Usuário:André Koehne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

18 anos, 10 meses e 26 dias na ikipédia  • 3 200 imagens levadas ao Commons
“Mostre um erro a uma pessoa inteligente e ela agradecerá. Mostre um erro a uma pessoa estúpida e ela irá insultá-lo.”
Lao Tse

Atalhos e retalhos



Caetité 2 de Julho • ACL • XX
 • catC|Esb
Chico Véi CAT
Melhorar: Bonhoeffer

Ich bin
Pesquise... ...antes de apagar
BN sobre religião
Busca subpáginas do Koehne:

Imagem koehniana em destaque...
Trem difícil de fazer...
O ano era 2007. Eu com um volume imenso, se desmanchando, pensei: antes de ter uma perda total, vou escanear o que puder e levar à Wikipédia... Assim, copiando por partes e depois "colando-as" no Corel Photopaint, com toda a dificuldade que hoje um simples celular daria conta, levamos ao Commons o frontispício da edição fac-similar do Historia Naturalis Brasiliae.
Foi há tanto tempo que nem me lembrava do artigo que eu escrevera e fora um dia considerado destacado. Opa! Já tivera estrela? Como foi isso, por que tiraram?
A breve "investigação" nos respondeu: foi aberta a revalidação, em 2009 já. O proponente sequer dignou-se a "pingar" o Koehne... Mas nem fez falta - naquele ano eu estava realmente me afastando da Wiki, minha vida pessoal virara de pernas para o ar e, aqui, meti-me nas disputas mais doidas a tal ponto que havia editores (um lá de Brasília) que só apareciam quando era para jogar pedras no Koehne. Aliás, foi nesse tempo em que fui acusado de fazer da Wiki a... Koehnepédia! Assim, fiquei um tempo albergado no nick de "Conhecer" (um dia falo desse nome), até descobrirem que não, essa não era a Koehnepédia ou tampouco o Koehne era a causa de nenhum problema.
Enfim, essa imagem é até bastante usada em muitos projetos, mas quem a vê não percebe o trabalho insano que foi "fazê-la"... Um desafio a quem leu até aqui: encontre as três emendas da "colagem"! He hee... E, analisando agora, ficou em tão baixa resolução! (Acreditem os mais novos: isso já foi graaaande, antigamente! he, he...).

PS: só para constar, a retirada da estrela do artigo foi obra de um sock, e ele mesmo votou em apoio a si mesmo. Acho que foi ali que se inaugurou a respeitosa ideia de não se avisarem editores/votantes nas revalidações... Parabéns, o sistema "funciona" que é uma beleza!


Artigo não-destacado em destaque...

Festival de Besteiras Brazucas - Hee... País que não lê, país que não aprende com os próprios erros e... os repete! Esse o nosso Brasilzim velho de guerra...

Eu mal estava a nascer e o Sérgio Porto, melhor dizendo, o Stanislaw Ponte Preta (que era como assinava), publicava os três volumes que reuniam as idiotices praticadas pela ditadura militar que usurpara o país da vida decente e normal...

Foi uma das minha leituras subversivas na infância e adolescência - e que me renderam uma bela ficha no SNI.

Esquerda e direita não estão imunes aos burros e suas produções. Mas a direita... Ela se supera! Negar a vacina, levando pessoas à morte, por exemplo... Não tem graça, e mesmo a ditadura militar de 1964 não chegou a tanto: todos de minha geração para trás se lembram da vacinação obrigatória contra meningite.

Jamais seria um revisionista da ditadura, como acabo de perceber qualificam o Elio Gaspari, mas diante da burrice atual na direita (e nas F.A. Brasilis), não há como não relembrar que tivemos militares um pouco mais inteligentes do que aqueles que a direita aloprada colocou no poder há pouco tempo: criaturas como a que o Koehne verbeteou (por exemplo o Sizeno Sarmento) eram bem preparadas e tinham história para atingirem patentes.

A raia-miúda, aquela que por sua nulidade intelectual foi promovida aos postos de comando - pois que pensar é algo subversivo - é quem produz o material farto do Ponte Preta, na sua obra que o Koehne, de forma pequena mas completa colocou em verbete, e por isso o destacou aqui: o Festival de Besteiras que Assola o Brasil é um registro do ontem, mas que vale para o hoje...

(Confere lá, então!)


SUSTOS (porque a Wiki lusófona às vezes nos surpreende... nem sempre positivamente)

Hoje o "susto" fica pelas discrepâncias sobre o rio São Francisco... Para além de nosso artigo ser uma tristeza: ao pesquisarmos sobre o tema, encontramos uma referência do governo federal, lá no tempo do FHC, que dizia ser "quinto maior rio brasileiro e o décimo oitavo maior do mundo". Não é o que está na nossa Lista dos rios mais extensos do mundo, onde o RSF está na 22ª posição, melhor do que a 24ª da lista anglófona (List of river systems by length) - onde se confirma ser a maior bacia inteiramente brasileira (não está escrito, eu inferi) - e também diverso da lista destacada alemã (Liste der längsten Flüsse der Erde), onde é o 19º mais extenso (o que está próximo da ref governamental). Percebem como vai ser difícil escrever sobre o rio?

É a saga de fazer uma Wiki melhorzinha...




Esses são atalhos para se falar com a comunidade sobre temas específicos.

Pedidos, painéis e centrais de discussão

Lembre-se: os pedidos serão atendidos por voluntários, de acordo com a disponibilidade deles.

As 12 Wikipédias com mais artigos mais a lusófona
Wikipédia em inglês
Wikipédia em inglês
Wikipédia em cebuano
Wikipédia em cebuano
Wikipédia em alemão
Wikipédia em alemão
Wikipédia em francês
Wikipédia em francês
Wikipédia em sueco
Wikipédia em sueco
Wikipédia em neerlandês
Wikipédia em neerlandês
Wikipédia em russo
Wikipédia em russo
Wikipédia em espanhol
Wikipédia em espanhol
Wikipédia em italiano
Wikipédia em italiano
Wikipédia em árabe egípcio
Wikipédia em árabe egípcio
Wikipédia em polonês
Wikipédia em polonês
Wikipédia em japonês
Wikipédia em japonês
Wikipédia em português
Wikipédia em português
Inglês Cebuano Alemão Francês Sueco Neerlandês Russo Espanhol Italiano Árabe egípcio Polonês Japonês Português
6 787 670+ 6 121 707+ 2 884 876+ 2 593 315+ 2 577 621+ 2 151 254+ 1 965 549+ 1 933 416+ 1 849 439+ 1 621 988+ 1 604 409+ 1 404 979+ 1 119 388+
Última atualização: 23 de fevereiro de 2024
Mais de 62 540 401 artigos em todas as Wikipédias.