TV Brasília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mergefrom 2.svg
O artigo ou secção Rede Manchete Centro deverá ser fundido aqui.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão de|....|{{subst:DATA}}}}.

(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Cheque ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).
TV Brasília
Rádio e Televisão CV Ltda.
Brasília, Distrito Federal
Brasil
Tipo Empresa privada
Canais
06 VHF analógico
28 UHF e 6.1 Virtual digital
Outros canais 18 (NET Brasília)
25 (NET Goiânia)
ver mais
Sede Distrito Federal (Brasil) Brasília, DF
Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 2, Lote 340
Rede RedeTV!
Fundador Assis Chateaubriand
Pertence a Diários Associados (50%)
Organizações Paulo Octávio (50%)
Proprietário Álvaro Teixeira da Costa e Paulo Octávio
Administração Diários Associados
Controlador Condomínio Acionário dos Diários Associados
CNPJ 02.374.250/0001-17
Fundação 21 de abril de 1960 (55 anos)
Prefixo ZYA 506
Cobertura Distrito Federal, Partes do Entorno e Goiânia
Redes anteriores Rede Tupi (1960-1980)
REI (1980-1981)
SBT (1981-1986)
Rede Manchete (1986-1999)
Rede TV! (1999-2003)
Rede 21 (2003-2006)
Play TV (2006-2008)
Potência 20 kW
Página oficial correioweb.com.br/tvbrasilia

A TV Brasília é uma emissora de televisão brasileira sediada em Brasília, no Distrito Federal. Opera nos canais 6 VHF e 28 UHF/ 6.1 digital e é afiliada à RedeTV!.

A partir de 26 de outubro de 2016, a TV Brasília e demais emissoras do Distrito Federal irão transmitir a programação na TV aberta apenas no Sinal Digital.

A TV Brasília foi fundada em 21 de abril de 1960 pelos Diários Associados no mesmo dia da inauguração de Brasília e foi vendida em 2001 às Organizações Paulo Octávio. Em janeiro de 2008 os fundadores da emissora (também donos do Correio Braziliense) readquirem 50% do controle da empresa. É a emissora de televisão mais antiga do Distrito Federal. [1]

Desde de fevereiro de 2014, a sede da emissora funciona no complexo dos Diários Associados em Brasília no mesmo prédio do Jornal Correio Braziliense.[2]

Os Diários Associados são donos de 50% da TV Brasília, enquanto os outros 50% pertencem ao ex-governador do DF e empresário Paulo Octávio.

História[editar | editar código-fonte]

1960-1980[editar | editar código-fonte]

Enquanto Brasília estava sendo construída, o Governo Federal abriu licitação de três canais, os mesmos sintonizados da então capital Rio de Janeiro: uma para o governo, uma para João Batista do Amaral (TV Rio) e outra para os Diários Associados.

A TV Brasília, cujo nome rende homenagem a então nova sede do governo federal, foi fundada pelos Diários Associados de Assis Chateubriand, no mesmo dia em que o país passou a conviver oficialmente com sua nova capital: 21 de abril de 1960.[3] Foi fundada juntamente com a TV Alvorada e a TV Nacional[4] além do jornal Correio Braziliense, também pertence aos D.A.

Em 1º de setembro de 1972, a emissora inaugura novos equipamentos para transmissão de imagens em cores.

Até 1980, foi uma das emissoras próprias da Rede Tupi, e uma das poucas que escaparam da cassação de concessão promovida pelo Regime Militar, nas estações da Tupi em São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e Recife. Pertencia a diversas pessoas ligadas aos Associados.

Ao longo dos anos o telejornalismo foi reformulado diversas vezes a repaginação dos produtos da televisão veio acompanhada de inovações, a TV Brasília revelou diversos jornalistas, dentre eles estão Ana Paula Padrão, Giuliana Morrone, Márcia Witczack, entre outros.

A TV Brasília soube valorizar a produção local e logo veio o retorno, a emissora produziu diversos programas, que até hoje são comentados pelos telespectadores. Um deles foi o programa "Carrossel", produzido de maneira amadora no auditório da antiga sede da emissora, na (W/3 Sul) SRTVS Ed. Assis Chateaubriand, entre 1967 e 1971 o programa chegava a ter 90,2 de pico de audiência no ibope, Já em 1980 o programa foi reformulado, e contava com uma equipe de apresentadores caracterizados, que faziam diversos números infantis. nos fins de semana a equipe do programa se reunia ao ar livre uns locais era a Torre de TV Foi ao ar até 1991, e foi transmitindo em conjunto com a extinta TV Goyá, de Goiânia até 1987.

Tempos depois a sede da emissora, estabeleceu-se, de 1991 até 2003, no Setor de Indústrias Gráficas, quadra 2, lote 340, no prédio anexo do Correio Braziliense, sede do Grupo Diários Associados em Brasília.

Devido à extinção da Rede Tupi, juntamente com outras emissoras, até então ligadas à rede extinta, passa a transmitir a programação do REI (Rede de Emissoras Independentes), lideradas pela TV Record e também pela TVS do Rio, ambas ligadas ao apresentador Silvio Santos, futuro dono do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Em agosto de 1980, com o tom mais crítico a emissora estreou o Brasília Urgente sendo um programa com significativo histórico de realizações, tendo ocupado, durante quase dez anos — de 1980 a 1987 — sucessivas vezes o posto de líder de audiência televisiva na capital federal.

SBT (1981-1985)[editar | editar código-fonte]

Com o surgimento do SBT, a TV Brasília passa a ser uma de suas principais afiliadas de 1981 até 1985, quando a emissora paulista consegue uma concessão para o canal 12, que foi publicada no Diário Oficial da União. Com isso a TV Brasília se afiliou à antiga Rede Manchete, tornando-se a principal afiliada daquela rede.

Rede Manchete Centro (1987-1996)[editar | editar código-fonte]

De 1987 a 1996, a emissora se chamou Rede Manchete Centro, por transmitir o seu sinal via microondas à Goiânia (que não possuía emissora afiliada à Manchete), via repetidora no canal 11, fruto de parceria dos Diários Associados com a empresa local Makro Publicidade. O canal 6 era a cabeça-de-rede. Seu slogan era: Rede Manchete Centro - Brasília, canal 6. Goiânia, canal 11.

A TV Brasília produziu, inclusive, telejornais de rede (Brasil 7:30 , que tempos depois foi batizado como Telemanhã e o Telemanchete jornal local exibido às 19h).

Em 1989 ocorreu um incêndio na sede da emissora e, com isso, grande parte do acervo da emissora de quando era afiliada da Rede Tupi e da Rede Manchete se perdeu.

1995[editar | editar código-fonte]

Quase afiliada à CNT

Em novembro de 1995, os Diários Associados chegaram a vender a emissora para o então ministro da Agricultura e dono do extinto Banco Bamerindus, José Eduardo de Andrade Vieira, que possuía 49% das ações da Central Nacional de Televisão (CNT). Na mesma época, o empresário, já em crise que logo mais o levaria à falência, vende suas ações na CNT e a TV Brasília volta aos Associados, sem ter trocado de bandeira.

A parceria quase foi abalada em 1995, mas acabou durando até 1999, com a falência da Manchete. Por falta de opção, já que todas as outras redes possuem emissoras próprias na cidade, e a CNT já enfrentava um processo de enfraquecimento, a TV Brasília acaba seguindo a transição para TV!, depois RedeTV!, até junho de 2003.

2001: venda para o Grupo Paulo Octávio[editar | editar código-fonte]

Logotipo da emissora até 2008

Vendido pelos Associados em 21 de junho de 2001. Durante sete anos, foi gerido pelo grupo do empresário Paulo Octávio[5] , que fez fortes investimentos em jornalismo e digitalização da transmissão.[6]

A negociação à época foi possível porque a emissora era um dos poucos veículos ativos do grupo Diários Associados que ficou livre do bloqueio judicial movido por Gilberto Chateaubriand.[7]

2003: Troca da RedeTV! pela Rede 21[editar | editar código-fonte]

Em 1º de junho de 2003, surpreendendo o mercado publicitário, a emissora deixa a RedeTV!, e passa a ser a primeira afiliada da recém-criada Rede 21 do Grupo Bandeirantes de Comunicação, até então focada apenas na Grande São Paulo. A parceria resulta em uma programação mais qualificada, porém com menor retorno comercial.

2004: Mudança de sede[editar | editar código-fonte]

No dia 21 de abril de 2004 a TV Brasília inaugura sua sede no Setor Hoteleiro Norte em Brasília, que funcionou até fevereiro de 2014.[8]

2006: Play TV[editar | editar código-fonte]

No ano de 2006, acompanha a mudança da Rede 21, que passa a se chamar PlayTV e a ser comandada pela Gamecorp, ligada a um dos filhos do então presidente Lula. afiliação que dura até o 2007.

2007[editar | editar código-fonte]

A partir do dia 7 de maio de 2007, quando passa a exibir uma grade com programas locais, programas do canal Terra Viva, edições de noticiosos da Band News e Band Sports, mantendo no ar apenas dois programas da PlayTV: O "Jornal 10" e o bloco "Otacraze", com isso a TV Brasília passou a ser uma emissora independente ou seja ter uma grade de programação nacional definida.

2008: volta aos Diários Associados[editar | editar código-fonte]

No dia 23 de janeiro de 2008, através da TV Alterosa,[9] os Diários Associados adquirem 50% capital acionário da TV Brasília, pertencente às Organizações Paulo Octávio.[10] Com a transação, a TV Alterosa passou a controlar a gestão do negócio e a parte comercial e editorial da emissora.[11]

A TV Brasília volta aos Diários Associados[12] após sete anos, com isso o grupo completa seu "mix" de mídia no Distrito Federal, onde já mantém os jornais Correio Braziliense[13] e Aqui DF, o portal Correio Web, além da rádio Clube FM [14] A volta da TV Brasília aos Associados ocorreu com base em uma estratégia, na qual a ideia era de fazer em Brasília o mesmo que ocorre atualmente em Minas, com a integrações das empresas do grupo e a comunicação entre TV, rádios, internet e jornal impresso.A negociação [15] faz parte da estratégia de expansão dos Associados, dedicados a fazer parcerias e sociedades nos estados onde atua.

Luis Eduardo Leão, gerente técnico da TV Alterosa, assume o cargo de superintendente da TV Brasília. [16]

Novamente afiliada da RedeTV![editar | editar código-fonte]

Logotipo da emissora até 2014.

A partir das 17hs do dia 1º de junho, a emissora voltou a ser afiliada da RedeTV!, após cinco anos.[17] com isso a emissora vai conservar a programação local e agregar a programação nacional da RedeTV!.

Nesse período, a RedeTV! foi representada pela filial brasiliense da Rede União, pelo canal 56. Depois de 2006, ficou sem sinal aberto no Distrito Federal, com isso só foi possível sintonizar a RedeTV! pela DirecTV,ou pela retransmissora do canal na NET ou em antena parabólica.

A parceria comercial entre as duas emissoras, a programação da TV Brasília mesclando produções locais com os programas em rede nacional, com isso os moradores do Distrito Federal passaram a ter uma programação variada de entretenimento e informação de qualidade, agora porém com maior retorno comercial.

No dia 8 de julho, uma festa realizada no espaço Ilha das Tribos, em Brasília, marcou oficialmente o início da parceria entre a RedeTV! e a TV Brasília, que passa a retransmitir o sinal da RedeTV! em diversos horários. Com a nova grade, a programação da TV Brasília ganha uma abrangência nacional.[18]

Por causa dos programas locais, algumas atrações da emissora paulista, como o "TV Esporte Notícias" e o "Notícias das 7" não são exibidas.

2009[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2009 a TV Brasília altera sua grade local no horário nobre e passa a exibir o Notícias das 7, que devido a sua baixa audiência, seria extinto três meses depois.

Em agosto, do mesmo ano a emissora passa a exibir o programa Antônio Roberto e Você, que também é exibido na TV Alterosa de Minas Gerais, que também pertence aos Diários Associados.

2010[editar | editar código-fonte]

Em 20 de junho de 2010 a emissora lança a campanha em comemoração aos 50 anos com slogan! A TV que enxerga a cidade do seu jeito.[19]

2011[editar | editar código-fonte]

Em 14 de novembro a emissora estréia o programa policial DF Alerta, apresentado pelo jornalista Fred Linhares.

2013[editar | editar código-fonte]

Em 2 de setembro de 2013, Por causa de mudanças na programação local na faixa do meio dia , o programa Bola Dividida apresentado por Silvio Luís passou a ser exibido as 18h00. Atualmente não é mais exibido.

2014 (Volta da sede no prédio do Correio Braziliense)[editar | editar código-fonte]

A partir de 17 de fevereiro de 2014, a TV Brasília lançou nova programação, exibindo três horas diárias e sua sede voltou [20] a ser Edifício sede do jornal Correio Braziliense , SIG Quadra lote 340 [21]

A emissora lançou também sua nova logo marca.


No dia 19 de Fevereiro de 2014 morreu o repórter policial Raphael Britto do programa DF Alerta, vitima de insuficiência renal.[22]

No dia 10 de março estreiou o programa Clube TV apresentado por Arthur Luís da Rádio Clube FM 105.5 do mesmo grupo da TV Brasília, que possui jornalismo comunitário, variedades, apresentação de artistas nacionais quando estão fazendo shows pelo Distrito Federal, sorteio de ingressos de shows musicais e exibição de clipes de hits de sucesso que tocam na Rádio Clube FM. Com o sucesso da atração, o formato do programa foi implantado na TV Clube, afiliada da Rede Record em Recife/PE com o programa Agora é Hora.[23]

No dia 29 de abril, foi oficialmente inaugurada[24] a nova sede da TV Brasília [25] , no SIG Quadra 02 - Lote 340.

No final de novembro a emissora atinge a liderança em audiência na faixa do almoço denominada Super Faixa Local com os programas Jornal Local, DF Alerta e Clube TV, assim disputando a audiência com a TV Globo Brasilia, Record Brasilia e SBT DF na preferencia do público.[26]

2015[editar | editar código-fonte]

A TV Brasília passa a transmitir a programação local ao vivo pelo site da emissora e por aplicativos Android e aplicativos da Apple. A programação local fica no ar on line de Segunda a Sexta das 11h30 as 14h00 quando vai ao ar a Super Faixa Local, quando são exibidos os programas de produção dos Diários Associados da emissora. As atrações independentes e os programas da RedeTV! não são exibidos.

Em 23 de Fevereiro a TV Brasília extingue o Jornal Local 2ª Edição na faixa das 19h00 a emissora justificou que a extinção foi para se investir na Super Faixa Local, atualmente a emissora exibe no horário que era do JL 2 a programação da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Em 25 de Fevereiro de 2015 começa a transmitir seu sinal digital em fase de testes no canal 28 UHF (canal 6.1).

Em 10 de Julho de 2015 começa finalmente a transmitir o sinal digital de forma definitiva, porém com a programação local e da Rede TV! apenas em SDTV (standard definition television).

Em 17 de agosto de 2015, estréia o programa CB.Poder programa sobre política em parceria com jornal Correio Braziliense, com a apresentação da jornalista Simone Souto.

Em 14 de novembro de 2015 começa a transmitir a programação da Rede TV! em alta definição, porém a programação local continua sendo exibida em SDTV 480i.

Em 20 de Dezembro de 2015 o programa Clube TV foi eleito o melhor programa local do Brasil pelo site Na Telinha/Uol, superando o programa A Bahia Que a Gente Gosta exibido na Record Bahia.

2016[editar | editar código-fonte]

Em 10 de Janeiro de 2016 estreiou o programa Vrum Brasilia, apresentado por Clayton Sousa.

TV Brasília e as Redes[editar | editar código-fonte]

Programação[editar | editar código-fonte]

Super Faixa Local
  • Jornal Local, telejornal - com Simone Souto
  • DF Alerta, telejornal policial - com Fred Linhares e Wagner Relâmpago nos flashes ao vivo
  • Clube TV, variedades - com Arthur Luis e participação de Maria Julia Mendonça
Outros programas exibidos
  • DF Alerta Turbo, telejornal policial - com Fred Linhares (exibido a noite antes do TV Fama)
  • CB.Poder - com Simone Souto (exibido as Segundas Feiras).
  • Vitrine TV Brasília - com Arthur Luis e Willismar (Há qualquer momento na programação).
  • Vrum Brasília com Clayton Sousa (aos sábados,e com reprise domingos)
Programas Independentes;
  • Apae Cap
  • Igreja Universal
  • Igreja Mundial do Poder de Deus
  • Ministério da Fé
  • Comunidade Sara Nossa Terra
  • Polishop
  • Show da Fé (com R.R Soares)
  • No Campo em Destaque
  • Programa Estilozzo
  • Ricardo Noronha Show
  • Tendencias e Negócios
  • Brasilia na TV

Extintos[editar | editar código-fonte]

  • Auto Giro
  • Jornal Local - Edição da Noite
  • Jornal Local - 2ª Edição
  • DF Alerta 2ª Edição
  • Capital Cap Título de Capitalização
  • Esporte Show - com Bruno Mendes. Programa esportivo que usava formula de Bancada Democrática que é usado com sucesso nos programas Alterosa Esporte (na TV Alterosa/SBT em Minas Gerais) e no Superesportes (nas emissoras TV Borborema afiliada do SBT em Campina Grande/PB e TV Clube afiliada da Rede Record em Recife/PE).
  • Barra Pesada com Geraldo Naves (ex-deputado distrital). Foi um telejornal policial de maior audiência das emissoras do Distrito Federal.
  • Emprego & Educação com Paulo Octávio (dono do Grupo Paulo Octávio) um dos sócios da TV Brasília
  • Programa Monica Nobrega (atualmente na Radio JK FM)
  • Brasilia Urgente Foi um programa comunitário e telejornal policial.
  • Mixando com Sabrinna Albert (atualmente no Balanço Geral da Record Brasília). Foi um programa de clipes musicais, na fase que a TV Brasilia era afiliada da Rede 21 e Play TV.
  • Acorda Brasilia. Telejornal matutino que era apresentado por Camila Bonfim (atualmente na Globo Brasília).
  • Jornal de Sábado com Williane Rodrigues (atualmente no SBT Brasília)
  • Sessão das Duas
  • Brasilia Animada
  • A Cor da Cidade programa exibido no final da década de 90 era apresentado por Marta Morosini.
  • e vários outros programas.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

A TV Brasília não exibe o programa Você na TV, apresentado por João Kleber, no horário a emissora exibe programas religiosos.

Sinal[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [1] Diários Associados (Linha do tempo)
  2. TV Brasília inova e lança ‘sala de notícias’ para oferecer jornalismo com entretenimento
  3. TV Brasília (DF)
  4. Sampa on line
  5. Associados adquirem TV Brasília
  6. TV Alterosa compra 50% da TV Brasília
  7. [2]
  8. TV Brasília
  9. Rede Alterosa adquire 50% da TV Brasília
  10. TV Brasília de volta aos Diários Associados Clube online. (Janeiro, 2008)]
  11. Grupo Associados adquire 50% do capital acionário da TV Brasília PortalImprensa. (Janeiro, 2008)
  12. http://www.curadoeassociados.com.br/media_online/janeiro08/31/31_01.htm#estadoc
  13. Diários Associados compram 50% da TV Brasília
  14. http://www.diariosassociados.com.br/file/tabela2012/Tabela-2012.pdf
  15. Associados negociam compra da TV Brasília
  16. Associados adquirem TV Brasília/
  17. Depois de quatro anos, RedeTV! firma acordo de transmissão com TV Brasília Portal Imprensa. (Junho, 2008).
  18. TV Brasília lança oficialmente programação da RedeTV! na Capital Federal
  19. TV Brasília comemora 50 anos de fundação
  20. TV Brasília traz nova forma de contar notícias e propõe interação com o Correio
  21. TV Brasília estreia novo cenário e 3 horas de programação local
  22. Obituário: repórter do DF Alerta morre após complicações nos rins
  23. TV Brasília lança Clube TV: nova atração que mescla jornalismo e diversão
  24. Paulo Octávio inaugura novas instalações da TV Brasília
  25. Inauguração da nova sede da TV Brasília reúne autoridades do DF
  26. Documento NT visita TV Brasília, a melhor afiliada da RedeTV! em Ibope

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote

Ver também[editar | editar código-fonte]