF for aprovado e houver a eleição para se escolher o dirigente da entidade".

«Informe JC. Eleição». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 29 e 30 de março de 1987. Consultado em 27 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=&Pesq=%22depois%20que%20o%20estatuto%20da%20FF%20for%20aprovado%22 >

"Não faz tempos, quando da realização do nosso campeonato estadual quase todos os clubes reclamaram grandes prejuízos e dificuldades só como deslocamento para jogar em outros municípios. Apresentaram, também grandes lamentações com respeito a situação dos estádios. Alguns clubes, para chegar ao final certame, tiveram que ser auxiliados pela Federação ou órgãos do Governo. O Estadual acabou sendo deixado de lado."

Tavares, João (7 de abril de 1987). «Cantinho do bate-papo». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. Consultado em 27 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=&Pesq=%22N%c3%a3o%20faz%20tempos,%20quando%22 >

"Segundo ele, é hora de avaliar as condições de cada um para, o Campeonato da Cidade."

«Jogos da Taça devem apontar primeiros favoritos ao título». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 17 de abril de 1987. Consultado em 27 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=&Pesq=%22Jogos%20da%20Ta%c3%a7a%20devem%20apontar%22 >

"CAMPEONATO MUNICIPAL

Com a proximidade do Campeonato Municipal, Antônio Nogueira disse que os ""representantes de clubes já devem começar, desde já, a se preocupar com a tabela do campeonato. ""É preciso debater muito a melhor forma de disputar o campeonato para que uma má elaboração não venha a trazer problemas futuros"", disse o presente."

«Nogueira diz que recursos da loteria já estão na FFR. Campeonato Municipal». Alto Madeira. Porto Velho. 7 de maio de 1987. Consultado em 26 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&pasta=ano%20198&pesq=%22Nogueira%20diz%20que%20recursos%20da%20loteria%20j%C3%A1%20est%C3%A3o%20na%20FFR%22 >

"Das equipes da capital somente Ferroviário, Moto Clube, São Domingos, Botafogo, Mixto, Ipiranga(licenciado), Flamengo (licenciado) estão filiados. Os demais fundadores estão completarmente irregulares porque não atendem as exigências da Federação, segundo as leis desportivas. Em função deste fato, Rondônia não conta com um Campeonato Estadual."

«Futebol agiliza legalização das Ligas do interior. Filiados». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 8 e 9 de novembro de 1987. Consultado em 27 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=&Pesq=%22Futebol%20agiliza%20legaliza%c3%a7%c3%a3o%22 >

"Cícero Ora, diretor de futebol, deixou bem claro aos representantes das Ligas que só acontecerá o Campeonato Estadual quando todas estiverem legalizados à FFR. ""Não adianta ficar pensando nisso agora. O momento é para se ajustar os estatutos e a filiação. O Estadual vai acontecer. Porém, só depois de todas as Ligas legalizadas""."

«Nogueira considera bom resultado na reunião». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 20 de novembro de 1987. Consultado em 27 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22depois%20de%20todas%20as%20Ligas%20legalizadas%22%22 >

"O presidente do Clube Recreativo Atlético Cearense (CRAC), Francisco Inácio Sobrinho (Gordinho) informou ontem que já está montando a sua equipe para disputar o campeonato porto-velhense de 89."

«Crac monta time para disputar campeonato». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 11 de janeiro de 1989. Consultado em 25 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/docreadermobile.aspx?bib=060160&pasta=ano%20198&pesq=%22Crac%20monta%20time%20para%20disputar%20campeonato%22 >

""05-Conseguimos uma vaga para o torneio pré-copão da Amazônia em 89, onde fomos representados pelo Londrina F.C., não houve campeonato Estadual por problemas internos na Federação."

«Tribuna Esportiva. LDC: sucesso em dois anos». Tribuna Popular. Cacoal, Rondônia. 17 de fevereiro de 1990. Consultado em 13 de maio de 2022.

Disponível em: < http://nimpi.ifro.edu.br/documents/27/previsualizar/ >

Cadsfranco (discussão) 21h17min de 27 de maio de 2022 (UTC)[responder]

É difícil continuar um debate aqui. Você está se atendando só em nomenclaturas. Você em nenhum momento contextualiza nada. Você cria textos gigantescos com um monte de referência onde você continua se atentando apenas em nomenclatura e não contextualizando. Além disso, em nenhum momento vejo um argumento seu contra as referências inseridas no verbete que dizem que o Campeonato de Porto Velho valeu como estadual por falta de futebol regularizado no interior. Assim fica difícil pois eu tento contribuir com a Wikipedia de outras formas e não vou me prender neste artigo analisando sempre suas referências para pautas vazias. A maioria dos links que você postou são sobre nomenclaturas. Não há nada neles que falem sobre a questão aqui debatida ou que analisem um contexto geral.
A passagem destacada no verbete, pelo contrário, dá uma explicação para a aceitação do Campeonato de Porto Velho como estadual. Coisa que não encontro em nenhuma das suas referências que respaldem sua posição contrária. LasMatos (discussão) 01h19min de 28 de maio de 2022 (UTC)[responder]

Bom dia tudo bem?

Eu discordo. Esses não são textos e sim trechos na íntegra que estão publicados em jornais de Rondônia. Essas citações que estão nos jornais de Rondônia, deixam bem claro que o Campeonato Estadual é considerado de fato somente quando há a participação de clubes do interior e de Porto Velho. Você está fazendo confusão. Próprio calendário da FFER cita campeonato municipal.

Esses são os argumentos que o Campeonato de Porto Velho não valeu como Campeonato Estadual por futebol da regularização das ligas do interior.

"Das equipes da capital somente Ferroviário, Moto Clube, São Domingos, Botafogo, Mixto, Ipiranga(licenciado), Flamengo (licenciado) estão filiados. Os demais fundadores estão completarmente irregulares porque não atendem as exigências da Federação, segundo as leis desportivas. Em função deste fato, Rondônia não conta com um Campeonato Estadual."

«Futebol agiliza legalização das Ligas do interior. Filiados». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 8 e 9 de novembro de 1987. Consultado em 27 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=&Pesq=%22Futebol%20agiliza%20legaliza%c3%a7%c3%a3o%22 >

"Cícero Ora, diretor de futebol, deixou bem claro aos representantes das Ligas que só acontecerá o Campeonato Estadual quando todas estiverem legalizados à FFR. ""Não adianta ficar pensando nisso agora. O momento é para se ajustar os estatutos e a filiação. O Estadual vai acontecer. Porém, só depois de todas as Ligas legalizadas""."

«Nogueira considera bom resultado na reunião». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 20 de novembro de 1987. Consultado em 27 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22depois%20de%20todas%20as%20Ligas%20legalizadas%22%22 >

Nessas citações na íntegra dos jornais, é sim uma posição contrária que Campeonato de Porto Velho como estadual. Cadsfranco (discussão) 15h32min de 28 de maio de 2022 (UTC)[responder]

Porque você apagou a bandeira de Cacoal do Municipal e colocou a bandeira de Porto Velho?

Qual é a fonte que você utilizou que mostra que o Municipal é realmente de Porto Velho? Cadsfranco (discussão) 15h40min de 28 de maio de 2022 (UTC)[responder]

O artigo do Campeonato Rondoniense de Futebol foi criado em 10 de Janeiro de 2006 e representava uma lista crua com os campeões. Fiz minha primeira edição neste em 2 de Junho de 2013 e naquela altura a lista de campeões era a mesma, porem atualizada. Até sua primeira edição como usuário @Cadsfranco havia uma lista de campeões limpa e organizada, com duas tabelas apresentando campeões profissionais e campeões gerais. A partir de então você fez quase 60 edições num período de 7 dias, em sequência, apenas adicionando referências em formato não verificável e notas sobre nomenclatura. Desorganizou completamente a lista de campeões da fase amadora, mas ainda assim a lista de campeões e informações de aspecto geral continuavam as mesmas.
Cerca de dois meses depois, em Março de 2022, após algumas edições de outros editores, você voltou a intervir no verbete, desta vez para mudar dados históricos como primeiro e maior campeão e os campeões por cidade. Àquela altura o artigo estava completamente desorganizado. De 10 de Janeiro de 2006 até Março de 2022 se passaram 16 anos e nesse período inúmeros editores modificaram o verbete, num número de quase mil edições, e ninguém considerou modificar tais dados como você fez.
Após passear pelo verbete e perceber essas modificações, resolvi o editar por considerar que alguém havia vandalizado. Adicionei notas históricas, organizei a lista de campeões do amadorismo e eliminei uma ruma de erros. Então, você retornou, fez novamente um número considerável de edições, modificou os textos que introduzi e colocou uma enorme portaria que não tinha utilidade nenhuma no texto. Além disso, passou a modificar outros números gerais do torneio, como quando dividiu a seção "Títulos" em três partes, eliminou campeões consecutivos do amadorismo e continuou a introduzir referências em formato irregular e não verificáveis. A única coisa que suas edições promoveram foi confusão a eventuais leitores que visitaram o artigo no período.
Não mais editei o artigo de forma abrangente, apenas removendo edições pontuais com erros grotescos, apesar de considerar errado(baseado em fontes) todo o conteúdo que você modificou. Após perceber minhas modificações pontuais, você fez um notificação contra mim por vandalismo, e, ao perceber que você iria insistir sua forma de interpretação, o notifiquei por guerra de edições. Assim, você recebeu um bloqueio de três dias, foi quando então resolvi intervir PELA SEGUNDA VEZ de forma abrangente no verbete, o reorganizei e trouxe de volta as informações que eram consenso entre todos os editores do artigo antes de você começar a modificá-lo. Então, você voltou a fazer queixas contra mim por conta do bloqueio que recebeu, então, numa dessas, relatei novamente a sua situação de guerra de edições, que acabou me colocando como um dos causadores, mesmo que minha segunda grande intervenção tenha sido apenas após seu bloqueio.
Minhas referências estão todas no corpo do artigo, todas com alguma notoriedade e até mesmo referências que você usa para refutar, estão inseridas lá, explicando o motivo do Campeonato de Porto Velho ser estadual no amadorismo. Enquanto isso você tenta gerar desconfiança sobre as fontes, agindo como WP:DONO do artigo, onde só o que é válido é o que você considera. Estou aqui debatendo com você mas sei que assim que você puder, você vai modificar tudo de novo, pra forma que você considera correta.
Quando você teceu seu primeiro comentário, com inúmeros links para referência, eu procurei analisar de um por um. Apenas percebi que você está preso em nomenclaturas e não contextualiza a situação. Tentei argumentar e você se manteve irredutível e continuou falando de nomenclaturas sem contextualizar. Eu não tenho todo tempo do mundo pra analisar sempre as inúmeras referências(sobre nomenclatura ou sem contexto) que você traz. O que está claro é que você quer que sua vontade prevaleça, e apenas isso. LasMatos (discussão) 06h56min de 31 de maio de 2022 (UTC)[responder]

Boa noite tudo bem?

Discordo, eu me baseio por informações de fontes oficiais e documentos da Federação de Futebol do Estado de Rondônia e Federação de Desportos de Rondônia e não num artigo de um jornalista.

Se até agora você não apresentou nenhuma fonte e referência oficial da Federação de Futebol do Estado de Rondônia e Federação de Desportos de Rondônia dos campeonatos de 1945 até 1990 sendo oficializado como Campeonato Rondoniense, então não é correto e nem tem coerência em continuar nessa insistência e ficar reproduzindo os campeonatos antes de 1991 como Campeonato Rondoniense.

Não sou eu que quero prevalecer a minha vontade. Por diversas vezes eu linkei referências e fontes oficiais como a portaria da FDR de 1976 que é um documento oficial assinado pelo presidente Pedro Tavares Batalha, e você não concorda e nem aceita. Eu não estou preso por nomenclatura. Naquela notícia deixa bem claro que o "Estadual poderá voltar em 88", óbvio que em 1987 não foi realizado o Campeonato Estadual de Rondônia, outras notícias reafirmam isso. Em Rondônia eles queriam de fato fazer o Campeonato Estadual na prática com clubes de Porto Velho e ligas do interior desde 1981. Só conseguiram em 1983 até 1985. Eu li por um bom tempo cada edição do Jornal Alto Madeira e outros jornais de Rondônia que estão disponíveis. Por causa das ligas do interioranas não estarem legalizadas na FFER em 1986, o Campeonato Estadual de não estava sendo realizado nesse período de 1986/87. Em primeiro lugar eu considero o que está escrito de maneira oficial e reconhecido pela FDR e FFER. Essa lista que você divulga não é a mesma que a FFER. Cadsfranco (discussão) 21h52min de 2 de junho de 2022 (UTC)[responder]

Boa noite tudo bem ?

Essa listagem dos campeões do Campeonato Rondoniense do site Bola na Área e Quadro de Medalhas não é a mesma que está postada no site oficial da Federação de Futebol do Estado de Rondônia.

Eu não entendo o porque você não quer fazer as devidas correções que oficialmente o Campeonato Rondoniense iniciou-se em 1991 era profissional. FFER não reconhece e nem divulga os campeonatos na fase amadora em seu site oficial. A FFER é a responsável pela organização das competições oficiais do futebol profissional de Rondônia.

«FFER. Notícias. Feliz aniversário, Ji-Paraná Futebol Clube!». Porto Velho, Rondônia. 22 de abril de 2022 Consultado em 3 de junho de 2002

Disponível em : < https://www.ffer.com.br/Publicacao.aspx?id=302212 >

Ainda a primeira edição do Campeonato Rondoniense da Segunda Divisão é iniciada em 2005.

«FFER. Notícias. Série B do Rondoniense volta a ser o caminho para a elite». Porto Velho, Rondônia. 08 de novembro de 2021. Consultado em 3 de junho de 2002

Disponível em : < https://www.ffer.com.br/Publicacao.aspx?id=265814 >

Porque essa insistência que a fase amadora faz parte do atual Campeonato Rondoniense Profissional disputado desde 1991? Mas você não apresenta nenhuma fonte e referência oficial da Federação de Desportos de Rondônia e nem da Federação de Futebol do Estado de Rondônia. Também não aceita as fontes e referências que eu demonstro. Por que você apagou a bandeira da cidade de Cacoal e colocou a bandeira de Porto Velho no clube Municipal na temporada 1983 do Campeonato Estadual de Rondônia? Qual é a fonte utilizada para fazer essa informação, que está errada. O Municipal é da cidade de Cacoal.

Como que fica as informações, e as edições do Torneio Territorial e Campeonato Estadual de Rondônia?

Ao mesmo tempo que ocorreu nas temporadas de 1982, 1984 e 1985 foram realizadas 2 competições, os campeonatos municipais, Torneio Estadual (1982) e Campeonato Estadual de Rondônia (1984 e 1985).

Pergunto como que fica a listagem dos clubes campeões que conquistaram os títulos desses campeonatos? Está sendo considerado qual título do Flamengo de 1982 e qual o título do Ypiranga de 1984?

Você tem alguma fonte da revista Placar com publicações das notícias sobre o "Torneio Territorial", "Torneio Estadual" e "Campeonato Estadual" que foram realizados antes de 1991 em Rondônia?

Em 1985 os clubes que estavam participando do Campeonato Estadual de Rondônia, não participaram dos campeonatos municipais. Os melhores colocados de cada campeonato municipal, se classificavam para um torneio, o Intermunicipal. No qual o campeão do Intermunicipal garantia a vaga e direito de disputar o Campeonato Estadual de Rondônia de 1986. O último colocado do Campeonato Estadual de Rondônia de 1985 seria rebaixado.

Não faz sentido insistir em dizer que a FFER reconheceu os campeonatos portovelhenses como Campeonato Rondoniense (sem a apresentação de um documento oficial da FFER), se o próprio campeonato de Porto Velho dava vaga para um torneio a nível estadual de Rondônia (Intermunicipal) e o campeão do Intermunicipal conquistava o acesso ao Campeonato Estadual de Rondônia de 1986 - Divisão Especial.

«Mixto é campeão da Capital». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 06 e 07 de outubro de 1985. Consultado em 12 de maio de 2022

Disponível em : < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Mixto%20%c3%a9%20campe%c3%a3o%20da%20Capital%22 >

«Intermunicipal começa dia 20». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 06 e 07 de outubro de 1985. Consultado em 12 de maio de 2022

Disponível em : < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Mixto%20%c3%a9%20campe%c3%a3o%20da%20Capital%22 >

«Seis jogos abrem Intermunicipal hoje». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 20 e 21 de outubro de 1985. Consultado em 03 de junho de 2022

Disponível em : < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22jogos%20abrem%20intermunicipal%22 > Cadsfranco (discussão) 03h16min de 4 de junho de 2022 (UTC)[responder]

Nesse verbete deveria conter somente os campeões do Campeonato Rondoniense desde 1991 profissional é o que a FFER oficializa. Cadsfranco (discussão) 03h19min de 4 de junho de 2022 (UTC)[responder]

Essa é sua opinião, e eu discordo completamente dela. Até porque você não me apresentou até agora uma fonte onde diga que a FFER, sucessora de FFR e FDR, descartou o amadorismo. É absurdo que a Federação de Desportos de Rondônia tenha realizado tantas edições de um torneio pra ele não ser oficial. É mais absurdo ainda a premissa de que uma Federação de nível estadual tenha se dedicado a realizar meros torneios citadinos. Nunca li isso em lugar algum. LasMatos (discussão) 12h41min de 5 de junho de 2022 (UTC)[responder]
Esse texto combate sua argumentação:
"Este ano o campeonato oficial de Rondônia foi disputado em Porto Velho, capital do estado tendo como campeão o Ferroviário, uma vez que desde que foi criada a Federação de Futebol nenhuma liga havia demonstrado interesse em se filiar, assim como aconteceu quando existia a extinta Federação de Desportos de Rondônia".
Retirado do Jornal Alto Madeira. LasMatos (discussão) 12h42min de 5 de junho de 2022 (UTC)[responder]

Boa tarde tudo bem?

Eu discordo esse trecho é de um jornalista, qual é a validade se não tem uma publicação oficial da FDR ou FFER? Rondônia é Rondônia, FDR organizou sim campeonatos de nível estatual como o Torneio Estadual de 1982 e Campeonato Estadual de Rondônia de 1983 até 1985. Ainda era realizado o Torneio Territorial antes de 1981 com os campeões de Guajará-Mirim e Porto Velho.

Deixa bem claro que nos trechos havia o Campeonato Porto-velhense e estavam planejando a volta da realização da segunda divisão do Campeonato Portovelhense.

Também que queriam organizar na mesma temporada o Campeonato Municipal e o Campeonato Estadual. Não saberiam se no Estadual, Porto Velho teria algum representante porque a capital de Rondônia não realizou o seu campeonato municipal, já os municípios do interior organizaram os seus campeonatos.

Segundo Cícero Ora, interventor da Federação de Futebol do Estado de Rondônia.

""Todos nós sabemos que há clubes em Porto Velho que não possuem estrutura suficiente para disputar uma competição de tamanha envergadura. Portanto, a melhor saída é a divisão em duas categorias. Apesar de defender a idéia, Cícero Ora não quis revelar quais são os clubes que não apresentam a condição de participar da 1ª divisão. "Os próprios dirigentes têm conhecimento disso, e na certa, vão apoiar a proposta, porque é para o bem do futebol de Porto Velho, que não anda bem. No calendário que montou, Cícero ora reservou espaço para arealização do Campeonato Municipal, equivalente a 2ª divisão.""

«Futebol de Porto Velho poderá ter duas divisões este ano». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 11 de fevereiro de 1989. Consultado em 25 maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Porto%20Velho%20poder%c3%a1%20ter%20duas%20divis%c3%b5es%20este%20ano%22 >

Segundo o presidente da Federação Antônio Nogueira "Não podemos garantir se haverá campeonato municipal, o estadual e outros eventos. Tudo depende da liberação do estádio. Sem ele, fica difícil afirmar alguma coisa."

«Calendário só será oficializado após a liberação do Aluizão». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 10 e 11 de janeiro de 1988. Consultado em 25 de maio de 2022.

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Calend%c3%a1rio%20s%c3%b3%20ser%c3%a1%20oficializado%22 >

Segundo o presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia, Antônio Nogueira "Por isso é que não sabemos se ainda haverá a inclusão de alguma equipe da capital. É que o interior fez seu campeonato. A capital, não. Tudo será esclarecido na reunião que acontecerá em breve".

«Nogueira confirma Estadual e volta dizer que não haverá intervenção». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 14 de abril de 1988. Consultado em 25 de maio de 2022.

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Nogueira%20confirma%20Estadual%20e%20volta%20dizer%20que%20n%c3%a3o%20haver%c3%a1%20interven%c3%a7%c3%a3o%22 >

"Antônio Nogueira, em entrevista ao ALTO MADEIRA, disse ontem até o momento não promoveu nenhum campeonato a nível de Porto Velho, porque o estádio Aluízio Ferreira (único atualmente em condições de se cobrar ingresso) passa por reformas, ""mas há filiados em condições de disputar competições. Daí reafirmar que não acabei com o futebol da capital do Estado."

«Faltou estádio para promover campeonatos, diz Nogueira». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 8 de julho de 1988. Consultado em 25 de maio de 2022.

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Faltou%20est%c3%a1dio%20para%20promover%20campeonatos%22 >

O interventor da Federação de Futebol do Estado de Rondônia Cícero Ora realizou uma reunião e um dos assuntos tratados foram, "A 2º - tratar do calendário de 89; Campeonato Estadual e Municipal e até das cadeiras que foram colocadas no estádio aluízio Ferreira."

«Futebol de Rondônia continua indefinido». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 19 e 30 de fevereiro 1 de 1989. Consultado em 25 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Futebol%20de%20Rond%c3%b4nia%20continua%20indefinido%22 >

"O Galo da BR é o maior vencedor do Campeonato Rondoniense Série A, com nove títulos (1991, 1992, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2001 e 2012). "

«FFER. Notícias. Feliz aniversário, Ji-Paraná Futebol Clube!». Porto Velho, Rondônia. 22 de abril de 2022 Consultado em 3 de junho de 2002

Disponível em : < https://www.ffer.com.br/Publicacao.aspx?id=302212 >

"Iniciada em 2005, a Série B do Campeonato Rondoniense retorna na temporada 2021 com o objetivo de ser o caminho para a elite do futebol local."

«FFER. Notícias. Série B do Rondoniense volta a ser o caminho para a elite». Porto Velho, Rondônia. 08 de novembro de 2021. Consultado em 3 de junho de 2002

O CNPJ que a FFER utiliza é da sua fundação de 1986, mesmo no seu site estando a fundação da FDR. Em seu site não cita nenhum campeonato antes de 1991. No site das federações do Amazonas, Ceará e Goiás tem todos os campeões dos campeonatos estaduais que as mesmas consideram oficialmente, independente se a primeira edição foi amadora ou profissional. No Mato Grosso do Sul e Tocantins o campeonato oficial estadual já iniciou-se na era profissional, o mesmo o que ocorreu em Rondônia.

Cadsfranco (discussão) 17h22min de 5 de junho de 2022 (UTC)[responder]
"O CNPJ que a FFER utiliza é da sua fundação de 1986, mesmo no seu site estando a fundação da FDR. Em seu site não cita nenhum campeonato antes de 1991."
Tá vendo como você contradiz informações? Pra uma coisa o site é válido(que é pro seu argumento), pra outra não. Ainda diz que a FFER foi fundada em 86, quando na verdade não foi. Você está captando informações superficiais. LasMatos (discussão) 18h11min de 5 de junho de 2022 (UTC)[responder]

Boa noite tudo bem?

Eu discordo totalmente.

Por favor entre no site da Receita Federal e leia.

https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Comprovante.asp

CNPJ: 05.930.714/0001-12

"NOME EMPRESARIAL FEDERACAO DE FUTEBOL DO ESTADO DE RONDONIA DATA DE ABERTURA 17/04/1986"

Quem deve ou não reconhecer e oficializar os campeonatos é a Federação de Futebol do Estado de Rondônia, ela que organiza às competições de futebol no estado.

Se no site está a data de fundação da Federação de Desportos de Rondônia, quem deve explicar esse fato é a própria FFER. Porque no site oficial da FFER não tem nenhum campeonato realizado antes de 1991?

Se a FFER reconheceu os campeonatos portovelhenses como campeonatos rondonienses, então porque em 1988, os dirigentes e interventor da FFER estavam em dúvida se um clube portovelhense iria ou não participar do Campeonato Estadual junto com os clubes dos municípios do interior? Sabendo que em 1988 "não promoveu nenhum campeonato a nível de Porto Velho, porque o estádio Aluízio Ferreira (único atualmente em condições de se cobrar ingresso) passa por reformas".

«Faltou estádio para promover campeonatos, diz Nogueira». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 8 de julho de 1988. Consultado em 25 de maio de 2022.

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Faltou%20est%c3%a1dio%20para%20promover%20campeonatos%22 >

Segundo o presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia, Antônio Nogueira "Por isso é que não sabemos se ainda haverá a inclusão de alguma equipe da capital. É que o interior fez seu campeonato. A capital, não. Tudo será esclarecido na reunião que acontecerá em breve".

«Nogueira confirma Estadual e volta dizer que não haverá intervenção». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 14 de abril de 1988. Consultado em 25 de maio de 2022.

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Nogueira%20confirma%20Estadual%20e%20volta%20dizer%20que%20n%c3%a3o%20haver%c3%a1%20interven%c3%a7%c3%a3o%22 >

Porque em 1989 a FFER estava planejando a realização de duas divisões do campeonato porto-velhense e no mesmo ano o Campeonato Estadual (2 competições com abrangência diferentes)?

O interventor da Federação de Futebol do Estado de Rondônia Cícero Ora realizou uma reunião e um dos assuntos tratados foram, "A 2º - tratar do calendário de 89; Campeonato Estadual e Municipal e até das cadeiras que foram colocadas no estádio aluízio Ferreira."

«Futebol de Rondônia continua indefinido». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 19 e 30 de fevereiro 1 de 1989. Consultado em 25 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Futebol%20de%20Rond%c3%b4nia%20continua%20indefinido%22 >

Segundo Cícero Ora, interventor da Federação de Futebol do Estado de Rondônia.

""Todos nós sabemos que há clubes em Porto Velho que não possuem estrutura suficiente para disputar uma competição de tamanha envergadura. Portanto, a melhor saída é a divisão em duas categorias. Apesar de defender a idéia, Cícero Ora não quis revelar quais são os clubes que não apresentam a condição de participar da 1ª divisão. "Os próprios dirigentes têm conhecimento disso, e na certa, vão apoiar a proposta, porque é para o bem do futebol de Porto Velho, que não anda bem. No calendário que montou, Cícero ora reservou espaço para arealização do Campeonato Municipal, equivalente a 2ª divisão.""

«Futebol de Porto Velho poderá ter duas divisões este ano». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 11 de fevereiro de 1989. Consultado em 25 maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Porto%20Velho%20poder%c3%a1%20ter%20duas%20divis%c3%b5es%20este%20ano%22

Porque nos sites Bola na Área e Quadro de Medalhas não tem o título do (campeonato portovelhense) do Ypiranga em 1982 que foi dividido com o Flamengo?

«FDR vai proclamar Flamengo e Ipiranga campeões de 82». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 26 de fevereiro de 1983. Consultado em 13 de maio de 2022

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&pasta=ano%20198&pesq=%22Flamengo%20e%20Ipiranga%20campe%C3%B5es%20de%2082%22 >

"No entanto, Ipiranga e Flamengo - campeões porto-velhense do ano passado."

«Resultados equilibrou o segundo turno». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 7 de junho de 1983. Consultado em 13 de maio de 2022

Disponível: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&pasta=ano%20198&pesq=%22Resultados%20equilibrou%20o%22 >

Porque não tem o título do (Campeonato Portovelhense) do Ypiranga sabendo que o mesmo conquistou 2 campeonatos em 1984, foi campeão municipal e depois participou de outra competição (Campeonato Estadual com clubes do interior)?

«Golaço de Gilson dá título ao Ipiranga». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 2 de outubro de 1984. Consultado em 12 de maio de 2022

Disponível: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&PagFis=1995&Pesq=%22v%c3%a3o%20a%20ta%c3%a7a%22 >

«Empate justo, mas o título é do Ipiranga». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 22 de janeiro de 1985. Consultado em 13 de maio de 2022

Disponível: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&pasta=ano%20198&pesq=%22Empate%20justo%22 >

"Em 84 o Leão Azul foi três vezes campeão: do Torneio "Mendonça", da Independência da Bolivia e da Taça Porto Velho. Falta-lhe o título de campeão estadual."

«Leoninos querem agora, ser campeões do Estado». O Estadão. Porto Velho, Rondônia. 8 de janeiro de 1985. Consultado em 6 de junho de 2022

Disponível em: < http://nimpi.ifro.edu.br/documents/3417/previsualizar/ >

Porque não tem o título do (Campeonato Portovelhense) do Mixto em 1985?

«Mixto é campeão da Capital». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 6–7 de outubro de 1985. Consultado em 12 de maio de 2022

Disponível: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Mixto%20%c3%a9%20campe%c3%a3o%20da%20Capital%22 >

Porque a listagem dos sites Quadro de Medalhas e Bola na Área, tem os campeões (desde 1944) e está diferente da que está publicada no site oficial da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (desde 1991)?

Por que na edição Especial Guia 2001 da revista Placar sobre os Campeonatos Estaduais daquela temporada, não cita os campeões do futebol rondoniense antes de 1991?

«Especial Guia 2001». São Paulo: Revista Placar, fevereiro de 2001. Editora Abril. MENSAL. Consultado em 22 de maio de 2022

Por que na revista Placar tem uma matéria que está escrito o seguinte?

"Não é à toa que o Ji-Paraná é o Campeão de Rondônia. Dono de três títulos estaduais dos cincos disputados até hoje, o time tem costas largas." «CENTRO AVANTE + QUE PREFEITO». São Paulo: Revista Placar. Editora Abril. Abril de 1996. MENSAL. Consultado em 22 de maio de 2022

Por que nessas matérias tem os seguintes trechos?

""05-Conseguimos uma vaga para o torneio pré-copão da Amazônia em 89, onde fomos representados pelo Londrina F.C., não houve campeonato Estadual por problemas internos na Federação."

«Tribuna Esportiva. LDC: sucesso em dois anos». Tribuna Popular. Cacoal, Rondônia

17 de fevereiro de 1990. Consultado em 13 de maio de 2022.

Disponível em: < http://nimpi.ifro.edu.br/documents/27/previsualizar/ >

"Título inédito de tri-campeão rondoniense de futebol" .«Crise financeira no futebol de Rondônia marca o ano de 1995. Ji-Paraná». Correio Popular. Ji-Paraná. 30 de dezembro de 1995 Consultado em 18 de maio de 2022

Disponível em: < http://nimpi.ifro.edu.br/documents/2270/previsualizar/ > Cadsfranco (discussão) 04h13min de 6 de junho de 2022 (UTC)[responder]

Analisando suas conjecturas, fica evidente que você defende posições contraditórias. Em determinado momento não levantas quaisquer duvidas sobre o que há no site da entidade. Depois, apresenta aqui o CNPJ da mesma, insinuando que a própria mente sobre sua data de fundação apresentada em seu site. Pra você o site da FFER é ou não é confiável? Por quê pra você o site da FFER é fonte irrefutável pra uma coisa e pra outra ele pode estar errado?
Você consegue entender a situação que você tá criando? Você encontrou e aqui revelou o CNPJ da FFER para desmentir uma informação da própria em seu site. Depois apresenta listagem do mesmo site, bem genérica, que pode ter feita por algum estagiário, visto a grande limitação de informações(que por ser atribuição da entidade, deveriam estar melhor apresentadas). Você sabe que ao aceitar a data de fundação do site você dará um braço a torcer ao meu argumento(conforme texto existente no artigo). Foi assim também quando levantou desconfiança sobre a renomada revista Placar e depois passou a reproduzir algumas matérias da própria.
E mais, qual a sua interpretação do fato de que a Federação de Futebol do Estado de Rondônia(FFER) tenha organizado o Campeonato da Cidade de Porto Velho na década de 80? No futebol do Brasil, não é atribuição de entidade estadual realizar torneios citadinos, isso geralmente cabe às ligas locais. E pelo que fica evidente, sequer existia uma liga municipal de Porto Velho. Na contramão disso, existia uma Federação de caráter territorial e depois estadual desde a década de 40, quando o atual estado possuía apenas dois municípios(lembrando que Lábrea foi devolvida ao Amazonas).
Sobre o que você vem argumentando trazendo chamadas de manchetes(sem qualquer contextualização, ao meu ver!), é claro e evidente que os tais "estaduais" não realizados das manchetes que você coloca aqui não foram realizados pelo desinteresse do interior ou por fraqueza política da federação que não conseguia entrar num consenso entre as partes. Mediante esse fracasso, a própria federação concedia ao torneio de Porto Velho o status de estadual(coisa que você reluta em aceitar). Depois, por conta do desleixo informativo e também de pesquisa ruim ou falta dela, muitos propagaram essa informação de que só vale o período "profissional". Qualquer futebolista de Rondônia deveria lutar pra preservar esse status, a não ser, claro, que tenha uma oposição parcial pra isso, como ser torcedor ou membro dirigente de clubes que obtiveram sucesso no profissionalismo.
Você fica se prendendo em nomenclaturas, insistentemente. Eu poderia vir aqui com centenas de referências onde o Campeonatos Amazonenses(por exemplo!) é chamado de "Campeonato da cidade"(de Manaus, obviamente), nem por isso por aqui se reluta em reconhecer nada por nomenclaturas ou por entidades que executavam tais agendas esportivas. Isso se deve ao cuidado que os fundadores da FAF(muitos deles, jornalistas renomados que foram também jogadores) se dedicaram em pesquisar e preservar a história do futebol, do contrário haveria alguém aqui na WIKIPEDIA com uma lista genérica dizendo que só o que vale é o profissional, desde 1964(e não desde 50 anos antes). Ao ver suas argumentações e também perceber os desencontros e também a reprodução de contextos diferentes, eu percebo que esse cuidado não houve por parte sequer de quem são os maiores interessados, como federação, clubes, atletas e cronistas e locutores esportivos. Mas você vai ignorar isso, e vir com aquele argumento de que cada federação tem sua autoridade e etc, sendo que no fundo todos sabemos que o caso aqui é mais de desleixo que de outra coisa. LasMatos (discussão) 10h04min de 6 de junho de 2022 (UTC)[responder]
Sobre o restante, vou tentar argumentar por partes, apesar de suas respostas serem sempre uma bagunça!
Se a FFER reconheceu os campeonatos portovelhenses como campeonatos rondonienses, então porque em 1988, os dirigentes e interventor da FFER estavam em dúvida se um clube portovelhense iria ou não participar do Campeonato Estadual junto com os clubes dos municípios do interior? Sabendo que em 1988 "não promoveu nenhum campeonato a nível de Porto Velho, porque o estádio Aluízio Ferreira (único atualmente em condições de se cobrar ingresso) passa por reformas".
§1 - Em 1988 não houve NENHUM campeonato em Rondônia, nem no interior nem em Porto Velho, pelo fato mencionado no seu texto(falta de estádio). E justamente por não ter sido organizado o Campeonato da capital, não houve campeão oficial em 88(podes checar na lista do artigo).
Segundo o presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia, Antônio Nogueira "Por isso é que não sabemos se ainda haverá a inclusão de alguma equipe da capital. É que o interior fez seu campeonato. A capital, não. Tudo será esclarecido na reunião que acontecerá em breve".
§2 - Que campeonato é esse do interior? NENHUM! Você mesmo disse numa das inúmeras notas desorganizadas que colocou no artigo que em 1988 não houve qualquer torneio de caráter estadual. E mais, quando ele diz que a capital não fez, isso se remete ao fato de que em 88 não houve o Campeonato em Porto Velho(como já dito, por falta de estádio), e assim também nenhum clube foi apontado como campeão oficial de 1988. MUITO SIMPLES!
Porque em 1989 a FFER estava planejando a realização de duas divisões do campeonato porto-velhense e no mesmo ano o Campeonato Estadual (2 competições com abrangência diferentes)?
§3 - Porque os ilustres de alto QI da FFER tiveram a brilhante ideia de transformar o Campeonato de Porto Velho como uma fase do estadual que planejava executar(já haviam feito isso antes). Depois, esse estadual não saiu do papel novamente por desinteresse dos interioranos e evidentemente, como só Porto Velho(agora com seu estádio de volta) se prontificou a ter sua disputa, seu campeão foi homologado como campeão oficial da temporada. SIMPLES DEMAIS! A questão das divisões é obvia: não tornar o torneio mais deficitário do que já poderia ser.
Porque nos sites Bola na Área e Quadro de Medalhas não tem o título do (campeonato portovelhense) do Ypiranga em 1982 que foi dividido com o Flamengo?
Porque não tem o título do (Campeonato Portovelhense) do Ypiranga sabendo que o mesmo conquistou 2 campeonatos em 1984, foi campeão municipal e depois participou de outra competição (Campeonato Estadual com clubes do interior)?
Porque não tem o título do (Campeonato Portovelhense) do Mixto em 1985?
§4 - Já lhe falei antes e reitero aqui: você leu a nota abaixo da lista de campeões da fase amadora que diz que "Nos anos em que foram realizados o Torneio Estadual de Rondônia e o Campeonato Estadual de Rondônia, estes foram considerados os torneios oficiais da temporada". Você simplesmente ignora a informação! Quando a Federação teve competência para realizar um torneio com a presença de clubes do interior, era este torneio que recebia a oficialidade da temporada. Foi isso que aconteceu em 82, 84 e 85. Nessas conformidades, não há nada de errado com a listagem apresentada pelos renomados sites Bola na Área e Quadro de Medalhas, que, seguindo a lei proposta pela federação, consideraram apenas o Flamengo campeão em 82 e o Ypiranga em 84. E mais uma vez chamo a atenção para o fato da FDR organizar o torneio de Porto Velho e até mesmo fazê-lo parte do "estadual" quando este era realizado com clubes do interior.
""05-Conseguimos uma vaga para o torneio pré-copão da Amazônia em 89, onde fomos representados pelo Londrina F.C., não houve campeonato Estadual por problemas internos na Federação."
§5 - Notícia equivocada uma vez que neste mesmo ano o Ferroviário(de Porto Velho) foi o vice-campeão do Copão, perdendo na final para o Independente, de Santana-AP. Segundo o "Jornal do Dia"(de Macapá) em seu impresso do dia 23 de Julho de 1989 os integrantes(em parte que interessa a este debate) seriam "Os campeões e vice-campeões dos Estados do Amapá, Rondônia e Roraima...". O outro representante de Rondônia foi o Guajará, como convidado. LasMatos (discussão) 10h57min de 6 de junho de 2022 (UTC)[responder]
Sobre o contexto onde a Federação fez do Campeonato de Porto-Velho uma chave do estadual quando teve capacidade de organiza-lo podemos citar 1983 quando a mesma definiu que o Campeonato de Porto Velho seria uma chave do Estadual. Assim, o São Domingos ganhou esta chave e ao lado do Flamengo foi para as decisões do "estadual". O próprio Flamengo acabou sendo o campeão. Se você pesquisar, verá que essas chaves locais eram na verdade torneios mais elaborados. Inclusive, foi um erro fazer a separação do Campeonato de Porto Velho de 83 dos outros. Ele deveria estar na lista geral de campeões amadores, com a nota de que naquele ano ele seria uma das fases do estadual e não o estadual em si.
Ao menos até o final do amadorismo, o futebol em Porto Velho era notadamente superior ao praticado no interior, isso é evidenciado pelo fato de que todos os torneios com clubes do interior que a FFR conseguiu organizar foram vencidos pela capital. Sendo assim, a ausência de interesse do interior não diminui a superioridade dos principais clubes da capital na época, conotando que, quando o campeonato de Porto Velho valeu como "oficial" de fato o clube mais forte do estado era o campeão.
Depois, com o profissionalismo, os clubes de Porto Velho não tinham uma prefeitura para manter cada um, e definharam. No interior foi diferente, onde, por exemplo, o Ji-Paraná era considerado uma seleção da sua cidade com apoio financeiro e político. Assim, virou um campeonato de representações citadinas, sem clubes tradicionais e muitos clubes interioranos que dependiam(e dependem até hoje) de apoio político e por isso se tornaram efêmeros. O próprio Ji-Paraná, com 9 conquistas profissionais, é uma vitima desse processo vicioso. LasMatos (discussão) 11h24min de 6 de junho de 2022 (UTC)[responder]

Bom dia tudo bem?

Eu discordo, se a Federação tem a data de 1944 e 1986, é a mesma que deve explicar o porque isso aconteceu. Não estou insuando nada. O site da FFER tem informações e publicações oficiais. São essas que valem atualmente. O que a Federação de Futebol do Estado de Rondônia considera como oficial o Campeonato Rondoniense é desde 1991 já sendo na era profissional. Isso não tem que se questionar, a FFER que organiza os campeonatos de futebol de Rondônia. Além da listagem dos campeões do Campeonato Rondoniense (desde 1991 profissional) tem outras publicações da entidade máxima do futebol rondoniense que afirmam esse fato descrito acima. Ainda deve-se respeitar os funcionários da FFER. É sobre o futebol de Rondônia e não do Amazonas. O que aconteceu no Amazonas, é do Amazonas. O que aconteceu em Rondônia, é de Rondônia. Não quer dizer o que ocorreu na Federação Amazonense de Futebol, aconteceu o mesmo na Federação de Futebol do Estado de Rondônia. Cada federação de futebol possui autonomia. Toma as suas decisões que considera para a realidade local.

Errado, houve sim campeonatos em Rondônia em 1988 nos municípios do interior e uma competição com os clubes interioranos que definiu os representantes de Rondônia no Copão da Amazônia de 1988. Foi em Porto Velho que não houve campeonatos.

"a Federação de Futebol do Estado de Rondônia con-ta com nove Ligas filiadas e legalizadas. É tanto - comentou Antônio Nogueira - que as Ligas estão realizando normalmente os seus campeonatos e até a primeira quinzena de agosto apresentarão seus campeões para o torneio estadual que apontará os dois representantes de Rondônia ao Copão da Amazônia."

"É do torneio que falei anteriormente que vão sair os dois classificados. Podem ser equipes de Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Guajará Mirim, ou de outro município. Afinal são nove Ligas filiadas e legalizadas na Federação de Futebol e que estão promovendo, normalmente, os campeonatos municipais."

«Faltou estádio para promover campeonatos, diz Nogueira». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 8 de julho de 1988. Consultado em 25 de maio de 2022.

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&Pasta=ano%20198&Pesq=%22Faltou%20est%c3%a1dio%20para%20promover%20campeonatos%22 >


"03-No ano de 88 conseguimos duas vagas no campeonato Estadual e duas no torneio Copão da Amazônia, onde fomos representados pelas equipes da: A.A Atlética Rio Branco e A. A. São Paulo."

«Tribuna Esportiva. LDC: sucesso em dois anos». Tribuna Popular. Cacoal, Rondônia. 17 de fevereiro de 1990. Consultado em 13 de maio de 2022.

Disponível em: < http://nimpi.ifro.edu.br/documents/27/previsualizar/ >

"No mesmo documento, os presidentes das Ligas repudiam a tese de que em Rondônia não está sendo praticado futebol. Eles afirmam que apenas em Porto Velho isso não acontece ""porque os filiados à FFR estão licenciados."" Nos municípios, onde as Ligas estão legalmente filiadas à Federação, estão sendo disputados os campeonatos locais, que definirão os campeões em breve. Os presidentes das Ligas, no documento repudiam a atitude de cronistas esportivos que preferem noticiar campeonatos paralelos, esquecendo as competições que estão sendo realizadas pelas entidades no interior do Estado. Finalizando, os presidentes das Ligas afirmam que vão apresentar os campeões e vices para que seja disputado o Campeonato Estadual e dele seja escolhido os dois representantes de Rondônia no Copão da Amazônia."

«Ligas do interior apóiam Nogueira e criticam cronistas». Alto Madeira. Porto Velho, Rondônia. 19 de agosto de 1988. Consultado em 7 de junho de 2022.

Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=060160&pesq=%22Nogueira%20e%20criticam%20cronistas%22&pasta=ano%20198&hf=memoria.bn.br >

"É que o interior fez seu campeonato. A capital, não."

Em 1988 os municípios do interior realizaram os seus campeonatos citadinos, Porto Velho não realizou o seu campeonato citadino.

Discordo, a Revista Placar tem sim publicações que de maneira oficial o Campeonato Rondoniense foi iniciado em 1991 e já sendo profissional.

Cade o documento oficial da Federação de Futebol do Estado de Rondônia que reconheça os campeonatos disputados de 1945 até 1990 como sendo Campeonato Rondoniense? Até agora você não apresentou essa fonte e referência.

Por que na atualidade não tem nenhum campeonato realizado antes de 1991 em Rondônia no site da Federação de Futebol do Estado de Rondônia?

Porque no verbete o @RafaelMáximo @Rafael Máximo apagou o link do site Bola na Área? Cadsfranco (discussão) 15h12min de 7 de junho de 2022 (UTC)[responder]

Você apenas ignora o que é dito, cara. Você só está me fazendo perder tempo. Você refaz perguntas as quais já respondi e continua praticando afirmações contraditórias. Não há como chegar num consenso aqui. Me retiro desse debate. Se mais pessoas se interessarem e quiserem discutir, podem me "pingar" aqui. Com @Cadsfranco não há debate produtivo. LasMatos (discussão) 17h12min de 7 de junho de 2022 (UTC)[responder]

Vice-campeões[editar código-fonte]

No site oficial da FFER (www.ffer.com.br/campeoes-estaduais-campeoes), que engloba apenas as competições profissionais, constam vices diferentes para os anos de 1996, 1998 e 1999. E antes de mudar, queria saber se alguém sabe me dizer se o site da federação está correto, pois algumas federações cometem erros em suas listas (como por exemplo, a paranaense). Além disso, também não constam dados para o campeonato de 1997. Danoniinho (discussão) 23h38min de 2 de março de 2024 (UTC)[responder]