Universal Channel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo.
Por favor, adicione mais referências inserindo-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Canal Universal
Universal Channel
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Brasil
Fundação 1 de setembro de 2004 (12 anos)
Pertence a Globosat
Proprietário NBCUniversal (50%)
Grupo Globo (50%)
Sede Rio de Janeiro, RJ
Estúdios Rio de Janeiro, RJ
Slogan 100% Personagens
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Cobertura Nacional
Emissoras afiliadas Syfy
Studio Universal
Nome(s) anteriore(s) USA Network (1996-2004)
Página oficial universal.tv.br
Disponibilidade por satélite
Vivo TV
Canal 659
Canal 890 (HD)
Canal 43 (HD) (Satélite Intelsat 34)
Claro TV
Canal 130 [1]
Canal 630 (HD) [1]
Sky
Canal 43
Canal 43-1/243 (HD)
Oi TV
Canal 43
Canal 543 (HD)
Canal 43 (HD) (Satélite SES-6)
Algar TV
Canal 343
Canal 943 (HD)
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 130 [2]
Canal 630 (HD) [3]
Astro
Canal 43
TV Alphaville
Canal 48
ViaCabo
Canal 43
Sim TV
Canal 43
ORM Cabo
Canal 43
Canal 543 (HD)
Vivo TV
Canal 69

Universal Channel é um canal de televisão por assinatura internacional, disponível em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. O canal é especializado em séries de televisão de diversos gêneros, dentre os quais, principalmente, thrillers, dramas, horror e crime. Os principais filmes da Universal Studios e de outros estúdios de cinema de renome também estão presentes no canal na sessão Cine Universal. O Universal Channel, de propriedade da Universal Networks International (NBCUniversal), em sociedade com a programadora Globosat[4], se encontra disponível nas principais operadoras de televisão por assinatura do Brasil.

Estreou no Brasil em 10 de maio de 1996 sob o nome USA Network, posteriormente modificado para Universal Channel em setembro de 2004. Neste mesmo ano, o canal ganhou transmissão internacional, estando presente na Grécia, Polônia, Turquia, Rússia, Romênia, dentre outros países.

Na América Latina, com exceção do Brasil, o canal era distribuído até junho de 2015 pela Fox Latin America Channels. Desde julho de 2015, passou a ser distribuído pela Ole Communications, que é uma subsidiária da HBO Latin América Group.[5]

No Brasil, o canal é distribuído pela programadora Globosat, do Grupo Globo. A Globosat é proprietária, ainda, de cinquenta porcento do canal, em sociedade (joint-venture) com a Universal Networks International.

Ricardo Gonçalves, que era locutor do programa Vídeo Show, da Rede Globo, é, atualmente, o locutor das chamadas do Universal Channel no Brasil.

A versão em alta definição do canal foi anunciada em 18 de dezembro de 2012, e as transmissões em território brasileiro tiveram início em 1º de julho de 2013, mesma data em que a atual logomarca passou a ser utilizada.[6]

Programas[editar | editar código-fonte]

What's On é um programa de televisão exibido nos intervalos do Universal Channel, geralmente ao término dos programas, quando sobram alguns minutos até o início da próxima atração. Ele também pode ser exibido para preencher alguns minutos na programação. O What's On exibidas diversas matérias, todas relacionadas a séries e/ou cinema. Dentre os quadros estão Erros de Continuidade, Atores na Direção e Xpress. Sua duração varia de dois a seis minutos.

  • Cine Universal

O Cine Universal (antes conhecido como "Universal Movie") é a sessão de filmes do canal, exibida diariamente e em diversos horários.

O Cinelab é um programa de televisão que traz a premissa de mostrar ao telespectador como produzir efeitos especiais em filmagens sem gastar muito dinheiro e com muita criatividade.

Séries[editar | editar código-fonte]

Nota: As séries em itálico já foram encerradas

Nota: Algumas séries que foram exibidas originalmente no Brasil pelo Universal Channel migraram para o seu canal-irmão Studio Universal: Monk pertencia a grade do Universal Channel até o final de sua 8ª temporada (última temporada), mas em julho de 2010 a série deixou de ser exibida no canal e passou a ser exibida no Studio Universal. O mesmo ocorreu com a série Smash, migrando para o canal-irmão a partir de junho de 2013 (o canal anunciou a mudança dias antes do anúncio oficial do cancelamento da série).[7] A série Psych, por sua vez, permanece em andamento; no entanto, também foi transferida para o Studio Universal.

Referências

  1. a b Grade de canais "Juntinho"
  2. Grade de canais "Juntinho"
  3. Grade de canais "Juntinho"
  4. TV, Globosat. «Globosat - Universal Channel». canaisglobosat.globo.com. Consultado em 27 de janeiro de 2017 
  5. «NBC Universal e Ole Communications formam joint venture para distribuição na AL». Converge Comunicações. Consultado em 22 de novembro de 2015 
  6. Castro, Daniel (18 de dezembro de 2012). «Sportv, Canal Brasil e Globo News terão versão em alta definição». R7. Blog Daniel Castro. Consultado em 29 de dezembro de 2012 
  7. Smash muda para o Studio Universal

Logotipos[editar | editar código-fonte]

Logotipo do Universal Channel usado entre 2007 e 2011.
Logotipo do Universal Channel usado entre 2011 e 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.