TV da Gente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde agosto de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TV da Gente
Fundação Educativa Eduardo Sá
Pacajus / Fortaleza, Ceará
Brasil
Tipo Privada
Cidade de concessão Pacajus, CE
Canais Digital: 42 UHF
Virtual: 11 PSIP
Outros canais Analógico:
19 UHF (2005-2017)
Ver mais
Sede Fortaleza, CE
Rua Deusdedit Costa Sousa, 311 - Cocó
Slogan A cor do Brasil
Fundador Netinho de Paula
Pertence a Fundação Educativa Eduardo Sá
Proprietário Netinho de Paula
Fundação 20 de novembro de 2005 (12 anos)[1]
Prefixo ZYA 440
Cobertura Partes da Grande Fortaleza
Página oficial tvdagente.net

TV da Gente é uma emissora de televisão brasileira concessionada em Pacajus, porém sediada em Fortaleza, cidade e capital do estado do Ceará, respectivamente. Pertence à Fundação Educativa Eduardo Sá e foi inaugurada no dia 20 de novembro de 2005 pelo cantor e político Netinho de Paula. Operou no canal 19 UHF analógico até seu desligamento, no dia 26 de setembro de 2017, para ajustes técnicos, expansão de seu sinal e reformulações na grade.

Entre os anos de 2005 e 2007, a TV da Gente já foi uma rede de televisão sintonizada via satélite, chegando a dezenas de cidades (inclusive em países como Angola), quando em meio a crise administrativa-financeira, perdeu cobertura nacional, deixando, consequentemente, de ser exibida em quase todas as cidades. Atualmente, a emissora só tem sinal aberto no Ceará. A TV adota um formato comunitário, e serve para atender o público negro.

História[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

A TV da Gente é um projeto televisivo que já vinha sendo gestado quatro anos antes de seu lançamento oficial, quando um assessor de Netinho de Paula descobriu que a Fundação Educativa Eduardo Sá, da cidade de Eusébio, na Grande Fortaleza, havia ganhado uma concessão de TV local, mas não sabia como utilizar.[2] Após analisar a documentação e descobrir que "a papelada era legítima", Netinho solicitou ao Ministério das Comunicações uma parceria de conteúdo para o canal.[2]

Após o Ministério das Comunicações autorizar a utilização da concessão do canal 19 UHF de Pacajus, em 2004, e aprovar a parceria de conteúdo para a emissora, Netinho de Paula se associou com empresários brasileiros e angolanos,[2] em conjunto com o Grupo Bandeirantes de Comunicação.[1][2][3][4] Em 2005, foram investidos R$ 12 milhões iniciais,[1][2][3] sendo que 25% desse total (R$ 3 milhões) vieram de investidores angolanos em troca de conteúdo.[2] Segundo Netinho, "a TPA (Televisão Pública de Angola) quer exibir alguns programas e também encomendou uma série sobre a Rainha Ginga (heroína angolana que enfrentou os portugueses no século XVII)".[2]

Surgiu como a proposta de ser o primeiro canal com programação produzida por negros voltada para toda a população negra brasileira.[1][3][4] Um dos principais objetivos da emissora foi aumentar número de apresentadores negros na mídia.[5]

Inauguração (2005)[editar | editar código-fonte]

A emissora entrou oficialmente no ar no dia 20 de novembro de 2005, em razão do Dia da Consciência Negra, ao meio-dia (no horário de Brasília), nos canais 19 UHF de Pacajus e 50 UHF de São Paulo, e em todo o país, por meio de antenas parabólicas, pelo satélite Brasilsat B1 digital.[1][4][5]

Netinho firmou uma parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, que negociou o canal 50 para a transmissão da programação na capital paulistana.[4][5] "A entrada da TV da Gente sob o guarda-chuva do Grupo Bandeirantes significa o compartilhamento das dificuldades e facilidades que envolvem todos os aspectos do nosso negócio. Assim como a Rede 21, a TV da Gente terá à disposição toda a massa de informações produzidas nos veículos do Grupo", falou o vice-presidente da Bandeirantes, Marcelo Meira.[4]

De acordo com os responsáveis do canal, o objetivo da emissora é "mostrar a diversidade étnica do Brasil, garantindo programação de qualidade para a parcela da população que não se identifica com o que a televisão oferece, e reunir, na tela, todas as raças".[6] Vai oferecer inicialmente seis horas de programação diária com atrações variadas destinados aos públicos infantil e feminino, além de telejornais e musicais, a maioria comandada por profissionais negros.[5]

A primeira sede da emissora é nas antigas instalações da extinta TV Manchete São Paulo, emissora própria da Rede Manchete de São Paulo, no bairro da Casa Verde (zona norte).[1][3]

Proprietário da TV

Inicialmente em fase experimental, tem seis horas de programação, das 9h às 15h (de seg. a sex.) e das 15h às 21h (sáb. e dom.).[1]

Entre os seus contratados estavam Cinthya Rachel (ex-Castelo Rá-Tim-Bum, apresentadora de programa infantil), o cantor André Marinho (ex-Br'oz, apresentador de programa adolescente) e Hédio Silva Júnior (então secretário de Justiça e Defesa do Estado de São Paulo, apresentador do talk show sobre temas jurídicos).[1]

Primeiros dias

No dia 21 de novembro,[1] a emissora estreou os programas Turminha da Hora (infantil, apresentado por Cinthya Rachel), Encontro da Gente (feminino, apresentado por Adyel Silva), Notícias da Gente (jornalismo, apresentado por Cláudia Alexandre), Esporte da Gente (esportivo, apresentado por Pollyana Morbach) e O Grande Júri (jurídico, apresentado por Hédio Silva Júnior).[7] No dia 26 de novembro, a emissora estreou os programas "Quem Sabe Clica" (juvenil, apresentado por André Marinho e Marjorye Kohigashi), "Gente do Samba" (musical, apresentado por Kikinha Sorriso e Gleides Xavier) e "Hip Hop Show" (musical, apresentado por Paulo Brown e Juju Deden).[7]

No dia 27 de novembro, a emissora estreou o programa esportivo "Papo Bom de Bola", apresentado por Wagner Prado, com os comentários de Müller, Gilmar de Almeida e três convidados a cada programa).[7]

Em apenas uma semana no ar, ao contrário que se esperava, a TV da Gente tem sido alvo de duras críticas negativas do que positivas.[6] Segundo seus críticos, a emissora é racista, pois os fóruns de discussão da Web brasileira estão cheios de comentários em que a emissora é classificada como sendo "de negros e para negros" e o projeto do Netinho de Paula é classificado como uma televisão "racista".[6]

Contatado pelo Diário de Notícias, Netinho de Paula, explica que muitos órgãos de informação brasileiros "tiveram um entendimento equivocado do conceito":[6]

Não há dados de audiência relativos à primeira semana das transmissões. Netinho de Paula, afirma, no entanto, que recebeu "muitos e-mails e telefonemas de telespectadores que aprovaram a programação e querem ver a TV da Gente mais tempo no ar".[6]

Os responsáveis pelo canal anunciaram que vão iniciar segunda etapa da emissora já em 2006, quando incluirá parcerias internacionais, com produtoras norte-americanas vocacionadas para conteúdos dirigidos a negros, como a Trace TV e a Black Family Channel.[3][6] O negócio prevê a exibição de programas de hip-hop e de rap que fazem sucesso no mercado mundial, como Estados Unidos e Europa.[3] Especializada em música, com produções na França, Japão, Alemanha e Estados Unidos, a Trace TV fornecerá clipes, programas de entrevistas e shows.[3] Já Black Family Channel, do ex-boxeador Evander Holyfield, Marlon Jackson (ex-Jackson Five) e Robert Townsend, virá programas infantis e esportivos.[3]

Repercussão internacional

A inauguração da TV da Gente, como primeira emissora destinado ao público negro, teve repercussão internacional. Foram publicados na França,[8] Inglaterra,[9] Equador,[10] entre outros.[carece de fontes?]

Em dezembro, a emissora iniciava as atividades das 10hs até 21hs30min (segunda às sextas) e nos fins de semanas das 11hs até 22hs30min.[11]

Expansão, declínio e crise (2006)[editar | editar código-fonte]

Entre janeiro a abril de 2006, a emissora começa a expandir fora de São Paulo e Ceará: Cascavel (CE), Florianópolis (SC), Blumenau (SC), Lages (SC), Joinville (SC), Aracaju (SE), Teresina (PI), Governador Valadares (MG) e Uberaba (MG).

Em março, quando a sede da emissora muda das antigas instalações da extinta TV Manchete de São Paulo no bairro da Casa Verde para o antigo prédio da TV Globo São Paulo, na Praça Marechal Deodoro, surgem primeiros indícios da crise da emissora.

Em abril, Netinho anunciou que a TV da Gente será transferida para Bahia e produziria conteúdo local, tendo inclusive a cantora Margareth Menezes como apresentadora de um programa, além da produção de um programa educativo e um institucional. Entretanto, o acordo nunca se concretizou.[12]

Em novembro, em meio à crise da emissora, o colunista Ricardo Feltrin, do Ooops!, afirma que Netinho de Paula, esteve com negociações com a RedeTV!, onde deverá apresentar um programa semanal nos mesmos moldes do extinto Domingo da Gente, apresentado por ele mesmo na Rede Record.[13]

Também em novembro, às vésperas do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o canal começou a ser transmitido em Salvador, na Bahia pelo Canal 57 UHF.

Em 20 de novembro de completar um ano do ar, a emissora não traz audiência e com isso não atrai anunciantes, aliada a baixa potência do Canal 24 UHF em São Paulo.[14] A produção foi reduzida a dois programas e o restante é produções independentes.[14]

No início de dezembro, deixou de transmitir para Grande São Paulo, no canal 24.[14] O motivo alegado pela assessoria foi o canal ser usado para testes de transmissão digital pela TVA e depois pela Telefônica e que voltaria no dia 18 daquele mês.[14]

No final de dezembro, os empresários angolanos que sustentaram a TV da Gente, deixaram de serem investidores da emissora após fim do contrato.[14]

Perda de cobertura (2007)[editar | editar código-fonte]

Entre janeiro a fevereiro de 2007, a emissora desocupou o prédio da Praça Marechal Deodoro, onde funcionavam as antigas instalações da TV Globo em São Paulo e os últimos funcionários que ainda trabalhavam foram demitidos. O Canal 24 deixou ser exibido.

Em março, a emissora apresenta programas especiais produzidos pelo Instituto Itaú Cultural, voltados à divulgação de projetos que estimulam a identidade nacional. O acordo previa a exibição de 5 horas diárias de programação. A parceria permite à emissora exibir produções focadas em Educação e Cultura. Eram documentários e musicais inéditos como "Brasil 3x4", "Viagens na Literatura" e "Rumos da Dança", além de programas de entrevistas e variedades, como "Guerrilha" e "Jogos de Ideias", já veiculados pela TV Cultura.

Em maio, diante da grave crise e dos atrasos de pagamentos, a emissora resolveu deixar ser transmitida em sinal aberto por meio de via satélite e as poucas retransmissoras em outros estados, com exerção do Ceará, que passaram a gerar programação própria. As retransmissoras passaram a retransmitir a programação da TV Altiora, após acordo de arrendamento dos antigos detentores da TV da Gente, previsto durar um ano.

Com o fim das transmissões em via satélite e em sinal aberto para retransmissoras, ao contrário que se divulgava, a TV da Gente não acabou para quem mora em Pacajus e Cascavel, ambas cidades do Ceará. O canal 19, que era o antigo gerador da rede, serve exclusivamente para transmitir programas locais na cidade de Pacajus (CE), sustentando modesta programação própria, baseada em notícias locais e videoclipes.

Atuação no Ceará (desde 2008)[editar | editar código-fonte]

Em 2008, um ano após o fim do acordo da TV da Gente com a TV Altiora, todas as retransmissoras da rede (entre elas o canal 57 UHF de Salvador, arrendado à Abril Radiodifusão) passaram a transmitir a programação da Rede Família, pertencente ao empresário e líder religioso Edir Macedo. No mesmo ano, a emissora se transferiu para canal 40 UHF de Cascavel, exibindo programação local, incluindo o Repórter Cidadão (exibido de segunda à sábado, às 11h), com a apresentação de R.B. Firmo, que tinha se tornado proprietário da mesma.

Em 2013, os estúdios da emissora voltam para Pacajus. Em 2014, da direção da TV da Gente anuncia que a mesma passará a transmitir em 90% do estado, além da ampliação de seus estúdios, o que não se concretizou. Já em 2016, também foi anunciado[quando?] que a mesma estaria realizando testes no canal 42 UHF digital, para passar a cobrir 12% do Ceará.

Reestruturação da emissora (2017)

Em entrevista transmitida ao vivo para o programa Multi Perfil, no dia 4 de setembro de 2017, Netinho de Paula anunciou que as transmissões da emissora seriam interrompidas a partir de 26 de setembro para a implantação de seu sinal digital. No dia 14 de dezembro, foi realizado um coquetel de lançamento, no Marina Park Hotel, no bairro Moura Brasil, em Fortaleza. Segundo Netinho de Paula, "não há a mínima intenção de disputar por uma audiência conquistada a qualquer custo. Acima de tudo somos uma fundação educativa cujo crivo de conteúdo passa pela direção da Faculdade Anísio Teixeira". Além disso, ele afirma que, por se tratar de um canal educativo, pretende se expandir além da TV a cabo, criando parcerias com canais de cidadania em vários municípios brasileiros. Para uma ampla divulgação, a emissora contará com a parceria da Expresso FM, que realiza a campanha "A Expresso é da Gente".[15]

O sinal retornou no dia 18 de dezembro, mas em caráter experimental, sendo captado apenas em localidades próximas a Pacajus. No dia 9 de janeiro, a emissora lançou seu novo site, contendo apenas a transmissão ao vivo. No mesmo dia, passou a exibir, em looping, a entrevista com Netinho de Paula, institucionais da nova programação, e chamadas com os apresentadores anunciando seus respectivos programas. Nesse meio tempo, a emissora anuncia várias datas do lançamento oficial, todas sem concretização, e marcadas por adiamentos.[16][17]

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Canal de negros para negros[editar | editar código-fonte]

Há quem diga que o principal motivo do fracasso da emissora foi ter vendido um canal "de negros para negros", ao invés de "uma TV feita por negros para mostrar a diversidade étnica do país".[carece de fontes?] Segundo muitos estudiosos adeptos da causa negra, mas não só dela, a falta de patrocínio e de incentivo por parte do governo foram cruciais para que a emissora acabasse por deixar de existir, e a mídia, de um modo geral, sequer teria revelado à população o que ocorria.[carece de fontes?]

Muitos estudiosos da causa negra, como o professor da UFMT de história social e doutor pela USP Flávio Antônio da Silva Nascimento, alegam que não houve grande interesse, da parte do governo brasileiro nem das empresas nacionais, em levar a frente um canal de televisão para a consciência do povo brasileiro, que é predominantemente de afro-descendentes (negros que têm, também, outras ascendências):[carece de fontes?]

Irregularidades[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2012, o jornal Folha de S.Paulo e a revista Veja noticiaram que o Ministério Público do Ceará está investigando a TV da Gente por suspeita de ter sido usada em desvios de recursos realizados pela Prefeitura de Pacajus.[18][19]

A investigação do MP-CE começou em dezembro de 2011 e tem como alvo a Fundação Educativa Eduardo Sá, detentora da concessão da TV, comandada pelo empresário Levi de Paula, que é filho do vereador Netinho de Paula.[18][19] Segundo o promotor Ythalo Frota Loureiro, o objetivo da investigação é apurar o funcionamento da fundação, cujo registro foi feito em outro município cearense.[18]

A emissora entrou no ar em 2007 na cidade de Pacajus, na região metropolitana de Fortaleza, onde era administrada por auxiliares do ex-prefeito Pedro José Philomeno (PSDB).[18][19] Reeleito em 2008, ficou na frente da prefeitura até dezembro de 2011, quando foi preso juntamente com secretários municipais e vereadores em operação da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual.[18] Eles são acusados de desviar R$ 9 milhões dos cofres da cidade por meio de fraudes em licitações e contratos superfaturados.[18]

O vereador Netinho de Paula não se manifestou, apesar dos pedidos de entrevistas, mas o gabinete da Câmara se limitou a dizer que ele está ocupado para gravar programa de TV.[18][19] Já o ex-prefeito de Pacajus, por intermédio do advogado, Hélio Leitão Neto disse, que o ex-prefeito foi e que não foi notificado da investigação do Ministério Público sobre a TV, pois os contratos não fazem parte da operação que levou seu cliente à prisão.[18]

Não é a primeira vez que a emissora é alvo de denúncias.[18] Em 2007, o Tribunal de Contas do Estado já havia apontado irregularidade em contratos de propaganda da prefeitura com a fundação e quem chefiava a fundação era Sérgio Ricardo de Mello Santos, sócio de Netinho de Paula.[18] Em 2008, a Justiça Eleitoral começou a investigar irregularidades após as eleições municipais que reelegeram Pedro Philomeno, que é ligado à emissora, mas a Justiça Eleitoral arquivou o caso em 2011 por falta de provas, pouco antes de estourar a operação policial.[18]

Sinal[editar | editar código-fonte]

Geradoras[editar | editar código-fonte]

Antiga

Retransmissoras[editar | editar código-fonte]

Atuais (em implantação)
Antigas

Em maio de 2006, o canal 50 UHF de São Paulo passou a transmitir a Canção Nova até 2010, quando passou ser a RBTV.

Em março de 2007, o sinal analógico do Canal 24 UHF em São Paulo saiu do ar de novo, levando o Ministério das Comunicações a cassar concessão do canal posteriormente repassar para a TV Cultura em transmissão em sinal digital no final do mesmo ano.

Em maio do mesmo ano, os canais de Florianópolis, Blumenau, Lages, Joinville, Aracaju, Teresina, Governador Valadares e Uberaba passaram a transmitir a TV Altiora, que um ano depois, em maio de 2008, passaram a transmitir a Rede Família, que pertence ao empresário Edir Macedo.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
11.1 42 UHF 1080i Programação da TV da Gente

A emissora já produz sua programação em alta definição desde 2016, mas o sinal digital só entrou no ar, em fase de testes, no dia 18 de dezembro de 2017, pelo canal 42 UHF (11.1 virtual). Neste período, o sinal só pode ser captado em áreas próximas a Pacajus (cidade de concessão da emissora). No dia 9 de janeiro, passou a exibir, em looping, a entrevista com Netinho de Paula, institucionais da nova programação, e chamadas com os apresentadores anunciando seus respectivos programas.

Transição para o sinal digital

No início de setembro de 2017, o apresentador do programa Multi Perfil, Felipe Moura, anunciou em vídeo postado em seu Instagram oficial que a TV da Gente interromperia suas atividades através do canal 19 UHF no próximo dia 26 (um dia antes do desligamento oficial do sinal analógico na Grande Fortaleza) para a reformulação que seria feita na grade da emissora. Com isso, ficou sem transmitir sua programação por dois meses, até o início dos testes de seu sinal digital.

Programas[editar | editar código-fonte]

Atuais
  • A Voz dos Municipios
  • Backstage com Aloam Gueiros (em breve)
  • Chá da Tarde (em breve)
  • Clube do Samba (em breve)
  • Coisa Nossa com Vânia Dutra
  • Giro das Cidades
  • Jornal da Gente (em breve)
  • Muito Mais
  • Multi Perfil
  • RC Jornal
  • Regininha Night (em breve)
  • Revista Eletrônica (em breve)
  • Salto Agulha
Antigos
  • Apresentação de Shows
  • Brega Geral
  • Caderno da Esportes
  • Campeonato Pacajuense
  • Campeonato Paulista
  • Cogumelo do Sol
  • Da Gente Gospel
  • Dedim Gouveia & Convidados
  • Desafio ao Galo
  • Dicas da Gente
  • Encontro da Gente
  • Espaço Palavra
  • Especial Notícias
  • Esporte da Gente
  • Esporte Estilo de Vida
  • Fala Aí
  • Fun!
  • Gente do Samba
  • Giro das Cidades
  • Hip Hop Show
  • Looping
  • Mastruz da Sorte
  • Mesa Redonda
  • Mundo Urbano
  • Multi Perfil RC
  • Nosso Esporte
  • Notícias da Gente
  • O Chiqueiro
  • O Grande Júri
  • Papo Bom de Bola
  • Ponto a Ponto
  • Quem Sabe Clica
  • Questão de Direito
  • RB Firmo Entrevista
  • RC O Jornal
  • Repórter Cidadão
  • Ronda da Cidade
  • Samba da Gente
  • Soul Chic Paradão
  • Tradição Nordeste
  • Trocando Ideias
  • Turminha da Hora

Referências

  1. a b c d e f g h i j «TV da Gente estréia para atender o público negro». Folha Online. Folha de S.Paulo. 20 de novembro de 2005. Consultado em 1 de junho de 2014 
  2. a b c d e f g «Netinho anuncia canal de TV dirigido por negros; conheça». UOL (Televisão). UOL. 15 de setembro de 2005. Consultado em 1 de junho de 2014 
  3. a b c d e f g h «Canal do Netinho estréia na TV aberta». Folha Online. Folha de S.Paulo. 11 de novembro de 2005. Consultado em 1 de junho de 2014 
  4. a b c d e f TV DA GENTE NO AR (Fazendo Media) no Wayback Machine (arquivado em 8 de junho de 2007)
  5. a b c d VJ (20 de novembro de 2005). «TV da Gente entra no ar hoje». OFuxico. Consultado em 1 de junho de 2014 
  6. a b c d e f g João Pedro Pereira (28 de novembro de 2005). «Dono da TV da Gente quer juntar todas as raças no ecrã». Diário de Notícias. Consultado em 1 de junho de 2014 
  7. a b c «Confira a programação da TV da Gente». Folha Online. 11 de novembro de 2005, 16hs58min. Consultado em 1 de junho de 2014  Verifique data em: |data= (ajuda)
  8. «TV da Gente, Première chaîne de télévision noire au Brésil : Après les constats l'Action». Afrikara (em francês). 23 de novembro de 2005. Consultado em 1 de junho de 2014 
  9. Tom Phillips (21 de novembro de 2005). «Brazil's first black television channel tackles legacy of 300 years of slavery». The Guardian (em inglês). Consultado em 1 de junho de 2014 
  10. «TV DA GENTE, O NUESTRA TV, EL CANAL DE TELEVISIÓN MÁS NUEVO DE BRASIL Y EL PRIMERO QUE PERTENECE A Y ES DIRIGIDO POR NEGROS.». Centro Afroecuatoriano (em espanhol). Novembro de 2005. Consultado em 1 de junho de 2014 
  11. «Grade de Programação». TV da Gente. Dezembro de 2005. Consultado em 1 de junho de 2014. Cópia arquivada em 14 de dezembro de 2005 
  12. «TV da Gente, de Netinho de Paula, está paralisada na Bahia». Folha Online. 24 de julho de 2007. Consultado em 3 de janeiro de 2012 
  13. Ricardo Feltrin (13 de novembro de 2005, 16hs03min). «Com TV da Gente quase fechada, Netinho negocia com Rede TV». Ooops!  Verifique data em: |data= (ajuda)
  14. a b c d e Fabíola Reipert (28 de novembro de 2005). «Zapping [Fora do ar; Resposta]». Diário de Notícias 
  15. Allisson Marques (15 de dezembro de 2017). «Entrevista Exclusiva: Netinho de Paula revela detalhes da TV da Gente, nova TV aberta de Fortaleza». Consultado em 16 de dezembro de 2017 
  16. Allisson Marques (18 de dezembro de 2017). «TV da Gente tem nova data de estreia». Consultado em 19 de dezembro de 2017 
  17. Allisson Marques (31 de dezembro de 2017). «TV da Gente: Vinicius de Paula fala com nosso blog». Consultado em 1 de janeiro de 2018 
  18. a b c d e f g h i j k Silvio Navarro (21 de fevereiro de 2012). «Promotoria investiga TV de Netinho no CE». Folha de S. Paulo. Consultado em 1 de junho de 2014 
  19. a b c d «Promotoria investiga elo entre TV de Netinho e desvios no Ceará». Folha de S. Paulo. 21 de fevereiro de 2012, 9hs30min. Consultado em 1 de junho de 2014  Verifique data em: |data= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]