Ministério Internacional da Restauração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.

O Ministério Internacional da Restauração é uma igreja restauracionista de base neopentecostal liderada por Renê Terra Nova. É uma igreja apostólica, pois acredita na atualidade do ministério do apóstolo, sendo que seus principais líderes são reconhecidos como apóstolos. Também é uma igreja em células, iniciada nos Grupos Familiares, tendo tido contato com o G12 de César Castellanos e com a Igreja Batista da Lagoinha (principal igreja batista de Renovação Espiritual; hoje seu modelo celular é chamado M12.

Inicialmente conhecido como Primeira Igreja Batista da Restauração em Manaus (PIBREM, fundada em 19 de julho de 1992), o MIR (como é mais conhecido), tem sido a principal referência de Igreja na Visão Celular no Modelo dos 12 (M12) no Brasil e internacionalmente.

A igreja e seu líder, apóstolo Renê Terra Nova, formam os responsáveis, tendo recebido o mentoriado da atual apóstola, antes ungida mestra Valnice Milhomens (que é líder de sua própria igreja em células: Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo), em trazer o Governo dos Doze (G12) de César Castellanos ao Brasil. Foi ordenado apóstolo em 18 de novembro de 2001.

Histórico das Igrejas em Célula, Influências e Divergências[editar | editar código-fonte]

O M12, designação do modelo celular liderado por Renê, surgiu quando Renê e o MIR não aceitaram a cobertura de Castellanos, e Renê adaptou o G12 para formar o M12. O principal motivo foi o patenteamento da designação G12, fora o fato que o movimento de igrejas celulares (Grupos Familiares) começou na Coreia com David (Paul) Cho, que possui cerca de um milhão de membros em sua igreja e houve movimentos celulares também nos Estados Unidos através de Ralph Neighbour, Rich Warren e outros(G5, Igreja com Propósitos etc.) e surgiu também no Norte (Pará), em Santarém a Igreja da Paz, do Pastor Abe Huber que segue o MDA (Modelo de Discipulado Apostólico), em São Paulo a Comunidade da Graça, com o Pr. Carlos Alberto de Quadros Bezerra. A IDPB - Igreja Pentencostal de Deus no Brasil e algumas Presbiterianas (Manaus) seguem o modelo de Grupos Familiares.

A diferença entre a PIBREM (fundada em 1992) e o MIR é que o Ministério da Restauração inaugurou-se em 20 de outubro de 1990, quando o então Pastor Renê e família chegaram a Manaus, e por conta de divergências doutrinárias como a questão do dom de línguas e o Batismo no Espírito Santo (rejeitado por igrejas históricas), gerou uma cisão na Igreja Batista Memorial (onde pastoreava), sendo acertado pela liderança e membros da igreja que saísse, junto a 169 pessoas da igreja por tais divergências. O Templo do MIR Manaus tem capacidade para 5 mil Pessoas.

Princípios do MIR, sobre Jerusalém e Paganismo e Congressos (Convenções e Encontros)[editar | editar código-fonte]

O MIR propaga a visão em células, como um retorno ao cristianismo primitivo.

Ensina aos fiéis em Cristo a necessidade de ter Jerusalém como verdadeiramente é: a Cidade do Grande Rei: "Orai pela paz de Jerusalém". Ensina que e fidelidade andam juntas. A doutrina é baseado em Princípios Bíblicos (de ambos os Testamentos revelados).Diz que "pobreza, miséria e ruína são estigmas do passado e a prosperidade é um direito de cada filho de Deus". Comemoram e divulgam as festas bíblicas/judaicas (algumas citadas nos Evangelhos, das quais Jesus participou), como Festa dos Tabernáculos, Páscoa, Pentecostes, Yom Kippur, Purim e Chanucá.

O Natal é considerado festa pagã (dia do Sol Invicto) por conta dos elementos de origem babilônica e nórdica (árvores enfeitadas que representavam a deuses) e pelo excesso de consumismo e da adoração ao falso deus Papai Noel, inventado pela Coca-Cola com base em São Nicolau(além de Jesus não ser mais uma criança com uma Mãe a lhe proteger, e sim um Soberano que retornará a esta Terra para "tabernacular" com os homens por mil anos no Milênio, para julgar as Nações); assim, sendo substituído por Tabernáculos (Jesus entre os homens, entre fins de Setembro e início de Outubro) e a Festa das Luzes (Chanucá)por volta de Dezembro.

O MIR promove desde o ano 2000 o Congresso de Resgate da Nação, em Porto Seguro (BA), conhecida também como Útero da Nação, além de promever inúmeros encontros e congressos internos e internacionais na visão celular no Modelo dos Doze. Encontros com Deus e outros(retiro de três dias)com ensinamentos de doutrinas de salvação, libertação, batismo no Espírito Santo, cura interior, quebra de maldições, santidade, honra etc fazem parte das atividades corriqueiras. Depois faz-se a Escola de Líderes, seguido pelo Reencontro (sobre perdão, relacionamentos familiares, restituição etc). Há também Encontos de Mover Celular, Encontro de Princípios Bíblicos, Escola de Mestres e Escola de Pastores e de Apóstolos.

Influência, Igrejas Cooligadas, Cobertura Espiritual e Missão Apostólica[editar | editar código-fonte]

O número de fiéis é de cerca de 120.000 membros somente em Manaus (lotando o Sambódromo de Manaus). Suas reuniões de Fruto Fiel (apresentação dos novos convertidos e dos discipuladores a seus pastores, bispos e apóstolos e recentemente, também apóstolas, conforme historiadores já designam Maria Madalena como tal, tendo inclusive um evangelho com seu nome).

Líderes (pastores) como Baby do Brasil, Ludmila Ferber, Alda Célia, Kléber Lucas, Cassiane são mentoriados, pastoreados ou dão apoio pastoral e profético (Palavra, adoração, louvor)ao MIR e dão testemunho do que Deus têm feito através deste ministério.

Numa celebração apostólica neste ano foram ordenados 3 apóstolos e 23 apóstolas (esposas de apóstolos e algumas pastoras). Os primeiros 12 apóstolos dão cobertura espiritual em vários Estados brasileiros. Foram focados textos bíblicos de Atos 6:3, Efésios 4:11-12, Atos 2:37-47. Renê Terra Nova explicou sobre as três funções de um Apóstolo: Orar, jejuar e se esmerar na Palavra: cuidar da sã doutrina. Ressaltou que a missão e chamado apostólico é "conquistar o Amazonas, o Brasil e as nações da Terra”.

O MIR promove desde o ano 2000 o Congresso de Resgate da Nação, em Porto Seguro (BA), conhecida também como Útero da Nação.

O MIR dá cobertura espiritual a dezenas de igrejas e ministérios na transição para o Modelo dos 12 de igrejas em células, pentecostais. Tais igrejas têm experimentado um crescimento geométrico e boa aceitação dos princípios de "restauração" do tabernáculo caído de Davi (comunhão entre o homem e Deus de forma franca e de "reconstrução das ruínas" e "reparação de brechas" (Is. 58.12), citados pelo profeta messsiânico.

Críticas, Revisões, Doutrinas de Homens[editar | editar código-fonte]

Já houve várias cisões de igrejas e pastores cooligados por divergências doutrinárias e mesmo por insubmissão eclesiástica, até por conta de ser uma igreja de princípio de honra e hierarquia e conter eclesiologia próximas ao Judaísmo e ao Catolicismo (confisão de pecados ao sacerdote ou discipulador). Tais fatos levaram até a criação de novas igrejas, seguindo os mesmos princípios ou adaptando-os.

Têm sido revistos tais fatos e doutrinas neste ano de 2011 pelo MIR, esclarecendo que o Mestre é Cristo e devemos ser à sua imagem e não a do discipulador, pois muitos pastores e líderes tratavam seus liderados com rigor ascético (o que é condenado e chamado "doutrina de homens" pelo Apóstolo Paulo na carta aos Colossenses (Col. 2 e 3), que também critica a alguns líderes intrusos entre os Gálatas (Gál. 2 e 3) por se intrometerem na liberdade dos cristãos).

Tais proibições ou excesso de disciplina continuam em certas igrejas pentecostais de cunho tradicional, como a questão do namoro à moda antiga, com vistas ao casamento(o compromisso, baseado no respeito ao corpo e na santidade, sem carícias sensuais)e da obediência cega impostas por alguns líderes farisaicos, que simulam sabedoria e exigem um pseudo-padrão de espiritualidade, que "não tem valor algum contra a sensualidade" (Col 2. 23).

Mas o apóstolo Renê condena os pastores e apóstolos que querem ser como "pais" e ditar o rumo da vida dos discípulos , também que a abstinência não nos torna aceitáveis a Deus. Afirma biblicamente que os falsos padrões de espiritualidade afastam de Cristo, são padrão para si mesmo, exalta a carne e faz a pessoa orgulhar-se de seus sacrifícios, visões e realizações espirituais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.