Tauá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Tauá
"Princesa dos Inhamuns"
"Terra do Carneiro"
"Terra do Queijo"
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
[[1]]
Aniversário 3 de maio
Fundação 1802(212 anos)
Gentílico tauaense
Prefeito(a) Patrícia Pequeno Costa Gomes de Aguiar (PMDB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Tauá
Localização de Tauá no Ceará
Tauá está localizado em: Brasil
Tauá
Localização de Tauá no Brasil
06° 00' 10" S 40° 17' 34" O06° 00' 10" S 40° 17' 34" O
Unidade federativa  Ceará
Mesorregião Sertões Cearenses IBGE/2008 [1]
Microrregião Sertão de Inhamuns IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Norte: Independência e Pedra Branca, Leste: Mombaça, Sul: Arneiroz e Parambu, Oeste: Parambu e Quiterianópolis.
Distância até a capital 337 km
Características geográficas
Área 4 018,188 km² [2]
População 55 755 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 13,88 hab./km²
Altitude 402 m
Clima Semi-árido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,633 médio PNUD/2010 [4]
PIB R$ 276 781,000 mil IBGE/2010[5]
PIB per capita R$ 4 964,24 IBGE/2010[5]
Página oficial

Tauá é um município brasileiro do estado do Ceará. Localizado na região Nordeste do Brasil, dentro do bioma Caatinga. É o segundo maior município em extensão territorial do Ceará, com densidade demográfica 13,87 hab/km². Conhecida como a Terra do Carneiro e Princesa dos Inhamuns. Seu povoamento remonta de idos do século XVIII, quando da colonização do sertão nordestino.

==História[6] [7]

Com a emancipação do Estado do Ceará, em 1789, surge a necessidade de povoar o sertão, ainda pouco habitado, a partir dessa necessidade são fundadas, a partir dos pequenos núcleos populacionais existentes, as primeiras vilas, esse processo de expansão e instalação de vilas inclui a então Fazenda dos Feitosa nos Inhamuns, que em uma homenagem singela ao Príncipe Regente (que viria a ser D. João VI), a vila instalada em maio de 1802, recebe o nome de São João Príncipe. No dia 2 de dezembro de 1889, o local passou a se chamar São João do Príncipe dos Inhamuns. Recebeu a categoria de cidade em 2 de agosto de 1929, quando retornou. O município de Tauá é formado por oito distritos, num total de 4.018,162 km², e com uma população estimada em 2014 de 57.478 habitantes[8] , que tem se mantida estável.

A população do município de Tauá é do tipo diversa, com cerca de 42,1% na zona rural e 57,9% na zona urbana[8] .A maioria da população vive da agricultura e pecuária. Parte da população vive dos serviços, dos programas de transferência de renda do Governo Federal, serviço público e de aposentadoria/pensionato.

Início da colonização[editar | editar código-fonte]

Em 1708, Lourenço Alves Feitosa recebeu uma sesmaria situada nas ribeiras do rio Jucás, para o estabelecimento de uma fazenda. As sesmarias eram terras dadas pelos reis de Portugal para quem quisesse cultivá-las. Dez anos mais tarde, o capitão Luís Coelho Vital foi chamado para conquistar e povoar uma larga e extensa faixa de terra dentro daquela sesmaria, nos famosos Sertões dos Inhamuns.

Anos mais tarde, precisamente em 13 de março de 1724, Lourenço Alves Feitosa recebeu do atual dirigente da Capitania do Ceará Grande, Manuel François, mais três léguas de terras situadas nos caminhos dos Inhamuns.

Nessa mesma época, eram concedidas diversas sesmarias, entre elas uma situada nas margens do rio Jaguaribe para o capitão Geraldo Monte, que se tornou inimigo de Lourenço Alves Feitosa, pela proximidade entre suas terras.

A luta no sertão[editar | editar código-fonte]

Feitosa vs. Montes[editar | editar código-fonte]

Durante muitos anos ocorreu uma terrível luta entre Monte e Feitosa, com a participação de diversas localidades, cujos nomes servem de exemplo para aquela fase: Riacho do Sangue, Trincheiras, Cruzes, Tropas, Emboscada. Após essa luta, diversas outras também aconteceram e foram importantes para a formação da sociedade local.

Outras Famílias[editar | editar código-fonte]

Os confrontos entre famílias da região foram frequentes durante algum tempo, destacando-se os confrontos entre as famílias: dos Araújos e Maciéis, dos Viriatos e Calangos e dos Cunhas e Patacas. Após essas lutas, Tauá surgiu como um pacato lugarejo, em pleno sertão dos Inhamuns.

Surgimento da Cidade[editar | editar código-fonte]

Em uma portaria de 14 de dezembro de 1801, foi indicado o ouvidor da Capitania Gregório da Silva para viajar até aquela localidade e estudar a possibilidade de sua elevação à vila.

Se observou a prestação de diversas homenagens à comitiva pela população e, em cerimônia realizada com a presença de todos, foi lida a ata que erigia a povoação em Vila com a denominação de São João do Príncipe, a 03 de maio de 1802. Comarca é uma divisão territorial representada pelo Poder Judiciário. Em 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca Proclamou a República no nosso país. Em seus primeiros dias, procurou-se eliminar todos os traços do extinto regime monárquico.

Uma das consequências dessa nova ordem foi a mudança da designação da Vila para São João do Príncipe dos Inhamuns, em 02 de fevereiro de 1889. Esse nome veio a ser substituído pela Lei no 485 de 14 de outubro de 1898 pelo seu atual nome: Tauá. Pela Lei Estadual no 2677 de 02 de agosto de 1929, a vila foi transformada em cidade na administração de Dr. Manuel do Nascimento Fernandes Távora, primeiro interventor federal no Ceará.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Tauá é uma palavra de origem indígena que significa "Barro vermelho" em tupi. Chamou-se inicialmente São João do Príncipe e São João do Príncipe dos Inhamuns. O topônimo Tauá, também pode significar “barro vermelho”. Entretanto, Gomes de Freitas, prefere seja “cidade antiga” a significação de Tauá.[9]

Geografia[editar | editar código-fonte]

O município está localizado a 337 quilômetros de distância da capital cearense, Fortaleza. O acesso ao local pode ser feito através da BR-020, neste município nasce o Rio Jaguaribe.

Energia solar[editar | editar código-fonte]

Em Tauá está localizada a MPX Tauá, primeira usina solar fotovoltaica a gerar eletricidade em escala comercial no Brasil, inaugurada em agosto de 2011.


Comunicação[editar | editar código-fonte]

Tauá conta com três rádios locais: Difusora, Cultura e Rádio Trici FM. Os acontecimentos locais e regionais são veiculados a partir dessas três emissoras. Narrações esportivas, sorteios e jornalismo são levados aos tauaenses através das rádios locais.

Educação[editar | editar código-fonte]

Tauá conta com um campus do IFCE - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará, que oferece o curso de Telemática e com um campus da UECE - Universidade Estadual do Ceará o CECITEC, que conta com os curso de Ciências Biológicas,Química e Pedagogia.Conta também com polo da Unopar - Universidade Norte do Paraná(particular) que funciona no colégio particular Antônio Araripe, a UVA - Universidade Vale do Acaraú, também tem polo em Tauá. As Universidades de Tauá são bastante procuradas por vários alunos da região.

Filhos ilustres[editar | editar código-fonte]

Cultura e Turismo[editar | editar código-fonte]

Turismo e Lazer[editar | editar código-fonte]

Açude Várzea do Boi Açude formado no riacho Carrapateiras, afluente do rio Jaguaribe. Está localizado no município de Tauá, distante deste cerca de 15 Km e 320 Km de Fortaleza. Sua capacidade de armazenamento é de 51 milhões de metros cúbicos de água.

Não se pode deixar de Visitar:

1. Marrecus Clube (Parque Aquático de Médio Porte, com TuboÁguas, Piscinas, Campo de Futebol, Restaurante e Campo Aberto);

2. Memorial do Cólera (Obra Arquitetônica com Capela, praça e Emblemas);

3. Museu dos Inhamuns (Artigos das Primeiras Famílias, Indigenas e Escravistas, Preguiça Gigante e Outros da Pré-História);

4. Parque da Cidade (Cooper, Caminhada e Corrida, Aparelhos de Ginástica e Musculação, Fast Food - Bebelu, Cine-Teatro, Assistência e Segurança Pública com Viaturas, Pessoal e Monitoramento por Câmeras, Ponte adentando a Lagoa, Praça e Ambiente Ao Ar Livre);

5. Churrascarias, Sorveterias, Fast Foods, Pizzarias e Restaurantes em Todas as Regiões da Cidade (Pizzarias, Carneiro Assado, Comidas Típicas e Requintadas, Gastronomia Variada - Por exemplo: Imperial Grill, 2 Irmãos, W Freitas, A Corinthiana, Tempero Nobre, Colher de Pau, Colher de Paul, O Coliseu, Boi Gordo, Imperial, Tauá Lanches, Claudinha, Moranguinho, Toca do Peixe, Peixada do Sertão Caldo do Cleiton e outras Excelentes e com Ótimo Atendimento);

6. Hotéis, Pousadas, Motéis em vários Bairros e desde os mais Simples aos mais Requintados;

7. Igrejas Católicas e Evangélicas, Grupo Espírita e outras Religiões;

8. Mercado Público de Tauá (Produtos caseiros, artesanais e vindos direto do Campo);

9. Centro de Artesanato (Artesanato de Qualidade com Reconhecimento Internacional);

10. Centro de Negócios (Lojistas, Confecções e todas as Utilidades em um só Lugar. Um Local Business com o Comércio Popular);

11. Diversas Redes de Supermercados, Mercantis e Mercadinhos;

12. Projetos e Organizações como: Casa do Idoso, CAPS, NASF, Centro Municipal de Idiomas (Cursos Gratuitos), Escola de Música, Casa da Mulher, AA, Superintendência do Meio Ambiente, Selo UNICEF, Loja Maçônica, Clube das Acácias, Remanescentes Quilombolas, Associações Comunitárias e outros;

13. Centro Comercial com Variedades e Inovações;

14. Bares, Barzinhos e o Famoso Espetinho que animam as Noites. Clubes como: Forró no Sertão, Vilmar, Planeta Show;

15. Festas Anuais (Carnaval, Festas Religiosas, FestBerro, ExpoTauá, FENERI, Festa das Mães, Tauá Natalino, Dia das Crianças de Tauá, Reisado na Vila de Vera Cruz - Inhamuns, Festival Junino);

16. Pista de MotoCross (Concursos e Treinos);

17. Parque do Vaqueiro e Parque de Exposições;

18. Maior Usina Solar da América Latina em Escala Comercial;

19. Cidade Digital (a Cidade dispõe de Rede de Internet WiFi em diversos pontos e nas localidades do município);

20. Parque do Rio Trici (em processo de Construção).

Turismo religioso[editar | editar código-fonte]

As primeiras manifestações religiosas datam da doação de um patrimônio para a construção da capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário, feita pelo Sargento-Mor José Rodrigues de Matos. A padroeira da cidade é a santa que nomeia a capela. Na sede existe ainda uma capela no cemitério municipal, uma no bairro do Tauazinho, entre outras. Destacam-se também as Festas Religiosas que ocorrem no decorrer do ano, como a de Santa Rita de Cássia de Marruás e a de Jesus, Maria e José de Marrecas, além de outras que ocorrem nos demais Distritos do Município.

Atrativos naturais[editar | editar código-fonte]

O maior ícone natural é o Serrote Quinamuiú. Ele pode ser avistado de qualquer ponto da cidade.

Atrativos culturais[editar | editar código-fonte]

Como atrativos culturais o município de Tauá possui três sítios paleontológicos e 15 arqueológicos, que podem ser visitados, porém só podem ser explorados por pesquisadores profissionais e cadastrados.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário: Foi inaugurada em 17 de outubro de 1762, por doação do sargento-mor José Rodrigues de Matos, em área com abrangência de 600 braças de terra. A Igreja foi construída com teto em cúpula cilíndrica, sendo à época o terceiro do Brasil. Em 1906, sua estrutura foi ampliada com a construção de espaços em suas laterais. Este monumento cultural também está tombado pelo Poder público estadual.

Igreja de Jesus, Maria e José: A Igreja de Jesus, Maria e José, no distrito de Marrecas, em Tauá, foi construída no inicio do século XVIII, por volta do ano de 1717. A construção é bastante singela, porém apresenta características significativas.Construída com alvenaria estrutural, a igreja possui paredes que chegam a 1,00m de largura. A festa de Jesus, Maria e José, realizada todos os anos no distrito de Merrecas no mês de abril, configura-se como um dos maiores eventos religiosos do estado do Ceará.


Subdivisões[editar | editar código-fonte]

O município de Tauá é formado por oito distritos, num total de 4.018,162 km², e com uma população estimada de 57.246 habitantes[8] . São distritos de Tauá: Marrecas, Barra Nova, Trici, Marruás, Carrapateiras, Inhamuns, Santa Teresa e Tauá a sede do município.

Tauá (Sede)[editar | editar código-fonte]

O principal distrito, Tauá, denominado dentro do município de sede distrital, se caracteriza como a área urbana do município, comportando aproximadamente 57,9% da população total do município. O distrito de Tauá, tem parte de seu território dividido em bairros, e uma área maior em vilas, sítios, fazendas e florestas, no seu território se localiza a confluência dos quatro rios do município: Rios Trici, Carrapateiras, Favelas e Puiú. É também no distrito sede, na confluência desses rios que se tem o marco do início do Rio Jaguaribe (na Vila Barra).

Carrapateiras[editar | editar código-fonte]

Distrito do Município de Tauá.

Barra Nova[editar | editar código-fonte]

Distrito do Município de Tauá.

Inhamuns (distrito)[editar | editar código-fonte]

Distrito do Município de Tauá.

Marruás[editar | editar código-fonte]

Distrito do Município de Tauá.

Marrecas[editar | editar código-fonte]

Distrito do Município de Tauá.

Santa Teresa[editar | editar código-fonte]

Distrito do Município de Tauá.

Trici (Distrito)[editar | editar código-fonte]

Distrito do Município de Tauá.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Visitado em 09 de setembro de 2013.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 09 set. 2013.
  6. Núcleo de Comunicação do Município de Tauá. História de Tauá Núcleo de Comunicação. Visitado em 05/02/2014.
  7. Meu Tauá. História de Tauá Meu Tauá. Visitado em 05/02/2015.
  8. a b c Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Tauá Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Visitado em 05/02/2015.
  9. Biblioteca IBGE. Histórico Tauá Biblioteca IBGE. Visitado em 05/02/2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.