Rede Brasil de Televisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: "Rede Brasil" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Rede Brasil (desambiguação).
RBTV
Sistema de Comunicação Pantanal S/C Ltda.
Tipo Rede de televisão aberta comercial
País Brasil
Fundação 7 de abril de 2007 (13 anos)
Pertence a Marcos Tolentino
Presidente Marcos Tolentino[1]
Cidade de origem Campo Grande, MS
Sede Campo Grande, MS
São Paulo, SP
Estúdios São Paulo, SP
Slogan Uma TV ligada em você.
Formato de vídeo 1080i (HDTV)
Canais irmãos
  • Rede Mais FM
Cobertura 95% do território nacional[2]
Página oficial rbtv.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
Digital
Disponibilidade por satélite
Claro TV
Canal 13
Vivo TV
Oi TV
Algar TV
Canal 717
Sky
Canal 17
StarOne C1
3976 MHz @ 5000 ksps, Horizontal (HDTV)
Canal 247
Disponibilidade por cabo
Oi TV
Canal 15[nota 2]
Cabo Telecom
Canal 30
Jundicabo TV
Canal 47
Supermidia
Canal 81
BVCi
Canal 727
Vivo TV
Canal 526 (HD; São Paulo)

Rede Brasil de Televisão (também conhecida por Rede Brasil ou pela sigla RBTV) é uma rede de televisão aberta brasileira. Foi inaugurada em 7 de abril de 2007, e é presidida pelo advogado tributarista Marcos Tolentino. A rede é oriunda de Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul, e está sediada em São Paulo, capital do estado homônimo.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Logotipo utilizado pela emissora entre 2007 á 2011.

A emissora entrou no ar em 7 de abril de 2007.[3] Conta com apresentadores como Décio Piccinini, Lucimara Parisi, Amanda Françozo, Magno Malta, Nani Venâncio, Ney Gonçalves Dias, Luciano Faccioli, Fernando Vannucci, Evê Sobral, Hermano Henning, Joseval Peixoto, entre outras.[4][5][6] Todos os anos, a Rede Brasil de Televisão transmitia o Teleton. Desde de 2014 até a presente data, a Rede Brasil deixou de transmitir o Teleton com o objetivo de cumprir seus compromissos comerciais em sua programação.[7]

A Rede Brasil possui estúdios na cidade de São Paulo (SP).[8] Em setembro de 2016, assinou contrato com a Toei Animation e adquiriu da produtora japonesa os animes Os Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z.[9] O canal estreou os dois animes em 31 de outubro, dentro da Sessão Oriental e junto estreou o programa Senpai TV, sendo exibidos em uma versão remasterizada em alta definição.[10] Em outubro de 2017, a emissora anunciou a aquisição de Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas e As Aventuras do Pequeno Príncipe.[11] No dia 13 de abril de 2018, a emissora anunciou uma parceria com o site de streaming de animes Crunchyroll para exibir animes legendados no canal a partir do dia 21 do mesmo mês. As atrações principais são Re:Zero e Black Clover. As transmissões serão exibidas em um bloco separado e na íntegra, ou seja, sem censura, como exibidas em território japonês e no site.[12] A partir do dia 1º de junho, o canal passou a transmitir 12 horas para TV Plenitude, de propriedade da Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus. Em 28 de julho, a emissora arrenda 11 horas de programação dos sábados para a Igreja Plenitude, e em 31 de julho, deixa de exibir os animes Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z por uma semana, para exibir a programação religiosa, fazendo com que a emissora tivesse 16 horas de programação independente (somando também os infomerciais e caça-níqueis).

No dia 11 de março de 2020, a emissora teve o sinal bloqueado pela Oi TV em razão da determinação judicial da Primeira Vara Cível de Comarca de São Caetano do Sul, por conta do atraso no pagamento de direitos autorais ao ECAD. A sentença publicada no dia 2 de março também envolve a SKY Brasil, Claro TV/Claro Net, Vivo TV e Algar Telecom para a suspensão do sinal. No entanto, no dia seguinte ao final da tarde, o canal teve o sinal restabelecido na OI TV e nas outras operadoras.[13]

Programação[editar | editar código-fonte]

  • Papo em Dia
  • Dias Melhores
  • RB Notícias
  • A Hora da Verdade com Kleber Leite
  • Em Revista com Evê Sobral
  • Hóspedes do Hospício
  • Programa Lucimara Parisi
  • Visão da Vida com Magno Malta
  • Semana do Presidente
  • Virando o Jogo
  • Armazem da Massa com Camilinho Reis
  • Papo Reto com Major Olímpio
  • Find Quiz com Evê Sobral
  • Super Sorte (Programa Independente)
  • Sessão Animada
  • RB Aventura
  • Séries Douradas
  • Séries de Ouro
  • RB Comédia
  • Sessão Cor de Rosa
  • Sucessos do Cinema
  • Cine Rede Brasil Especial
  • Cine Rede Brasil Top
  • Quinta Nobre
  • Cine Alta Tensão
  • Sessão Preto & Branco

Sinal[editar | editar código-fonte]

Em 5 de setembro de 2012, iniciou testes com sinal digital na cidade de São Paulo no canal 56 UHF (10.1 virtual).[7][14] Em 2014 iniciou suas transmissões em HDTV para São Paulo e demais operadoras de TV por Assinatura.[7] Através do site, a emissora transmite sua programação ao vivo de forma gratuita via streaming.[2]

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Direitos autorais[editar | editar código-fonte]

O canal tem sido acusado de exibir séries de televisão e desenhos animados ilegalmente, sem pagar pelos direitos de transmissão. O primeiro caso deste foi quando a emissora exibiu séries da Warner Bros. e Fox, que na época, pertenciam a Sistema Brasileiro de Televisão e Globo, respectivamente. Neste caso, a emissora recebeu uma notificação da justiça, retirando as séries do ar.[15]

O primeiro anime a fazer parte da programação da Rede Brasil foi Os Cavaleiros do Zodíaco, que começou a ser exibido no dia 2 de Abril de 2013, o anime foi exibido de maneira clandestina e foi retirado da grade rapidamente, pois na época os direitos do anime estavam com a Rede Bandeirantes. Após isso, dessa vez em 2015, estreou o anime Sailor Moon sendo exibido com a dublagem feita pela Gota Magica para a Rede Manchete, novamente isso gerou uma certa polemica na época, pois novamente eles não detinham os direitos de exibição da série[16], logo em seguida Sailor Moon saiu da programação, sendo que em 2010 a primeira temporada também já havia sendo exibida, nos blocos "Manhã Criança" e "Sessão Animada".

No dia 2 de abril de 2013, a emissora estreou a série de anime Os Cavaleiros do Zodíaco, gerando uma grande repercussão nas redes sociais, já que na época o anime pertencia a Rede Bandeirantes.[17] Em menos de um mês, a RBTV retirou o anime da programação. No entanto, três anos depois, o canal anuncia a reestreia de Os Cavaleiros do Zodíaco junto com a estreia de Dragon Ball Z, porém desta vez exibindo legalmente, após um contrato com a Toei Animation.[9]

Em julho de 2014, a emissora anunciou o lançamento de Mighty Morphin Power Rangers na grade, sem ter qualquer direito de exibição. A produtora Saban Brands, que detém os direitos da série, informou na época que iria processar a emissora, caso ela exibisse o produto.[18]

Intervenção judicial[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2016, devido o dono da emissora, Marcos Tolentino, ser amigo e sócio de Celso Russomanno nas empresas Paz e Bell Hel, que estavam sendo investigadas na Operação Ararath da Polícia Federal, foi decretada uma intervenção judicial para o afastamento dos diretores da emissora. A decisão pedia que Fernando Claro Iglesias, um administrador judicial, assumisse a gestão da empresa. Foi ordenada também a busca e apreensão de documentos de arquivos da empresa. A Rede Brasil de Televisão, divulgou uma nota esclarecendo que tomou medidas judiciais, apresentando garantias e efetuando pagamentos, evitando a concretização da intervenção. Também afirmou que a Justiça foi levada ao erro devido as alegações da defesa da produtora Paparazzi de Comunicações, sendo esta a responsável por pagar a condenação.[19]

COVID-19[editar | editar código-fonte]

Em março de 2020, a RBTV afasta os apresentadores Hermano Henning, Ney Gonçalves Dias, Fernando Vanucci, Luciano Facciolli, Magno Malta e Lucimara Parisi por estarem no grupo de risco; e os programas "Hora H", "RB Especial" e o "A Tarde é Show" estão temporariamente fora do ar. Com isso, Camila Smithz passa a comandar sozinha o RB Notícias até o término da pandemia.[20] Em 13 de maio estreia o "Dias Melhores", com apresentação de Giselle Alves. No dia 03 de julho, a RBTV cancela a exibição do programa Dias Melhores por conta do falecimento aos 85 anos do empresário Valter Tolentino da Silva, pai do presidente da emissora. Em 06 de Julho, Kleber Leite estreiou o programa "A Hora da Verdade", o que poderia ter ocasionar o cancelamento da exibição do Crunchyroll TV, o que acabou não acontecendo. O programa “Papo em Dia” está temporariamente fora do ar.

Notas

  1. Canal 3 em Distrito Federal, Fortaleza e São Luís.
  2. Canal 6 em Belo Horizonte.

Referências

  1. a b Dino (13 de janeiro de 2016). «Marcos Tolentino revela como se tornou o presidente da Rede Brasil de Televisão – RBTV». Exame. Cópia arquivada em 1 de maio de 2001 
  2. a b «RBTV». rbtv.com.br. Consultado em 6 de abril de 2019 
  3. RetrôTV. «Televisão: Novo pacote de séries clássicas estreia na Rede Brasil». Consultado em 26 de fevereiro de 2015. Arquivado do original em 26 de fevereiro de 2015 
  4. Wandreza Fernandes (12 de Setembro de 2018). «Evê Sobral Estréia novo cenário do Programa Em Revista». Consultado em 28 de Março de 2019 
  5. Rede Brasil de Televisão (20 de Setembro de 2012). Chamada Evê Sobral Rede Brasil de Televisão. YouTube. Consultado em 28 de Março de 2019 
  6. Gabriel Vaquer. «Afastado da TV, Fernando Vanucci acerta retorno com a Rede Brasil». Consultado em 5 de abril de 2016 
  7. a b c Marcos Tolentino. «Rede Brasil». Consultado em 5 de abril de 2016 
  8. Paula Maciulevicius (6 de dezembro de 2013). «Rede Brasil de Televisão abre transmissão em Campo Grande». www.campograndenews.com.br. Consultado em 7 de novembro de 2016 
  9. a b Matheus Sousa (29 de setembro de 2016). «CDZ e DBZ: animes em outubro na Rede Brasil». ANMTV. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  10. Matheus Sousa (20 de outubro de 2016). «CDZ e DBZ: chamada de estreia na Rede Brasil e versão HD». ANMTV. Consultado em 20 de outubro de 2016 
  11. Nielsen Souza (19 de outubro de 2017). «Rede Brasil exibirá Lost Canvas e Pequeno Príncipe». ANMTV. Consultado em 19 de outubro de 2017 
  12. «Bloco Crunchyroll TV estreia na Rede Brasil no dia 21 de abril». Crunchyroll 
  13. «Processo n. 2027791-12.2020.8.26.0000 do TJSP». JusBrasil. 2 de março de 2020. Consultado em 11 de março de 2020 
  14. REDE BRASIL DE TELEVISÃO - UHF 50 / 10.1 DIGITAL portfoliodemidia.meioemensagem.com.br
  15. ANMTV. «Os Cavaleiros do Zodíaco: Rede Brasil exibe anime sem autorização». Consultado em 26 de fevereiro de 2015 
  16. «Rede Brasil não venceu Band e RedeTV! com filmes sem direitos». NaTelinha. Consultado em 17 de janeiro de 2020 
  17. NaTelinha. «Emissora UHF exibe "Os Cavaleiros do Zodíaco" sem possuir os direitos». Consultado em 26 de fevereiro de 2015 
  18. NaTelinha. «Rede Brasil anuncia "Power Rangers" sem direitos; produtora ameaça processo». Consultado em 26 de fevereiro de 2015 
  19. «Emissora de TV de sócio de Celso Russomano tem intervenção judicial». glamurama.uol.com.br. 22 de junho de 2016. Consultado em 6 de novembro de 2016 
  20. https://rbtv.com.br/noticias/242/rede-brasil-de-televisao-altera-programacao-devido-ao-covid-19

Ligações externas[editar | editar código-fonte]