TV Claret

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TV Claret
Fundação Claret
Rio Claro, São Paulo
Brasil
Tipo Educativa
Canais Digital: 45 UHF
Virtual: 45 PSIP
Outros canais 12 (NET)
Analógico:
19 UHF (1990-2017)
Sede Rio Claro, SP
Slogan Fazendo sempre o melhor pra você
Rede Rede Século 21
Rede(s) anterior(es)
Pertence a Rede Claret de Comunicação
Fundação 7 de setembro de 1990 (28 anos)
Prefixo ZYB 915
Nome(s) anteriore(s) TV Rio Claro (1990-2013)
Emissoras irmãs Claretiana FM
Cobertura Rio Claro e áreas próximas
Potência 0,4 a 1 kW
Página oficial www.tvclaret.com

TV Claret é uma emissora de televisão brasileira sediada na cidade de Rio Claro, no Estado de São Paulo. Opera no canal 45 UHF digital e é afiliada à Rede Século 21 e à TV Brasil. A emissora pertence a Rede Claret de Comunicação, que também controla a rádio Claretiana FM e um provedor de internet. Por sua vez, esta é mantida pela congregação religiosa dos Missionários Claretianos do Brasil, responsáveis também pelas Faculdades Claretianas e pelo Colégio Anglo Claretiano.

História[editar | editar código-fonte]

TV Rio Claro (1990-2007)[editar | editar código-fonte]

Foi fundada no dia 7 de setembro de 1990, a TV Rio Claro era de propriedade das Faculdades Claretianas, muitos programas na emissora fizeram sucesso como o Telejornal Rio Claro principal informativo da emissora, o programa Linha Direta e Momentos de Reflexão, outros programas esportivos e independentes como CB Esportes, além disso a TV Rio Claro exibia a sessão plenária da Câmara dos Vereadores de Rio Claro. Também transmitia os desfiles de carnaval da cidade além de outros eventos, como as partidas de basquete.

TV Claret (desde 2007)[editar | editar código-fonte]

A TV Claret entrou no ar substituindo a TV Rio Claro que também era das Faculdades Claretianas, só que com a parceria da Fundação Padre Anchieta mantedora da TV Cultura a emissora acabou mudando de nome: de TV Rio Claro para TV Claret.

Também no mesmo dia foram inaugurados um complexo novo e também o portal de notícias da emissora. A TV Claret começou a atuar em mais de 30 municípios na sua abrangência de cobertura, hoje chega a 40 cidades da região. Além disso a emissora criou o seu grupo de comunicação a Rede Claret de Comunicação abrigando a Rádio Claretiana FM, o site da emissora, a TV Claret entre outras empresas.

As mudanças na programação[editar | editar código-fonte]

Muitos programas da época da TV Rio Claro deixaram de existir, o Telejornal Rio Claro foi substituído pelo Região Notícias em duas edições e o programa Linha Direta foi substituído pelo programa Diálogos. Entraram na programação mais programas como o Esporte & Ação, Cidadania em Ação, Esporte na Rede, Elas, Dicas de Pescador, Iruneu Gasparetto, Conversando com Você, Família Sertaneja de Coração', Palavra e Vida, Livre Acesso e Bola em Jogo. O programa Momentos de Reflexão é o único programa que não teve nenhuma mudança, assim como a transmissão da sessão pleária da Câmara dos Vereadores de Rio Claro. Assim como na época da TV Rio Claro, a TV Claret transmite os desfiles de carnaval da cidade de Rio Claro.

Desde de janeiro de 2013 a emissora passou a retransmitir a programação da TV Brasil do Rio de Janeiro, deixando assim a afiliação com a TV Cultura após 7 anos. Com isso houve muitas novidades na programação da emissora. Como a estréia dos programas Comemore, Ação Imediata, Ponto de Vista e Bola Para Frente, dentre os programas que continuaram na programação estão Momentos de Reflexão, Caminhos, Irineu Gasparetto, Conversando com Você, Área Esportiva, Dicas de Pescador e Na Verdade, além da transmissão do desfile de carnaval de Rio Claro e também as sessão plenária da Câmara dos Vereadores de Rio Claro dentre outros. Foram extintos os programasRegião Notícias, Esporte na Rede, Família Sertaneja de Coração, Cidade em Debate, Livre Acesso, RVR Show Bike, Bola em Jogo, Cidadania em Ação, e Diálogos.

No dia 24 de dezembro de 2014 TV Claret passa a ser afiliada à Rede Século 21. No dia 07 de setembro a emissora completou 25 anos de existência, para comemorar a emissora passou a oferecer aos seus telespectadores o sinal digital da emissora, através de uma grande torre que foi montada no horto florestal da cidade. Com isso a TV Claret passa a operar em HDTV na cidade de Rio Claro e também em algumas cidades da região.

Cobertura[editar | editar código-fonte]

A TV Claret quando era afiliada da TV Cultura tinha uma cobertura que atingia mais de 40 municípios com mais de 2 milhões de telespectadores. Agora com a afiliação da Rede Século 21 a TV Claret acabou perdendo sinal em várias cidades da região, mas seu sinal chega em cidades como: Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Ipeúna, Corumbataí, Analândia e Santa Cruz da Conceição.

Logotipo[editar | editar código-fonte]

Desde o dia 5 de março de 2011 a TV Claret alterou o seu logotipo, desta vez a marca foi substituída por um círculo azul com duas faixas brancas. Esse logotipo é semelhante ao da Rádio Claretiana FM só que a cor usada é o vermelho.

Programação Locais[editar | editar código-fonte]

  • Rio Claro Notícias
  • Ensaio Geral
  • Terço Mariano
  • Novela Fazendas do Conde
  • Em Discussão
  • Cidade em Debate
  • Debate Esportivo
  • Dicas de Pescador
  • O Prazer da Carne
  • Udy Magalhães Specials

Informações[editar | editar código-fonte]

A TV Claret quando afiliou-se a TV Cultura em 2007, o canal 35 UHF continuava sendo usado pela emissora paulista, com isso os canais 19 UHF da TV Claret e o canal 35 UHF exibiam a programação da TV Cultura em Rio Claro. Depois de alguns meses, a TV Cultura ficou apenas com sinal sendo retransmitido pela TV Claret.Quando a TV Claret afiliou-se a TV Cultura, diziam que entraria no lugar uma nova emissora da Rede Pública no canal 35 UHF, inclusive eram colocados mensagens exibidos no rodapé falando que seria usado para uma nova emissora, o que acabou não se concretizando. Assim a TV Cultura continuou no canal 35 UHF e também no sinal da TV Claret pelo canal 19 UHF.

No dia 21 de junho de 2010 a TV Cultura voltou ao ar pelo canal 35 UHF sendo retransmitida em dois canais novamente.

No dia 1 de janeiro de 2013 a TV Cultura voltou com seu sinal de SP pelo canal 35 UHF sendo retransmitida com sua programação integral novamente pelo canal 35 UHF em Rio Claro.

Em 2013 a TV Claret afiliou-se a TV Brasil, a afiliação durou até o dia 23 de dezembro de 2014.

Desde o dia 24 de dezembro de 2014 a TV Claret é afiliada da Rede Século 21 em Rio Claro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]