RIC TV Itajaí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
RIC TV Itajaí
TV Vale do Itajaí Ltda
Itajaí, Santa Catarina
Brasil
Canais
10 VHF analógico
28 UHF[1] [2] digital
Outros canais
Sede Itajaí, SC
Rua Antônio Menezes de Vasconcellos Drummond, 29 - Fazenda Morro da Cruz
Slogan A TV Que a Gente Vê
Rede RecordTV
Rede(s) anterior(es) Rede Bandeirantes (1986-1992)
Rede OM (1992-1993)
CNT (1993-1995)
Pertence a RIC TV
Proprietário Grupo Record
Controlador Grupo RIC
Fundação 14 de julho de 1986 (32 anos)
Prefixo ZYB 768
Nome(s) anteriore(s) RCE TV Vale do Itajaí (1986-1995)
TV Record Itajaí (1995-2008)
Cobertura Cobertura - RIC TV Itajaí.svg
Página oficial http://www.clickric.com.br/

RIC TV Itajaí é uma emissora de televisão brasileira com sede em Itajaí, SC. Retransmite a programação da RecordTV, além de também gerar programas locais. Opera nos canais 10 VHF analógico e 28 UHF digital.[1] [2] É uma das redes de transmissão regionais da RIC TV em Santa Catarina, que tem a central localizada em Florianópolis.

História[editar | editar código-fonte]

Início das operações[editar | editar código-fonte]

A TV Vale do Itajaí, canal 10 VHF, foi fundada em 14 de julho de 1986, em Itajaí, Santa Catarina. Desde essa data, até o dia 2 de setembro do mesmo ano, a emissora operava em caráter experimental.

No dia seguinte, em 3 de setembro do mesmo ano, a emissora passara a transmitir em caráter definitivo, sendo mais uma afiliada da Rede Bandeirantes de Televisão. As primeiras instalações da TV Vale do Itajaí estavam situadas na Rua Pedro Ferreira, nº 155, Centro de Itajaí (Edificio Comercial Genesio Miranda Lins - Redondo). Elas totalizavam 600 m² - só o estúdio media 60 m² - e o quadro de funcionários variava de 33 (na época das transmissões experimentais) a 50 profissionais (quando as transmissões se tornaram definitivas).

A TV Vale do Itajaí era pertencente à RCE - Rede de Comunicações Eldorado - segundo maior grupo de mídia de Santa Catarina. Além dela, a TV Cultura - Florianópolis, TV Eldorado - Criciúma e TV Xanxerê - Xanxerê formavam a rede de TV pertencente ao conglomerado, que cobria todo o território catarinense. A presidência da RCE estava à cargo de Manoel Dilor de Freitas, filho de Diomício Freitas, fundador do grupo e influente empresário e político do sul catarinense.

Rede OM / CNT - Central Nacional de Televisão[editar | editar código-fonte]

Em 30 de março de 1992, a TV Vale do Itajaí (bem como as demais integrantes da RCE em Florianópolis, Criciúma) começaram a retransmitir o sinal da Rede OM de Televisão, emissora de TV com sede em Curitiba-Paraná, controlada pelos irmãos José Carlos Martinez e Flávio Martinez, e que iniciava suas operações. No mesmo ano, a TV Xanxerê era inaugurada na cidade de mesmo nome, no oeste de Santa Catarina, após mudança de transmissor de Chapecó (onde era apenas estação retransmissora) para Xanxerê.

A grade de programação consistia na transmissão do sinal da rede, a partir da capital paranaense, e não tinha espaço para programas locais, exceto para o telejornal Meio-Dia (exibido de segunda a sexta, às 12h) e para as inserções de intervalos comerciais.

Em 23 de maio de 1993, a Rede OM de Televisão mudou de nome, passando a se chamar Rede CNT - Central Nacional de Televisão. O acordo da RCE com a emissora paranaense se estendeu até o dia 1º de setembro de 1995.

Fim da RCE / Venda para a Record[editar | editar código-fonte]

1º de setembro de 1995. Esse dia for marcado pelo fim da RCE - Rede de Comunicações Eldorado. Nesta data, houve a divisão das emissoras de TV do grupo. A TV Eldorado (de Criciúma) foi vendida para a RBS TV, afiliada da Rede Globo de Televisão, e passava a ser a quinta emissora do grupo em Santa Catarina. Já a TV Vale do Itajaí, a TV Cultura (de Florianópolis) e a TV Xanxerê foram adquiridas pela Rede Record de Televisão.

O ano de 1996 reservou novidades para a TV Vale do Itajaí. A emissora se instalava em um novo endereço, na Rua Antônio Meneses Vasconcelos Drumond, nº 29, no alto do Morro da Cruz, bairro Fazenda, em Itajaí. O motivo da mudança, segundo os novos controladores, foi a intenção de integrar toda a sua estrutura de operação e transmissão. Em 13 de março do mesmo ano, estreou o Record em Notícias, programa jornalístico voltado a região de abrangência da emissora, comandado pelo jornalista Graciliano Rodrigues, e veículado (até os dias atuais) de segunda a sábado, às 12h.

Em agosto de 2003, Sandro Marcelo de Paula Cavalari assume a direção geral da TV Vale do Itajaí, iniciando um processo de reestruturação na emissora, com a reforma das estruturas física e operacional, e o lançamento de novos programas, como o Time Record (também pilotado por Graciliano Rodrigues). Em 2007, Sandro Cavalari foi transferido para a TV Record Goiás.

Em 2007, a emissora passa a ser dirigida por Gustavo Paulus. Em 1º de fevereiro de 2008, a emissora passa a integrar a RIC TV, e passa a se chamar RIC Tv Itajaí. Com a nova administração, Alexandre G. da Rocha é efetivado como o diretor regional.

Em 24 de abril de 2015, a RIC TV Itajaí inaugurou a transmissão digital, no canal 28 UHF.[1] [1] [2]

Estão em operação em Florianópolis duas emissoras (Record News SC (afiliada Record News) e RIC TV (afiliada Rede Record)), as demais - Blumenau, Chapecó, Itajaí, Joinville e Xanxerê - todas transmitindo a programação da Rede Record e programas locais.

Programação da RIC TV Itajaí[editar | editar código-fonte]

Segunda à sexta:

07h - 12h - Programação Nacional da Record TV 12h - Balanço Geral - Apresentação de Graciliano Rodrigues. 13h15 - Ver Mais - Apresentação de Christina Ramires.

Sábados

12:00 - Balanço Geral - Apresentação de Graciliano Rodrigues 13:15 - Clube da Bola - Marcelo Mancha, Badu, Sérgio Badá, Fábio Machado, Marcelo Nunes, Juca Miguel e Emerson Luiz.

Programas[editar | editar código-fonte]

  • SC no Ar
  • Balanço Geral Itajaí
  • Ver Mais Itajaí
  • Cidade Alerta SC
  • RIC Notícias

Ver também[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d Bernardes, Anderson (24 de abril de 2015). «RICTV Record inicia transmissão em HD em Itajaí». Notícias do Dia. Consultado em 24 de abril de 2015 
  2. a b c Silva, Joelson (6 de maio de 2015). «RIC TV Record Itajaí lança sinal digital». Blog SulBRTV. Consultado em 23 de maio de 2015