Jayme Sirotsky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jayme Sirotsky
Nascimento 13 de outubro de 1934 (84 anos)
Passo Fundo
Nacionalidade Brasil Brasileiro
Parentesco Maurício Sirotsky Sobrinho (irmão)
Nelson Pacheco Sirotsky (sobrinho)
Filho(s) Sérgio Sirotsky
Ocupação Jornalista
Cargo Presidente emérito do Grupo RBS

Jayme Sirotsky (Passo Fundo, 13 de outubro de 1934) é um jornalista brasileiro.

Filho de Isak e Rita Sirotsky.[1]

É presidente emérito do Grupo RBS, empresa fundada por seu irmão, Maurício Sirotsky Sobrinho.[2] Foi presidente da empresa entre 1986 e 1991.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul em 1934. Aos 13 anos, começou a colaborar com um dos irmãos mais velhos, Maurício Sirotsky Sobrinho, na Rádio Passo Fundo. Aos 21 anos, como presidente da União Passo-Fundense de Estudantes, intermediou junto ao Ministério da Educação o aumento do número de vagas para a primeira turma da Faculdade de Direito de Passo Fundo, que mais tarde se tornaria a Universidade de Passo Fundo, da qual fez parte. Mudou-se para Porto Alegre com a família aos 22 anos e, em 1959, casou-se com Marlene Gershenson, com quem teve três filhos: Marcelo, Sérgio e Milene.

Com Maurício, inaugurou em 1962 a TV Gaúcha, um dos embriões do Grupo RBS, uma das maiores empresas de comunicação multimídia do Brasil: a Jayme cabia a comercialização de espaços no novo canal televisivo. Realizou cursos e estágios de aperfeiçoamento em países como Estados Unidos, México, Canadá, Inglaterra e França, dominando várias línguas e tornando-se o principal executivo do Grupo RBS no Exterior, com presença permanente nas feiras anuais da National Broadcasting Association (NAB) e da American Newspapers Publishers Association (ANPA), nos Estados Unidos.

Em 1986, assumiu a presidência da empresa após o falecimento do irmão Maurício Sirotsky Sobrinho. Transmitiu o comando da RBS ao sobrinho Nelson Pacheco Sirotsky cinco anos depois, quando assumiu a presidência do Conselho de Administração da empresa, hoje sob o comando de Nelson Sirotsky.

Foi eleito presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) por dois mandatos, de 1992 a 1996, liderando diversas iniciativas, como a de aproximar a entidade dos donos de grandes jornais do país com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Ainda como presidente da ANJ e integrante da direção da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), em 1994, teve papel de destaque na elaboração das questões éticas da chamada Carta de Chapultepec, cujos princípios norteiam até hoje a liberdade de imprensa nos países das Américas.

Em 1996, Jayme Sirotsky tornou-se o primeiro latino-americano a assumir a presidência da Associação Mundial de Jornais, entidade que congrega jornais dos cinco continentes e que na sua gestão deixou de se chamar Federation International de Editeurs de Jornaux (Fiej) para ser conhecida como World Association of Newspapers (WAN).

O cargo marca a culminância de uma longa jornada como membro ativo de entidades associativas, que começou no movimento estudantil e passou ainda por entidades regionais, como Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI) e Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), nacionais, como Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), do qual foi um dos fundadores. [3][4]

Atuação em entidades[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Prêmio ABA de Contribuição à Propaganda [10]

Referências

  1. Feldman, Marcus, Memórias da Colônia de Quatro Irmãos. Página 219
  2. Revista Press - Jayme Sirotsky
  3. «ENTREVISTA / JAYME SIROTSKY "Vivemos um momento absolutamente incomum"» (PDF)  line feed character character in |titulo= at position 28 (ajuda)
  4. «Jayme Sirotsky» 
  5. «Grupo RBS - Governança». Consultado em 2 de abril de 2015. Arquivado do original em 17 de dezembro de 2014 
  6. «Grupo RBS - Governança». Consultado em 2 de abril de 2015. Arquivado do original em 17 de dezembro de 2014 
  7. «Grupo RBS - Governança». Consultado em 2 de abril de 2015. Arquivado do original em 17 de dezembro de 2014 
  8. «Grupo RBS - Governança». Consultado em 2 de abril de 2015. Arquivado do original em 17 de dezembro de 2014 
  9. «Grupo RBS - Governança». Consultado em 2 de abril de 2015. Arquivado do original em 17 de dezembro de 2014 
  10. http://vitrinepublicitaria.com/noticias_do_mercado/5079/1/10/2009/aba-divulga-vencedores-do-premio-libertae/456  Em falta ou vazio |título= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Precedido por
Maurício Sirotsky Sobrinho
Presidente do Grupo RBS
1986 - 1991
Sucedido por
Nelson Sirotsky