Rede Brasil de Televisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de RBTV)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Rede Brasil e RBTV redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Rede Brasil (desambiguação).
Rede Brasil de Televisão
Sistema de Comunicação Pantanal S/C Ltda.
Tipo Rede de televisão comercial aberta
País  Brasil
Fundação 7 de abril de 2007 (10 anos)
por Marcos Tolentino
Pertence a Marcos Tolentino
Presidente Marcos Tolentino[1]
Cidade de origem Mato Grosso do Sul Campo Grande, MS
Sede Bandeira cg ed.jpg Campo Grande, MS
Rua Joaquim Murtinho, 1740 - Vila Manoel da Costa Lima
Bandeira da cidade de São Paulo.svg São Paulo, SP
Alameda dos Uapés, 313 / Alameda Apetupás, 290 - Planalto Paulista
Estúdios Bandeira da cidade de São Paulo.svg São Paulo, SP
Alameda dos Uapés, 313 / Alameda Apetupás, 290 - Planalto Paulista
Slogan Uma TV ligada em você
Formato de vídeo
Canais irmãos Rede Brasil FM
Cobertura 38% do território nacional [2]
Emissoras próprias Mato Grosso do Sul RBTV Campo Grande (Campo Grande)
São Paulo RBTV São Paulo (São Paulo)
Minas Gerais RBTV Minas (Belo Horizonte)
Emissoras afiliadas
Página oficial rbtv.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
Digital
Disponibilidade por satélite
Claro TV
Canal 13
Vivo TV
Oi TV
Algar TV
Canal 717
Sky
Canal 17
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 13
Cabo Telecom
Canal 30
Jundicabo TV
Canal 47
Supermidia
Canal 81
BVCi
Canal 727
Disponibilidade digital
Rede Brasil de Televisão
Assistir o sinal online

Rede Brasil de Televisão (Rede Brasil, ou simplesmente a sigla RBTV) é uma rede de televisão comercial aberta brasileira concessionada na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, porém é sediada em São Paulo, capital do estado homônimo. Foi fundada em 7 de abril de 2007 por Marcos Tolentino.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A emissora entrou no ar em 7 de abril de 2007.[3] Conta com apresentadores como Nahim, Décio Piccinini, Lucimara Parisi, Amanda Françozo, Magno Malta, Lauriete e Nâni Venâncio (variedades), Ney Gonçalves Dias (jornalismo) e Fernando Vannucci (esporte), sendo o último, a maior contratação do canal no ano de 2014.[4] Todos os anos a Rede Brasil de Televisão transmitia o Teleton, iniciativa do apresentador Vladimir Alves e responsável pela direção de programação do canal até março de 2013. De 2014 até então, a Rede Brasil deixou de transmitir o Teleton com o objetivo de cumprir seus compromissos comerciais em sua programação.[5]

A RBTV possui estúdios na cidade de São Paulo (SP).[6] Foi projetada a partir da Sociedade Paranaense.[7] Em setembro de 2016, assinou contrato com a Toei Animation e adquiriu da produtora japonesa os animes Os Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z.[8] O canal estreou os dois animes em 31 de outubro, dentro da Sessão Oriental e junto estreou o programa Senpai TV, sendo exibidos em uma versão remasterizada em alta definição.[9] Em outubro de 2017, a emissora anunciou a aquisição de Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas e As Aventuras do Pequeno Príncipe.[10]

Programas[editar | editar código-fonte]

Em exibição[editar | editar código-fonte]

Entretenimento
Jornalismo e Esportes
  • DJCTQ - L.svg RB Notícias (com Ney Gonçalves Dias e Camila Smithz)
  • DJCTQ - L.svg Semana do Presidente
  • DJCTQ - 16.svg Conexão Brasília (com Clayton Aguiar)
  • DJCTQ - L.svg Esportes Night (com Marcus Malagoni e Suleima Senna)
Antigo logotipo da RBTV, usado de 2012 a 2014.
Sessões de filmes, séries e desenhos
  • Sessão Matinê
  • Cine Rede Brasil Top
  • Cine Alta Tensão
  • Sessão Preto e Branco
  • Sessão Animada
  • Festival Hanna Barbera
  • Séries de Ouro
  • Sessão Oriental
  • Sessão Cor de Rosa
  • RB Aventura
  • RB Comédia
  • RB Junior
  • RB Kids

Desenhos animados[editar | editar código-fonte]

Animes
Novelas (exibidas desde 2007 até atualmente)
  • Rebelde
  • Happy Ending: O Caminho do Destino
  • A Lenda: Um Luxo de Sonhar
Produções independentes
  • Top Game
  • Mudança de Vida Hoje
  • Benesere
  • Fortogan
  • Drena Corpus
  • Igreja Canaã
  • Planeta Vida Sustentável
  • Sono Quality
  • Celebridades
  • Entre Dois Mundos
  • Canal Cooperativo
  • Siga Esse Exemplo
  • Programa Brasil Trip
  • Jovem Guarda

Extintos ou Fora do Ar no Momento[editar | editar código-fonte]

  • Controle Remoto
  • Boca Livre
  • Online
  • Realidade Brasil
  • Vida Show (com Wivy Leiso, Bruno Henrique Costa e Guilherme Dela Plata)
  • Semana da Presidenta
  • Programa do Frota
  • Boa Noite com Alexandre Frota
  • Petrúcio Melo Show
  • Tá na Mesa
  • RB Manhã
  • RB Esporte
  • Jornal das 13
  • Denúncia 24 Horas
  • Página 1
  • Lázaro Silva Fashion
  • Circo do Atchim & Espirro
  • Teleco e Teco
  • Manhã Criança
  • Quarta Especial
  • Sessão Faroeste
  • Sessão das 5
  • Especial Cinema
  • Grandes Diretores

Sinal[editar | editar código-fonte]

A RBTV possui 29 emissoras próprias em São Paulo, Campo Grande e Belo Horizonte e/ou afiliadas, totalizando mais de 500 cidades em 18 estados brasileiros.[5] Em 5 de Setembro de 2012 iniciou testes com sinal digital na cidade de São Paulo no canal 56 UHF (10.1 virtual).[5] Em 2014 iniciou suas transmissões em HDTV para São Paulo e demais operadoras de TV por Assinatura.[5] Através do site, a emissora transmite sua programação ao vivo de forma gratuita via streaming.[2]

Em 2017, o sinal digital da emissora passou também ser sintonizado em Brasília pelo Canal 36.1 UHF.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Direitos autorais[editar | editar código-fonte]

O canal tem sido acusado de exibir séries de televisão e desenhos animados ilegalmente, sem pagar pelos direitos de transmissão. O primeiro caso deste foi quando a emissora exibiu séries da Warner Bros. e Fox, que na época, pertenciam a SBT e Rede Globo, respectivamente. Neste caso, a emissora recebeu uma notificação da justiça, retirando as séries do ar.[12]

No dia 2 de abril de 2013, a emissora estreou a série de anime Os Cavaleiros do Zodíaco, gerando uma grande repercussão nas redes sociais, já que na época o anime pertencia a Rede Bandeirantes.[13] Em menos de um mês, a RBTV retirou o anime da programação. No entanto, três anos depois, o canal anuncia a reestreia de Os Cavaleiros do Zodíaco junto com a estreia de Dragon Ball Z, porém desta vez exibindo legalmente, após um contrato com a Toei Animation.[8]

Em julho de 2014, a emissora anunciou o lançamento de Mighty Morphin Power Rangers na grade, sem ter qualquer direito de exibição. A produtora Saban Brands, que detém os direitos da série, informou na época que iria processar a emissora, caso ela exibisse o produto.[14]

Intervenção judicial[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2016, devido o dono da emissora, Marcos Tolentino, ser amigo e sócio de Celso Russomano nas empresas Paz e Bell Hel, que estavam sendo investigadas na Operação Ararath da Polícia Federal, foi decretada uma intervenção judicial para o afastamento dos diretores da emissora. A decisão pedia que Fernando Claro Iglesias, um administrador judicial, assumisse a gestão da empresa. Foi ordenada também a busca e apreensão de documentos de arquivos da empresa. A Rede Brasil de Televisão, divulgou uma nota esclarecendo que tomou medidas judiciais, apresentando garantias e efetuando pagamentos, evitando a concretização da intervenção. Também afirmou que a Justiça foi levada ao erro devido as alegações da defesa da produtora Paparazzi de Comunicações, sendo esta a responsável por pagar a condenação.[15]

Notas

  1. Canal 3 em Distrito Federal, Fortaleza e São Luís.

Referências

  1. a b «Marcos Tolentino revela como se tornou o presidente da Rede Brasil de Televisão - RBTV» 
  2. a b «RBTV». rbtv.com.br. Consultado em 24 de novembro de 2016. Em "ver cobertura" está a lista de retransmissoras em canais abertos da RBTV 
  3. RetrôTV. «Televisão: Novo pacote de séries clássicas estreia na Rede Brasil». Consultado em 26 de fevereiro de 2015 
  4. Gabriel Vaquer. «Afastado da TV, Fernando Vanucci acerta retorno com a Rede Brasil». Consultado em 5 de abril de 2016 
  5. a b c d Marcos Tolentino. «Rede Brasil». Consultado em 5 de abril de 2016 
  6. Paula Maciulevicius (6 de dezembro de 2013). «Rede Brasil de Televisão abre transmissão em Campo Grande». www.campograndenews.com.br. Consultado em 7 de novembro de 2016 
  7. «Ética e Integridade - Rede Brasil de Televisão». www.redebrasiltv.com.br. Consultado em 7 de novembro de 2016 
  8. a b Matheus Sousa (29 de setembro de 2016). «CDZ e DBZ: animes em outubro na Rede Brasil». ANMTV. Consultado em 29 de setembro de 2016 
  9. Matheus Sousa (20 de outubro de 2016). «CDZ e DBZ: chamada de estreia na Rede Brasil e versão HD». ANMTV. Consultado em 20 de outubro de 2016 
  10. Nielsen Souza (19 de outubro de 2017). «Rede Brasil exibirá Lost Canvas e Pequeno Príncipe». ANMTV. Consultado em 19 de outubro de 2017 
  11. «'Sailor Moon' estreia na Rede Brasil». Consultado em 29 de Dezembro de 2015 
  12. ANMTV. «Os Cavaleiros do Zodíaco: Rede Brasil exibe anime sem autorização». Consultado em 26 de fevereiro de 2015 
  13. NaTelinha. «Emissora UHF exibe "Os Cavaleiros do Zodíaco" sem possuir os direitos». Consultado em 26 de fevereiro de 2015 
  14. NaTelinha. «Rede Brasil anuncia "Power Rangers" sem direitos; produtora ameaça processo». Consultado em 26 de fevereiro de 2015 
  15. «Emissora de TV de sócio de Celso Russomano tem intervenção judicial». glamurama.uol.com.br. 22 de junho de 2016. Consultado em 6 de novembro de 2016 

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]