TV Unisinos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TV Unisinos
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
TV Unisinos.jpg
Sede da TV Unisinos
Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo
Tipo Empresa privada
Cidade de concessão Novo Hamburgo, RS
Canais
52 UHF analógico
51 UHF digital
Outros canais 87 (NET Sul
Pertence a Unisinos
Fundação 2003
Prefixo ZYB 634
Cobertura Vale do Rio dos Sinos

TV Unisinos é uma emissora de televisão brasileira concessionada em Novo Hamburgo, porém sediada em em São Leopoldo, RS. Sua transmissão é feita a partir do morro Dois Irmãos em Novo Hamburgo, RS. Opera no canal 52 UHF, 51 (52.1) HDTV em testes e no canal 87 da NET Sul.

História[editar | editar código-fonte]

A história da TV Unisinos começou com a Vinda do Jesuita Irmão Virgilio Adami, ele estava a trabalho em Roma por mais de 14 anos, quando retornou ao Brasil, foi incumbido da direção da Biblioteca Central, tendo anos depois assumido a Direção de Audiovisual da Universidade, incluindo os laboratórios do Centro de Comunicação, onde encontrava-se o laboratório de Televisão. Formou uma equipe, inicialmente composta por Liceo Piovesan e Placido Delazzari. Que com o passar dos anos foram criando a estrutura laboratorial da universidade, aliando a experiência do Irmão Virgilio Adami que vivera por muitos anos fora do Brasil com a Vontade de pessoas como Liceo Piovesan e Placido Delazzari.

Anos depois a equipe foi complementada com Anderson de Assunção, Antônio Joceli Bitencourt Rodrigues e Cícero Augusto Fogaça. A equipe começou a trabalhar com um sistema de transmissão MMDS para dentro do campus,para a residência dos Jesuítas, para o retiro e para a Sede da Unisinos no Centro da cidade de São Leopoldo com a finalidade de transmitir eventos internos. A emissora efetivamente foi criada em 2000, quando fundiu a estrutura da produtora SAVI, então um departamento da Diretoria de sistemas de Informação dirigida por Alceu Fernandes Filho com o Laboratório(estúdio de TV) do curso de comunicação. A intenção inicial era de proporcionar aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas uma oportunidade de praticar seus conhecimentos de forma prática. Nesta época foi de fundamental importância o apoio dado pelos diretores do curso de Comunicação, inicialmente o prof. Sérgio Farina e posteriormente Adayr Tesche. Na fusão a TV ficou com todos os equipamentos da produtora e seu corpo técnico, sob a diretoria do professor Alexandre Kieling. A partir daí foi implantada uma estrutura administrativa profissional, foram contratados profissionais do mercado, ficando o acesso aos alunos limitado ao programa Zinco quente.

A produtora SAVI, que fora criada em 1996, era coordenada por Marcos Balbino e pelo Ir. Virgilio Adami.

O sinal da TV Unisinos também pode ser captado em alguns pontos de Porto Alegre, mas com alguma perda na qualidade do sinal.

A emissora possui outorga junto a Anatel do canal 52 em Novo Hamburgo, mas por problemas de interferência, utilizou o canal 30 também em UHF. Em agosto, passou a operar simultaneamente nos canais 30 e 52 e iniciou testes no canal 51 em HDTV. Em 1º de setembro, retira do ar o canal 30, permanecendo apenas os canais 52 e 51 HD.

No dia 4 de maio de 2016, a emissora rompeu a afiliação com o Canal Futura.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.