Lago Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Região Administrativa do Lago Norte
Hino
Região Administrativa XVIII
Fundação:
Lei de criação:

Mapa do Lago Norte

Limites: Jardim Botânico, Brasília, Sobradinho, Itapoã, Paranoá
Distância de Brasília: km
Administrador(a): Leandro Casarin Dalmas[1]
Área  
 - Total 66,08 km²
População  
 - Total 29 505 habitantes '
IDH 0,933 muito elevado SEPLAN/2010[2]
Site governamental www.lagonorte.df.gov.br

Lago Norte é uma região administrativa do Distrito Federal brasileiro.

Seu nome original era Península Norte, mas como havia o Lago Sul, logo surgiu o nome equivalente, assim como Asa Sul e Norte. É uma península banhada pelo Lago Paranoá, lago artificial criado para amenizar o clima seco da região.

A região administrativa é composta por 5 setores, a saber: Setor de Mansões do Lago Norte, onde se localiza a outrora famosa Casa da Dinda, o Setor Centro de Atividades, onde está principalmente a parte comercial da região, o Setor Taquari, onde tem apenas residencias unifamiliares, o Setor da Península, dividido em quadras do lago (QL) e internas (QI) e o Setor Núcleo Rural, de Chácaras remanescentes.

Os Setores da Península, e de Mansões, possuem uma renda per capita relativamente alta e, juntamente com o Lago Sul, o segundo maior número de piscinas por habitante do mundo[carece de fontes?]. O Taquari é formado principalmente por jovens famílias, que estão construindo suas residencias de aproximadamente 5 anos para cá. E o Núcleo Rural, é formado por antigas chácaras. o Lago Norte é uma região administrativa de classe média alta.

Entrada do Lago Norte

Comércio[editar | editar código-fonte]

No Centro de Atividades, na entrada no Lago Norte, está a principal área de comércio da cidade com dois shoppings: o Deck Norte, muito conveniente, casual e aconchegante com a maior praça de alimentação da região, lojas de serviços, Americanas, academia Runway entre outras lojas, e o famoso e exclusivo Iguatemi que atrai público sofisticado de toda a região, com suas marcas internacionais famosas e restaurantes de luxo, entre outras atrações.

Também próximo à entrada do Lago Norte existe o Shopping Península, que remete ao nome original da região, com supermercados, academia Casa Corpo, entre outros comércios.

Entrada do CA (Centro de Atividades)

Comércio local[editar | editar código-fonte]

Ao longo da DF-009, rodovia que serve ao Lago Norte, no canteiro central, estão localizados os comércios locais:

Comércio alternativo[editar | editar código-fonte]

Alternativa para os fins de semana

A Quituarte começou a funcionar no canteiro central da QI 09/10 do Lago Norte em 1990.[3] Em 27/11/2001 o Governador Joaquim Roriz entregou à presidente da Cooperativa dos Artesãos Moradores do Lago Norte, que gerencia a Quituarte, termo de indicação de área do lote de 3000 m2, ocupado por 69 empreendedores desde 1989. Com isso, a Quituarte passou a fazer parte do Pró-DF, Programa de desenvolvimento do Governo do Distrito Federal.[4]

Saneamento básico[editar | editar código-fonte]

Reservatório da CAESB

Pouco antes da estrada para o Centro de atividades (CA), está localizado o reservatório de água potável da CAESB, que abastece a cidade. Em 2009, iniciou-se a troca dos antigos encanamentos de ferro fundido para canos de Polietileno.

As casas da península, nas QIs e QLs, receberam ligação de rede de esgoto em 2013. Apesar dos aspectos positivos, o Lago Norte não possuia saneamento básico até 2013, com casas utilizando fossas individuais. Em 2008, começaram estudos para implantação da rede de esgotos, mas até meados de 2009 ainda não foi feita a ligação com as residências.

As tubulações originais de água potável, de ferro fundido, instaladas na década de 70, estão sendo substituídas por tubos de polietileno, conhecido como PAD.

Segurança[editar | editar código-fonte]

Relativamente próximo a áreas de risco, como o Varjão(atualmente não oferece mais risco e tornou-se um excelente lugar de moradia), o Lago Norte é uma cidade bem assistida em termos infraestrutura de segurança pública: tem uma 9ª Delegacia Policial na QI 05 e dois postos da Polícia militar no canteiro central da DF-009: um entre as QI 01 e 02 e outro entre as QI 09 e 10.

Posto Policial da PMDF

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Portaria Nº 58, de 13 de agosto de 2015». Diário oficial do Distrito Federal. 17 agosto de 2015. Consultado em 27 março de 2016. 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M das Regiões Administrativas do Distrito Federal». Secretaria de Planejamento e Orçamento do Governo do Distrito Federal (SEPLAN/DF). 2000. Consultado em 22 de julho de 2012. 
  3. Jornal de Brasília, pg. 09, 09/09/2003
  4. Jornal de Brasília, pg. 5, 28/11/2001

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Lago Norte