TV Diário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a emissora cearense. Para a emissora sediada em Mogi das Cruzes, veja TV Diário (Mogi das Cruzes).
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2014).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
TV Diário
TV Diário Ltda.
Tipo Rede de televisão comercial regional
País  Brasil
Fundação 1 de julho de 1998 (20 anos)
por Airton Queiroz
Pertence a Sistema Verdes Mares
Cidade de origem Ceará Fortaleza, CE
Sede Bandeira de Fortaleza.svg Fortaleza, CE
Rua Tomás Acioli, 1677 / Rua Visconde de Mauá - Dionísio Torres
MAPA
Estúdios Bandeira de Fortaleza.svg Fortaleza, CE
Rua Tomás Acioli, 1677 / Rua Visconde de Mauá - Dionísio Torres
Slogan A cara do Nordeste
Formato de vídeo
Canais irmãos
Cobertura Estado do Ceará
Emissoras afiliadas Lista de emissoras
Nome(s) anteriore(s) TV COM (1997-1998)
Página oficial tvdiario.tv.br
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
Digital
Disponibilidade por satélite
Oi TV
Canal 129
Disponibilidade por cabo
NET

TV Diário é uma rede de televisão brasileira sediada em Fortaleza, capital do estado do Ceará. De cunho regional, é pertencente ao Sistema Verdes Mares, divisão do Grupo Edson Queiroz, que controla vários veículos de comunicação em todo o país. O nome da emissora é baseado no periódico Diário do Nordeste, que também pertence ao grupo. A emissora é caracterizada por trazer uma programação, quase na sua totalidade local, voltados para a região Nordeste, especialmente o Ceará.

A emissora ficou conhecida em âmbito nacional na década de 2000, quando passou a transmitir seu sinal via satélite para todo o país, o que a fez ganhar várias afiliadas e retransmissoras, e gerar uma rápida expansão, chegando a ameaçar a audiência das grandes redes de TV brasileiras, em sua maioria baseadas no Eixo Rio-São Paulo, até ter seu sinal codificado em 2009. Atualmente, a emissora transmite seu sinal para todos os municípios do Ceará através de suas retransmissoras, incluindo as operadoras de TV por assinatura em outros estados.

História[editar | editar código-fonte]

Fim da TV COM e lançamento (1998-2001)[editar | editar código-fonte]

Antigo logotipo da emissora, utilizado de 2005 até 2015.

Sucessora da extinta TV COM, que esteve no ar entre 6 de janeiro de 1997 e 30 de junho de 1998, a TV Diário surgiu no dia seguinte, 1º de julho. O nome da emissora é em homenagem ao periódico Diário do Nordeste, mesclando grade própria e reprises dos telejornais da TV Verdes Mares. Na época da inauguração, a emissora só era sintonizada apenas na Região Metropolitana de Fortaleza e arredores.

Em 2000, segundo a publicação da revista Tela Viva, o transmissor de sinal do canal 22 era tão potente que cobria raio de 200 km, sendo umas das mais potentes emissoras do país, com planos de entrar no satélite no mesmo ano.[1] No entanto, os planos foram adiados para 2001.

Transmissão via satélite (2001-2009)[editar | editar código-fonte]

Em 20 de março de 2001, a TV Diário entrou no cenário nacional via satélite, através de transmissão através de antenas parabólicas na sintonia 1080 MHz na polarização horizontal (H) pelo Brasilsat B1 (em 2008, o satélite foi substituído pela StarOne C2, após atingir a idade de 14 anos, dois anos a mais da idade-limite).

Na época da entrada de sinal do satélite, o Brasilsat B1 atingia além do Brasil, toda a América do Sul e partes da América Central e Caribe. Quando o Brasilsat B1 foi substituído pela StarOne C2, o sinal do novo satélite ampliou cobertura de sinal da TV Diário e as 31 emissoras existentes, passando a atingir além de toda América do Sul, toda América Central, partes de Caribe e América do Norte.

No mesmo ano que estreou no satélite, a TV Diário colocava no ar as primeiras retransmissoras no interior do Estado do Ceará, estando presente em 45 municípios. Antes disso, a emissora já ganhava em 2000 e em 2001, novas retransmissoras após participar de licitações do Ministério das Comunicações. Em 2002, o sinal da TV Diário já estava presente em mais de 100 municípios.

Em 2003, com início da popularidade nas antenas parabólicas, conquista as primeiras afiliadas: a TV Tropical (de São Luís, capital do Maranhão) e TV Litorânea (de Vitória, capital do Espírito Santo), primeiras fora do Ceará. Em 2005, a TV Diário já cobria todo o estado do Ceará através de suas retransmissoras.

De 2005 a 2007, o número de receptores de antenas parabólicas que havia ultrapassado mais de 20 milhões no Brasil, coincidindo o auge da popularidade desses receptores, a rede ganha dezenas de afiliadas e retransmissoras em diversos estados brasileiros, no Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste, sendo a rede que mais cresceu no País.

De modo surpreendente, em tão pouco tempo, a rede obtém grande sucesso em seu intento de fazer uma TV com uma linguagem inovadora e diferente, até então inédito na história da televisão brasileira. Apostando na inovação e em formas já conhecidas como os programas de auditório visto em redes tradicionais, mas em produção local de baixo custo e apresentando diversas personalidades (entre eles os cantores de forró e de outros ritmos populares) conquistou grande audiência, tanto por afiliadas, retransmissoras e inúmeras novas compras das antenas parabólicas, chegando a inclusive liderando a audiência em muitas cidades menores e maiores, mesmo não tendo nenhuma afiliada ou retransmissoras.[2]

Saída do satélite (2009)[editar | editar código-fonte]

À meia-noite do dia 25 de fevereiro de 2009, os telespectadores da TV Diário perderam o sinal dela em suas parabólicas, como também as afiliadas e retransmissoras.[3]

Segundo informações antecipadas e posteriormente saída da rede (em jornais, sites e blogs de internet), a saída da programação da TV Diário do satélite deveu-se a pressões das Organizações Globo, ao Sistema Verdes Mares, que era responsável pela TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo no Ceará) por conta do excessivo crescimento da audiência da TV Diário em muitos locais do país, inclusive no eixo Rio-São Paulo, o que ameaçava os nichos de mercado da Rede Globo, a qual não pretende ceder espaço aos concorrentes, especialmente à Rede Record, que vem aos poucos elevando sua audiência (informação que foi comprovada, pois a afiliada em São Paulo nem chegava até ameaçar as redes).[4][5]

No entanto, em análise da audiência nas TVs na Grande São Paulo, a emissora era retransmitida pela Oeste TV de Carapicuíba, e não chegava a ameaçar audiência da Globo, Record, SBT, Bandeirantes, RedeTV!, entre outras emissoras, segundo medições do IBOPE, por ter raio de transmissão restrito.

Segundo estas denúncias, a Globo exigiu aos proprietários da TV Diário para que deixasse ser transmitida nas antenas parabólicas (devido forte concorrência nas mediações de audiência principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste), por estar adquirindo grande popularidade e ocupando boa parte da fatia de telespectadores que se direcionaria para as grandes redes e por ter se tornado uma concorrente direta da maior rede de TV do País e a quarta no mundo.[3]

Ao sair do satélite,[5] a emissora passou a restringir sua cobertura apenas ao estado do Ceará, além dos estados vizinhos e algumas cidades do interior do Estado de São Paulo pela TV Aberta e sistemas de TV por assinatura,[3] entre elas a Você TV, através da DTHi, em agosto de 2009.[6]

Com a saída da Diário do satélite, a Rede União tornou-se a única rede instalada no Ceará exibir satélite em todo o Brasil e todas as Américas (do Sul, Central, Norte e ilhas do Caribe) partes da Europa e África.[7]

A saída da TV Diário para ser apenas sintonizada no Ceará e as 29 cidades brasileiras com operadoras de TV paga, no início de 2009, provocou uma grande controvérsia da opinião pública brasileira que a acompanhava a rede no decorrer do ano:

  • ao sair do ar nas parabólicas, a emissora não deu explicações sobre sua saída do ar antecipadamente, o que pegou muita gente de surpresa, pois não avisou por antecedência aos telespectadores a saída de satélite.
  • surgiu informações através de jornais e sites que as Organizações Globo pressionou grupo regional Sistema Verdes Mares (SVM) sob pena de não renovar com a TV Verdes Mares).
  • a onda de informações desencontradas e não confirmadas, gerou mais críticas à Rede Globo e também ao grupo que tinha a TV Diário.

Após ter seu sinal de satélite no StarOne C2 ter sido retirado do ar na época em sinal analógico, a TV Diário passou a ser sintonizada ainda nos mesmo satélite na frequência 3642 MHz Taxa de Símbolos 4583 na polarização horizontal (H) com transmissão digital, porém com o sinal codificado assim como as outras emissoras de TV do Sistema Verdes Mares.

Nota da Rede Globo[editar | editar código-fonte]

A Rede Globo divulgou a nota seguinte, expondo a razão pela qual a TV Diário saiu da Banda C:

"A TV Globo, como cabeça da Rede Globo, formada por 121 emissoras, procura harmonizar os sinais de VHF e UHF de forma que estes fiquem circunscritos a seus territórios de cobertura. Desta forma, em busca de uma harmonia entre todos e pelo respeito recíproco aos interesses, a atuação da TV Diário estará restrita a seu território de cobertura, não sendo mais captada em territórios de outras afiliadas. Seu sinal permanecerá no satélite, cobrindo o estado do Ceará, porém, codificado.".

Porém, a nota divulgada, dizia na prática, que a TV Diário é uma "afiliada à Rede Globo" (ao referir que a rede é formada por 121 emissoras), o que não é verdade.[4] Essa nota divulgada,[5] segundo os críticos da Rede Globo, era para "enganar" a imprensa brasileira,[5] já que os internautas não acreditaram a versão da nota da Rede Globo sobre a saída da TV Diário, que após a divulgação dessa nota da Globo, foi logo acusada de ser responsável pela retirada da Diário nas parabólicas.

Apesar da nota, a Globo foi acusada por trás das pressões exercidas ao grupo SVM,[5] por interesses obscuros.[4]

Segundo outra versão, a TV Jangadeiro (afiliada do SBT), que vem se modernizando nos últimos anos, o que atraiu a atenção do mercado publicitário e empresarial cearense.[5] A emissora tem como uns dos acionistas, o rico e influente político-empresário Tasso Jereissati, o que fica difícil para o Sistema Verdes Mares da Família Queiroz não manter com a rede, caso a Globo deixe ser exibida pela TV Verdes Mares.[5] No momento em que foi anunciada a inauguração da TV Cariri, primeira emissora do grupo Edson Queiroz no interior, também afiliada à Rede Globo, uma ameaça de rompimento de contrato seria um golpe mais duro do que a imposição da "harmonia entre todos" e do "respeito recíproco" referida na nota já citada anteriormente.[5]

O crescimento do mercado publicitário do setor Banda C causou a disputa que levou à retirada do sinal da TV Diário pela Rede Globo, talvez seja o mesmo que ocorreu com O Amazon Sat.

Porém, em 27 de maio, notícia do Grupo SVM na internet: "a TV Diário vai voltar nas parabólicas": basta adquirir um aparelho[quem?] a ser acoplado à antena, no valor de R$ 299,00 sem a necessidade de pagar mensalidade no Ceará. Fora do Estado, ela também poderá ser vista, mediante a aquisição de pacote. A emissora anunciou a parceria com a Agência Reuters na transmissão ao vivo, do anúncio das cidades que serão escolhidas como sedes da Copa de Futebol de 2014, direto de Nassau, Bahamas, com o repórter Jussiê Cunha Filho como comentarista. Para os demais veículos do SVM, segue o repórter Paulo César Norões.[8]

Investigação[editar | editar código-fonte]

No dia 10 de março, o Deputado Federal, José Airton Cirilo (PT-CE), solicitou audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, na Câmara dos Deputados do Brasil, para esclarecimentos da suspensão do sinal de satélite da TV Diário para todo o Brasil, que segundo ele, partiu pela Rede Globo, segundo a imprensa.[9] No requerimento,[9] o parlamentar quer a presença de representantes da TV Diário, Ministério das Comunicações e Rede Globo.[9] O silêncio sobre o assunto por parte dos envolvidos, além de gerar boatos, aumenta a desconfiança e indignação das pessoas.

Boicote à Rede Globo[editar | editar código-fonte]

Entre final de fevereiro e início de março, reunião feita por usuários na internet,[5] marcaram para 13 de março, o "Dia de Boicote à Rede Globo no Nordeste", realizada em diversas cidades brasileiras na Região Nordeste.[5]

Para os participantes, o protesto é contra a saída da TV Diário nas parabólicas por pressão da Rede Globo, por causa de perda da audiência em horários da manhã e tarde, como também a rede ser preconceituosa e racista com o povo nordestino.

Há dúvidas se o protesto foi bem-sucedido, já que houve baixas adesões convorcadas nas poucas cidades.[5]

A campanha do boicote ganhou inclusive um manifesto: "A TV do Nordeste era o único meio em que realmente os nordestinos se viam na TV, ausente de estereótipos fabricados por diretores preconceituosos sulistas (referindo-se aos diretores na Região Sudeste, e não no Sul; é comum os nordestinos chamarem os brasileiros tanto do Sul quanto do Sudeste de sulistas), que diante de sua ignorância geográfica sempre trataram o Nordeste com desprezo".[10]

Consequências[editar | editar código-fonte]

Em junho, o apresentador do Forrobodó, Tony Nunes, deixa a emissora, depois de assinar contrato com a Rede Bandeirantes, para apresentar o programa similar de todos os sábados das 11-12hs.[11]

Em 31 de julho, o jornal do mesmo grupo, Diário do Nordeste, deu destaque a TV Diário que completou 11 anos e com nova programação. Porém, a notícia do mesmo jornal, admitiu indiretamente que a emissora tem cobertura apenas no Ceará e em alguns locais do país. Em agosto, a futura TV Cariri recebe os jornalistas da TV Diário.[12]

Os deputados Moésio Loiola (PSDB), Neto Nunes (PMDB) e Vasques Landim (PSDB), falaram sobre o retorno da emissora. Loiola salientou que a TV Diário conseguiu levar não só à população cearense, mas também aos cearenses que vivem no Sul e Sudeste do País, informações sobre o que ocorre no Estado e parabenizou o retorno da emissora. Nunes disse que nas suas idas ao interior do Ceará recebeu várias reclamações a respeito do cancelamento da transmissão da TV Diário. Landim também parabenizou a volta das transmissões da TV, ressaltando que muitos romeiros assistiam pela TV Diário a missa celebrada todo dia 20, em homenagem ao Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.[13]

As declarações dos deputados foram reproduzidas pela imprensa brasileira entre os meses de maio e junho. Alguns boatos afirmavam que a emissora poderia voltar a ser transmitida em rede nacional via parabólicas, o que não aconteceu, já que nem mesmo informações divulgadas são desencontradas, porque o próprio Sistema Verdes Mares nem confirmava e nem desmentia.

Novelas da Band e investimentos (desde 2010)[editar | editar código-fonte]

No dia 1 de janeiro de 2010, a emissora passou a transmitir sua programação através de seu website. No dia 31 de outubro, a emissora realizou uma ampla cobertura sobre as eleições de 2010.[14]

Em janeiro de 2011, a TV Diário anuncia a compra dos direitos de exibição das telenovelas Serras Azuis, Meu Pé de Laranja Lima e Dance, Dance, Dance, todas da Rede Bandeirantes. No mesmo mês, as fortes chuvas que atingiram a capital do Ceará alagaram alguns estúdios da emissora, o que causou alterações em sua programação. Alguns programas que iam ser exibidos ao vivo como o Sua Manhã tiveram que ser cancelados. No seu lugar foram exibidas apenas reprises. Programas como Comando 22 e Rota 22 tiveram que ser feitos em um estúdio em chroma key. O A Hora da Notícia (edição da tarde) teve que ser apresentado em pé pois o Paulo Oliveira na TV havia sido transferido para o estúdio do telejornal.

Em agosto, a emissora faz uma parceria com a Rede NGT, que possui sinal em diversas partes do Brasil, para a retransmissão de alguns de seus programas na grade da rede.[15]

Em 2012, no aniversário de 14 anos, a emissora lança uma nova grade de programação, trazendo várias novidades, entrando, assim, no mercado da disputa pela audiência.[16] No dia 1 de julho de 2013, a emissora completou 15 anos no ar, e lançou uma vinheta comemorativa com os apresentadores da emissora.

No dia 23 de janeiro de 2014, a operadora de TV a cabo NET passou a incluir o sinal da TV Diário no line-up de suas filiais nas capitais nordestinas, além de Belém, no Pará. Até então a emissora só tinha sua cobertura restrita ao estado do Ceará e algumas cidades brasileiras. Na NET, apenas as cidades de Fortaleza e João Pessoa tinham sinal da emissora.[17] No mesmo ano, a operadora Oi TV passa a transmitir o sinal do canal através do satélite SES-6, utilizado pela operadora, e também passa a ter seu sinal disponibilizado pela filial da NET em Brasília.[18] No dia 27 de março, a emissora lança o novo site.[19]

No dia 3 de agosto, a emissora passa a exibir suas chamadas com novos grafismos, criando versões monocromáticas da logomarca de 2005 para as chamadas, cada uma variando de acordo com a atração anunciada. Em meados de 2014, a emissora anunciou que implantaria as transmissões pelo sinal digital, e que a até as eleições estaria no ar através do canal físico 23 (22.1 virtual), o que não se concretizou. Algum tempo depois, transmissão digital esteve em fase de implantação na capital Fortaleza e nas demais cidades cearenses que recebem o sinal da emissora.

O ano de 2015 foi marcado por mudanças na emissora. No dia 23 de janeiro, entrou no ar pelo sinal digital através do canal 23 UHF (22.1 virtual) transmitindo, provisoriamente, barras de cor e o letreiro "TV Diário HD - Teste", sem programação alguma. No dia 3 de fevereiro, coloca no seu canal de testes, imagens mostrando pontos turísticos do Ceará. No dia 9 de fevereiro, a emissora passa, definitivamente, a transmitir sua programação pelo sinal digital, mas com a imagem em aspecto SD na maioria dos programas. Alguns como o então Clube do Brega (atual Silvino's Night), Forrobodó e Paz & Amor, por exemplo, já estavam sendo produzidos em HD. No dia 11 de fevereiro, a emissora muda sua identidade, mas sem apresentá-la oficialmente, sendo mostrada apenas como marca d'água. O logotipo de 2005 continuava sendo exibido nas chamadas em design flat e no encerramento de alguns programas. Dias depois, o logotipo é oficialmente apresentado.

No dia 13 de junho de 2016, a emissora lançou seu aplicativo móvel para celulares e tablets, disponível para as plataformas Android e iOS.[20] No dia 20 de outubro, morre o apresentador Ênio Carlos, que esteve há 18 anos na emissora.[21] No mês de outubro, em homenagem ao mês do nordestino, a emissora lançou o slogan, 100% sua cara. 100% Nordeste.

No dia 13 de novembro de 2017, o Sistema Verdes Mares promove cortes em seu quadro de funcionários da Rádio Verdes Mares e da TV Diário, demitindo coordenadores e telefonistas, além dos apresentadores Sebastião Belmino, Edson Silva e Carneiro Portela.[22]

No mês de dezembro, a TV Diário passou a veicular, durante os intervalos, uma chamada anunciando novidades para o dia 1 de janeiro de 2018. No dia, a emissora modifica sua grade de programação, estreando, gradativamente, novos programas e seriados. No lugar dos programas Algodão Doce e Tudo por Elas, foi exibida a Sessão de Desenhos em edição especial, entre 8h30 e 11h30, quando se iniciou A Grande Jogada, que passou a ser gravado no estúdio de jornalismo, enquanto que o Comando 22 volta a ser exibido na grade substituindo o Comando Realidade, ganhando uma duração maior, ocupando o horário que era do Jornal do Meio-Dia. O Nordeste Notícias também é extinto, e a linha de shows diária, que começava às 20h10, ganhou 10 minutos a mais.

No dia 2 de janeiro, a emissora exibe uma campanha publicitária lançando seu novo slogan, A cara do Nordeste. No dia 10, a programação foi lançada oficialmente em um evento que reuniu apresentadores, diretores e parceiros na sede da emissora.[23] A emissora anunciou que os programas tradicionais passariam por mudanças ao longo dos meses, e que apostaria em novos formatos.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
22.1 23 UHF 1080i Programação principal da TV Diário

A emissora iniciou suas transmissões digitais no dia 9 de fevereiro de 2015 para Fortaleza e região metropolitana, porém apenas alguns programas como Paz & Amor e Clube do Brega eram produzidos em alta definição. Em meados de agosto do mesmo ano, a emissora passa a transmitir todos os seus programas em alta definição.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Diário, bem como as outras emissoras de Fortaleza, cessou suas transmissões pelo canal 22 UHF no dia 27 de setembro de 2017, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[24] O switch-off aconteceu às 23h59, durante a exibição do programa Must.

Programas[editar | editar código-fonte]

Atuais[editar | editar código-fonte]

Classificados
  • Diário de Ofertas
Conhecimento
  • Canal Unifor (com a TV Unifor)
  • Check Up
  • Diário Repórter
  • Diário Turismo
Entretenimento
  • É Dose
  • Espaço Vip
  • Forrobodó
  • João Inácio Show
  • Must
  • Nas Garras da Patrulha[25]
  • Noivos in Foco Brasil
  • Ô Comédia
  • Programa Jack Lima
  • Show do Tony Nunes
  • Silvino's Night
  • Top FM 93
  • Vamo Lessa
Jornalismo
  • Comando 22
  • Diário na TV
  • Diário Notícias
  • Diário Regional
  • Rota 22
Esportes
  • A Grande Jogada
  • Guia Automotivo
  • Jogo Certo
Religiosos
Seriados
Sessões
  • Cine Diário
  • .Doc Diário
  • Sessão Tapioca
  • Turminha Diário
Transmissões especiais
  • Caravana TV Diário
  • Especial Musical
  • O Melhor dos Melhores
  • PréParty
Transmissões esportivas

A emissora também exibe, juntamente com as TVs Cidade, Capital, Jangadeiro e União, os sorteios lotéricos Totolec Show e Totolec Interior, aos domingos, às 9 horas.

Antigos[editar | editar código-fonte]

  • A Hora da Notícia
  • A Sanfona e a Viola
  • As Furonas
  • As Gargalhadas
  • Ação & Reação
  • Ação na TV Diário
  • Ao Som da Viola
  • Acerte o Preço
  • Acontece
  • Algodão Doce[26]
  • Alô Fortaleza
  • Amigão Carlos Augusto / O Amigão
  • Arena Beach / Arena Hit
  • Assunto de Mulher
  • Atelier Gourmet
  • Atmosfera
  • Barão & Companhia
  • Beco do Riso
  • Belmino Entre Amigos
  • Beto Café
  • Brasília Ceará
  • Boca Livre
  • Caderno 3
  • Caminhão & Cia
  • Caminho de Luz
  • Cartão Vermelho
  • Check Up Fitness
  • Cine Nordeste
  • Clube do Brega
  • Clube do Preço Certo
  • Coisas de Criança
  • Comando Realidade
  • Comando X
  • Comes & Bebes
  • Confraria do Samba
  • Conhecer
  • Conviver
  • Cursinho do Barão
  • Debate Bola
  • Debates Urbanos
  • De Olho na Justiça
  • Diário da Manhã
  • Diário de Cinema
  • Diário do Esporte
  • Diário no Campo
  • Diário Gospel
  • Diário Off Road
  • Dica da Vovó
  • É Festa
  • Economia
  • Em Foco
  • Encontro Marcado com Egidio Serpa
  • Enter
  • Espaço Vip Imobiliário
  • Esportes Radicais
  • Estilo & Você
  • Estúdio Arte
  • Expedições
  • Fato do Dia
  • Forrozando
  • Fortaleza Empreendedora[27]
  • Gaby
  • Gente da Gente
  • Gente da Noite
  • Giro Pelas Ruas
  • Hello Everybody
  • InfoTV
  • Inglês for All
  • JackLima.com
  • Jesus na Sua Casa
  • Jornal do Meio-Dia
  • Justiça para Todos (independente)
  • Leruaite
  • Levanta Poeira
  • Luau do Sanfoneiro
  • M de Moda
  • Manias de Você
  • Marcas & Motores
  • Memória do Nordeste
  • Mercado do Carro
  • Momento Unifor (com a TV Unifor)
  • Moto Notícias
  • Mundo em Menu
  • Mundos Possíveis (com a TV Unifor)
  • Municípios
  • Na Boca do Túnel
  • No Alpendre da Fazenda
  • Nordeste Caboclo
  • Nordeste Empreendedor
  • Nordeste Notícias
  • Nordestinando
  • Noite & Companhia
  • Numa Seresta
  • O Assunto é Cidade
  • O Assunto é Cidadania
  • O Assunto é Economia
  • O Assunto é Política
  • O Contador de Histórias
  • Os Malas e a Lei
  • Oxente Brasil
  • Painel Imobiliário
  • Panorama 180°
  • Parada Obrigatória
  • Paulo Oliveira na TV
  • Pense Verde (com a TV Unifor)
  • Pesca & Lazer
  • Planeta Diário
  • Ponto de Encontro
  • Por Dentro do Seu Bairro
  • Programa Carlos Santos
  • Programa da Sasso
  • Programa do Bezerrão
  • Programa do Jacaré
  • Programa Ênio Carlos
  • Propagando
  • Pura Sedução
  • Questão Aberta
  • Realidade 24 Horas
  • Roça'n'Roll
  • Sábado Alegre
  • Sem Migo Ninguém Pode
  • Ser ou Não Ser Sexy
  • Sessão de Desenhos
  • Seu Bolso
  • Show da Tarde
  • Show Gourmet
  • Sociedade com José Rangel
  • Stúdio 22
  • Só Risos
  • Sua Manhã
  • Talentos da Terra
  • Tarde Livre
  • Teveneno
  • Transitando
  • Tony e Barão Fazendo Confusão
  • Toque de Bola
  • Toque de Classe
  • Tudo Isso
  • Tudo por Elas
  • Turbulência
  • Turminha da Jack
  • TV Nordeste Brasil
  • TV Sana
  • TV Tupiniquim
  • Vaquejada
  • Vida & Família
  • Vila do Riso
  • Vira e Mexe
  • Viva
  • Zoeira
  • Zona Radical

Contratados[editar | editar código-fonte]

Atuais[editar | editar código-fonte]

Jornalismo e esportes
  • Ana Beatriz Farias
  • André Marinho
  • Antero Neto
  • Danielly Portela
  • Darley Melo
  • Denise Santiago
  • Elba Aquino
  • Flávio Rovere
  • Frank Rabelo
  • Gleudson Rosa
  • Kilvia Muniz
  • Leabem Monteiro
  • Marcella de Lima
  • Marcos Lima
  • Mariana Feitosa
  • Mario Kempes
  • Natália Varela
  • Paulo Sadat
  • Raissa Câmara
  • Ricardo Mota
  • Simone Morais
  • Tom Alexandrino
  • Tom Barros
  • Wilton Bezerra
Entretenimento
  • Adrian Lima
  • Barná
  • Bosco Barroso
  • Edgel Joseph
  • Elen Sales
  • Pr. Everaldo Silva
  • Frei. Wilter Malveira
  • Gabriel Castilho
  • Jack Lima
  • João Inácio Junior
  • Kaká Filho
  • Lena Oxa
  • Leyla Diógenes
  • Lia Soares
  • Magno
  • Marcos Lessa
  • Old Soares
  • Samara Passos
  • Silvino Neves
  • Suzy Valério
  • Thayse Teixeira
  • Tony Nunes
  • Victor Sousa
  • Wagner Venturini
  • Walney Haidar
Atores e humoristas
  • Cléber Fernandes
  • Djacir Oliveira
  • Ery Soares
  • Lailtinho

Antigos[editar | editar código-fonte]

  • Adriana Dias
  • Afrânio Marques
  • Afrânio Pio
  • Aiane Batista
  • Alex Nogueira
  • André Mateus
  • Ayla Maria
  • Ana Bertozzo
  • Anderson Justus
  • Andréa Monteiro
  • Amenhotep Rodrigues
  • Anastácia Duarte
  • Barão
  • Bechara Oliveira
  • Beto Café
  • Bezerrão
  • Beto Guerra
  • Billy X
  • Bolachinha
  • Bozoka
  • Felipão
  • Carlos Santos
  • Charles Feijó
  • Dedim Gouveia
  • Ely Aguiar
  • Fa Marianno
  • Jacaré
  • Joanna Cruz
  • Rafaella Manville
  • Ravi Porto
  • Ferreira Aragão
  • Greyce Feijão
  • Grupo Pakaraka
  • Victor Hannover
  • Marcia Travessoni
  • Clotilde Dantas
  • Carneiro Portela
  • Carlos Augusto
  • Carol Rabelo
  • Cíntia Lima
  • Ciro Santos
  • Ênio Carlos
  • Bianca Saraiva
  • Danielle Dantas
  • Danielle Müller
  • Darlene Braga
  • Dedim Gouveia
  • Egídio Serpa
  • Eddi Lima
  • Edison Silva
  • Edith Gomes
  • Edson Silva
  • Eduardo Praciano
  • Emanuel Sales
  • Falcão
  • Fernando Dantas
  • Gabriela Carvalho
  • Gaby
  • Hiran Delmar
  • Irismar França
  • Leandro Duarte
  • Mariana Carvalho
  • Marcos Valli
  • Marcia Thé
  • Mário Costa
  • Neno Cavalcante
  • Neto Pinheiro
  • Paulo Diógenes
  • Priscila Ipirajá
  • Mariana Sasso
  • Marie Araújo
  • Marilena Lima
  • Mirela Forte
  • Petrucio Melo
  • Fabiano Melo
  • Geraldo Amâncio
  • Germano Montgomery
  • Gomes Farias
  • Egilson Teles
  • Janio Alves
  • José Rangel
  • Juarez Leitão
  • Juliana Brito
  • Karine Mitre
  • Kelly Farias
  • Lucas Oliveira
  • Luiz Henrique
  • Ocilene Lima
  • Paulo Oliveira
  • Paulo Pontes
  • Raphinha Lemos
  • Sonja Andrade
  • Moacir Gonçalves
  • Tarcísio Tavares
  • Raimundo Arrais
  • Fernanda Quinderé
  • Camile Nobréga
  • Haroldo Pedreira
  • Luciana Lemos
  • Luiz Viana
  • Maria Fernanda Mota
  • Mileide Mihaile
  • Natália Queiroz
  • Nayara Gusmão
  • Jamile Lima
  • João Jordão
  • Juliana Melo
  • Katiuzia Rios
  • Pedro Felipe
  • Rafaela Manville
  • Rebeca Louise
  • Regininha Duarte
  • Roberta Fiúza
  • Roberto D'avilla
  • Roberto Moreira
  • Rosana Fernandes
  • Nelson Faheina
  • Nilson Fagata
  • Lara Travessoni
  • Luis Antonio
  • Kariny Lemos
  • Pamela Lemos
  • René Duarte
  • Rogério Ribeiro
  • Sebastião Belmino
  • Sérgio Pinheiro
  • Sérgio Sobreira
  • Sirano Cavalcante
  • Júnior Diniz
  • Paulo Albuquerque
  • Paulo Lélis
  • Maisa Vasconcelos
  • Mari Souza
  • Mattu Macedo
  • Roseane Duarte
  • Carla Soraya
  • Igor Lucena
  • Tadeu Nascimento
  • Thaís Herculano
  • Thiago Mancha
  • Yegor Gomez
  • Paulinho Leme
  • Wellington Nunes
  • Will Ferrari
  • Will Nogueira
  • Zahir El Malek
  • Zeca Estrada
  • Zeneto Furtado

† - Falecido(a) quando membro(a)

Identificação[editar | editar código-fonte]

Slogans[editar | editar código-fonte]

  • 1998 - 2003: A nossa TV!
  • 2001 - 2005: A TV que fala da língua da gente.
  • 2003 - 2005: A imagem da nossa terra.
  • 2005 - 2016: A TV do Nordeste.
  • 2016 - 2018: 100% Sua Cara. 100% Nordeste.
  • 2018 - presente: A cara do Nordeste.

Emissoras da TV Diário[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «CEARÁ (TV Diário, Canal 22, Fortaleza)» (htm). Tela Viva. ~2000. Consultado em 23 de novembro de 2014.. Cópia arquivada em 1 de maio de 2001  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. Cristiano Celestino Dourado Borges, Rede Globo vs. TV Diário. Observatório da Imprensa, 10 de março de 2009.
  3. a b c «TV Diário: Silêncio ensurdecedor». www.viomundo.com.br. Consultado em 9 de março de 2009. 
  4. a b c Eder Rodrigues, TV Diário está fora do ar nas parabólicas, Antena Parabolica, Abril, 28 de fevereiro de 2009
  5. a b c d e f g h i j k Bruno Marinoni TV GLOBO vs. TV DIÁRIO Manda quem pode..., Observatório da Imprensa, 31 de março de 2009
  6. «BRASIL: «VOCÊ TV» SAÍ DO PACOTE DA DTHi». Digital Satélite. Consultado em 12 de março de 2010. 
  7. «TV União é a única emissora do Ceará com sinal em outros estados do País». Antônio Viana Online. Consultado em 9 de março de 2009. 
  8. Na Cabeça, Caderno 3, Diário do Nordeste, 27 de maio de 2009
  9. a b c «10/03/2009 - Dep. José Airton Cirilo - CE». Parlatube. Consultado em 12 de setembro de 2009. 
  10. «Brasil: Nordeste convoca "Dia Nacional do Boicote à Globo». Digital Satélite. Consultado em 12 de março de 2010. 
  11. Apresentador da TV Diário agora é da Band, Blog do Eliomar, O Povo, 26 de junho de 2009
  12. TV Cariri ameaça esvaziar Jornalismo da TV Diário, Blog do Eliomar, O Povo, 8 de agosto de 2009
  13. «BOMBA: TV Diário volta ao ar na Parabólica em Setembro!!». Abril. 19 de junho de 2010. Consultado em 24 de maio de 2010. 
  14. «Programação especial com pontos em vários estados». Diário do Nordeste. 30 de outubro de 2010 
  15. «Após proibição, TV Diário consegue saída para exibir programas em rede nacional». NaTelinha. UOL. 1 de julho de 2011. Consultado em 9 de setembro de 2012. 
  16. «Mais conteúdo». Zoeira. Diário do Nordeste. 30 de junho de 2012 
  17. Anamélia Sampaio (23 de janeiro de 2014). «Novas fronteiras». Zoeira. Diário do Nordeste. Consultado em 27 de janeiro de 2014. 
  18. Gabriel Vaquer (4 de abril de 2014). «TV Diário deve voltar a ser transmitida nacionalmente; saiba mais». NaTelinha. UOL. Consultado em 5 de abril de 2014. 
  19. «Emissora conta com novo portal». Zoeira. Diário do Nordeste. 29 de março de 2014 
  20. «TV Diário lança aplicativo já disponível para as plataformas Android e iOS». TV Diário. 13 de junho de 2016. Consultado em 3 de agosto de 2016. 
  21. Daniela Teixeira (20 de outubro de 2016). «Aos 51 anos, morre apresentador Ênio Carlos». Famosidades. MSN Entretenimento. Consultado em 21 de outubro de 2016. 
  22. Nonato Alburquerque (13 de novembro de 2017). «RÁDIO E TV. Mudanças no quadro funcional da Verdes Mares». Gente de Mídia. Consultado em 2 de janeiro de 2018. 
  23. «TV Diário lança programação para 2018; veja novidades». TV Diário. 11 de janeiro de 2018. Consultado em 22 de janeiro de 2018. 
  24. Higa, Paulo (15 de fevereiro de 2016). «Quando a TV analógica será desligada na sua cidade». Tecnoblog. Consultado em 3 de agosto de 2016. 
  25. «Nas garras da folia». Zoeira. Diário do Nordeste. 31 de janeiro de 2008. Consultado em 19 de fevereiro de 2011. 
  26. «A nova turma da telinha». Zoeira. Diário do Nordeste. 30 de maio de 2009. Consultado em 13 de fevereiro de 2011. 
  27. «Fortaleza Empreendedora - Programas - TV Diário». TV Diário. Consultado em 11 de agosto de 2016.. Cópia arquivada em 11 de agosto de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]