RBS Notícias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
RBS Notícias
Logotipo do telejornal
Informação geral
Formato Telejornal
Gênero Jornalismo
Duração 20 minutos
Criador(es) Grupo RBS
País de origem  Brasil
Idioma original (português brasileiro)
Produção
Diretor(es) Cezar Freitas
Apresentador(es) Elói Zorzetto e Carla Fachim
Tema de abertura Instrumental de Jean Presser
Exibição
Emissora de televisão original Brasil RBS TV (Globo)
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 3 de janeiro de 1983 - presente (RS)

3 de janeiro de 1983 - 15 de agosto de 2017 - (SC)

Cronologia
Programas relacionados Praça TV
Jornal do Almoço

RBS Notícias é um telejornal brasileiro exibido pelas emissoras da RBS TV, no horário dedicado pela Rede Globo aos telejornais locais de suas emissoras, às 19h15 (Praça TV). O telejornal é apresentado por Elói Zorzetto e Carla Fachim. Já passaram pela edição gaúcha do telejornal Mônica Teixeira, Cristina Vieira, Simone Lazzari, Daniela Ungaretti, entre outros. A edição catarinense foi ao ar pela última vez em 15 de agosto de 2017 devido a transição do nome RBS TV para NSC TV ocorrida na mesma noite e dando lugar ao NSC Notícias na noite seguinte.

Formato[editar | editar código-fonte]

O telejornal divulga as principais notícias do Rio Grande do Sul apresentadas pelas 12 emissoras da RBS TV. Até 2015, o telejornal se dividia entre blocos locais (apresentados para certa região) e blocos estaduais (apresentados para todo o estado), feitos em um determinado esquema de apresentação.

No RS, o primeiro e o terceiro blocos eram estaduais, e o segundo bloco era regional. Em SC, o primeiro bloco era regional, e os dois últimos blocos eram estaduais. Com a crise que atingiu o Grupo RBS no fim de 2014, a RBS TV extinguiu em janeiro de 2015 os blocos regionais do telejornal para Santa Catarina,[1] e em 5 de outubro, foi a vez dos blocos regionais do Rio Grande do Sul serem extintos.[2] Com as mudanças, o telejornal passou a ser uniformemente apresentado da cabeça de rede da RBS em Porto Alegre e pela cabeça de rede da então RBS em Florianópolis para os seus respectivos estados.

Cenário[editar | editar código-fonte]

Desde 2 de julho de 2007, o RBS Notícias é apresentado direto da redação da emissora. No interior, as emissoras utilizavam o estúdio triedro desde 22 de novembro de 2010, que atualmente é utilizado apenas no Jornal do Almoço. Em 2 de dezembro de 2013, o RBS Noticias passou a ser exibido em alta definição.

Mudança em Santa Catarina[editar | editar código-fonte]

No dia 17 de julho de 2017, o cenário do RBS Notícias SC passou por reforma devido a transformação do mesmo em um novo telejornal: o NSC Notícias. Com isso, as últimas edições do noticiário foram apresentadas em chroma key até o dia 15 de agosto de 2017, quando ocorreu a virada de RBS TV para NSC TV. A estreia do novo telejornal aconteceu na noite do dia 16 de agosto de 2017.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Âncoras[editar | editar código-fonte]

Titulares
Eventuais
  • Léo Saballa Júnior
  • Simone Lazzari

Previsão do Tempo[editar | editar código-fonte]

Titular
  • Brunna Colossi
Eventuais
  • Giulia Perachi
  • Simone Lazzari

Referências

  1. «RBS TV reduz o número de gerentes regionais». MakingOf. 23 de janeiro de 2015. Consultado em 6 de outubro de 2015 
  2. «RBS TV extingue blocos locais em telejornal e anuncia mudanças». Coletiva.net. 2 de outubro de 2015. Consultado em 6 de outubro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.