TVCOM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TVCOM
RBS-Empresa de TVA Ltda.
Florianópolis, Santa Catarina
Brasil
Tipo Empresa privada
Cidade de concessão Bandeira de Porto Alegre (RS).svg Porto Alegre, RS
Canais
36 Net Sul analógico
Outros canais 36 UHF (Porto Alegre) (1995-2015)
Sede Bandeira de Florianópolis.svg Florianópolis, SC
Rua General Vieira da Rosa, 1570 - Morro da Cruz
Slogan Tudo que é daqui
Fundador Eduardo Sirotsky Melzer
Pertence a Grupo RBS
Proprietário Lírio Parisotto
Carlos Sanchez
Marcus Sanchez
Leonardo Sanchez
Antigo proprietário Grupo RBS (1995-2016)
Fundação 15 de maio de 1995
Extinção 17 de novembro de 2015 (no Rio Grande do Sul)
Sucessora OCTO (desde 2015) (no Rio Grande do Sul)
Prefixo(s) anterior(es) ZYB 612
Emissoras irmãs RBS TV Florianópolis
Cobertura Em todo o território catarinense pela Net Sul
Página oficial tvcom.com.br

TVCOM (acrônimo de TV Comunidade) é uma emissora de televisão brasileira originada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, porém agora é sediada em Florianópolis, Santa Catarina. Opera no canal 36 da Net Sul e é um canal comunitário do Grupo RBS.

A emissora era sediada em Porto Alegre até 17 de novembro de 2015, quando o Grupo RBS substituiu o canal gaúcho pelo projeto televisivo OCTO, numa tentativa de reestruturar o canal comunitário.[1][2] Agora tem sede e operação apenas em Florianópolis. Apresenta programas próprios e também retransmite programas de sua irmã, a RBS TV Florianópolis.

História[editar | editar código-fonte]

TVCOM no Rio Grande do Sul[editar | editar código-fonte]

Placa de inauguração da TVCOM em Porto Alegre.
Sede da TVCOM em Porto Alegre.

A TVCOM nasceu com a proposta de ser uma televisão regional, como foco em Porto Alegre e região metropolitana, mas que refletisse o panorama global no cotidiano local. Seu modelo foi baseado em emissoras americanas como a Chicago Land TV e a NYT (New York TV).

Quando a TVCOM foi inaugurada, em 1995, o programa Vídeo Show, da Rede Globo, exibiu uma reportagem sobre a nova emissora do Grupo RBS. Na reportagem, o programa apelidou o canal de CNN Gaúcha, em uma referência aos planos que a RBS tinha, de transformar a emissora em um canal de notícias 24 horas no ar, tal como a CNN, dos Estados Unidos.

Em dezembro de 2010 houve mudanças na emissora gaúcha, quando noticias passaram a ser exibidas no rodapé da tela, como os canais de notícias.

Durante o ano de 2015 a emissora passou por várias reformas em sua programação, a partir da metade do ano vários programas saíram do ar e a programação da emissora era quase em sua maioria ocupada por programas de televendas.

A partir do dia 23 de novembro de 2015, o canal comunitário é substituído por outro, o projeto televisivo OCTO. Apenas a TVCOM de Florianópolis fica no ar.

TVCOM em Santa Catarina[editar | editar código-fonte]

Em 2000, quando a emissora completava cinco anos em Porto Alegre, foi inaugurada a TVCOM nas cidades de Florianópolis e Joinville, estado de Santa Catarina. Nestas cidades, o canal foi transmitido apenas em TV por assinatura, pelo canal 36 da NET. Mais tarde, a TVCOM de Joinville foi extinta, permanecendo no ar apenas a emissora de Florianópolis. [3]

A partir do dia 23 de novembro de 2015, passou a ser a única geradora do canal comunitário, pois a emissora gaúcha é substituída pelo projeto televisivo OCTO.

Slogans[editar | editar código-fonte]

  • 1995 - 2000: O canal da comunidade
  • 2000 - 2004: A nossa TV!
  • 2004 - 2010: Tá acontecendo, tá na TVCOM
  • 2010 - presente: Tudo que é daqui

Referências

  1. Coletiva, Redação (29 de setembro de 2015). «Octo substitui TVCOM a partir de 17 de novembro». Coletiva.net. Consultado em 2 de novembro de 2015. 
  2. Vieira, Felipe (20 de setembro de 2015). «RBS define último dia da TVCOM no ar e emissora começa a operar em HDTV. Chique né?». Felipevieira.com.br. Consultado em 18 de novembro de 2015. 
  3. Assista pela web

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]