Igreja Metodista Wesleyana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Igreja Metodista Wesleyana
{{{imagealttext}}}
Igreja Metodista Wesleyana em Marabá
Classificação Protestante
Orientação Evangélica, Pentecostal, Metodismo
Política Episcopal
Fundador Vários membros da Igreja Metodista
Origem 1967
Nova Friburgo e Petrópolis[1] , Rio de Janeiro, Brasil
Separado de Igreja Metodista

A Igreja Metodista Wesleyana (Wesleyana é referente a John Wesley, o fundador do metodismo) é uma igreja evangélica com raiz no metodismo brasileiro.

Na década de 1960, vários ministros e membros da Igreja Metodista do Brasil iniciaram um movimento de orações, onde ocorriam batismos com o Espírito Santo, fenômeno chamado hoje de Pentecostalismo. Mais tarde, o contato com outras igrejas renovadas fizeram que esse grupo adotassem práticas como vigílias de oração, cânticos com estilos contemporâneos, cultos espontâneos. A direção da Igreja Metodista do Brasil decidiu impedir estas manifestações e consequentemente os aderentes da renovação organizaram sua própria denominação em 1967 pelo saudoso Bispo Gesse Teixeira Carvalho.

A Igreja Metodista Wesleyana foi fundada na cidade de Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro em 5 de janeiro de 1967. Todavia seu marco inicial é o Concílio Constituinte, reunido na cidade de Petrópolis, no mesmo ano, entre os dias 16 a 19 de fevereiro.[2] Compôs-se inicialmente de ministros e leigos que congregavam na Igreja Metodista do Brasil. O Concílio Constituinte foi convocado para organizar a nova Igreja que surgia e dar diretrizes ao movimento Wesleyano que começou a desenvolver-se.[3]

Foi grande o crescimento da igreja em 1967: em apenas um mês já tinha organizado no Estado de São Paulo 20 Igrejas. Os tempos passaram e ela alcançou não só todo Estado mas também todo o Brasil e está presente na Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru, Portugal, Espanha, Bélgica, Leste Europeu, Alemanha, Noruega, Japão, Azerbaijão, Moçambique, Senegal e Ásia Central.

A Igreja Metodista Wesleyana possui comunhão plena com a Iglesia Metodista Pentecostal de Chile e com a International Holiness Pentecostal Church dos Estados Unidos, assim como possui comunhão com qualquer uma das igrejas com raízes no metodismo, bem como com qualquer igreja de fé evangélica.

Referências

Referências