Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana
Classificação Protestante
Orientação Pentecostal
Área geográfica Brasil
Origem 1969 (49 anos)
São Paulo
Separado de Igreja Presbiteriana Independente do Brasil
Congregações 12[1]
Site oficial www.portaliecp.com.br

A Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana é uma denominação cristã de orientação pentecostal que foi fundada em 1969 em São Paulo por Odécio Egydio, Daniel Cândido de Oliveira e suas respectivas esposas. A igreja começou a partir de reuniões de oração e conta hoje com mais de centenas de igrejas em todo o Brasil.[1]

A maioria das Igrejas Evangélicas Cristã Presbiteriana são autônomas e independentes, possuindo seu próprio presbitério, diretoria e isenção.

Doutrina[editar | editar código-fonte]

A igreja crê:

História[editar | editar código-fonte]

Os membros fundadores da igreja eram inicialmente integrantes da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Nas década de 1960-1970 vários grupos dentro desta denominação passaram por um período de contato com o movimento pentecostal, de forma que surgiram diversas denominações a partir desta igreja com uma visão pentecostal tais como a Igreja Presbiteriana Independente Renovada (que se uniu com a Igreja Cristã Presbiteriana em 1975 pra formar a atual Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil).[3][4][5][6]. Outro grupo formado foi o que deu orgirem a Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana.

Em 1969, Odécio Egydio, sua esposa, Leonor Lima Egydio, Daniel Cândido de Oliveira e sua esposa Ivone Flausino de Oliveira começaram grupos de oração, e partir de tal, chegaram a conclusões comuns quanto a doutrina pentecostal do "Batismo com o Espírito Santo". A partir disto o grupo começou a crescer e a ocupar cada vez um espaço maior, tendo de alugar um espaço para a realização de suas reuniões.[7]

Em 1975 a igreja se organizou com um estatuto. Nas décadas de 1980 e 1990 a igreja teve grande vigor missionário e espalhou congregações por todo o estado de São Paulo.

Atualmente A Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana conta com centenas de igrejas em todo o território nacional com objetivo de crescimento por meio de ação missionária.[8][9]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • MARQUES, Wagner Luiz. História de Cianorte - Sua Criação. Volume 1. São Paulo. Editora Clube de Autores. 1ª Edição 2013. p. 344-345.
  • GINI, Sérgio. Conflitos no campo Protestante: O Movimento Carismático e o surgimento da Igreja Presbiteriana Renovada (1965-1975). Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Ano III, n. 8, Set. 2010 - ISSN 1983-2850.
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.