Eusébio (Ceará)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Eusébio
"Cidade Verde"
Eusébio - CE.jpg

Bandeira indisponível
Brasão indisponível
Bandeira indisponível Brasão indisponível
Hino
Aniversário 23 de Junho
Fundação 19 de junho de 1987
Gentílico eusebiense/eusebiano
Lema Liberdade, Participação e Desenvolvimento
Prefeito(a) Acilon Gonçalves (Partido Ecologico Nacional - PEN)
(2017–2020)
Localização
Localização de Eusébio
Localização de Eusébio no Ceará
Eusébio está localizado em: Brasil
Eusébio
Localização de Eusébio no Brasil
03° 53' 24" S 38° 27' 03" O03° 53' 24" S 38° 27' 03" O
Unidade federativa  Ceará
Mesorregião Metropolitana de Fortaleza IBGE/2008[1]
Microrregião Fortaleza IBGE/2008[1]
Região metropolitana Fortaleza
Municípios limítrofes Norte Fortaleza, Leste e Sul: Aquiraz Oeste: Fortaleza e Itaitinga
Distância até a capital 24 km
Características geográficas
Área 79,005 km² [2]
População 52 667 hab. IBGE/2017[3]
Densidade 666,63 hab./km²
Altitude 28 m
Clima Tropical
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,701 elevado PNUD/2010[4]
PIB R$ 2 077 064 mil IBGE/2013[5]
PIB per capita R$ 41 999,08 IBGE/2013[5]
Página oficial

Eusébio é um município brasileiro do estado do Ceará, Região Nordeste do país. Localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, a 24 quilômetros da capital, possui 79 km² de área territorial e uma população estimada em 52,667 habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017. A via de acesso é a CE-040.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O topônimo Eusébio pode ser uma alusão a:

  • um antigo morador, Seu Eusébio, dono de uma casa que servia de paragem, hospedando os comerciantes que transitavam em busca de realizar negócios na capital, Fortaleza[carece de fontes?].
  • um ex-ministro da justiça e senador Eusébio de Queirós, autor da lei que extinguiu o tráfico de escravos no Brasil[6].;

Sua denominação original era Eusébio de Queiroz. Desde 1938 chama-se apenas Eusébio[7].

História[editar | editar código-fonte]

As terras localizadas entre Aquiraz e Messejana ou entre os rios Pacoti e Coaçu eram habitadas pelos índios potyguara e outras tribos pertencentes ao tronco tupi como os jenipapo-kanyndé,[8] junto a religiosos e militares portugueses, que vieram habitar a região visando catequizar os nativos e impedi-los de comercializar com outros povos europeus.

A presença portuguesa nessa região estabilizou-se nas primeiras décadas do Século XVII, e a casa (ficava entre a atual Praça 23 de julho e o atual Polo de Lazer) de seu Eusébio[carece de fontes?](um criador e comerciante de animais) virou um ponto de parada e descanso para os comboieiros que vinham de Beberibe, Cascavel e Baixinha, para venderem gêneros alimentícios em Fortaleza, mais precisamente na estação de bonde. Talvez daí surgiu o nome do local e o potencial de Eusébio como ponto de paragem e entreposto de mercadorias.

Ao longo dos anos, o povoado às margens da estrada que ligava o Ceará e o Rio Grande do Norte - construída antes mesmo da chegada dos portugueses - manteve sua posição como ponto de parada.

Em 1933 era um distrito de Aquiraz, já chamado Eusébio, que então assumiu o nome de Eusébio de Queiroz.Em 1938 passou a chamar-se apenas Eusébio[6].

Já nos anos oitenta do Século XX, indústrias foram instaladas nessa região, fato que incrementou a economia local e acelerou o seu processo de emancipação como município em 1987 Com o antigo Prefeito Edson Sá[6]. Nos dias de hoje o município de Eusébio faz parte da Região Metropolitana de Fortaleza.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Clima[editar | editar código-fonte]

Tropical com pluviometria média de 1.532 mm [9] com época chuvosa de Janeiro a Junho.[10].

Hidrografia e recursos hídricos[editar | editar código-fonte]

As principais fontes de água fazem parte da bacia dos rios Cocó e Pacoti, sendo a principal fonte o Rio Coaçu. Existem ainda diversas lagoas naturais, sendo as mais conhecidas as lagoas do Parnamirim e dos Pássaros[11],[12].

Relevo e solos[editar | editar código-fonte]

O relevo desse município e composto de dunas e os tabuleiros. As principais elevações possuem altitudes de menos que cem metros. Os solos da região são do tipo podzólico[13].

Vegetação[editar | editar código-fonte]

A vegetação típica é de tabuleiro, com espécies próprias, da caatinga, de mata serrana; e próximo do litoral encontra-se uma vegetação de mangue[14].

Subdivisão[editar | editar código-fonte]

O município possui apenas um distrito: Eusébio (sede)[6].

Aspectos Socioeconômicos[editar | editar código-fonte]

A maior concentração populacional encontra-se na zona urbana. A sede do município dispõe de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, serviço telefônico, agência de correios e telégrafos, serviço bancário, hospitais, hotéis e ensino de 1° e 2° graus.[15]

A partir de Fortaleza o acesso ao município, pode ser feito por via terrestre através da rodovia Fortaleza/Aquiraz (CE 040). As demais lugarejos, sítios e fazendas são acessíveis(com franco acesso durante todo o ano) através de estradas asfaltadas ou carroçáveis.[16].

A economia local é baseada no turismo, empreendimentos imobiliários, empresas de prestação de serviços, indústrias diversas, com destaque para a indústria alimentícia. Outra fonte de renda é a agricultura de subsistência do feijão, milho, mandioca, mamão e monocultura do algodão, banana, abacate, cana-de-açúcar, castanha de caju, seriguela e manga. A pecuária também participa na economia local, existindo criações de bovinos, ovinos, caprinos, suínos e aves (granjas). O extrativismo vegetal destaca-se também com a fabricação de carvão vegetal e extração de madeiras diversas para lenha e construção de cercas. O artesanato de redes, labirintos e bordados é uma fator gerador de renda. Na área de mineração existem a extração de diabásio para obtenção de brita para construção civil, a extração de argila e diatomito, para fabricação de tijolos. A pesca industrial é presente ao longo da costa marítima [17].

Turismo[editar | editar código-fonte]

Cortado pela CE-040 e pela BR-116, é passagem obrigatória para os turistas que procuram as praias do litoral leste cearense. Apesar de localizada na região metropolitana de Fortaleza, Eusébio é tranquila como uma cidadezinha do interior, o que atrai o interesse de investidores do ramo imobiliário.

O município também é famoso por suas casas de forró, como o Clube do Vaqueiro, Forró no Sítio, e estabelecimentos de comida regional.

Para os amantes da velocidade, o município de Eusébio conta ainda com o autódromo internacional Vigílio Távora e o kartódromo Júlio Ventura.

Como atrativos naturais há as lagoas do Parnamirim, do Eusébio (Polo de Lazer), da Precabura e o rio Pacoti.

O turismo religioso também gera rendas para o município.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Os principais eventos culturaia são as festas da padroeira: Nossa Senhora de Santa Ana (26/07). A paixão de Cristo uma das maiores do Ceará. e as festas juninas que atrai gente de vários lugares.

Política[editar | editar código-fonte]

O Primeiro Prefeito Foi Edson Sá PSDB Em 1989, e o atual é Acilon Gonçalves Pinto Júnior (PEN) em 2017.

Os Atuais Vereadores (2017) são: Nonato Xilito, Nildinho, Wanda Moraes, Fares Filho, Tarcísio da Cultura, Neila, Elenilson, Roberto Rocha, Michel Choquito e Paulo César, do Partido Ecológico Nacional (PEN); Cira, Ednardo Masseno e FRANÇA , do Partido Republicano Brasileiro (PRB); Tarcisinho Sá e Chico do Posto, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Referências

  1. a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. «IBGE :: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística». www.ibge.gov.br. Consultado em 19 de outubro de 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Ranking IDH-M - Ceará». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 8 de setembro de 2013 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2013». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 28 de maio de 2016 
  6. a b c d IBGE. «Eusébio CE - Histórico -» (PDF). Consultado em 8 de julho de 2011 
  7. «Página do IBGE» (PDF). Consultado em 8 de julho de 2011 
  8. Sebok. Lou, Atlases published in the Netherlands in the rare atlas collection. Compiled and edited by Lou Seboek. National Map Collection (Canada), Ottawa. 1974
  9. Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME.
  10. Instituto nacional de Pesquisa espacial - INPE.
  11. «Página do CPRM» 
  12. «Atlas do Ceará». Consultado em 8 de julho de 2011 
  13. «Página do CPRM». Consultado em 8 de julho de 2010 
  14. «Página do CPRM». Consultado em 8 de julho de 2011 
  15. «Página do CPRM». Consultado em 8 de julho de 2011 
  16. «Página do DER». Consultado em 8 de julho de 2011 
  17. «Página do Ceará». 2000. Consultado em 8 de julho de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.