São Gonçalo do Amarante (Ceará)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o município cearense. Para outros significados, veja São Gonçalo do Amarante.
Município de São Gonçalo do Amarante
Praia do Pecém com o Porto do Pecém ao fundo

Praia do Pecém com o Porto do Pecém ao fundo
Bandeira de São Gonçalo do Amarante
Brasão de São Gonçalo do Amarante
Bandeira Brasão
Hino
Fundação 27 de Novembro de 1868
Gentílico são-gonçalense, gonçalense ou amarantino
Padroeiro(a) São Gonçalo de Amarante
Prefeito(a) Francisco Cláudio Pinto Pinho (PDT)
(2013–2016)
Localização
Localização de São Gonçalo do Amarante
Localização de São Gonçalo do Amarante no Ceará
São Gonçalo do Amarante está localizado em: Brasil
São Gonçalo do Amarante
Localização de São Gonçalo do Amarante no Brasil
03° 36' 21" S 38° 58' 08" O03° 36' 21" S 38° 58' 08" O
Unidade federativa  Ceará
Mesorregião Norte Cearense IBGE/2008[1]
Microrregião Baixo Curu IBGE/2008[1]
Região metropolitana Fortaleza
Municípios limítrofes Norte - Paraipaba e Paracuru; Leste - Oceano Atlântico e Caucaia; Sul - Caucaia e Pentecoste; Oeste - São Luís do Curu e Trairi.
Distância até a capital 55 km
Características geográficas
Área 834,394 km² [2]
População 43 947 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 52,67 hab./km²
Altitude 30 m
Clima Tropical atlântico e semiárido brando As
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,665 médio PNUD/2010[4]
PIB R$ 1 306 241 mil IBGE/2011[5]
PIB per capita R$ 29 336,60 IBGE/2011[5]
Página oficial

São Gonçalo do Amarante é um município brasileiro do estado do Ceará e pertencente à Região metropolitana de Fortaleza.

O município de São Gonçalo do Amarante, anteriormente denominado Anacetaba (que se traduz como Aldeia dos Anacés, povo indígena que habita o município), hoje é uma potência econômica do estado e está localizado à 55 quilômetros de Fortaleza, a capital cearense. O acesso ao local pode ser feito através das rodovias BR-222, CE-423e CE-085. É rico em lagoas, praias e dunas, com temperatura média de 27°C.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro nome foi Anacetaba, em alusão aos índios Anacés, que habitavam a região, até chegar à nomenclatura de São Gonçalo do Amarante, que é uma homenagem ao Padroeiro da Cidade, Gonçalo de Amarante.

A origem da Dança de São Gonçalo remonta de Portugal. Era antigamente realizada no interior das igrejas de São Gonçalo, festejado a 10 de janeiro, data de sua morte em 1259. Realizada em Portugal desde o Século XIII, chegou ao Brasil em princípios do Século XVIII, com os fiéis do santo de Amarante.

Divisão[editar | editar código-fonte]

São Gonçalo do Amarante é constituído de 7 distritos mais a Sede: Pecém, Taíba, Siupé, Umarituba, Croatá, Serrote e Cágado.

Economia[editar | editar código-fonte]

São Gonçalo do Amarante abriga um dos maiores portos do Brasil, o Porto do Pecém, situado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Isso faz com quem varias empresas procurem se instalar no município, a exemplo disso temos CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém, que impactará a economia de todo o estado e a Usina Termelétrica do Pecém II. No CIPP também está instalada a ZPE Ceará.  Desse setor é que se baseia principalmente a economia de São Gonçalo, mas que também tem uma parcela representada pelo turismo, com destaque para Praia da Taíba.

São Gonçalo desponta com destaque nacional e é considerada a região de maiores crescimentos e perspectivas econômicas. Hoje o município tem cerca de 60 intenções para instalações de empresas. 20 dessas estarão instaladas ou em processo de instalação até o fim de 2016.

São Gonçalo do Amarante também é uma região forte no mercado imobiliário. O município conta, hoje, com vários loteamentos.

Terminal Portuário do Pecém[editar | editar código-fonte]

O município é sede do Terminal Portuário do Pecém, um dos maiores portos do Brasil. Em 2016, iniciaram-se as operações da CSP, Companhia Siderúrgica do Pecém, a primeira usina siderúrgica integrada do Nordeste, que deve fazer com que o PIB da cidade cresça 1.970%. Quando ela estiver operando 100%,produzirar 3 milhões de toneladas/ano de placas de aço. [6]

Pontos Turísticos[editar | editar código-fonte]

Praia do Pecém, Praia da Taíba, Balneário Manuel Fernandes, Lagoa da Prejubaca e Jardim Botânico, localizado no bairro Parada, no Pecém.

Festas[editar | editar código-fonte]

Em São Gonçalo há muitas festas com destaque em toda região e que sempre atrai muita gente. As principal delas é o já consagrado São Gonçalo Junino, que sempre alcança grande público com atrações do cenário nacional. Outras festas com destaque em São Gonçalo é a festa de aniversário da cidade, que acontece dia 27 de novembro, o carnaval na Taíba e no Pecém e o Festival Escargot que acontece todos os anos, em agosto, na Taíba.

No segmento religioso, a cavalgada de Nossa Senhora da Soledade que acontece todos os anos no dia 07 de setembro, da sede ao Siupé, é uma marca da fé católica no município.

A Cruzada Missionária da Última Hora e o Dia da Bíblia são eventos importantes do calendário evangélico em São Gonçalo.

Energia[editar | editar código-fonte]

O Terminal Portuário do Pecém e a Cidade de São Gonçalo do Amarante e seus distritos são servidos pelo parque Eólico da Taíba e a usina de energia do Pecém, que é uma termelétrica.

Esporte[editar | editar código-fonte]

São Gonçalo do Amarante Tinha como referencia no esporte o São Gonçalo Futsal participante de duas edições do Campeonato Cearense de Futsal, e no futebol a cidade tem o Planalto,Parada e o Olímpico.

Referências

  1. a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008. 
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010. 
  3. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010. 
  4. «Ranking IDH-M - Ceará». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 08 de setembro de 2013. 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2011». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 19 dez. 2013.  Texto "sao-goncalo-do-amarante" ignorado (Ajuda); Texto "produto-interno-bruto-dos-municipios-2011 " ignorado (Ajuda)
  6. http://blogs.diariodonordeste.com.br/egidio/economia/o-impacto-espetacular-dos-numeros-da-siderurgica-do-pecem/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.