John Nelson Darby

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Nelson Darby
Nascimento 18 de novembro de 1800
Cidade de Westminster, Londres, Inglaterra
Morte 29 de abril de 1882 (81 anos)
Bournemouth, Inglaterra
Nacionalidade  Inglaterra
Ocupação Pregador , Escritor, Tradutor

John Nelson Darby (18 de novembro de 1800 – 29 de abril de 1882) foi um pregador anglo-irlandês, figura muito influente entre os Irmãos de Plymouth e o fundador dos Irmãos Exclusivos. Foi considerado o pai do moderno Dispensacionalismo e do Futurismo. A teologia do arrebatamento pré-tribulacional foi popularizada extensivamente na década de 1830 por John Nelson Darby e os Irmãos de Plymouth[1], e se tornou ainda mais conhecida nos Estados Unidos no início do século 20 pela vasta circulação da "Scofield Reference Bible"[2] (em português, Bíblia de Estudo Scofield).

Produziu uma tradução da Bíblia baseada nos textos em Hebraico e Grego chamada "The Holy Scriptures: A New Translation from the Original Languages by J. N. Darby", mais conhecida como Bíblia Darby.

Crítica[editar | editar código-fonte]

Charles Haddon Spurgeon, pastor do Metropolitan Tabernacle e contemporâneo de Darby, publicou uma crítica a ele e ao movimento do Irmãos[3]. Sua crítica principal foi que Darby e os Irmãos de Plymouth rejeitaram o propósito vicário da obediência de Cristo, assim como a sua justiça imputada ao crente. Spurgeon acreditava que tais noções eram tão importantes e centrais para o evangelho que o levou a adotar uma postura crítica em relação a todas as crenças dos Irmãos.

James Grant escreveu: “Por causa das heresias mortais mantidas e ensinadas pelos Irmãos de Plymouth em relação a algumas das mais importantes doutrinas do evangelho, contra as quais já tenho advertido com alguma intensidade, e por mais antibíblicos e perniciosos que possam ser, estou certo de que meus leitores não ficarão surpresos com nenhum outro ponto de vista, dos quais os Darbistas têm adotado e zelosamente tentado propagar”.[4]

Obras em português[editar | editar código-fonte]

Obras originais[editar | editar código-fonte]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

. As Anotações da Bíblia de Scofield sob uma Ótica Reformada - Valdeci S. Santos

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Arbeitskreis Geschichte der Brüderbewegung (Hrsg.): 200 Jahre John Nelson Darby. Edition Wiedenest. Jota Publikationen, Hammerbrücke 2000.
  • Gustav Ischebeck: John Nelson Darby. Seine Zeit und sein Werk. Bundes-Verlag, Witten 1929.
  • Erich Geldbach: Christliche Versammlung und Heilsgeschichte bei John Nelson Darby. R. Brockhaus, Wuppertal 1971, ³1975.
  • Berthold Schwarz: Leben im Sieg Christi. Die Bedeutung von Gesetz und Gnade für das Leben des Christen bei John Nelson Darby, Brunnen-Verlag, Gießen/Basel 2008
  • William Kelly: John Nelson Darby – wie ich ihn kannte. CSV, Hückeswagen 1987.
  • W.G. Turner: John Nelson Darby. Ein Lebensbild. R. Müller-Kersting, Huttwil/Bern 1928.
  • Max S. Weremchuk: John Nelson Darby und die Anfänge einer Bewegung. CLV, Bielefeld 1988. ISBN 3-89397-312-5


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Blaising, Craig A.; Bock, Darrell L. (November 1993). Progressive Dispensationalism. Wheaton, IL: Bridgepoint Books. ISBN 9781441205124.
  2. The Scofield Bible: Its History and Impact on the Evangelical Church, Magnum & Sweetnam. Pages 188-195, 218.
  3. Charles Spurgeon (June 1869). "Mr. Grant on "The Darby Brethren"". Sword and Trowel. Retrieved 17 March 2013.
  4. Grant, James (1875). The Plymouth Brethren: Their History and Heresies. London: William Macintosh. p. 60.