Univesp TV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Univesp TV
Universidade Virtual do Estado de São Paulo
Tipo Canal de televisão universitário
País  Brasil
Fundação 26 de agosto de 2009 (9 anos)
Pertence a Fundação Padre Anchieta
Proprietário Universidade Virtual do Estado de São Paulo
Presidente José Roberto Maluf
Cidade de origem São Paulo São Paulo, SP
Sede Bandeira da cidade de São Paulo.svg São Paulo, SP
Formato de vídeo 480i (SDTV)
Canais irmãos
Emissoras afiliadas
Página oficial univesptv.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita
Digital
Disponibilidade por satélite
Intelsat 11
4115 MHz @ 19580 ksps, Vertical (SDTV)
Disponibilidade por cabo
BrasilNET - Cantagalo/Cordeiro-RJ
Canal 2.2
Oops Telecom Arapiraca-AL
Canal 28
Life TV Marília-SP
Canal 52
TCM Mossoró-RN
Canal 228
TVAC Tietê-SP
Canal 10

Univesp TV é um canal de televisão brasileiro sediado em São Paulo, capital do estado homônimo. Pertence à Fundação Padre Anchieta e foi inaugurada no dia 26 de agosto de 2009, criando assim a multiprogramação de TV digital no país, junto com a MultiCultura que, ao lado da TV Cultura, passaram a compor a nova oferta de canais de TV da Fundação Padre Anchieta. O canal pode ser sintonizado no celular ou tablet pelo aplicativo Cultura Digital, e também por streaming no site oficial. Na TV, a emissora é sintonizada no canal 2.2 da TV digital.

O canal Amplia o acesso e a expansão do ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo. Esse é o objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista, a Univesp. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece cursos de graduação nas áreas de Licenciatura em Ciências Naturais, Matemática, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, entre outros. Os alunos têm acesso aos conteúdos e atividades na plataforma de aprendizado, no espaço colaborativo na internet e na Univesp TV

Programação[editar | editar código-fonte]

Embora a programação inclua programas complementares aos conteúdos acadêmicos das quatro entidades de ensino superior públicas estaduais de São Paulo (Univesp, USP, Unicamp e Unesp), a programação da Univesp TV é destinada a todos os cidadãos, mesmo aqueles sem vínculos com as universidades paulistas. [1]

Os principais programas[2] da Univesp TV são:

  • Desafios da Educação
  • Ensino Superior
  • Educação Brasileira
  • História
  • Literatura Fundamental
  • Fala, Doutor
  • Vida de Cientista
  • Cursos USP
  • Cursos Unicamp

Pioneirismo[editar | editar código-fonte]

A criação da Univesp TV, ao lado do canal MultiCultura, é uma iniciativa pioneira no Brasil. Foi o primeiro caso de divisão da banda digital de uma emissora, no caso a TV Cultura de São Paulo, para exibição de programações diferentes.

A partir de 12 de março de 2015, passou a ter sua primeira expansão nacional, através do canal 42 em Belém (PA), em substituição a RBI, atualmente permanece sem sinal. Em 7 de setembro de 2016, a Univesp TV inaugurou o seu sinal em Maringá (PR), através do canal 17.2 digital. Em 17 de maio de 2017, a Univesp TV inaugurou o seu sinal em Brazlândia (DF), através do canal 54.2 digital. Em 19 de outubro de 2017, Local TV de Manaus (AM), passou a transmitir a Univesp TV, substituindo a Cultura.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.