Universal TV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Universal Channel)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo canal da Igreja Universal do Reino de Deus, veja TV Universal.
Universal TV
NBCUniversal Networks International
Brasil Programadora S/A
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Brasil
Fundação 1 de setembro de 2004 (14 anos)
Pertence a
Proprietário
Sede Rio de Janeiro, RJ
Estúdios Rio de Janeiro, RJ
Slogan Para todo tipo de personagem
Formato de vídeo
Afiliações
Cobertura Nacional
Nome(s) anterior(es)
Página oficial globosatplay.globo.com/universal
Disponibilidade por satélite
Vivo TV
Claro TV
Sky
  • Canal 140
  • Canal 540 (HD)
Oi TV
Algar TV
  • Canal 343
  • Canal 943 (HD)
Disponibilidade por cabo
NET
TV Alphaville
Canal 48
Roma Cabo
  • Canal 43
  • Canal 543 (HD)
Conecta TV Fibra
Canal 45 (HD)
Vivo TV
Canal 654 (HD)
TCM
Canal 105
Disponibilidade digital
Globosat Play
Assistir ao vivo

Universal TV é um canal de televisão por assinatura internacional, disponível em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. O canal é especializado em séries de televisão de diversos gêneros, dentre os quais, principalmente, thrillers, dramas, horror e crime. Os principais filmes da Universal Studios e de outros estúdios de cinema de renome também estão presentes no canal na sessão Cine Universal. O Universal TV, de propriedade da Universal Networks International (NBCUniversal), em sociedade com a programadora Globosat,[4] se encontra disponível nas principais operadoras de televisão por assinatura do Brasil.

Estreou no Brasil em 10 de maio de 1996 sob o nome USA Network, posteriormente modificado para Universal Channel em setembro de 2004. Neste mesmo ano, o canal ganhou transmissão internacional, estando presente na Grécia, Polônia, Turquia, Rússia, Romênia, dentre outros países. Em agosto de 2018 o nome do canal foi alterado novamente, agora para Universal TV, um canal para todo o tipo de personagem dentro e fora da tela. Com esse novo posicionamento, o Universal TV compartilha a paixão dos fãs pelas suas séries e personagens favoritos. Novo logotipo e paleta de cores fazem parte deste rebranding que apresenta uma identidade moderna e vibrante.

Na América Latina, com exceção do Brasil, o canal era distribuído até junho de 2015 pela Fox Latin America Channels. Em julho de 2015, passou a ser distribuído pela Ole Communications.[5]

No Brasil, o canal é distribuído pela programadora Globosat, do Grupo Globo. A Globosat é proprietária, ainda, de cinquenta porcento do canal, em sociedade (joint-venture) com a Universal Networks International.

Ricardo Gonçalves, que era locutor do programa Vídeo Show, da Rede Globo e uma das vozes mais bonitas do Brasil, foi o locutor das chamadas do Universal TV no Brasil até agosto de 2018, quando a marca passou pelo rebrand e Daniel Machline se tornou o novo locutor. Na América Latina, o locutor das chamadas é o locutor chileno Fernando Solís.

A versão em alta definição do canal foi anunciada em 18 de dezembro de 2012, e as transmissões em território brasileiro tiveram início em 1º de julho de 2013.

Programas[editar | editar código-fonte]

What's On é um programa de televisão exibido nos intervalos do Universal Channel, geralmente ao término dos programas, quando sobram alguns minutos até o início da próxima atração. Ele também pode ser exibido para preencher alguns minutos na programação. O What's On exibidas diversas matérias, todas relacionadas a séries e/ou cinema. Dentre os quadros estão Erros de Continuidade, Atores na Direção e Xpress. Sua duração varia de dois a seis minutos.

  • Cine Universal

O Cine Universal (antes conhecido como "Universal Movie") é a sessão de filmes do canal, exibida diariamente e em diversos horários.

O Cinelab é um programa de televisão que traz a premissa de mostrar ao telespectador como produzir efeitos especiais em filmagens sem gastar muito dinheiro e com muita criatividade.

Séries[editar | editar código-fonte]

# Título Exibição original
01 Bates Motel 8 de julho de 2013-2017
02 Beauty and the Beast
03 Chicago Fire
04 Chicago Justice
05 Chicago Med
06 Chicago P.D.
07 Elementary
08 Grimm
09 House
10 Law & Order: SVU
11 Pure Genius
12 Rookie Blue
13 Shades of Blue
14 The Good Wife
15 The Librarians
16 Conselho Tutelar
17 Unidade Básica
18 Lucifer 18 de setembro de 2017 - presente
19 MacGyver 02 de novembro de 2017–presente

Nota: Algumas séries que foram exibidas originalmente no Brasil pelo Universal TV migraram para o seu canal-irmão Studio Universal: Monk pertencia a grade do Universal Channel até o final de sua oitava temporada (última temporada), mas em julho de 2010 a série deixou de ser exibida no canal e passou a ser exibida no Studio Universal. O mesmo ocorreu com a série Smash, migrando para o canal-irmão a partir de junho de 2013 (o canal anunciou a mudança dias antes do anúncio oficial do cancelamento da série).[6] A série Psych, por sua vez, já cancelada, também foi transferida para o Studio Universal.

Referências

  1. a b Grade de canais "Juntinho"
  2. Grade de canais "Juntinho"
  3. Grade de canais "Juntinho"
  4. TV, Globosat. «Globosat - Universal Channel». canaisglobosat.globo.com. Consultado em 27 de janeiro de 2017. 
  5. «NBC Universal e Ole Communications formam joint venture para distribuição na AL». Converge Comunicações. Consultado em 22 de novembro de 2015. 
  6. Smash muda para o Studio Universal

Ligações externas[editar | editar código-fonte]