RBS Notícias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
RBS Notícias
RBS Notícias
Atual logotipo do telejornal, usado desde 2018
Informação geral
Formato telejornal
Gênero Jornalismo
Duração 30 minutos
Estado em exibição
Criador(es) Grupo RBS
País de origem  Brasil
Idioma original (em português brasileiro)
Produção
Tema de abertura Instrumental de Paulo Inchauspe
Exibição
Emissora original Rio Grande do Sul RBS TV
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original Rio Grande do Sul 3 de janeiro de 1983 – presente
Santa Catarina 3 de janeiro de 198315 de agosto de 2017
Cronologia
Programas relacionados Jornal do Almoço

RBS Notícias é um telejornal brasileiro produzido pela RBS TV Porto Alegre e exibido pelas emissoras da RBS TV, no horário dedicado pela TV Globo aos telejornais locais de suas emissoras, às 19h15 (Praça TV). O telejornal é apresentado por Elói Zorzetto e Daniela Ungaretti. Já passaram pela edição gaúcha do telejornal: Cristina Vieira, Simone Lazzari, Carla Fachim, entre outros. A edição catarinense foi ao ar pela última vez em 15 de agosto de 2017 devido a transição do nome RBS TV para NSC TV ocorrida na mesma noite e dando lugar ao NSC Notícias na noite seguinte.

Formato[editar | editar código-fonte]

O telejornal divulga as principais notícias do Rio Grande do Sul apresentadas pelas 12 emissoras da RBS TV. Até 2015, o telejornal se dividia entre blocos locais (apresentados pelas emissoras do interior do estado) e blocos estaduais (apresentados para todo o estado), feitos em um determinado esquema de apresentação.

No RS, o primeiro e o terceiro blocos eram estaduais, e o segundo bloco era regional. Em SC, o primeiro bloco era regional, e os dois últimos blocos eram estaduais. Com a crise que atingiu o Grupo RBS no fim de 2014, a RBS TV extinguiu em janeiro de 2015 os blocos regionais do telejornal para Santa Catarina,[1] e em 5 de outubro, foi a vez dos blocos regionais do Rio Grande do Sul serem extintos.[2] Com as mudanças, o telejornal passou a ser uniformemente apresentado da cabeça de rede da RBS em Porto Alegre e pela cabeça de rede da então RBS em Florianópolis para os seus respectivos estados.

Cenário[editar | editar código-fonte]

Até 2 de julho de 2007, o RBS Notícias é apresentado direto da redação da emissora. No interior, as emissoras utilizavam o estúdio triedro desde 22 de novembro de 2010, que atualmente é utilizado apenas no Jornal do Almoço. Em 2 de dezembro de 2013, o RBS Noticias passou a ser exibido em alta definição. Em 13 de agosto de 2018, estreou nova vinheta e novos pacotes gráficos adotando os GCs para nomes de repórteres e entrevistados, além de alguns ajustes na redação da emissora. Priorizando a limpeza visual, não adota GC fixo, como em outras afiliadas da TV Globo. Em 19 de agosto de 2019, estreou um novo cenário, assim como os outros telejornais da emissora.

Mudança em Santa Catarina[editar | editar código-fonte]

No dia 17 de julho de 2017, o cenário do RBS Notícias SC passou por reforma devido a transformação do mesmo em um novo telejornal: o NSC Notícias. Com isso, as últimas edições do noticiário foram apresentadas em chroma key até o dia 15 de agosto de 2017, quando ocorreu a virada de RBS TV para NSC TV. A estreia do novo telejornal aconteceu na noite do dia 16 de agosto de 2017 mantendo praticamente as mesmas características anteriores.

Referências

  1. «RBS TV reduz o número de gerentes regionais». MakingOf. 23 de janeiro de 2015. Consultado em 6 de outubro de 2015 
  2. «RBS TV extingue blocos locais em telejornal e anuncia mudanças». Coletiva.net. 2 de outubro de 2015. Consultado em 6 de outubro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a TV Globo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.