Wikipédia:Administradores/Pedidos de aprovação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


I Leitura prévia.
II Abertura do pedido.
  • Na caixa abaixo, adicione o nome de usuário e clique no botão para iniciar um novo pedido.
  • Preencha o formulário com os motivos pelos quais julga que você, ou outro usuário, seria um bom administrador.
  • Complete os parâmetros indicados na nova página e salve-a.
  • Em seguida, para incluir o pedido nesta página, (+) clique aqui.
  • Não se esqueça, também, de incluir o pedido na predefinição MRNomeações e na lista de pedidos, além de anunciá-lo na Esplanada.



III
Duração.
  • O pedido ficará aberto pelo período mínimo de uma semana.
  • A prorrogação poderá ser feita se, no ponto de vista de um burocrata, houver incerteza quanto à situação.
IV Encerramento pelos burocratas.
V Arquivamento do pedido.
  • Após o encerramento, o pedido deverá ser arquivado com a inclusão dos códigos {{Wikipédia:Administradores/Pedidos de aprovação/Concluídos/Cabeçalho}} e {{Wikipédia:Administradores/Pedidos de aprovação/Concluídos/Rodapé}}, no cabeçalho e rodapé da página, respectivamente.
  • Deve-se atualizar a situação do pedido na predefinição MRNomeações e removê-lo da lista de pedidos.
  • De acordo com o resultado da avaliação, os pedidos podem ser arquivados como aprovados ou reprovados.
  • Usuários que não cumprem os requisitos mínimos terão seus pedidos arquivados como cancelados.


Administradores
Wikipedia Administrator.svg


Pedidos de aprovação em curso

Marcos Elias de Oliveira Júnior

Após mais de três anos, volto aqui a lançar minha segunda candidatura à administração da Wikipédia. Minha primeira candidatura, em 2011, foi aqui lançada pelo PedR D​ C​ E​ F e foi bem-sucedida, por 26 fotos favoráveis e apenas dois contrários. Em agosto de 2013 tive que deixar a administração, uma vez que ia se ausentar por um longo período (foram mais de cinco meses fora) para não correr o risco de perder o cargo por absenteísmo. Desde então, não tenho mais editado a Wikipédia como antes, fazendo várias WikiPausas, devido à minha vida acadêmica, como faço até hoje, que duram entre quatro a cinco, sendo que a última se iniciou em 18 de julho deste ano e durou 135 dias, encerrando-se na última terça, 29 de novembro. Devido a isso, não me candidatei mais novamente a administrador, apesar de alguns convites. Antes desta última WikiPausa, pensei em me candidatar a eliminador e entrei em contato com alguns usuários via e-mail ou redes sociais afim de saber o que achariam disto, porém todos eles acreditaram que eu deveria voltar a ser sysop, mesmo em meio a longos afastamentos. Minha próxima pausa se iniciará em 23 de janeiro de 2017 e deverá se encerrar no final de maio. Sou um usuário que não gosta muito de se envolver em discussões, ficando sempre neutro, a fim de não correr risco de entrar em conflito com outros usuários e abusar do espaço público, além de possuir um baixo histórico de envolvimentos em guerras de edições. Com isso, lanço uma segunda tentativa, contando com apoio dos usuários. Sintam-se à vontade para fazerem comentários/críticas. Marquinhos 14h18min de 2 de dezembro de 2016 (UTC)

Perguntas

1. Em que tarefas usuais costuma participar?

Especialmente reversões de edições, emitindo, quando necessário, avisos nas páginas de discussões.

2. Que ferramentas administrativas pensa serem particularmente úteis?

Proteção e eliminação de páginas, bloqueio de contas...

3. Já teve algum conflito com outro(s) usuário(s)? Se sim, foi resolvido?

Sim, foram resolvidos.

4. Já mediou alguma disputa? Se sim, qual o desfecho?

Sim, algumas guerras de edições, mas poucas, como argumentei. Não me lembro a última, mas já faz um bom tempo.

5. Quais as suas áreas gerais de interesse na Wikipédia? Poderia indicar alguns artigos em que tenha tido uma contribuição significativa?

São vários. Monitoro mais de 20 mil artigos (páginas vigiadas), vários deles relacionados a história, geografia, biologia, entre outras ciências. Até agora, meu principal trabalho foi em Rio Grande do Norte, artigo que reescrevi do zero há cinco anos e consegui levá-lo à destaque. Incluem-se também vários artigos sobre municípios deste estado, em especial Natal, Mossoró e a maioria dos municípios da região do Alto Oeste. Coreia do Sul foi outro trabalho significativo, desta vez sobre um país.

6. Se irás entrar em WikiPausa até maio, porque pedes o estatuto agora e não depois? E nesse período, se eleito administrador, terá uma WikiPausa completa ou irás aparecer de vez em quando? Mr. Fulano! 🔔Fale Comigo📩 01h30min de 3 de dezembro de 2016 (UTC)

Mr. Fulano D​ C​ E​ F. A WikiPausa de janeiro a maio do ano que vem não será a última. Haverá outra do final de junho ao final de outubro. Desde que saí da administração, passei cinco meses fora, em agosto de 2013, voltando a editar somente em janeiro de 2014. Passei nove meses editando em plena graduação, até que no final de outubro, no meio do período, comecei a realizar estes afastamentos. Durante estes nove meses, pensei em voltar a ser administrador, mas acabei não lançando a candidatura. A partir de afastamento no final de outubro de 2014, é que vi que a minha volta à administração estava ficando cada vez mais distante, uma vez que decidi que não editaria enquanto não pudesse editar a Wikipédia continuamente, visto que muitos administradores perdem ou já perderam o estatuto por absenteísmo. Certo dia, parei para ler de novo as políticas dos administradores e vi que eles são destituídos automaticamente quando ficam afastados por no mínimo seis meses e, como meus afastamentos não duram isso, e sim de quatro a cinco meses, voltei atrás e pensei em voltar a ser administrador, como alguns usuários o defendem (não vou aqui citar nomes). Parei para pensar nisso em janeiro, pouco antes da minha penúltima WikiPausa, mas acabei pensando em se tornar eliminador, mesmo sem um envolvimento expressivo em discussões de páginas para eliminação e em colocar páginas para eliminação rápida. Após consultar alguns usuários, a maioria achou que eu não deveria ser eliminador, mas voltar a ser administrador, isso já antes do início da minha última WikiPausa. Agora que se encerrou a WikiPausa, no último dia 29, passei esses três dias pensando se deveria ou não lançar a candidatura e, hoje, resolvi pedir o estatuto. Devido à minha vida acadêmica, não sei quando irei aparecer de vez, tendo em vista as disciplinas pagas. Provavelmente quando estiver formado, não sei quando. Por último, sobre as WikiPausas completas que você mencionou, elas dependem também do cumprimento do calendário letivo da instituição, visto que, se ela entra em greve, tendo a voltar a editar, como aconteceu em junho do ano passado. O que quero dizer aqui com "completa" é quando o período de WikiPausa que anuncio em minha página de discussão se cumpre, como ocorreu agora, senão, em caso de greve, volto antes do previsto. Espero ter respondido à sua pergunta. Sinta-se à vontade para comentar. Marquinhos 03h43min de 3 de dezembro de 2016 (UTC)

Reiterando meus argumentos, a partir de considerações de alguns usuários com os quais entrei em contato, resolvi tentar uma chance, apesar destas WikiPausas. Marquinhos 03h50min de 3 de dezembro de 2016 (UTC)

Votação

A favor

  1. Fronteira diga - veja 14h29min de 2 de dezembro de 2016 (UTC).
  2. João Henrique (Mensagens) 15h59min de 2 de dezembro de 2016 (UTC)
  3. Gato Preto trovai-me! 16h46min de 2 de dezembro de 2016 (UTC) Excelente trabalho. É verdade que é preferível ser administrador activo mas creio que quando este usuário esteja por aqui fará uso da ferramenta e dará uma grande ajuda.
  4. --HVL disc. 17h28min de 2 de dezembro de 2016 (UTC) - Foi um ótimo administrador no passado e não sei por que agora seria diferente, além de ser dedicado e ativo à medida do possível. Quanto às pausas, a política de administradores prevê o afastamento por absenteísmo caso um sysop fique afastado por mais de 6 meses.
  5. --Pap@ Christus msg 19h15min de 2 de dezembro de 2016 (UTC) É natural nas candidaturas a gente esperar que o editor esteja com tempo disponível para exercer as atividades administrativas, já que a demanda de pedidos aos administradores é bastante intensa, toda hora surge novas solicitações e problemas dos mais diversos tipos que necessitam da intervenção administrativa. No entanto, apesar do Marquinhos se ausentar com certa frequência, quando ele está ativo desenvolve um bom trabalho nas tarefas usuais. Acredito que mesmo com essas pausas ele possa ajudar significativamente a Wikipédia quando estiver em atividade, uma vez que ele já tem experiência nessa área.
  6. Érico (fale) 19h31min de 2 de dezembro de 2016 (UTC) O Marcos é experiente e dedicado. Não lembro de grandes erros que ele tenha cometido quando foi administrador. Também não considero nada grave dizer que "pode ficar pouco ativo ou inativo", pois existem regras de inatividade e todos podem passar por isso. Entretanto, peço que repense o comportamento de ficar neutro sempre e não participar das discussões e votações pois isso pode ser prejudicial, especialmente entre administradores. Boa sorte e bom trabalho.
  7. Ricardo Ferreira de Oliveira Diga 20h52min de 2 de dezembro de 2016 (UTC) Tem feito bom trabalho.
  8. ⚡Contreiras45 👷 Algum problema? Diga! 05h38min de 3 de dezembro de 2016 (UTC)
  9. Mr. Fulano! 🔔Fale Comigo📩 12h30min de 3 de dezembro de 2016 (UTC) Apesar de que entrará em WikiPausa, acho que fará um bom trabalho como administrador e espero que também apareça de vez em quando por aqui.

Contra

  1. Vanthorn® 19h43min de 2 de dezembro de 2016 (UTC)

Abstenções

  1. Edilson Vinentefale comigo 14h36min de 2 de dezembro de 2016 (UTC) O editor tem bastante competência e faz jus ao estatuto, mas fico com um pé atrás ao ver que o mesmo já anunciou que vai se ausentar, quando na verdade acho que um administrador deva ser bastante presente para auxiliar em tarefas que em certos dias se tornam maçantes (como eliminação). Então, me abstenho, mas desejo bom trabalho caso eleito.
  2. Gonçalo Veiga (discussão) 15h03min de 2 de dezembro de 2016 (UTC) Tem excelentes contribuições como editor mas para a administração é conveniente ser activo. Se tem histórico recente de inactividade e pensa fazer uma wikipausa de Janeiro a Maio de 2017 talvez fosse de considerar esperar pelo regresso para iniciar uma candidatura.
  3. WikiFer msg 15h30min de 2 de dezembro de 2016 (UTC) O candidato disse que pretende fazer uma Wikipausa. Seria melhor o usuário se preparar para uma candidatura futura até que possa estar frequente no projeto para o uso das ferramentas administrativas. É fundamental a participação ativa de um sysop no projeto.
  4. Bia Alencar Mensagens 22h40min de 2 de dezembro de 2016 (UTC) infelizmente, não conheço a atuação do usuário suficiente para opinar.
  5. Le Comte Edmond Dantès msg 08h05min de 3 de dezembro de 2016 (UTC) apenas pela suposta wikipausa em 2017. Concordo com os usuários acima sobre a necessidade de um administrador presente, apesar do usuário que pretende o estatuto ter competência e conhecimento.

Comentários

Gonçalo Veiga D​ C​ E​ F Obrigado pelo voto. Apenas informando, esta não vai ser a minha última WikiPausa, tem outras pela frente. Se for assim, ainda iria demorar muito para que eu lançasse um novo pedido. Marquinhos 15h14min de 2 de dezembro de 2016 (UTC)

Marcos Elias de Oliveira Júnior, então mas se você pede o estatuto em Dezembro e pensa fazer WikiPausa de Janeiro a Maio de 2017 e nova WikiPausa de Junho a Outubro, quando pensa usar as ferramentas e ajudar na administração? Em Novembro de 2017? Facepalm Gonçalo Veiga (discussão) 05h26min de 3 de dezembro de 2016 (UTC)
Gonçalo Veiga Você perguntou quando pretendo fazer um novo pedido se este for mal-sucedido? Não sei quando irei aparecer de vez, como comentei na pergunta do Mr. Fulano e, segundo, conforme comentei na pergunta do Mr. Fulano, não sei até quando essas pausas vão acabar e aparecer de vez. Marquinhos 11h37min de 3 de dezembro de 2016 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Acredito que, conforme aquela proposta de aumentar o número de editores na administração, um dos pontos centrais era de admitir que um administrador não precisa ser extremamente ativo. Se o Marcos em questão não ultrapassa o limite de absenteísmo e quando está ativo sempre cumpre adequadamente as suas funções (como é visto em seu histórico como editor), a frequência não me parece ser relevante, em minha opinião. Os anos já provaram aqui que a "cobrança" em excesso não faz bem. Fronteira diga - veja 11h42min de 3 de dezembro de 2016 (UTC)


Fronteira

Estou como administrador novamente há quase um ano e creio que uma reavaliação do estatuto, de tempos em tempos, é algo bom. Assim, espero todo o tipo de críticas e sugestões, sejam positivas ou negativas, acerca do trabalho desenvolvido.

Vale salientar que as respostas abaixo se referem ao que foi feito a partir do início de 2016.

Perguntas

1. Em que tarefas usuais costuma participar?

Edições no domínio principal, categorizações, eliminações ou manutenções de verbetes em ESR, proteção e reversão de artigos vandalizados, expansão de verbetes a nível AD/AB. No momento, estou mais concentrado a produzir em artigos.

2. Que ferramentas administrativas pensa serem particularmente úteis?

A ferramenta de proteção é que mais utilizo e, ocasionalmente, bloqueio e supressão.

3. Já teve algum conflito com outro(s) usuário(s)? Se sim, foi resolvido?

Nenhum, neste período.

4. Já mediou alguma disputa? Se sim, qual o desfecho?

Não.

5. Em sua opinião, que políticas da Wikipédia lusófona poderiam ser aperfeiçoadas?

Continuo com a mesma opinião exposta no último pedido.

6. Quais as suas áreas gerais de interesse na Wikipédia? Poderia indicar alguns artigos em que tenha tido uma contribuição significativa?

Meus principais trabalhos recentes foram em municípios. Expandi o verbete de Paratinga que, hoje, é um dos meus trabalhos favoritos, e que deu base para criar uma série de artigos e expandir outros, como Bom Jesus da Lapa. Estou mais presente também no Commons com imagens autorais de cidades e bairros. Ainda continuo a editar na área de música, mas com menos ênfase.

7. Gostaria de saber, do candidato, sua opinião referente a sua própria conduta, em 2012, (então, sobre a alcunha de "Tiago Abreu, TFDA") durante as nomeações para eliminação dos verbetes Sabonetes e Sabonetes (álbum). Repetiria, hoje, ou faria diferente? Como? Por quê? --Usien6 16h42min de 2 de dezembro de 2016 (UTC)

Desculpe, não entendi o sentido exato da pergunta. Se refere ao fato de serem dois artigos sobre o mesmo álbum com PEs diferentes? Fronteira diga - veja 17h33min de 2 de dezembro de 2016 (UTC)

Ah, observei de novo para entender melhor. É o artigo de uma banda e seu respectivo álbum. O que eu posso dizer desta época (e, provavelmente, até meu primeiro ano de registro completo) é que eu ainda era um editor bastante inexperiente. Por isso, é um tanto quanto óbvio afirmar que no processo de uma PE, hoje, eu colocaria os dois para eliminação numa tacada só, até para desenrolar com mais organização e coerência o debate. Mas, àquela época, eu mal sabia fazer os links de vários artigos para uma única PE (confesso: acho que hoje eu até já esqueci como se faz). Fronteira diga - veja 03h25min de 3 de dezembro de 2016 (UTC)

Votação

A favor

  1. Vitor MazucoMsg 18h25min de 30 de novembro de 2016 (UTC)
  2. --Pap@ Christus msg 18h59min de 30 de novembro de 2016 (UTC) Sim, tem que continuar com o trabalho administrativo; é sempre louvável esse tipo de atitude, parabéns.
  3. Gonçalo Veiga (discussão) 21h25min de 30 de novembro de 2016 (UTC)
  4. Gato Preto trovai-me! 21h43min de 30 de novembro de 2016 (UTC) Bom trabalho feito até agora, continue com a lavra! Força!
  5. --Wikimasterbz Fale 21h47min de 30 de novembro de 2016 (UTC) Tem feito um bom trabalho como administrador. Nihil Obstat.--Wikimasterbz Fale 21h47min de 30 de novembro de 2016 (UTC)
  6. Ricardo Ferreira de Oliveira Diga 23h03min de 30 de novembro de 2016 (UTC)
  7. --Hume42 01h57min de 1 de dezembro de 2016 (UTC)
  8. Edilson Vinentefale comigo 10h42min de 1 de dezembro de 2016 (UTC)
  9. WikiFer msg 15h35min de 2 de dezembro de 2016 (UTC) Excelente administrador!
  10. --HVL disc. 17h33min de 2 de dezembro de 2016 (UTC) - Com certeza!
  11. Érico (fale) 19h35min de 2 de dezembro de 2016 (UTC) Pedidos de opinião são benéficos. Não tenho muita coisa a apontar quanto a atuação do Fronteira como administrador. Apenas acho que não precisa estar "em cima do muro" em 90% das discussões. Bom trabalho!
  12. Bia Alencar Mensagens 22h39min de 2 de dezembro de 2016 (UTC)
  13. ⚡Contreiras45 👷 Algum problema? Diga! 05h42min de 3 de dezembro de 2016 (UTC)

Contra

Abstenções

Comentários

Arquivo