RIC TV Florianópolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
RIC TV Florianópolis
TV O Estado Florianópolis Ltda.
Avenida do Antão, 1762 - Morro da Cruz
Cidade de concessão Florianópolis, SC
Canais
4 VHF analógico
30 UHF digital
Outros canais
Slogan A TV Que a Gente Vê
Rede RecordTV
Rede(s) anterior(es) SBT (1987-2008)
Pertence a RIC TV
Proprietário Grupo RIC
Fundação 1 de fevereiro de 2008
Prefixo ZYB 771
Nome(s) anteriore(s) TV O Estado (1987-2000)
Rede SC Florianópolis (2000-2008)
Emissoras irmãs Rádio Record Santa Catarina
Record News SC
Cobertura Cobertura - RIC TV Florianópolis.svg
Página oficial http://www.ricmais.com.br/sc

RIC TV Florianópolis é uma emissora de televisão brasileira com sede em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Retransmite a programação da RecordTV e gera programas locais de boa audiência, tais como: SC no Ar, Balanço Geral SC, Cidade Alerta SC, e RIC Notícias. Sucedeu a Rede SC Florianópolis e opera nos canais 4 VHF analógico e 30 UHF digital. Na região de Criciúma existe uma sucursal, no canal 25 UHF. É uma das redes de transmissão regionais da RIC TV em Santa Catarina e simultaneamente é a central estadual, que transmite seus programas para todo o estado.

História[editar | editar código-fonte]

Estava articulada a formulação da primeira grande rede de televisão de Santa Catarina com a implantação do Sistema Catarinense de Comunicações.

O SCC, porém, nascia com uma fragilidade que viria a se constituir num dos principais entraves para a sua afirmação. Falta-lhe uma bandeira, uma programação. À época, fora a Rede Globo a oferta de programação limitava-se a TVS (a emissora de Silvio Santos) e a Rede Bandeirantes, que em Santa Catarina, já estava com a TV Eldorado de Criciúma.

Restavam esparsas ofertas de programas isolados da TV Tupi de São Paulo, TV Record, também de São Paulo e a TV Guaíba (Canal 2 de Porto Alegre). Restava, portanto a Mário Petrelli rever o seu projeto e adequá-lo às disponibilidades existentes.

Assim, vende a concessão da TV Barriga Verde para as famílias Brandalise/Bonato e a TV Cultura de Florianópolis (Canal 6 de Florianópolis) para a família Freitas de Criciúma. O objetivo agora era investir numa nova concepção de projeto. Estrategicamente Petrelli compõe suas parcerias com a participação nominal dos empresários Oriovisto Guimarães do Paraná, José Matusalém Comelli de Florianópolis e Roberto Amaral de Lages.

Assim, no final da década de 1980 o Sistema Catarinense de Comunicações era composto pelas emissoras como a TV O Estado de Florianópolis, TV O Estado de Chapecó e TV Planalto de Lages, operando com programação do SBT. A designação de SCC foi substituída por Rede Santa Catarina de Comunicações e assim permaneceu até outubro de 2007, quando o Grupo Petrelli rompeu com o SBT e anunciou afiliação à Rede Record de São Paulo.

Em fevereiro de 2008, o grupo empresarial de comunicação da família Petrelli passou a se chamar RIC TV, transmitindo a programação da rede de Edir Macedo. Na atual composição o Grupo Petrelli administra oito concessões de televisão no Estado, sendo que a de Criciúma, ainda não foi instalada. Estão em operação em Florianópolis duas emissoras: Record News SC (afiliada Record News) e RIC TV (afiliada Rede Record), as demais municípios de Blumenau, Chapecó, Itajaí, Joinville e Xanxerê – todas transmitindo a programação da Rede Record e produções locais.

Programas[editar | editar código-fonte]

  • SC no Ar, Telejornal. De segunda a sexta, às 7h30min.
  • Balanço Geral SC, Telejornal. De segunda a sábado, às 12h.
  • Cidade Alerta Santa Catarina, Policial. De segunda a sexta, às 18h.
  • RIC Notícias, Telejornal. De segunda a sexta, às 19h.
  • Clube da Bola, Esportivo. Sábado, às 13h.
  • Its, Conteúdo Jovem. Sábado, às 14h.
  • RIC Rural, Rural. Domingo, às 9h.
  • Trimania Cap, Sorteio. Domingo, às 10h.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Rede SC Florianópolis
Canal 4 VHF de Florianópolis
2008 -
Sucedido por