Rádio Grenal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rádio Grenal
Rádio Liberdade do Rio Grande do Sul Ltda.
País  Brasil
Cidade de concessão Viamão, RS
Frequência(s) FM 95.9 MHz
Antigas frequências:
AM 780 kHz (2010-2013)
AM 1020 kHz (2013-2015)
FM 101,9 MHz (2011-2013)
Canais 240
Sede Porto Alegre, RS
Slogan Rádio Grenal, apaixonada por futebol
Fundação 16 de março de 2011 (13 anos)
Pertence a Rede Pampa de Comunicação
Proprietário(s) Otávio Dumit Gadret
Género Esporte
Idioma Língua portuguesa
Prefixo ZYD 599
Nome(s) anterior(es)
  • Rádio Jornal O Sul
  • Rádio O Sul
Emissoras irmãs
Cobertura Região Metropolitana de Porto Alegre
Página oficial https://www.radiogrenal.com.br/

Rádio Grenal é uma estação de rádio brasileira concessionada em Viamão, porém sediada em Porto Alegre, respectivamente cidade e capital do Rio Grande do Sul. Pertence à Rede Pampa de Comunicação e opera na frequência 95,9 MHz.[1] É voltada 24 horas por dia para o universo do futebol, especialmente da dupla Grenal, com debates, jornadas esportivas e notícias.

História[editar | editar código-fonte]

Suas transmissões no atual formato começaram em 2011 sob o nome Rádio O Sul, substituindo a noticiosa Rádio Jornal O Sul. A Rádio Grenal apresenta notícias e jornadas esportivas e já é reconhecida por sua irreverência e descontração durante a programação. Na meia-noite do dia 16 de março de 2012, sexta-feira, a rádio alterou sua denominação para Rádio Grenal[1] e na quarta seguinte, no dia 21 de março de 2012, às 20 horas (depois da Voz do Brasil), durante uma jornada esportiva, estreou em ondas FM, em 101.9 MHz, no lugar da Princesa.

Uma das marcas da Rádio é a interatividade com seus ouvintes. Diferentemente das demais rádios que dedicam espaços reduzidos para suas audiências, o uso das mídias sociais é parte do DNA da rádio, permitindo interações ativas e constantes via Twitter, Facebook e WhatsApp.

Inauguração oficial[editar | editar código-fonte]

A Rede Pampa organizou o evento de lançamento da Rádio Grenal no Restaurante Chalé da Praça XV, localizado no centro de Porto Alegre, na noite do dia 28 de maio de 2012, às 19h00. Estiveram presentes no lançamento da rádio o governador do Rio Grande do Sul em exercício, Tarso Genro, os presidentes em exercício à época do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Paulo Odone, do Sport Club Internacional, Giovani Luigi, entre outras autoridades importantes ligadas ao futebol do estado. No dia 15 de outubro de 2012, a emissora anuncia a contratação do narrador esportivo Haroldo de Souza, que já teve passagens pelas principais rádios do país como a Itatiaia, Gaúcha, Guaíba e estava na Rádio Bandeirantes Porto Alegre desde 2010,[2]sendo que,um mês antes,a emissora contratou Farid Germano Filho, que estava na TV Record Rio Grande do Sul. Em 1º de abril de 2013, a nova contratação foi Roberto Pato Moure, que trouxe experiência, credibilidade e força para a nova e inovadora rádio do sul do país. Em 24 de agosto de 2014, a emissora anuncia a contratação de Darci Filho, um dos mais experientes apresentadores e repórteres do Rio Grande do Sul. Darci teve passagens pela Gaúcha, SporTV, Rádio Pampa, Band AM 640 e ABC de Novo Hamburgo, sendo esta última a qual Darci trabalhou pela última vez antes da Grenal.

Competições da FIFA no Brasil[editar | editar código-fonte]

Com a chegada da Copa das Confederações FIFA de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014, a Rádio Grenal não poderia ficar de fora destas importantes competições, marcando presença através de parcerias com diversas emissoras Brasil afora, na chamada Rede Nossa Copa. A Grenal cobriu a Copa das Confederações, mas ficou de fora da cobertura da Copa do Mundo e acompanhou os jogos debatendo os principais lances das partidas.

Mudanças de frequência[editar | editar código-fonte]

No dia 1 de novembro de 2013, a Rede Pampa de Comunicação realizou mudanças nos seus canais AM e FM com o objetivo de melhorar a qualidade técnica e de aumentar o alcance das transmissões de suas rádios. Como parte das mudanças, a Rádio Grenal trocou de frequência com a Rádio Caiçara, passando para 1020 kHz. No FM, a rádio trocou de lugar com a Rádio Liberdade, utilizando a frequência 95,9 MHz. Em 2 de novembro de 2015, ocorre nova alteração nas frequências da emissora, que agora fica apenas no FM 95,9. Por sua vez, o AM 1020 foi cedido para a Rádio Caiçara, mas em pouco tempo passou para a gauchesca Liberdade, que passou a operar em AM e FM.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.