Elateridae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaElateridae
Selatosomus aeneus

Selatosomus aeneus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Infraordem: Elateriformia
Superfamília: Elateroidea
Família: Elateridae
Leach, 1815
Subamílias, segundo Lawrence & Newton[1]
Adelocera murina voltada sobre o dorso, distinguindo-se o mecanismo sonoro.
Adelocera murina sobre um ramo.

Elateridae Leach, 1815 é uma família cosmopolita de coleópteros polífagos caracterizada pelo seu incomum mecanismo de produção de som. A família agrupa cerca de 7000 espécies.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A família Elateridae distingue-se por todos os seus membros apresentarem o mesmo mecanismo de produção de som, capaz de emitir um sonoro clique ao mesmo tempo que produz um rápido e violento salto. Em todos os elatéridos conhecidos existe um espinho no proesterno que gera um ruído curto e intenso, do tipo clique, ao penetrar num entalhe existente no mesoesterno. O violento clique produzido pode lançar o insecto no ar. O clique é usado para evitar ser predado, assustando o predador, e é útil quando o animal fica deitado sobre o dorso e necessita de se erguer rapidamente.

Embora os membros deste táxon possam ser grandes e coloridos, frequentemente verde ou verde metálico brilhante, muitos são de pequenos a medianos, com comprimento inferior a 2 cm, e de coloração escura e discreta. São tipicamente nocturnos e fitófagos. Durante as noite são atraídos pela luz artificial, motivo pelo qual entram nas casas através de janelas e portas abertas. As larvas de umas poucas espécies, chamadas larvas-arame ou vermes-arame, podem ser pragas sérias do milho e de outros grãos.

As larvas-arame são delgadas, longas, cilíndricas ou ligeiramente achatadas, com revestimento quitinoso relativamente duro quando comparadas com outras larvas. Os três pares de patas do tórax são curtas e as últimas (abdominais) são directamente dirigidas para baixo para servir de protopatas terminais. A parte final posterior do corpo é pontiaguda nas larvas de Agriotes spp. que são as larvas-arame mais conhecidas, mas noutras espécie comum, Athous haemorrhoidalis, a cauda é bífida e de bordos afilados. Podem viver dois ou três anos no solo, comendo raízes de plantas, causando muito dano às culturas afetadas, especialmente a cereais. Os seus hábitos subterrâneos fazem destas larvas pragas difíceis de exterminar. O método mais eficaz é a rotação de culturas e a utilização de tratamentos com iscos tóxicos antes da sementeira. Movem-se facilmente através do solo devido à sua forma, passando de planta em planta, destruindo muitas raízes num curto período. Outras espécies subterrâneas, como os Tipulidae, que não têm patas, e os miriápodos, que podem chegar a ter 200, são confundidas com os vermes-arame, os quais, contudo, apresentam sempre seis patas.

Lista parcial de géneros[editar | editar código-fonte]

Entre outros, a família Elateridae inclui os seguintes géneros:

Actenicerus
Adrastus
Aeolus
Agriotes
Agrypnus
Alaus
Ampedus
Anchastus
Anostirus
Aplotarsus
Athous
Berninelsonius
Betarmon
Brachygonus
Brachylacon
Calambus
Cardiophorus
Chalcolepidus
Cidnopus

Conoderus
Crepidophorus
Ctenicera
Dacnitus
Dalopius
Danosoma
Denticollis
Diacanthous
Dicronychus
Dima
Drasterius
Eanus
Ectamenogonus
Ectinus
Elater
Eopenthes
Fleutiauxellus
Hemicrepidius
Horistonotus

Hypnoidus
Hypoganus
Hypolithus
Idolus
Ischnodes
Itodacne
Lacon
Limoniscus
Limonius
Liotrichus
Megapenthes
Melanotus
Melanoxanthus
Metanomus
Negastrius
Neopristilophus
Nothodes
Oedostethus
Orithales

Paracardiophorus
Paraphotistus
Peripontius
Pheletes
Pityobius
Podeonius
Porthmidius
Procraerus
Prodrasterius
Prosternon
Pseudanostirus
Pyrophorus
Quasimus
Reitterelater
Selatosomus
Sericus
Simodactylus
Stenagostus
Synaptus
Zorochros

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Lawrence, J. F. & Newton, A. F., Jr. 1995. Families and subfamilies of Coleoptera (with selectes genera, notes, references and data on family-group names). In: Pakaluk y Slipinski (Eds.). Biology, phylogeny and classification of Coleoptera: Papers celebrating the 80th birthday of Roy A. Crowson. Muzeum i Instytut Zoologii PAN, Warszawa. Pp. 779-1006. ISBN 83-85192-34-4.

Este artigo incorpora texto da Encyclopædia Britannica (11ª edição), publicação em domínio público.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Elateridae
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Elateridae