EMS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Se procura por outras acepções, veja Ems.
EMS
Razão social EMS S/A
Empresa de capital fechado
Slogan Sua Saúde Merece
Atividade Indústria farmacêutica
Fundação 1964 (58 anos)
Fundador(es) Emiliano Sanchez
Sede Hortolândia,  São Paulo,  Brasil
Área(s) servida(s)  Brasil
Proprietário(s) NC Farma
Pessoas-chave Carlos Sanchez
Waldir Eschberger (CEO)
Empregados 5000
Produtos Medicamentos genéricos
Produtos farmacêuticos
Empresa-mãe Grupo NC
Subsidiárias Brace Pharma
Galenika
Lucro Green up.png R$ 751,4 milhões (2009)
Faturamento Green up.png R$ 4,7 bilhões (2009)[1]
Website oficial www.ems.com.br

A EMS é uma indústria multinacional brasileira de produtos farmacêuticos. Dentre as suas principais especialidades, está a fabricação de medicamentos genéricos. Em 50 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa encontra-se desde 2007 como líder do mercado farmacêutico do Brasil[1], tanto em faturamento quanto em unidades comercializadas.

Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como uma das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil.[2]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Sede em Hortolândia

Em meados de 1950, quando inaugurou a pequena farmácia Santa Catarina, em Santo André, estado de São Paulo, Emiliano Sanchez deu início à história da indústria farmacêutica EMS. E escreveu outros capítulos, como em 1964, data da construção da primeira fábrica, em São Bernardo do Campo. Estava fundada aí a EMS.

A EMS é a única empresa na América Latina a produzir o medicamento ciclosporina, o qual é destinado a evitar a rejeição de órgãos transplantados. Com um capital 100% brasileiro, o grupo possui duas unidades de produção, localizadas em São Bernardo do Campo e Hortolândia, estado de São Paulo.

A unidade de Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas, é uma das mais modernas da América Latina, construída segundo os padrões estabelecidos pelo FDA. A empresa possui ainda nesta unidade um complexo industrial, que inclui o seu Centro de Pesquisa & Desenvolvimento(P&D). O Grupo EMS é composto pelas empresas EMS, Legrand, Nova Química, Nova Med, Sigma Pharma, Germed e Topz Nature's atuando nos segmentos farma, prescrição médica, genéricos, OTC, produtos de higiene pessoal, pesquisa entre outros. Os produtos desenvolvidos e produzidos pela empresa são comercializados no Brasil e exportados para mais de quarenta países. A empresa também expandiu seus horizontes ao implantar a Brace Pharma nos Estados Unidos.

A EMS ganhou mais notoriedade após começar a investir esforços em sustentabilidade. Em 2011, passou a disponibilizar, para algumas farmácias, de conceituada rede do sul brasileiro, um equipamento de coleta de medicamentos, chamado de ECOMED. O equipamento, que foi desenvolvido pela BHS - Brasil Health Service, é capaz de registrar os medicamentos descartados, através de leitor de código de barras. Além disso, gera manifesto e permite rastreabilidade do processo de coleta até a destinação final dos resíduos coletados, minimizando o impacto deste no Meio Ambiente.[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]