Trairi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Trairi
  Município do Brasil  
Praia de Mundaú
Praia de Mundaú
Símbolos
Bandeira de Trairi
Bandeira
Brasão de armas de Trairi
[[Brasão|Brasão de armas]]
Hino
Gentílico trairiense
Localização
Localização de Trairi no Ceará
Localização de Trairi no Ceará
Trairi está localizado em: Brasil
Trairi
Localização de Trairi no Brasil
Mapa de Trairi
Coordenadas 3° 16' 40" S 39° 16' 08" O
País Brasil
Unidade federativa Ceará
Região metropolitana Fortaleza
Municípios limítrofes Norte: Oceano Atlântico, Leste: Paraipaba, Sul: São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tururu e Umirim, Oeste: Itapipoca.
Distância até a capital 137 km
História
Fundação 1951
Aniversário 22 de novembro
Administração
Prefeito(a) Dr. Marcos Prado (PSDB, 2017 – 2020)
Características geográficas
Área total [1] 924,555 km²
População total (IBGE/2010[2]) 64,177 hab.
Densidade 0,07 hab./km²
Clima Tropical atlântico (As)
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,775 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 99 584,176 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 9 517,76

Trairi, no de origem Tupi significa Rio das Traíras, é um município do estado brasileiro do Ceará, localizado a 137km (CE-085) de Fortaleza.

História[editar | editar código-fonte]

Segundo a historiadora Maria Pia de Sales, Trairi nasceu como aldeia em 1608, com a chegada dos Pitiguaras às margens do rio Trairi. Entre o século XVI e a metade do século XVII, ainda se encontrava nesta mesma situação. No final do século XVII, começaram a chegar portugueses que se estabeleceram, constituindo famílias. A ocupação se intensifica no município em meados do século XVIII, quando os colonos Nicolau Tolentino, Marinheiro Cunha, Manuel Barbosa, Xavier de Sousa, João Verônica e Antônio Barros de Sousa estabeleceram fazendas na região. O povoado é elevado a categoria de Vila e posteriormente a Município. A sua evolução política é marcada por uma trajetória repleta de instabilidades, sendo alvo de constantes alterações, onde, após ter chegado à condição de município, em novembro de 1863, tem essa condição suprimida e restaurada em várias ocasiões, vindo a ser restaurado definitivamente somente em 22 de novembro de 1951 e instalado em 25 de março de 1955 com o desmembramento do município de São Gonçalo do Amarante.

De acordo com a Plataforma de Sesmarias do Império Luso-Brasileiro, foi concedida data de sesmaria ao longo do Rio Trairi, em 1706 para Estevão Vicente Guerra[5]. Diz-se que este Estevão era genro de Leandro Teixeira Escócia Drummond e que viria a ser ancestral de grande parcela dos cearenses, especialmente as famílias Álvares, Bezerra, Moura, Barros e outros.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Barcos de pesca de lagostas aguardando a hora de partir para o mar

Localização[editar | editar código-fonte]

Trairi situa-se no centro-norte do Estado do Ceará, localizando-se entre os meridianos de 39°31´37´´ e 39°09´02´´ de longitude a oeste de Greenwich e os paralelos de 03°10´10´´ e 03°35´57´´ de latitude sul. Ocupa uma área de aproximadamente 924,56 km², que corresponde a 0,62% do território do Estado. Possui 48 km de extensão linear na direção norte-sul e 41 km na direção leste-oeste. À distância angular na direção norte-sul é de 25´40´´ e na direção leste-oeste é de 22´57´´. Limita-se ao norte, com o município de Itapipoca e o oceano Atlântico, ao sul com o Município de São Luis do Curu, a sudeste, com o município de São Gonçalo do Amarante, a sudoeste, com o município de Tururu, a oeste, com o município de Itapipoca e a leste com município de Paraipaba. Está inserido na Microrregião de Itapipoca, segundo o IBGE, que dividiu o estado em 33 Microrregiões Geográficas. De acordo com Divisão Político-Administrativa do Estado do Ceará, que estabeleceu 20 Áreas Administrativas, situa-se na Região 2 que tem como sede o município de Itapipoca.

A divisão territorial do município compreende 06 distritos: a Sede, o distrito de Mundaú, o distrito de Canaã,o distrito de Córrego Fundo, o distrito de Flecheiras, o distrito de Gualdrapas e recentemente tornou-se distrito a localidade de Munguba. A sede municipal, pelo rio Trairi, situa-se a uma altitude media de 18m, localizando-se nas seguintes coordenadas geográficas: 3°16´40´´ de latitude sul e 39°16´08´´ de longitude a oeste de Greenwich. O principal acesso ao município é feito através da rodovia estruturante Costa do Sol Poente de apoio ao turismo, CE085, que o interliga à capital e aos municípios vizinhos de Itapipoca e Paraipaba. Situa-se na faixa litorânea do estado a oeste de Fortaleza, sendo formado por três, unidades géo-morfológicas: a planície litorânea, composta pela faixa de praia e um cordão de dunas em toda a extensão do litoral com uma largura média de 4 km, os glacis pré-litorâneos que representam a área de maior extensão e que abriga a base da economia agropecuária municipal, e a depressão sertaneja ao sul, oeste e sudeste onde verifica-se a presença de inselbergs com altitudes inferiores a 120m.

Clima[editar | editar código-fonte]

Tropical Atlântico e Tropical típico[6] com chuvas concentradas de janeiro a maio[7]. A precipitação pluviométrica média na sede é de 1.589 mm. Por ser próximo da Linha do Equador oferece pouca amplitude térmica durante todo o ano, com a sua temperatura a variar dos 22 °C aos 32 °C. Isto faz dele um município bastante procurado tanto pelo turista europeu como pelo turista vindo do Sul do Brasil.

Vegetação[editar | editar código-fonte]

Complexo vegetacional da zona litorânea, ou tabuleiros costeiros, na maior parte do município, e floresta perenefólia paludosa marítima, ou mangue, nas proximidades da foz do rio Mundaú

Turismo[editar | editar código-fonte]

Jangadas em Trairi

Praias[editar | editar código-fonte]

Praia de Flecheiras

O grande atrativo são as piscinas naturais formadas pelos recifes na maré baixa. O visitante desfruta de boas pousadas à beira-mar e pode fazer uma longa e revigorante caminhada. A praia não oferece apenas a calma e tranquilidade aos visitantes. Quem procura diversão e agito também pode desfrutar de algumas opções oferecidas por Flexeiras. Bares, restaurantes e casas de show animam a noite. Festivais e campeonatos esportivos são realizados constantemente. O turista pode subir as dunas para apreciar o visual e visitar pequenas e grandes lagoas no meio do areal. Há também diversão, alegria, boas comidas e festas. Flecheiras ainda conta com um Reveillon incrível. Cada vez mais a festa vem crescendo ao gosto dos turistas e atraindo um público crescente. Uma festa linda em um lugar lindo!

Praia de Mundaú

Está a apenas 17 km do centro da cidade de Trairi. Ali, combinaram-se vários elementos, num encontro de rara beleza: o rio, o mar, as dunas e os coqueirais. Um passeio de barco pelo rio é uma boa maneira de conhecer as belezas do local. Quem preferir, pode passear de carro e contemplar de perto as lagoas e a vegetação que acompanha o litoral. A praia de Mundaú é também conhecida pelo ecoturismo, com trilhas, mergulhos e esportes como sandboard e Kitesurf.

Praia de Guajiru

Praia a apenas 18 km do centro da cidade de Trairi, com acesso por estrada asfaltada de excelente qualidade. Tem dunas móveis de areias brancas e uma vasta faixa emoldurada pelo coqueiral.Na maré baixa os turistas e nativos aproveitam um delicioso banho nas piscinas naturais. É ideal para o lazer de famílias, pois tem-grandes hotéis e 7 pequenas pousadas com aproximadamente 230 leitos. O turista pode dirigir-se para comer no famoso Guajiru Kite Center ou mesmo aproveitar para conhecer o trabalho dos artesãos de Guajiru, que inclui belas peças de decoração e artesanato usando algas marinhas, escamas de peixe e etc. Artes plásticas como pinturas em telas e esculturas em raízes de coqueiros. Esportes: Surf, Kitesurf, Stand up, Mergulho, Pesca, Futebol, Vôlei e etc. Calendário de festas: Bloco de Carnaval - Fevereiro/Março, Coroação - Maio, Festa da padroeira Nossa Sra. dos Navegantes - Agosto, Festival do Camurupim - Outubro, Regata - Dezembro, Réveillon - Dezembro.

Praia de Emboaca

Excelente praia a apenas 10 km do centro da cidade, com acesso por estrada asfaltada. Habitada na sua maioria por pescadores, conta com diversas pousadas.

Praia de Cana Brava

Praia a apenas 10 km do centro da cidade, com acesso por estrada margeando o Lagamar do Rio Trairi. Habitada na sua maioria por pescadores, conta com diversas barracas de praia. Pricipal atrativo, a Barra do Rio Trairi, ponto excelente para banho e pesca.

Eventos[editar | editar código-fonte]

  • Vaquejada de Trairi (setembro)
  • Festa do Coco (dezembro)
  • Festa de N. Sra. Do Livramento (22/12 a 01/01)
  • Dia do Município (22 de novembro)
  • Festa do Caju (outubro)
  • Feira da Aliança - Flecheiras (outubro)
  • Festival do Camurupim (outubro)
  • Festa de São José - Canaan (09 a 19 de março)

Emissoras de Televisão na cidade[editar | editar código-fonte]

TV Verdes Mares (Afiliada Rede Globo)- (Canal 7)
TV Cidade (Afiliada Rede Record) - (Canal 14)
TV Diário - (Canal 22)
NordesTV - (Afiliada SBT) - (Canal 03)
TV União - (Breve)

Referências

  1. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  5. Sistema de Consulta de Sesmarias. Disponível em: http://www.silb.cchla.ufrn.br/sesmaria/CE%200103. Acesso em 25 de abril de 2016.
  6. http://www2.ipece.ce.gov.br/atlas/capitulo1/12/126x.htm
  7. dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.