Mix FM Porto Alegre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mix FM RS
Fundação Educacional Luterana São Paulo
Logo-poa.png
País  Brasil
Frequência(s) 107,1 MHz (Grande Porto Alegre)
Sede Canoas, RS
Slogan O Melhor Mix do Brasil
Fundação 20 de setembro de 2013
Pertence a Ulbracom
Proprietário Ulbra
Sócio(s) Rede Mix de Rádios
Género Musical
Faixa etária Jovem
Idioma Língua Portuguesa (em português)
Prefixo ZYD 636
Nome(s) anterior(es) Felusp FM
107,1 FM
Pop Rock FM
Sítio oficial radiomix.com.br/portoalegre
Último
Último
Pop Rock FM
Próximo
Próximo

A Mix FM Porto Alegre é uma estação de rádio FM brasileira, que opera nas frequências 107,1 MHz de Canoas, RS (com estúdios no antigo Museu de Tecnologia da Ulbra na cidade metropolitana e torre em Porto Alegre). Voltada para o público jovem a rádio possui sua matriz localizada na cidade de São Paulo, SP e retransmite sua programação para outras regiões do Brasil, entrou no ar às 15 horas do dia 20 de setembro de 2013 (dia da Revolução Farroupilha, feriado estadual) no dial gaúcho.

História[editar | editar código-fonte]

Desde a crise da Ulbra de 2007/08, a Pop Rock acabou perdendo boa parte de sua audiência e faturamento de outrora, resultando na saída de muitos comunicadores e na extinção do Cafezinho das 17h, das jornadas esportivas (Máquina do Cafezinho) e de programas conhecidos (Boys Don't Cry e Garajão Pop Rock; versão em rádio do programa da Ulbra TV), restando apenas sua programação musical. Fato este motivou a Ulbra inciar parceria com o Grupo Mix de Comunicação, que extinguirá a Pop Rock da Grande POA para dar lugar a mais nova afiliada da Mix FM, já tendo chamadas de expectativa na programação metropolitana[1] .

A nova parceria servirá para acirrar a disputa pelo mercado jovem e para inserir a Mix em definitivo no Rio Grande do Sul (houve uma tentativa para levar a Mix para a zona Sul do estado, através de uma emissora em São Lourenço do Sul, porém, sem ir adiante)[2] . Após três anos de espera, a rede estreou no dia 20 de setembro, dia da Revolução Farroupilha (feriado estadual), tendo 12 horas de programação local nos dias úteis (das 7h às 19h, com o já tradicional Cafezinho na programação) e em expansão da rede para as antigas emissoras Pop Rock.[3] .

Pouco menos de dois anos de parceria entre Ulbra/Pop Rock e Mix (do total inicial de cinco), as mudanças surtiram efeito: enquanto os últimos meses de Pop Rock não garantiam a emissora no "top 10" do Ibope, a parceria entre a rede paulista e a emissora universitária elevam os números da rádio para uma briga pelo segmento jovem com a histórica concorrente da Pop Rock, a Atlântida, em determinados horários inclusive liderando o segmento[4] , muito do fato da grande faixa local para uma estação de rede - para efeitos de comparação, enquanto a Mix possui 12 horas locais incluindo na grade o Cafezinho, a Antena 1, concorrente adulta não direta, e a extinta Jovem Pan POA, esta concorrente direta, apenas possuem seus intervalos de forma local.

Comunicadores (Locais)[editar | editar código-fonte]

Integrante O que faz
Arthur de Faria Apresentador e Produtor do Cafezinho
Cassiano Mattje Comunicador
Julio Rafael Comunicador
Fernando Perdigão Apresentador na Ulbra TV
Luís Gustavo Bivis Apresentador na Ulbra TV
Mauro Borba Apresentador e gerente da Ulbracom
Rodrigo Lúcio Comunicador e gerente de programação
Simone Cabral Comunicadora

Fotos[editar | editar código-fonte]

Cafezinho.jpg Cafezinho mix.png Mix cafezinho.jpg

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. Daniel Starck (16 de agosto de 2013). TudoRádio.com: Mix FM chega ao Rio Grande do Sul e contará com emissora em Porto Alegre. Visitado em 18 de agosto de 2013.
  2. Daniel Starck (19 de agosto de 2013). TudoRádio.com: Porto Alegre será a primeira sede da Mix FM no Rio Grande do Sul. Visitado em 19 de agosto de 2013.
  3. Carlos Massaro (30 de agosto de 2013). TudoRádio.com: Mix FM define data para estrear em Porto Alegre. Visitado em 30 de agosto de 2013.
  4. Daniel Starck (24 de abril de 2015). TudoRádio.com: Rádio Gaúcha acirra disputa pelo topo e Rádio Alegria continua crescendo em Porto Alegre. Visitado em 16 de maio de 2015.