RBS TV Caxias do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
RBS TV Caxias do Sul
RBS Participações S.A.
RBS TV Caxias do Sul
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul
Brasil
Canais Digital: 33 UHF
Virtual: 8 PSIP
Outros canais 8 (Oi TV)
8 e 508 HD (Claro TV)
Analógico:
8 VHF (1969–2018)
Sede Caxias do Sul, RS
Slogan Bem pra ti
Rede Rede Globo
Fundador(es) Maurício Sirotsky Sobrinho
Proprietário(s) Eduardo Sirotsky Melzer
Antigo(s) proprietário(s) Maurício Sirotsky Sobrinho (1969–1986)
Jayme Sirotsky (1986–1991)
Nelson Sirotsky (1991–2012)
Presidente Eduardo Sirotsky Melzer
Fundação 22 de fevereiro de 1969 (55 anos)
Prefixo ZYB 615
Nome(s) anterior(es) TV Caxias (1969–1983)
Emissora(s) irmã(s)
Cobertura Região de cobertura da RBS TV Caxias do Sul.
Coord. do transmissor 29° 9' 42.4" S 51° 10' 16.7" O
Potência 2 kW
Página oficial http://g1.com.br/rs

RBS TV Caxias do Sul é uma emissora de televisão brasileira com sede em Caxias do Sul, RS. É a mais antiga emissora de televisão do interior do estado, e a mais importante praça da RBS TV no interior. Opera no canal 8 (33 UHF digital) e é afiliada à TV Globo. A emissora integra a RBS TV, rede de televisão pertencente ao Grupo RBS, e é responsável pela cobertura de 47 municípios da Serra Gaúcha (incluindo cidades turísticas como Canela e Gramado) que juntos somam mais de um milhão de telespectadores. Seus estúdios estão localizados no Centro da cidade, e sua antena de transmissão está no bairro Jardim América.

História[editar | editar código-fonte]

A TV Caxias foi fundada em 22 de fevereiro de 1969, sendo a primeira emissora de televisão do interior do Rio Grande do Sul. Essa iniciativa de interiorização foi comandada por Maurício Sirotsky Sobrinho, Ottoni Minghelli e Nestor Rizzo, baseada no modelo operacional de emissoras regionais dos Estados Unidos. No início, a TV Caxias produzia boa parte da programação, com destaque para o Hoje na Notícia, Tia Suzi (infantil), Domingo Alegre e a edição local do Jornal Nacional. O restante da grade era preenchida com programas da TV Gaúcha de Porto Alegre.

Em 1972, a TV Caxias testemunha a primeira transmissão a cores da televisão brasileira, com a exibição para todo o país do desfile de carros alegóricos da Festa da Uva. Ainda na década de 70, surgiram novos programas, como o Jornal do Almoço, que deu início à Rede Regional de Notícias.

Em 1983, a emissora passou a se chamar RBS TV Caxias do Sul. Assim, os programas da RBS TV Porto Alegre passaram a ter blocos locais, modelo utilizado até hoje. Em 1984, a emissora chegou a contar com uma sucursal em Bento Gonçalves, composta por uma equipe de jornalismo e um escritório comercial.

Em agosto de 2009, o Ibope divulgou uma pesquisa que confirmou a liderança de audiência da RBS TV Caxias. O destaque está no telejornal local RBS Notícias, que registrou mais de 78% de share entre os meses de abril e junho do mesmo ano.[1]

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a RBS TV Caxias do Sul, bem como as outras emissoras de Caxias do Sul, cessou suas transmissões pelo canal 8 VHF em 14 de março de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.

Programação[editar | editar código-fonte]

A RBS TV Caxias do Sul gera dois blocos locais do Jornal do Almoço apresentados por Shirlei Paravisi, que também coordena o telejornalismo da emissora. A equipe de repórteres é composta por Cláudia Alessi, Róger Ruffato, Luiza La-Rocca, Vitória Lovat e o repórter de esportes, Rodrigo Cordeiro. O telejornalismo local também conta com a videorrepórter Tainara Alba, que traz os principais assuntos da cidade de Bento Gonçalves. Todos produzem material para os programas locais, estaduais e para a Rede Globo. A coordenação de jornalismo é feita por Shirlei Paravisi. Foi a primeira emissora do interior do estado a ter o espaço local do Jornal do Almoço ampliado. O restante da grade de programação é ocupado pelos programas estaduais, gerados pela RBS TV Porto Alegre, e pelos programas nacionais da Rede Globo, a qual a RBS TV é afiliada. Em 24 horas de programação, são 20 minutos de conteúdo local.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «RBS TV confirma liderança em municípios gaúchos (12/08/2009)». Consultado em 1 de setembro de 2009. Arquivado do original em 16 de dezembro de 2013 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre RBS TV Caxias do Sul