Futebol do Maranhão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O futebol no Maranhão é organizado pela Federação Maranhense de Futebol. A sua principal competição profissional é o Campeonato Maranhense de Futebol.

Os maiores clubes de futebol Maranhense reconhecidos nacionalmente são o Sampaio Corrêa, o Moto Club e o Maranhão, todos os três de São Luís. Os três já conquistaram o Campeonato Maranhense 73 vezes das 99 edições realizadas. Sendo assim, foi contabilizado 33, 26 e 14 títulos para cada equipe, respectivamente.[1]

O quarto grande clube de tradição no Maranhão é o Imperatriz sendo a maior força do interior do Estado.

Um time com grande tradição e história que hoje tenta novamente, sem sucesso até o momento, retornar à elite do futebol maranhense é o Vitória do Mar.

Estádios[editar | editar código-fonte]

O principal estádio de futebol no Maranhão é o Estádio Governador João Castelo. O Castelão, como é mais conhecido, foi inaugurado em 1º de Maio de 1982 e desde então é o palco para os principais jogos do Campeonato Maranhense e para as partidas dos clubes maranhense, especialmente os da capital, em competições regionais e nacionais. No entanto, os estadios do interior vêm despontando em importância novamente dado o volume de investimentos em reformas realizadas pelo governo estadual. São eles:

Competições[editar | editar código-fonte]

Campeonato Maranhense Série A[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Campeonato Maranhense de Futebol

Ver também[editar | editar código-fonte]

Maranhão Esportes

Referências

  1. «Campeonato Maranhense – 1ª Divisão». Bola Amarela Futebol Clube. 29 de outubro de 2018. Consultado em 27 de novembro de 2019 

Estádios de Futebol no Brasil
Clubes do Maranhão