Charles Wesley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Charles Wesley
Nascimento 18 de dezembro de 1707
North Lincolnshire
Morte 29 de março de 1788 (80 anos)
Londres
Sepultamento Londres
Cidadania Reino da Grã-Bretanha
Progenitores Pai:Samuel Wesley
Cônjuge Sarah Wesley
Filho(s) Samuel Wesley
Irmão(s) John Wesley, Samuel Wesley
Alma mater Christ Church, Westminster School
Ocupação teólogo, filósofo, escritor
Prêmios GMA Gospel Music Hall of Fame
Religião Anglicanismo

Charles Wesley (North Lincolnshire, 18 de dezembro de 1707Londres, 29 de março de 1788) foi o líder do movimento metodista juntamente com seu irmão mais velho John Wesley. Charles é mais lembrado pelos muitos hinos que compôs.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Assim como seu irmão, ele nasceu em Epworth, Lincolnshire, Inglaterra, onde seu pai era pastor. Ele foi educado na Christ Church College, em Oxford, e formou o grupo "Metodistas de Oxford" entre seus companheiros de escola em 1729. Charles seguiu os passos de seu pai e seu irmão ordenando-se em 1735 e viajando com John para Geórgia, Estados Unidos, na comitiva do governador James Oglethorpe, retornando um ano depois. Em 1749, Charles casou-se com a jovem Sarah Gwynne, filha de um galês que havia se convertido ao metodismo. Ela acompanhou os dois irmãos em suas jornadas evangelizadoreas pela Inglaterra, até que Charles parou de viajar em 1765.

Apesar de serem muito próximos, Charles e seu irmão nem sempre concordavam com as questões relativas à fé. Em particular, Charles opunha-se fortemente à ideia de uma ruptura com a Igreja da Inglaterra, pela qual eles haviam sido ordenados.

Como resultado de suas composições, a Gospel Music Association estado-unidense, em reconhecimento à suas contribuições para a música gospel, incluiu Charles Wesley no Hall da Fama da Música Gospel em 1995.