TV Pampa Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
TV Pampa Sul
TV Zona Sul Ltda.
Galeria Tillmann, onde está localizada a sede da TV Pampa Sul
Galeria Tillmann, onde está localizada a sede da TV Pampa Sul.
Pelotas, Rio Grande do Sul
Brasil
Tipo Comercial
Canais Digital: 26 UHF
Virtual: 13 PSIP
Outros canais Sinal aberto:
Bagé - 11
Capão do Leão - 13 (26 UHF digital)
Rio Grande - 6 (50 UHF digital)
Pinheiro Machado - 2
Piratini - 23
Cassino (Rio Grande - 13 (26 UHF digital)
Sinal fechado:
Pelotas - 12 NET
Analógico:
13 VHF (1987-2018)
Sede Pelotas, RS
Rua Félix da Cunha, 772 - 7º andar
Slogan Paixão pelo Rio Grande
Rede RedeTV!
Rede(s) anterior(es) Rede Manchete (1987-1992)
SBT (1992-2004)
Rede Record (2004-2008)
Pertence a Rede Pampa de Comunicação
Proprietário Otávio Dumit Gadret
Fundação 1 de novembro de 1987 (31 anos)
Prefixo ZYB 625
Cobertura Sul do Rio Grande do Sul
Potência 2 kW
Página oficial www.redepampa.com.br

A TV Pampa Sul é uma emissora de televisão brasileira com sede em Pelotas, RS. Opera no canal 13 (26 UHF digital), e é afiliada à RedeTV!. Faz parte da Rede Pampa de Comunicação, que conta também com uma emissora de televisão em Porto Alegre e outras no interior do estado do Rio Grande do Sul. Sua sede está localizada no sétimo andar da Galeria Tillmann, mesmo edifício onde está localizada a sede da Alegria FM, e seu sinal é transmitido através da antena do Hotel Manta, localizado no centro de Pelotas, assim como a Rede Vida, que possui uma repetidora no canal 14 UHF.

História[editar | editar código-fonte]

Cenário do extinto telejornal Pampa Meio Dia, em 2008.

A TV Pampa Sul iniciou suas atividades em 1 de novembro de 1987, como afiliada à Rede Manchete, de Adolpho Bloch, assim como a TV Pampa de Porto Alegre, mas em setembro de 1992 abandonou a emissora da família Bloch e afiliou-se ao SBT. Em 1º de novembro de 2004, a emissora deixou a rede de Silvio Santos e uniu-se à Rede Record, de Edir Macedo.

Além de retransmitir a programação da Rede Record para o sul do estado, a TV Pampa também produziu programas locais, como o telejornal Pampa Meio Dia, e transmitiu, a partir de 2007, o telejornal Pampa Boa Noite, produzido em Santa Maria, pela TV Pampa Centro.

Em 2008, a TV Pampa Sul, juntamente com as outras duas emissoras da Rede Pampa de Comunicação no interior do estado, adotaram a marca Record, transmitindo para sua região de cobertura, programas gerados pela TV Record Rio Grande do Sul[1].

Estúdio do Jornal do Meio Dia em 2009.

Depois de uma divergência entre os diretores da Rede Pampa e os executivos do Grupo Record, as emissoras voltaram a utilizar a marca TV Pampa. No dia 13 de junho, as empresas rescindiram o contrato.

No dia 14 de julho de 2008, a TV Pampa passou a transmitir o sinal da RedeTV!, de Amilcare Dallevo[2]. Com isso, a TV Nativa passou a transmitir o sinal da Rede Record na região.

Programação[editar | editar código-fonte]

A TV Pampa Sul transmite para a região sul do estado, a programação nacional da RedeTV!, gerada em São Paulo, programas estaduais da Rede Pampa de Comunicação, gerados em Porto Alegre, como o telejornal Pampa Meio Dia, e gerava o Jornal do Meio Dia, que apresentava as principais notícias da região sul do estado e ia ao ar logo após o Pampa Meio Dia.

A TV Pampa Sul já produziu um telejornal chamado Pampa Meio Dia, que foi extinto em 2008. Após a afiliação com a RedeTV!, a emissora passou a exibir um telejornal com o mesmo nome, mas gerado pela TV Pampa de Porto Alegre. O Pampa Meio Dia de Pelotas foi substituído pelo Jornal do Meio Dia.

Em fevereiro de 2010, volta a produzir o Pampa Meio Dia, com novo formato, novo cenário e em rede com o Pampa Meio Dia de Porto Alegre, transmitido de segunda a sexta às 12h, para todo o estado.


Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
13.1 26 UHF 480i Programação principal da TV Pampa Sul / RedeTV!
Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Pampa Sul, bem como as outras emissoras de Pelotas e do sul do Rio Grande do Sul, cessou suas transmissões pelo canal 13 VHF em 28 de novembro de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre TV Pampa Sul