TV Litoral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
TV Litoral
Rádio e Televisão Litoral Ltda.
São Vicente, São Paulo
Brasil
Tipo Educativa
Canais 52 UHF analógico
Outros canais 18 (NET)
21 (Canbras TVA)
Sede São Vicente, SP
Avenida Capitão Mor Aguiar, 756 - Parque Bitarú
Slogan Você se vê nesta TV!
Rede TVE Brasil
Fundador Lupércio Mussi
Pertence a Mussi Comunicações
Fundação 5 de janeiro de 1991
Extinção 26 de janeiro de 1997
Prefixo ZYB 912
Cobertura 5 cidades de Baixada Santista
Potência 1 kW

TV Litoral foi uma emissora de televisão brasileira sediada em São Vicente, no estado de São Paulo. Operava nos canal 52 UHF e era afiliada à TVE Brasil. Foi fundada no dia 5 de janeiro de 1991 por iniciativa do empresário Lupércio Mussi, proprietário da Rádio Litoral FM e de outras emissoras de rádio.

História[editar | editar código-fonte]

Foi afiliada à TVE do Rio de Janeiro (atual TV Brasil). Suas instalações e estúdio ficavam no número 756 da avenida Capitão Mor Aguiar, no bairro Parque Bitarú, e sua antena transmissora no alto do Morro Santa Terezinha, em Santos.

Tinha uma extensa programação regional, telejornais e inovou na transmissão dos desfiles de Carnaval da cidade de Santos. A cobertura dos carnavais e também das eleições eram tradições do canal.

Muitos profissionais de televisão que estão atualmente em grandes emissoras iniciaram suas carreiras na TV Litoral, como os jornalistas Luciano Faccioli e Solange Freitas além de Isabel Machado, Marcos Peres, Júlio Pereira, Leandro Forli, Júlio Francfort, Antonio Lima Júnior, Swami Pimentel e Marcelo Dias na parte operacional. Em 1994, uniram-se à equipe a apresentadora Sília de Maria, que viera da TV Bandeirantes, e o coordenador Arthur Ankerkrone, vindo da Rede Manchete, ambos de São Paulo.

No início de 1996, numa reestruturação da programação e de marca, a emissora passou a utilizar a denominação RTL (Rádio e Televisão Litoral), que foi utilizada até o fim de suas transmissões. Foi inaugurada em meados do mesmo ano foi erguida uma nova torre, com 50m de altura (substituindo a original, com 27m de altura), no terreno vizinho ao original.

No dia 26 de janeiro de 1997 a TV Litoral foi transferida para a Universidade Santa Cecília, com novas instalações e transmissores, sendo rebatizada como Santa Cecília TV.[1]

As instalações originais da TV Litoral[2] foram utilizadas pelas rádios da Mussi Comunicações até 2001, quando o grupo mudou-se para o número 1275 da avenida Manoel da Nóbrega, no bairro vicentino do Itararé. O antigo prédio foi demolido, e em seu lugar foi construído um templo da Congregação Cristã do Brasil.

As demais emissoras do grupo Mussi Comunicações continuam no ar, normalmente, utilizando a torre da antiga TV Litoral.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde dezembro de 2009).
  • O programa de maior audiência da emissora, Esporte por Esporte, debate esportivo diário ancorado por Armando Gomes, entrou no ar em 1992 e é exibido até hoje através da Santa Cecília TV como líder regional de audiência no horário.
  • A emissora foi a 1ª da Baixada Santista e uma das primeiras fora das capitais a utilizar uma antena com sistema de polarização circular, ao contrário das outras, que utilizavam sistema de painéis.
  • Entre 1997 e 2003, o transmissor original do canal 52 da TV Litoral foi utilizado para o canal 56 da MTV Santos, que era controlada pela Mussi Comunicações.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Canal 52 de São Vicente
19911997
Sucedido por
Santa Cecília TV