Wikipédia:Café dos categorizadores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
▼ Ir para o fim da página ▼
Boas-vindas ao café dos categorizadores!
Aqui pode discutir organização, nomenclatura e estrutura do labirinto de Categorias da Wikipédia.

Categorizador(a): wikipedista com espírito de sacrifício que investe o seu tempo em nome do mos maiorum, correndo o risco de perder horas de sono, desenvolver tendinites e dores de cabeça.

Inserir um novo tópico

Qual a diferença: Categoria:Clérigos, Categoria:Ministros de culto religioso e Categoria:Sacerdotes?[editar código-fonte]

Olá pessoal! Alguém sabe qual a base dessa diferenciação? Para mim trata-se da mesma coisa. Sendo que ainda há os artigo separados Clero, Sacerdote e Lista de ministros de culto religioso. Mas eles não estabelecem a diferença. Se não houver diferença, eles deveriam ser fundidos. --Luan (discussão) 00h15min de 4 de janeiro de 2018 (UTC)

A lista de ministros o problema dela é outro. Usa-se uma lista dessas sem fonte pra listar uma porção de títulos de coisas que só pela lista não é possível adivinhar a relação delas. Do clero e sacerdote cabe verificar o que cada artigo diz e ver se todo mundo que é clamado clérigo é também chamado sacerdote. Etimologicamente são coisas diferentes, mas talvez hoje os termos já se misturaram a ponto de podermos dizer que é a mesma coisa, mas talvez não. O D​ C​ E​ F talvez possa dar sua opinião.--Rena (discussão) 00h37min de 4 de janeiro de 2018 (UTC)
Rena, eu fiz confusão ao citar também os artigos, sem nem botar a hiperligação para as categorias. A prioridade aqui é organizar as categorias. O próximo passo pode ter os artigos como alvo, mas o local adequado para discutir esse possível passo seguinte não é o Café dos categorizadores. --Luan (discussão) 16h32min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)
Assunto delicado Luan, os bispos católicos não querem ser confundidos com bispos evangélicos, e a maioria dos sacerdotes não gostariam de ver seus nomes misturados com pais de santo e pastores, se cada um ficar no seu quadrado ninguém vai poder reclamar. JMGM (discussão) 16h47min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)
Jurema, não havendo distinção verificável ou ela não sendo uma teoria marginal, aí só lamento desses que "não querem ver nomes misturados…", visto que a A Wikipédia não é constituída por um sistema político, nem A Wikipédia não é censurada. Vale lembrar que essa "mistura" já existe, a letra P em "Categoria:Ministros de culto religioso" neste momento lista as subcategorias "Pajés‎", "Pastores‎", "Patriarcas‎" e "Presidentes da Sociedade Torre de Vigia‎", por exemplo. --Luan (discussão) 22h57min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)
Luan, eu tinha entendi que eram as categorias, mas por isso mesmo acho que vale olhar os artigos e as fontes que dispusermos pra verificar se a associação é possível. Não podemos nos valer em concepções pessoais dessas pessoas (pleno acordo), mas temos que nos abster de fundi-los num lugar só se, conceitualmente, esses termos tiverem diferenças, entende? Eu particularmente não sei dizer, pois nunca pesquisei sobre isso. Talvez uma consulta aos dicionários seria a solução. Posso fazer isso se quiser.--Rena (discussão) 23h05min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)
Rena, fiz uma pesquisa rápida. "Ministro de culto religioso" é designação brasileira adotada na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO 2631-05), que se distinguiria de teólogos e missionários. Os dicionários Dicio, Aulete, Priberam, Inforpedia e Michaelis em geral trazem três acepções: uma para aquele que faz sacrifício, outra para profissional honrado e outra que geralmente usa termos como "sacramento" e "igreja" (em maiúsculo e ou de forma indefinida em minúsculo). A definição que corroboraria melhor a sinonímia seria a primeira da Infopedia: ministro de uma religião ou culto; padre. --Luan (discussão) 23h43min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)

Categoria:Polónia[editar código-fonte]

Está havendo uma super categorização de Categoria:Polónia, alguem poderia verificar? Incluindo a aqui anteriormente citada (apagada por mim) Categoria:Relações entre Grécia e Polónia. --F.F. 07h18min de 10 de janeiro de 2018 (UTC)

@Felipe da Fonseca: Feito. Retirei Categoria:Polónia das páginas abaixo. Sobraram apenas Polónia e Portal:Polónia.
Abraço! --Caiomarinho (discussão) 15h03min de 10 de janeiro de 2018 (UTC)
Caiomarinho Por "super categorização" ou "hiper subcategorização" estou chamando a quantidade de subcategorias que estão sendo criadas para esta categoria (e não o uso da categoria), algumas com apenas outra subcategoria dentro. Creio que deve ser analisado isso e, se verificado hiper categorização (ou hiper subcategorização), algumas categorias devem ser eliminadas.--F.F. 16h00min de 10 de janeiro de 2018 (UTC)
Qual é a razão para remover Categoria:Polónia dessas páginas??? --Stego (discussão) 15h50min de 10 de janeiro de 2018 (UTC)
Stego Creio que se justifique porque deve-se ter sempre a categoria mais específica.--F.F. 16h00min de 10 de janeiro de 2018 (UTC)
Mas entre ter uma categoria demasiado generalista e não ter nenhuma, como é o caso da lista acima, é preferível ter a generalista! -- Stego (discussão) 16h02min de 10 de janeiro de 2018 (UTC)
Concordo, mas eu não verifiquei a lista acima, pois estava me referindo a outra coisa.--F.F. 16h04min de 10 de janeiro de 2018 (UTC)

──────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────── @Stego: Prezado, nenhum dos artigos acima ficou sem categoria: de alguns, retirei Categoria:Polónia (como em Eleição presidencial da Polônia em 2015); em outros, a substitui por outra (como em Línguas germânicas orientais e Ząbrowo). Os verbtes Canal de Gliwice, Jednostka Wojskowa GROM e Polícia da Polónia (Policja) ficaram com uma categoria cada. Pensei em criar categorias mais específicas, mas elas conteriam apenas um elemento (como Categoria:Forças especiais da Polónia), logo não achei adequado. Abraço. --Caiomarinho (discussão) 16h39min de 10 de janeiro de 2018 (UTC)

@Felipe da Fonseca: Prezado, deixo a árvore da Categoria:Polónia abaixo para facilitar o trabalho de verificar as sub-categorias.

Para exibir todas as subcategorias, clicar sobre "►":

Abraço --Caiomarinho (discussão) 16h39min de 10 de janeiro de 2018 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário tomemos, como exemplo, a Categoria:Museus de Cracóvia. Existe um entrada nesta categoria, e, para chegar nela, 3 subcategorias, totalizando 4 subategorias para finalizar em um artigo:Categoria:Polónia, Categoria:Cultura da Polónia, Categoria:Museus da Polônia, Categoria:Museus da Polônia por cidade e Categoria:Museus de Cracóvia. Não parece excessivo?--F.F. 16h54min de 10 de janeiro de 2018 (UTC)

@Felipe da Fonseca: No momento, eu diria que sim. Acho que Categoria:Museus de Cracóvia só se justificaria se houvesse vários museus na cidade (pelo menos dois). Acho pertinente pedir a opinião do Felipe P, que foi quem criou Categoria:Museus de Cracóvia. Abraço. --Caiomarinho (discussão) 17h28min de 10 de janeiro de 2018 (UTC)
Como já disse, trata-se de um problema em toda a categoria, existem vários casos iguais, citei apenas um exemplo.--F.F. 17h30min de 10 de janeiro de 2018 (UTC)

Luan vc poderia dar uma olhada nisso por favor?--Felipe da Fonseca 15h52min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)

@Felipe da Fonseca: é um tanto difícil analisar, e até mal visto fazer, denúncias generalizadoras. Até porque para consertar coisas, é preciso saber exatamente o que precisa ser consertado. O mesmo para uma situação em que haja um acusado, que tem o direito de se defender. Então, me restringindo aos dois casos que citou expressamente, sim, Categoria:Relações entre Grécia e Polónia e Categoria:Museus de Cracóvia infringem WP:CATESPEC#1. Ou se encontra/produz artigos para fazerem companhia aos itens únicos dessas categorias, ou se reestrutura essa árvore de categorias a fim de termos categorias úteis, conforme a documentação instrui. --Luan (discussão) 16h28min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)
Concordo com você Luan, pela inter-wiki pode-se ver a quantidade de museus que existem em Cracóvia, provavelmente alguns daqueles lá listados pode já ter artigo aqui na PT com nome diferente ou em outra categoria. Seria bom fazem uma verificação antes de qualquer decisão. JMGM (discussão) 17h05min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)
Luan Farei então eu mesmo a análise das subcategorias e trarei para cá aquelas que eu achar que devem ser apagadas, ai então decidimos juntos o que fazer com elas.--Felipe da Fonseca 17h59min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)

Casos específicos:Categoria:Polónia[editar código-fonte]

Apresento os casos específicos para decidirmos se devemos ou não apagar as categorias. Eu sou a favor de eliminar todas e passar os artigos para as categorias logo anteriores a elas ou mais gerais:

  1. Categoria:Relações entre Grécia e Polónia
  2. Categoria:Museus de Cracóvia
  3. Categoria:Arqueólogos da Polônia
  4. Categoria:Antropólogos da Polónia
  5. Categoria:Geneticistas da Polônia
  6. Categoria:Bioquímicos da Polónia
  7. Categoria:Microbiologistas da Polônia
  8. Categoria:Zoólogos da Polônia
  9. Categoria:Entomólogos da Polónia
  10. Categoria:Cientistas da computação da Polônia
  11. Categoria:Engenheiros civis da Polónia
  12. Categoria:Engenheiros eletricistas da Polônia
  13. Categoria:Engenheiros eletrônicos da Polônia
  14. Categoria:Engenheiros mecânicos da Polônia
  15. Categoria:Engenheiros químicos da Polônia
  16. Categoria:Etnólogos da Polônia
  17. Categoria:Farmacologistas da Polônia
  18. Categoria:Físico-químicos da Polônia
  19. Categoria:Físicos nucleares da Polônia
  20. Categoria:Fisiologistas da Polônia
  21. Categoria:Geógrafos da Polónia
  22. Categoria:Cartógrafos da Polônia
  23. Categoria:Geólogos da Polônia
  24. Categoria:Mineralogistas da Polônia
  25. Categoria:Poliglotas da Polónia
  26. Categoria:Estatísticos da Polônia
  27. Categoria:Kazimierz Kuratowski
  28. Categoria:Homenagens a Kazimierz Kuratowski
  29. Categoria:Alfred Tarski
  30. Categoria:Homenagens a Alfred Tarski
  31. Categoria:Cirurgiões da Polónia
  32. Categoria:Psiquiatras da Polônia
  33. Categoria:Patologistas da Polônia
  34. Categoria:Oftalmologistas da Polônia
  35. Categoria:Neurologistas da Polônia
  36. Categoria:Imunologistas da Polônia
  37. Categoria:Mulheres cientistas da Polônia
  38. Categoria:Naturalistas da Polônia
  39. Categoria:Oceanógrafos da Polônia
  40. Categoria:Paleontólogos da Polônia
  41. Categoria:Psicólogos da Polónia
  42. Categoria:Alquimistas da Polónia
  43. Categoria:Bioquímicos da Polónia
  44. Categoria:Físico-químicos da Polônia
  45. Categoria:Armas de infantaria da Polônia na Segunda Guerra Mundial
  46. Categoria:Armas da Polônia na Segunda Guerra Mundial
  47. Categoria:Metralhadoras da Polônia
  48. Categoria:Veículos blindados de combate da Polônia na Segunda Guerra Mundial
  49. Categoria:Veículos da Polônia na Segunda Guerra Mundial
  50. Categoria:Armas da Polônia na Segunda Guerra Mundial
  51. Categoria:Equipamentos militares da Polônia na Segunda Guerra Mundial
  52. Categoria:Veículos blindados de combate da Polônia na Segunda Guerra Mundial
  53. Categoria:Tanques leves da Polônia
  54. Categoria:Principais tanques de batalha da Polônia
  55. Categoria:Tanques da Polônia
  56. Categoria:Carros blindados da Polônia
  57. Categoria:Veículos blindados de combate da Polônia
  58. Categoria:Veículos militares da Polônia
  59. Categoria:Polônio
  60. Categoria:Telewizja Polska
  61. Categoria:Radialistas da Polônia
  62. Categoria:Rádio da Polônia
  63. Categoria:Jornais da Polónia
  64. Categoria:Arquitetura românica na Polônia
  65. Categoria:Arquitetura neoclássica na Polônia
  66. Categoria:Arquitetura gótica na Polônia
  67. Categoria:Arquitetura da Polônia por estilo
  68. Categoria:Queijos da Polônia
  69. Categoria:Economia de Gdańsk
  70. Categoria:Economias por cidade na Polônia
  71. Categoria:Investidores da Polônia
  72. Categoria:Empresários da Polônia
  73. Categoria:Navios construídos em Gdańsk
  74. Categoria:Navios construídos em Szczecin
  75. Categoria:Portos da Polônia
  76. Categoria:Infraestrutura de transporte na Polônia
  77. Categoria:Infraestrutura na Polônia
  78. Categoria:Sindicatos da Polónia
  79. Categoria:Geologia da Polônia
  80. Categoria:Hidrografia da Polônia
  81. Categoria:Mortes em acidentes de trânsito na Polônia

Entre outras a serem analisadas depois de eliminadas as anteriores. Chamo para ajudar Luan, Stego, Caiomarinho. --Felipe da Fonseca 18h58min de 12 de janeiro de 2018 (UTC) Também Usien6--Felipe da Fonseca 18h59min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo. Per WP:CATESPEC#1. --Stegop (discussão) 20h59min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo também que os casos listados infringem WP:CATESPEC#1. Na resolução dessa questão, lembro que artigos biográficos inseridos, por exemplo, em Categoria:Arqueólogos da Polônia não devem ser recategorizados em "Arqueologia da Polônia"; mas sim em "Arqueólogos" e "Cientistas da Polônia". Esse é um exemplo que deve servir de analogia para outras profissões/ocupações. Adicionalmente verifiquei algumas outras coisas. 1: As categorias sobre homenagens são muitas a cometerem a mesma infração, sendo que elas não possuem uma categoria em nível superior em comum e podem ser perfeitamente substituídas por categorias como Categoria:Objetos astronômicos que homenageiam bla-blá. 2: Foram criadas categorias até mesmo somente para categorizar um único redirecionamento, situação que mostram o grau de exagero do nosso sistema de categorização. 3: Essa situação é bem comum em certas áreas como Categoria:Segunda Guerra Mundial e outros tópicos militares, tal como se percebe a predominância na terceira coluna da lista. 4: Vi em alguns históricos que a criação dessas categorias listadas é feito de Leosls (DctribAElogsBMF), cujas criações em exagero foram eliminadas em mais de 200 casos. --Luan (discussão) 23h11min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)
Inicio, portanto, vagarosamente, os pedidos de ER.--Felipe da Fonseca 23h03min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)

Kaktus Kid favor não desfazer.--Felipe da Fonseca 23h59min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)

Tenho de me abster deste "movimento revolucionário" e rogar que os resultados deste movimento contribuam para esta enciclopédia! Que Deus lhes ilumine!Kaktus Kid (discussão) 00h04min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)
Só para eu poder entender. Vocês vão apagar também Categoria:Mineralogistas do Brasil e etc? Kaktus Kid (discussão) 00h06min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)
Luan, Stego paraliso por hora os pedidosde ER, uma vez que está havendo divergência. O usuário não ofereceu nenhum argumento, entretanto. --Felipe da Fonseca 00h10min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)

Chamo também DARIO SEVERI e Leon saudanha para comentar, uma vez que apagaram alguns dos pedidos.--Felipe da Fonseca 00h17min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)

Não tinha lido esta discussão, eliminei as categorias por estarem para ER, constando não serem utilizadas, acho que nesse caso deveriam ser removidas as marcas de ER e aguardar se tem outra opinião de Kaktus Kid ou de outro editor. DARIO SEVERI (discussão) 00h24min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)
Se forem apagar a Categoria:Mineralogistas do Brasil (por exemplo) então devem eliminar desta enciclopédia a categoria Mineralogistas da Baratalândia (também por exemplo) e de qualquer outro país! Então vem os matemáticos, físicos, químicos ... Kaktus Kid (discussão) 00h32min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)
Se tiver vazia, eu apago. O mérito, eu não julgo.-- Leon saudanha 00h44min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)
Então se não estiver vazia não tem "apagamento"! É esta a regra atual deste movimento? (sem querer rimar) Kaktus Kid (discussão) 00h48min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Lembrando que as categorias acima não estão vazias (algumas estão, mas a maioria não). A maioria tem 1 entrada, muitas tem duas. Estou recategorizando para categorias mais amplas e enviando vazias para ER. DARIO SEVERI e Leon saudanha vcs concordam com o procedimento?--Felipe da Fonseca 01h14min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)

Categorias não é minha especialidade, eu raramente edito neste assunto por isso deixo a quem entende mais decidir, talvez o Yanguas ou o Rena, podem dizer algo. DARIO SEVERI (discussão) 03h17min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)

Fugindo um pouco do pequeno drama que surgiu ai no meio e tentando ser objetivo, não podemos ser futuristas. Se uma categoria ainda só tem um artigo, ela ainda não tem razão de existir, o que não implica que ela não possa ser criada depois quando houver mais artigos. Agora o que percebo nessas várias categorias listadas é que muitas delas só têm uma pessoa. O que pode acontecer, a seu turno, é que para várias delas já até exista pessoas ou coisas o suficiente para serem categorizados, mas como uma enorme quantidade de artigos desse projeto (e falo por experiência que não devem ser menos de algumas centenas de milhares) estão mal categorizados fica difícil dizer agora sem uma análise. O que precisa ser feito antes de eliminar tudo é verificar pelos interwikis se há outros artigos já criados que cabem nas categorias. Se não houver, se elimina (acabei de olhar a dos etnólogos da Polônia e, por enquanto, só temos um artigo criado). Queria salientar que em nada seria produtivo que para se tentar salvar essas categorias se comece a criar mínimos inúteis (como já até prevejo que possa acontecer) como eternas marcas de "em tradução" só pra dizer que já há assunto às categorias. Temos que ser honestos com os consulentes e organizar os assuntos dentro do que já temos, não no que deveremos ter. E por fim eu igualmente sou completamente contra, antes que alguém proponha isso, que se "jogue" tudo na categoria Polônia. Só pra dar um exemplo Categoria:mitologia grega é um festival de bagunças que eu nunca tive alento pra corrigir e é fruto dessa desordem nas categorias.--Rena (discussão) 03h37min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)

Renato de carvalho ferreira Obrigado pelo extenso comentário. Não estão sendo jogados para Polônia... P.ex. os cientístas estão sendo colocados em "Categoria:Cientistas da Polónia" e os médicos em "Categoria:Médicos da Polónia". Posso assumir que vc também concorda com o procedimentono caso de duas entradas?--Felipe da Fonseca 08h39min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)
Para categorias com no mínimo dois artigos eu me abstenho. Se vocês decidirem que tem que ser eliminado não vou criar casos a isso, mas se dependesse de mim e só de mim eu não eliminaria. Só eliminaria, por agora como disse, aquelas que só há uma pessoa.--Rena (discussão) 08h55min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)

E aproveito o convite para dizer que há um problema maior que precisa ser revolvido, e poderíamos começar usando essa discussão como pontapé. Há anos eu vejo uma enorme confusões entre indivíduos de certa nacionalidade/etnia e os nacionais de um país, sempre se dando preferência ao segundo e explico o que quero dizer com isso. Não foi nem uma nem duas vezes que vi (pegando um exemplo hipotético) de um cientista armênio (que é armênio por ter pais armênios, mas não porque mora na Armênia) ser categorizado como cientista da Armênia. Para usar um exemplo claro disso, há dias trombei com um artigo de um deus grego que foi categorizado como categoria:Deuses da Grécia quando, em essência, o deus sequer era cultuado na península Balcânica. Ou seja, havia uma confusão nisso. Dito tudo isso, os artigos categorizados nessas páginas listadas também precisam ser verificados para ver se são, de fato da Polônia ou só poloneses.--Rena (discussão) 03h41min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)

Também coloco outro: existe várias pessoas que estão categorizadas como Poloneses e outra nacionalidade. Não vou me ocupar disto agora, entretanto.--Felipe da Fonseca 08h39min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)
  • Symbol support vote.svg Concordo com a eliminação das subcategorias nesse caso específico (um único elemento numa subcategoria criada especialmente para ele, com mínimas possibilidades de expansão). Yanguas diz!-fiz 03h51min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)
Yanguas No caso de dois elementos? 98% das cats acima possuem 1 ou 2 elementos, mas não sei dizer a proporção entre estes. Considero que ambos devem ser apagados.--Felipe da Fonseca 08h39min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)
Felipe da Fonseca No caso de dois elementos, eu Symbol declined.svg Discordo. Pode indicar possibilidade de expansão. Também temo uma corrida desenfreada para eliminar categorias com dois elementos. É preciso analisar caso a caso. Neste tópico, entendo que estamos nos referindo apenas às categorias citadas. Yanguas diz!-fiz 02h15min de 15 de janeiro de 2018 (UTC)
Yanguas Já acabei os pedidos. Mas, tratava-se sim apenas das citadas, porém, como vc pode observar acima, algumas citadas possuem dois elementos, mas não pedi ER para eles. Havia pedido para 2 ou 3 antes de perguntar especificamente sobre eles (estavam citados) mas parei. Além das cats citadas devo ter pedido ER para duas ou três cats que formavam arvores vazia (possuiam apenas uma cat de entrada).--Felipe da Fonseca 12h33min de 15 de janeiro de 2018 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Fica claro que há consenso em eliminar as categorias que possuem uma entrada (de artigo ou categoria) e recategorizar os artigos em uma categoria mais ampla. Kaktus Kid, além do mais, não ofereceu nenhum argumento. Retorno, depois, a propor ER as cats com uma entrada e espero Yanguas esponder sobre o que fazer com aquelas com duas entradas.--Felipe da Fonseca 09h06min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)

@Henryk Borawski: Favor observar esta discussão antes de criar novas subcategorias da Polônia com uma subcat e ou dois eementos.--Felipe da Fonseca 10h19min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Aproveitopara chamar a atenção para casos como o recém criado Categoria:Naturais de Stalowa Wola Categoria:Stalowa Wola, por mim sãoeliminadas ambas as cats, mas e para aqueles que não querem que elimine cats com duas entradas? Existem vários casos assim, onde há excessiva subcategorização com 2 entradas no final. Nestes casos tomo a liberdade para enviar também para ER. --Felipe da Fonseca 10h22min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)

Em relação aos "naturais de"deixo como está, independente do número de entradas, como no caso acima.--Felipe da Fonseca 10h56min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Ver também Categoria:Cidades da Lubúsquia--Felipe da Fonseca 10h25min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)

Relatório[editar código-fonte]

Temrinei e as mudanças foram basicamente as seguintes: os cientistas foram incluidos em Categoria:Cientistas da Polónia, os engenheiros em Categoria:Engenheiros da Polónia, os médicos em Categoria:Médicos da Polónia. Equipamento militares foram agrupados em Categoria:Equipamentos militares da Polônia .--Felipe da Fonseca 15h51min de 13 de janeiro de 2018 (UTC)

Bom trabalho, Fonseca! --Caiomarinho (discussão) 21h41min de 15 de janeiro de 2018 (UTC)

Árvore de categorias em Categoria:LGBT[editar código-fonte]

Salve, Luan! Vi que realizou esta edição, a qual me fez pensar o seguinte: no momento, Categoria:Orientação sexual e sociedade está como subcategoria de Categoria:LGBT, mas não deveria ser o contrário, já que aquela é mais geral do que esta? Abraço! --Caiomarinho (discussão) 17h54min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo--Felipe da Fonseca 17h56min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)
Feito51002711]51002714]51002732] --Usien6 18h46min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)
@Usien6: desfiz esta edição porque o assunto não se restringe à orientação sexual, há também questões de gênero. Por isso, troquei as duas categorias adicionadas por categoria:Sexualidade e sociedade. --Luan (discussão) 21h38min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)

Eliminação em massa de categorias vazias e direcionamentos[editar código-fonte]

Existe algum consenso sobre a eliminação em massa de categorias vazias e redirecionamentos (a meu ver, necessários) de categoria?

Cito como exemplo a Categoria:!Predefinições sobre clubes do futebol norte-americano. É uma categoria com potencial, uma vez que existe um futebol em expansão nos Estados Unidos, e nada impede que logo se criem predefinições sobre os clubes de lá.

Outro exemplo diz respeito aos redirecionamentos que contêm variantes linguísticas, como República Checa e República Tcheca. Esses direcionamentos são necessários, uma vez que previnem a criação dúplice de categoria com a mesma função.

É só observar o registro de eliminações para constatar o "categoricínio".

Emoji u1f596 1f3fd.svg Vida longa e próspera! Yanguas diz!-fiz 16h58min de 14 de janeiro de 2018 (UTC)

Desculpe não mando mais categorias para eliminiar. Sds. Dbastro (discussão) 17h55min de 14 de janeiro de 2018 (UTC)
Especificamente eliminar os "redirecionamentos que contêm variantes linguísticas" é violação de norma — Citação: WP:REDIR#Para que se utilizam os redirecionamentos escreveu: «Alguns exemplos: […] Ortografia múltipla. Por exemplo, em alguns países escreve-se tectônica (com acento circunflexo), enquanto em outros se escreve tectónica (com acento agudo)». Logo, devem ser imediatamente restaurados. Estão errados quem propôs a eliminação e quem as executou. --Luan (discussão) 22h19min de 15 de janeiro de 2018 (UTC)

A ordem da jarreteira[editar código-fonte]

Os senhores Abd-ul-Aziz e Pedro V de Portugal estão categorizados em Ordem da Jarreteira, mas não existe citação no texto do artigo. - Elilopes DEBATE 15h53min de 18 de janeiro de 2018 (UTC)

@Elilopes: Também não são citados em Ordem da Jarreteira. Talvez a Mary Eleanor de Normandy, que fez a edição, possa esclarecer em Abd-ul-Aziz? Em Pedro V de Portugal, foi um IP em 2006 quem fez a edição. --Caiomarinho (discussão) 19h02min de 18 de janeiro de 2018 (UTC)
@Caiomarinho e Elilopes: se a categorização não encontra amparo no conteúdo referenciado do artigo, é perfeitamente possível fazer o mesmo que se faz com um texto sem fontes (WP:VPV). --Luan (discussão) 00h02min de 21 de janeiro de 2018 (UTC)
@Luan e Elilopes: Feito! 51086472] e 51086478]. --Caiomarinho (discussão) 16h49min de 22 de janeiro de 2018 (UTC)
@Luan e Caiomarinho: a metade dos verbetes desta categoria não tem citação no texto. - Elilopes DEBATE 17h25min de 22 de janeiro de 2018 (UTC)