Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus
Logo iaptd.png
Orientação (Cristã) neopentecostal
Fundador Agenor Duque, Ingrid Duque
Origem 7 de setembro, 2006
Sede São Paulo, Brasil.
Número de membros 80.020 (em 2017)
Número de igrejas 34
Países em que atua  Brasil

A Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus é uma igreja neopentecostal fundada em São Paulo, em 2006, pelo Apostolo Agenor Duque e Bispa Ingrid Duque, sua esposa..[1][2][3]

Apóstolo Agenor Duque e Bispa Ingrid Duque, durante um culto na sede da Igreja (10 de março de 2013).

História[editar | editar código-fonte]

Agenor Duque iniciou como pastor na Igreja Universal do Reino de Deus. Teve passagens em igrejas localizadas na Região dos Pimentas em Guarulhos e Igreja da Rua Clélia na Lapa/SP.

Após trabalho religioso na igreja da Rua Clélia se tornou um pastor notório fazendo programas de rádio e TV. Tempos depois desligou-se da Universal e foi para a Igreja Mundial do Poder de Deus.

Fundou uma nova denominação religiosa em 7 de setembro de 2006.[1]

Meios de comunicação[editar | editar código-fonte]

A Igreja prega suas crenças religiosas em meios de rádio e televisão. Possui grande parte da programação da rádio Musical FM, um programa semanal no canal, e atua na televisão através do aluguel da RBI TV e NGT, além de transmitir sua programação pra todo o Brasil através da Rede do Bem FM, e da Vida Nova TV, via satélite.

Congresso Fogo de Avivamento[editar | editar código-fonte]

O Congresso Fogo de Avivamento para o Brasil é um evento anual organizado pela igreja, foi realizado pela primeira vez em 2009, e é geralmente realizado na época carnavalesca, à igreja afirma:

"Enquanto os ímpios se prostravam diante de baal na Festa da Carne (Carnaval), o Povo Separado de Deus ia a retiros e não batalhavam no mundo espiritual."[1]


A 5° edição do evento em 2013, ocorreu nos dias 9, 12 e 13 de janeiro, e contou com a participação do pastor e evangelista israelense Benny Hinn e dos pastores Marco Feliciano, Abílio Santana e Yossef Akiva, e os cantores Thalles, David Quinlan, Cassiane, Davi Passamani, Damares, entre outros. Atualmente na 6° edição, realizada entre 1 e 5 de março de 2014, contou com a presença de diversos grupos e cantores de música religiosa, e ministros da palavra de Deus.[4][5][6][3][7] [8]

Número de Igrejas e Membros[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a Plenitude possui 34 Igrejas em algumas regiões do Brasil, sendo nos estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Goiás[9]. Possui também cerca de 100 mil membros, espalhados pelo Brasil.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Em 2014, a igreja recebeu críticas, após publicar fotos no Facebook, onde supostamente o apóstolo Agenor Duque e sua esposa, Ingrid Duque, estariam "ungindo" grandes taças com suco de uva que, seriam usados na santa ceia, logo após a matéria do site Gospel Prime as fotos foram excluídas da rede social.[10] Em resposta, a assessoria de impressa da igreja negou que o suco de uva fosse utilizado para a santa ceia, informou que o suco foi consagrado para ungir os pertences dos fiéis. [11][12]

Em dezembro de 2015, a revista Época acusou Agenor Duque de charlatanismo, em uma reportagem. No olho da matéria, a jornalista Aline Ribeiro disse: "Numa incansável cruzada por arrecadação, o autointitulado apóstolo Agenor Duque, da Igreja Plenitude do Trono de Deus, pede à plateia que raspe a carteira e que doe até o décimo terceiro salário. Já anda de Porsche e voa de jatinho".[13]

Referências

  1. a b c «Sobre a Igreja». Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus. Consultado em 6 de junho de 2014. 
  2. «Acompanhamos um curso de formação de mão de obra evangélica». Revista Veja. João Batista Jr. Consultado em 6 de junho de 2014. 
  3. a b «Benny Hinn palestrará em São Paulo». Diário da Salvação. Gospel News. Consultado em 6 de junho de 2014. 
  4. «Congresso Fogo de Avivamento». O Fuxico Gospel. Consultado em 5 de junho de 2014. 
  5. «Benny Hinn e Marco Feliciano ministram em SP O Congresso Fogo de Avivamento para o Brasil acontece no Ginásio da Portuguesa». Expressão FM. Consultado em 6 de junho de 2014. 
  6. «Benny Hinn estará no Brasil durante o carnaval participando do Congresso Fogo de Avivamento, ao lado de Marco Feliciano». Gnotícias. Tiago Chagas. Em 14 de janeiro de 2013. Consultado em 6 de junho de 2014.  Verifique data em: |data= (ajuda)
  7. «Apóstolo Agenor Duque declarou guerra contra o carnaval e ungirá estádio da Portuguesa». Luan Mateus. Missão Gospel. 20 de fevereiro de 2011. Consultado em 15 de junho de 2014. 
  8. «Carnaval Gospel: igrejas promovem festas e retiros com opções variadas; Confira principais eventos». Tiago Chagas. noticias.gospelmais.com.br. 21 de janeiro de 2013. Consultado em 15 de junho de 2014. 
  9. «Localização». Consultado em 2 de setembro de 2016. 
  10. «Casal de pastores "unge" suco de uva em ato profético». Leiliane Roberta Lopes. Gospel Prime. 7 de junho de 2014. Consultado em 15 de junho de 2014. 
  11. «Igreja nega que suco de uva tenha sido servido na Ceia». Romário Ramalho. Diário da Barra. 11 de junho de 2014. Consultado em 15 de junho de 2014. 
  12. «Direito de resposta: O suco de uva de ato profético não foi usado na Santa Ceia». Romário Ramalho. Diário da Barra. 11 de junho de 2014. Consultado em 15 de junho de 2014. 
  13. Ribeiro, Aline; Visconti, Harumi (27 de dezembro de 2015). «Apóstolo emergente das igrejas neopentecostal promete apagar memória dos fiéis.». Época. Consultado em 24 de fevereiro de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus
Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.