Capela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Ermida redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Ermida (desambiguação). Para outros significados, veja Capela (desambiguação).
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Capela ou ermida é um templo cristão secundário. Normalmente são locais para atendimento religioso de grupos específicos de pessoas ou comunidades religiosas. São usuais as capelas de aldeias, colégios, universidades, presídios, conventos, quartéis, castelos, fazendas etc. A designação de ermida é usualmente utilizada para capelas erguidas em sítios ermos.

Na hierarquia religiosa existem as catedrais, as igrejas as capelas. As catedrais são as igrejas principais das dioceses onde o bispo celebra a eucaristia dominical. As igrejas são os templos principais das paróquias sendo uma delas denominada igreja matriz onde o sacerdote celebra a missa principal dominical. As restantes pequenas igrejas são denominadas de capelas onde habitualmente não existe culto religioso diário ou dominical, ou existe apenas por alturas de festividades.

O musicólogo Henry Raynor explica assim a etimologia do termo:[1]

Referências

  1. Raynor, Henry (1981). «A Naturalização dos Menestréis». História Social da Música - da Idade Média a Beethoven (Rio de Janeiro: Zahar Editores). p. 62. 


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons
Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.