Dia da Consciência Negra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dia da Consciência Negra
Dia da Consciência Negra, por Latuff
Nome oficial Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
Outro(s) nome(s) Dia de Zumbi dos Palmares
Tipo histórico/cultural
Seguido por Nacional; feriado em vários estados e municípios do Brasil
Data 20 de novembro

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.[1] Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.[2] A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Galeria de imagens

Ver também

Referências

  1. Portal Brasil (19 de novembro de 2014). «Mais de mil cidades tem feriado no Dia da Consciência Negra». Arquivado desde o original em 11/1/2015. Consultado em 2 de dezembro de 2014. 
  2. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) (12 de novembro de 2012). «UNESCO lança campanha para o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro». Consultado em 20 de novembro de 2014.