Igreja Metodista Wesleyana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Igreja Metodista Wesleyana
{{{imagealttext}}}
Classificação Protestante
Orientação Evangélica, Pentecostal, Metodismo
Política Episcopal
Fundador Vários membros da Igreja Metodista
Origem 1967
Nova Friburgo e Petrópolis[1], Rio de Janeiro, Brasil
Separado de Igreja Metodista do Brasil

A Igreja Metodista Wesleyana (Wesleyana é referente a John Wesley, o fundador do metodismo) é uma igreja evangélica com raiz no metodismo brasileiro.

Na década de 1960, vários ministros e membros da Igreja Metodista do Brasil iniciaram um movimento de orações, onde ocorriam batismos com o Espírito Santo, fenômeno chamado hoje de Pentecostalismo. Mais tarde, o contato com outras igrejas renovadas fizeram que esse grupo adotassem práticas como vigílias de oração, cânticos com estilos contemporâneos, cultos espontâneos. A direção da Igreja Metodista do Brasil decidiu impedir estas manifestações e consequentemente os aderentes da renovação organizaram sua própria denominação em 1967 pelo saudoso Bispo Gesse Teixeira Carvalho.

A Igreja Metodista Wesleyana foi fundada na cidade de Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro em 5 de janeiro de 1967. Todavia seu marco inicial é o Concílio Constituinte, reunido na cidade de Petrópolis, no mesmo ano, entre os dias 16 a 19 de fevereiro.[2] Compôs-se inicialmente de ministros e leigos que congregavam na Igreja Metodista do Brasil. O Concílio Constituinte foi convocado para organizar a nova Igreja que surgia e dar diretrizes ao movimento Wesleyano que começou a desenvolver-se.[3]

Foi grande o crescimento da igreja em 1967: em apenas um mês já tinha organizado no Estado de São Paulo 20 Igrejas. Os tempos passaram e ela alcançou não só todo Estado mas também todo o Brasil e está presente na Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru, Portugal, Espanha, Bélgica, Leste Europeu, Alemanha, Noruega, Japão, Azerbaijão, Moçambique, Senegal e Ásia Central.

A Igreja Metodista Wesleyana possui comunhão plena com a Iglesia Metodista Pentecostal de Chile e com a International Holiness Pentecostal Church dos Estados Unidos, assim como possui comunhão com qualquer uma das igrejas com raízes no metodismo, bem como com qualquer igreja de fé evangélica, possuindo hoje mais de 120 mil membros no Brasil (segundo os próprios administradores da denominação).

Referências

Referências