Vale do Rio dos Sinos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde maio de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vale do Rio dos Sinos
Divisão regional do Brasil
Características geográficas
Unidade federativa  Rio Grande do Sul
Mesorregião Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre
Regiões limítrofes Porto Alegre, Vale do Paranhana, Vale do Caí e Serra Gaúcha.
Área 1 398,5 km²
População 1,309,991 hab, est. 2012
Densidade 928.4 hab./km²
Indicadores
PIB R$ 36 505 984 000,00 IBGE/2011
PIB per capita R$ 28 127,00 IBGE/2011
IDH 0,835 PNUD/2000

O Vale do Rio dos Sinos recebeu este nome devido ao próprio rio dos Sinos que, em seu percurso, forma um extenso e fértil vale coberto por inúmeros municípios. Apesar de ser descrito abreviadamente como "Vale do Sinos", a forma correta é "Vale do Rio dos Sinos". A região pertence atualmente à Região Metropolitana de Porto Alegre.

Existem diferentes definições político-administrativas para a extensão exata e os municípios que compõem o Vale do Rio dos Sinos: o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (CONSINOS) – 14 municípios; a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS) – 20 municípios; e a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (COMITESINOS) – 32 municípios.

O CONSINOS consiste de uma área de 1.398,5 km², e segundo dados da FEE (Fundação de Economia e Estatística do RS), a população total era de 1.309.991 habitantes, a densidade demográfica era de 928.4 hab/km².

A população do vale é formada principalmente por descendentes de imigrantes alemães, portanto, o romance Um Rio Imita o Reno, de Vianna Moog, é ambientado nesta região e trata da integração cultural de descendentes de alemães com brasileiros.

Municípios[editar | editar código-fonte]

Referências Bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]